Compartilhe:

Índice

Simplifique a folha de pagamento da sua empresa?

Índice

Folha de Pagamento - MarQPonto

A gestão da administração pública está cada vez mais atrelada a tecnologia e, por isso, as cobranças estão mais rigorosas. O sistema do eSocial unificou as informações relativas as empresas e trabalhadores, o que facilita a fiscalização do Poder Público. Por isso, é importante simplificar os processos do seu negócio e pensar em soluções mais efetivas. Que tal dar o primeiro passo? Conheça as obrigações da folha de pagamento e maneiras para agilizar esse processo.

Por que simplificar a folha de pagamento?

São vários os motivos pelos quais você deve pensar em simplificar os processos da sua empresa. No caso da folha de pagamento, você poupa o tempo do seu funcionário e evita que processos manuais gerem erros. As falhas nesse setor podem causar prejuízos financeiros, reclamações trabalhistas e entraves burocráticos. Quando você investe em softwares e na sua equipe, garante maior segurança nos cálculos, resultados confiáveis e processos mais rápidos.

Por que o eSocial tornou o controle mais rígido?

eSocial - MarQPonto

Antes do eSocial, a prestação de contas era feita em diversos sistemas e órgãos diferentes. A partir da implantação completa do eSocial, todas as informações vão para um único canal que pode ser acessado facilmente pelo(a):

A partir disso, a fiscalização das empresas passou a ocorrer de forma automática. Se antes o Ministério do Trabalho e a Receita Federal precisavam solicitar acesso aos dados, agora possuem acesso imediato a eles. O novo sistema é positivo para as empresas, já que é mais fácil, prático e seguro.

Como o eSocial facilitou o cálculo da folha de pagamento?

Antes do sistema ser implementado, era necessário fazer todos os cálculos trabalhistas manualmente, agora o sistema ajuda em alguns deles. Basta que o responsável insira os dados necessários e o eSocial faz os cálculos de descontos automaticamente.

Esse novo modelo de prestação de contas, facilita o cálculo de reajuste de salários e garante que os descontos estejam atualizados de acordo com o que manda a legislação. Assim, a sua equipe de Recursos Humanos elimina o tempo de conferências dos cálculos.

Processo de apuração da folha de pagamento mudou com o eSocial

O processo de apuração da folha de pagamento também mudou com o sistema. Agora, o regime de contabilização é por competência, correspondendo ao período trabalhado entre o primeiro e o último dia do mês.

O trabalhador é beneficiado nesse aspecto, já que antes da alteração, muitas empresas fechavam a folha de ponto no meio do mês e remuneravam as horas extras somente depois de dois meses.

Por que devo adaptar minha folha de pagamento ao eSocial?

  • O sistema garante os direitos de abono salarial, benefícios previdenciários, FGTS e seguro-desemprego dos seus trabalhadores;
  • É uma exigência do Governo Federal;
  • Facilita os processos dos Recursos Humanos da sua empresa;
  • Assegura os valores devidos e descontados dos empregados.

Quais são os descontos obrigatórios na folha de pagamento?

São vários os descontos em uma folha de pagamento, assim como há adicionais relativos à adicional noturno, periculosidade, insalubridade, salário família ou descanso semanal remunerado. Confira quais são os principais descontos, sem contar o vale-refeição e vale-transporte:

  • INSS: A contribuição ao Instituto Nacional da Seguridade Social é um desconto obrigatório sobre a folha de pagamento, sendo que o colaborador contribui com uma porcentagem do salário bruto e a empresa com a outra parte. Os valores variam de acordo com a remuneração bruta do trabalhador.
  • FGTS: O desconto do Fundo de Garantia sobre o Tempo de Serviço é de total responsabilidade do empregador, tendo como base de cálculo o total de vencimentos do empregado. A cobrança do FGTS sobre a folha é uma porcentagem única de 8%, calculada sobre o salário bruto do trabalhador (com exceção do salário-família).
  • IRRF: A base de cálculo para o desconto do Imposto de Renda Retido na Fonte é a remuneração bruta menos o valor do INSS apurado. Nesse caso, é preciso descontar R$ 189,59 (por cada dependente) do resultado obtido. Após o desconto, você consegue identificar em qual faixa de percentual o salário se encaixa para o desconto do imposto.

COMO SIMPLIFICAR A FOLHA DE PAGAMENTO?

Passando resumidamente por algumas das obrigações dos Recursos Humanos, é possível identificar o nível de dificuldade e de cuidado que o seu colaborador deve ter. Isso sem contar no cálculo de horas extras e no controle da jornada de trabalho, que, se não bem analisados e computados, podem trazer grandes prejuízos ao cofre da sua empresa. Felizmente, existem maneiras de tornar esse processo menos burocrático e mais seguro. Quer conhecer quais são as dicas?

  1. Classifique os funcionários na categoria correta
    O empregador deve estar atento as classificações corretas para cada um dos funcionários, já que esses são geridos por regras específicas. Por isso, é fundamental que a empresa conheça cada uma das atividades e aplique o correto enquadramento do seu colaborador, conforme a natureza da função;
  2. Fique atento as reformas que estão acontecendo no país
    É tempo de mudanças no cenário brasileiro. São inúmeras Reformas em discussão no Congresso Nacional e, por isso, a legislação tem mudado o tempo inteiro. Fique atento as mudanças trabalhistas e previdenciárias, para garantir que os cálculos da sua empresa estejam de acordo com o que manda a lei;
  3. Tenha um registro de ponto e cuidado ao calcular horas extras
    É imprescindível que a sua empresa tenha um bom controle do horário de entrada, saída e intervalos dos seus colaboradores. Só assim é possível calcular de maneira correta as horas extras, folgas e atrasos.

MarQ. é a solução na palma da sua mão

Foi pensando na necessidade desse controle que a MarQ. desenvolveu uma solução para você que precisa economizar tempo e não quer cometer erros na hora de fechar a folha de pagamento. Nós controlamos a jornada de trabalho dos seus funcionários e levamos todas as informações necessárias para que você possa manter a sua empresa dentro das questões legais. Da mesma maneira que é fácil ser alvo de processos trabalhistas, hoje em dia também é mais fácil se prevenir para que eles não aconteçam.

Venha conhecer o nosso serviço, nosso sistema de controle de ponto eletrônico online permite o registro e a gestão da jornada de trabalho dos seus funcionários por meio de aplicativo para Android, IOS e interface web. Assim, você pode gerenciar e fechar a sua folha de ponto de forma segura e com pelo menos 80% de agilidade do que se fizesse isso de forma manual.

Ficou interessado? Solicite agora mesmo o seu teste gratuito de 7 dias!

Nós ajudamos empresas a desburocratizar os processos de gestão de pessoas e tempo, e devolvemos horas para o RH usar no que realmente importa

Veja também

Coleta de dados: o que o RH precisa levar em consideração

28/03/2024

Viagem a trabalho: Como calcular horas extras?

26/03/2024

Conheça como funciona o novo modelo de ponto REP-P

25/03/2024