Registro de Ponto: As diferentes formas de fazer

O registro de ponto é feito por ponto manual, relógio de ponto ou ponto online

Nos tempos atuais, existem diversas formas de controlar a jornada de trabalho dos colaboradores da sua empresa, mas nem sempre foi assim. Existem três formas de fazer o registro de ponto: por ponto manual, relógio de ponto ou ponto online.

História do Registro de Ponto

Antigamente, o controle de ponto era feito por um funcionário que anotava os horários de entrada e saída dos demais trabalhadores. Depois de um tempo, o sistema mudou e os funcionários passaram a anotar as suas próprias movimentações em um livro.

O controle de ponto popularizou-se em 1888, quando Willard Bundy construiu o primeiro relógio de ponto em Nova York, nos Estados Unidos. No Brasil, a novidade chegou em 1930, quando o então presidente Getúlio Vargas sancionou um decreto que estipulou regras para o controle da jornada de trabalho. Com o relógio de ponto, as empresas supriram essas necessidades.

Na época, o ex-presidente Getúlio Vargas criou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). No que diz respeito ao controle de ponto, esse conjunto de leis determinou três maneiras de controlar a jornada de trabalho: por ponto manual, relógio de ponto e ponto online. Este último, foi reconhecido apenas em 24 de outubro de 1989, quando ganhou a Lei Específica de Nº 7.855.

Em 2012, tivemos mais um avanço. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) aprovou a Portaria 1510, que obriga os locais com mais de vinte funcionários a ter controle de ponto e imprimir um comprovante com os registros dos horários de entrada e saída dos colaboradores. Além disso, a recomendação é que os funcionários guardem os comprovantes para resguardar os seus direitos trabalhistas.

Curioso, não? Willard Bundy fabricou o relógio de ponto com a visão do empregador, pensando em controlar a jornada de trabalho, mas o sistema beneficia também os funcionários. Isso porque, até então, muitos chefes não respeitavam as leis trabalhistas que estabelecem uma carga horária diária. Portanto, a evolução tecnológica nos fez refletir sobre os pontos positivos e negativos dessas ferramentas. Confira!

Planilha de Folha Ponto - MarQPonto

Registro de Ponto Manual

O controle de ponto manual é o mais antigo e conhecido entre as micro e pequenas empresas, isso porque tem o menor custo de implantação do mercado. Mas para as empresas maiores esse processo se torna inviável: tanto pelo excesso de trabalho manual para registrar as informações quanto pela incerteza de que os funcionários estão fazendo o registro da maneira correta.

  • Livro de Ponto: Facilmente encontrado em papelarias e com um preço razoável, o livro de ponto possui suas desvantagens: a probabilidade de rasuras é grande, o que pode resultar na perda de uma página inteira do livro e que precisará ser reescrita por completo.
  • Cartão de Ponto: Com um bom custo-benefício, esse controle é preenchido de forma manual pelo funcionário. As desvantagens são que existe a possibilidade de ser alterado e não possui exatidão no controle da jornada de trabalho, podendo até ser inteiramente preenchido no final do mês.
  • Planilhas Excel: Neste caso, a tecnologia colabora com o controle de ponto, por meio do preenchimento da planilha online. Depois dos registros, basta que ela seja impressa e assinada pelo empregador e pelo trabalhador. Ainda assim, o documento pode ser facilmente perdido por uma falha mecânica.

Registro de ponto por ponto manual

Relógio de Ponto

O relógio de ponto foi por muito tempo considerado a melhor forma de controle de ponto, já que passou a sincronizar a hora exata com o registro de entrada e saída do funcionário. Mas a desvantagem é que o equipamento é lacrado e precisa de uma assistência técnica autorizada quando apresenta alguma falha. Durante esse período, você fica sem ter como fazer o controle de ponto dos funcionários.

  • Relógio de Ponto Cartográfico: Ele deu origem à expressão “bater ponto”. A vantagem é que esse controle marca com precisão os horários na ficha de papel-cartão individual. As desvantagens são o alto volume de registros a serem organizados e a necessidade de supervisão para evitar fraudes.
  • Relógio de Ponto Eletrônico: A vantagem é que esse registro de ponto é feito com a identificação do crachá do funcionário. Ele exige supervisão para que um colaborador não marque o ponto pelo outro. E atenção, cuidado com os prejuízos financeiros causados pela perda dos crachás.
  • Relógio de Ponto Biométrico: Por ter uma forma segura de identificação, esse sistema de controle de ponto tornou-se popular entre as empresas. A única desvantagem é que o gestor só toma ciência de possíveis atrasos dos funcionários ao final de mês, quando o erro poderia ser corrigido antes.

img-marqponto-blog

Registro de Ponto Online

O ponto online é a forma mais inovadora de registro de ponto dos funcionários, porque alia a tecnologia e a segurança com a gestão de dados. As empresas que oferecem esse serviço acreditam que a equipe de Recursos Humanos deve estar livre de processos manuais para investir o tempo em pessoas. Além disso, o ponto online dispensa um local físico para marcar o ponto.

  • Aplicativo: Cada funcionário possui o seu celular e, exatamente por isso, o registro de ponto torna-se fácil de fazer. O aplicativo traz uma série de vantagens como, por exemplo, o controle diário das horas trabalhadas e a localização dos funcionários. Se a sua equipe costuma esquecer de marcar o ponto, o aplicativo também pode notificar o funcionário para fazer o registro.
  • Tablet: A empresa pode investir nesse equipamento para instalar o aplicativo de registro de ponto. A vantagem é que esse substitui os problemas causados pelas manutenções de relógio de ponto. Por meio dele, os funcionários podem marcar o ponto com senha, leitura de crachá ou reconhecimento facial que garante a segurança necessária nesse processo.
  • Web: Esse sistema de controle de ponto traz benefícios para os gestores e funcionários. Com a facilidade de marcar ponto por qualquer laptop ou desktop, o funcionário pode verificar o seu saldo de horas online. O gestor também é beneficiado, já que pode acompanhar em tempo real o registro de ponto da sua equipe.

Registro de ponto por ponto online

A evolução continua

Sabemos que novas formas de registro de ponto estão surgindo. Essa evolução beneficia a sua empresa, por isso, vale a pena considerar atualizar o seu registro de ponto. A MarQPonto acompanha as novas tecnologias e oferece todas as formas de registro de ponto online citadas nesta matéria.

Ficou interessado? Venha tirar suas dúvidas com a nossa equipe e encontre a melhor solução para o seu negócio, entre em contato pelo telefone: (41) 99252-4089. Se preferir, teste o nosso sistema gratuitamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *