Promover um evento inesquecível demanda trabalho, organização e funcionários capacitados. No grande dia, é importante que os trabalhadores envolvidos estejam presentes do início ao fim da cerimônia para garantir que tudo ocorra como o esperado. Por isso, é normal que as agências tenham jornadas de trabalho longas.
Aliás, é preciso cuidado na hora de realizar o controle de ponto das agências de eventos. Isso porque é preciso respeitar as regras trabalhistas, cuidar com as horas extras realizadas aos finais de semana, feriados e em períodos noturnos. Para atender todos os quesitos, várias agências adotaram o controle de ponto eletrônico.
Controle de ponto para agências de eventos
Como o funcionário não registra o ponto em um lugar fixo, o controle pelo aplicativo de ponto eletrônico tornou-se a alternativa mais eficiente para as agências de eventos. Com esse sistema, é possível identificar qual funcionário, em qual local e horário fez o registro de ponto. Assim, você evita qualquer fraude.
Ponto offline
Quando o colaborador sai da agência, pode ficar sem conexão com internet. Ou seja, é preciso que o controle de ponto eletrônico tenha a solução para essa questão. Alguns controles garantem que o ponto seja marcado offline e, quando o funcionário acessa um wi-fi, ocorre a sincronização automática com o sistema.
Cercos eletrônicos
Apesar do recurso de geolocalização já mostrar em qual local o ponto foi marcado, é possível antecipar essa informação. Com os cercos eletrônicos, você delimita em qual local o funcionário deve marcar o ponto. Na prática das agências de eventos, é possível demarcar algum salão de festas.
Impacto do controle de ponto para agências de eventos
Para não encarecer a folha de pagamento, é muito importante que as agências de eventos pensem bem na hora de montar as escalas de trabalho dos funcionários. Além disso, o controle em tempo real das horas trabalhadas pode ser um bom facilitador. Confira algumas situações que podem encarecer a folha de pagamento:
Horas extras
Se a empresa não tem um controle de ponto em tempo real, que indica se o funcionário está faltando ou extrapolando as horas, o risco de ser pego de surpresa com horas extras é grande. Para isso, existem cálculos diferentes:
Hora extra diurna de segunda a sábado
Depois de calcular a hora de trabalho do funcionário (salário / número de horas mensais trabalhadas), basta multiplicar por 1,5 (50% de hora extra).
Hora extra noturna de segunda a sábado
Nesse caso, a hora extra corresponde a 20% a mais que o valor da hora extra diurna. Ou seja, após fazer o cálculo anterior, multiplique por 1,2 (20% a mais).
Hora extra em domingos e feriados
Se o funcionário cobre eventos aos domingos e feriados, acrescente 100% no valor da hora normal. Ou seja, multiplique a hora de trabalho por 2 (100% a mais).
Adicional noturno
Se o colaborador costuma cobrir festas de casamento, 15 anos e outras, é bem comum que fique no local do evento até depois das 22h. Nesses casos, é preciso aplicar o adicional noturno pelo tempo trabalhado.
Ou seja, é preciso também calcular o valor da hora normal de trabalho (salário / número de horas mensais trabalhadas) e aplicar o adicional de 20%. Portanto, basta multiplicar o valor da hora de trabalho por 1,2 (20%).
Como fazer o controle de ponto para agências de eventos?
Para evitar que qualquer processo passe em branco, é interessante que as agências de eventos adotem um sistema de ponto eletrônico. Assim, poderão acompanhar as horas dos funcionários de maneira mais prática, além de ter total controle do banco de horas dos colaboradores.
A MarQ. é uma empresa de registro e controle de ponto que garante todas as funcionalidades apresentadas neste artigo. Com esse sistema, você saberá exatamente em que local está sendo feito o registro de ponto. Além disso, você pode gerar a sua folha de ponto em apenas três cliques.
Se você ficou interessado, pode conferir todas as funcionalidades que a MarQ. garante. Além disso, recomendo que você faça o nosso teste gratis para conhecer melhor o sistema. Se preferir, tire suas dúvidas sobre o produto e planos com o nosso suporte.