Compartilhe:

Índice

Dicas para diminuir custos da folha de pagamento

Índice

Cálculo da folha de pagamento

Nos últimos anos, o Brasil tem enfrentado uma crise econômica que pede a criatividade dos Recursos Humanos para controlar o orçamento das empresas. A verdade é que existem meios para diminuir custos com a folha de pagamento, mas é preciso cuidado para não afetar a qualidade e produtividade da sua equipe.

Quando pensamos nos custos com a folha de pagamento, vários fatores devem ser levados em conta: salários, benefícios, férias, horas extras, 13º salários e impostos. Entenda que para otimizar esses gastos, será necessária uma alteração na rotina dos seus funcionários. Por isso, toda atenção é pouca!

1. Home Office

Foi-se o tempo que considerar essa modalidade de trabalho era uma loucura. Com o avanço da tecnologia, o home office trouxe vantagens para funcionários e empregadores. Depois do novo Coronavírus, o trabalho remoto tornou-se o “novo normal” e algumas empresas já cogitam permanecer com essa forma de trabalho.

Isso porque quando os funcionários permanecem em casa, a empresa economiza com os custos de estrutura própria, energia elétrica e água. Além disso, existe uma redução no valor do vale-transporte, porque a empresa só é obrigada a conceder esse benefício nos dias em que o colaborador se desloca até o trabalho.

2. Terceirização

É um tema que foi polêmico, mas que hoje já é normal em vários segmentos. Isso porque traz uma série de vantagens para quem contrata, levando em conta que alguns serviços são tão específicos e esporádicos que não vale a pena manter um profissional da área no quadro de funcionários.

Dessa forma, esses trabalhos podem ser feitos por um profissional terceirizado e especialista na área. Ou seja, mais qualidade na entrega, gastando menos. Além disso, você reduz as chances de um funcionário estar sobrecarregado e tendo que acumular horas extras para fazer atividades que não são do seu departamento.

3. Redução das horas extras

Se você realmente quer alcançar o melhor desempenho da sua equipe, é hora de ter os objetivos e metas da empresa bem definidos. Depois disso, observe quais funcionários estão sobrecarregados e trabalhe para reorganizar as tarefas. Vamos ao fato, o tempo trabalhado não tem nada a ver com produtividade.

Fica a dica: o controle de ponto eletrônico é ótimo para descobrir quais funcionários estão extrapolando as horas. Além do mais, também poupa o tempo do Recursos Humanos para que ele possa analisar a equipe. Pense na qualidade de vida do seu funcionário, que deve ter o horário de trabalho e também de descanso.

4. Aposte em softwares

A verdade é que os softwares são uma ótima solução para você que precisa otimizar os gastos e tempo dos seus funcionários. Com a inovação, você encontra soluções para diversas áreas da sua empresa: Marketing, Recursos Humanos e Vendas. Acesse esse artigo, você vai encontrar três soluções de cada área.

Jornada de trabalho horista

5. Banco de horas

Não é sempre que você vai conseguir reduzir o número de horas extras da sua equipe, mas essa não é a única solução para diminuir custos com a folha de pagamento. Para isso, você pode considerar fazer um acordo individual ou coletivo de banco de horas.

Com esse regime de compensação, você pode conceder folgas correspondentes as horas acumuladas ou estabelecer a redução da jornada de trabalho diária até a quitação das horas excedentes. Ou seja, a sua empresa deixa de gastar com horas extras, mas se adapta aos imprevistos que possam surgir.

Demissão não é solução para diminuir custos da folha de pagamento

Banco de Horas

Quando as coisas não andam bem, uma das primeiras soluções pensadas entre os gestores é a demissão. Isso porque, aparentemente, os custos com os salários seriam economizados. Mas será que esse é o caminho mais assertivo?

Com certeza não, a demissão de um funcionário só aumenta os custos da folha de pagamento. Além do mais, um turnover alto diminui a produtividade da sua equipe e prejudica a saúde mental da sua empresa.

MarQ. auxilia você nesses processos

Se você busca um software que te apresenta relatórios das horas excessivas dos seus funcionários, está no lugar certo. Com o nosso sistema, você vai registrar e controlar a jornada dos seus colaboradores, inclusive daqueles em home office.

Além de otimizar o tempo do seu gestor de Recursos Humanos, vai controlar melhor o banco de horas da sua equipe e também cuidar da saúde mental da sua equipe. Acredite, esse é o melhor caminho para sair da crise.

Ficou interessado? Venha tirar suas dúvidas com a nossa equipe e encontre a melhor solução para o seu negócio. Teste o nosso sistema gratuitamente por 7 dias!

Nós ajudamos empresas a desburocratizar os processos de gestão de pessoas e tempo, e devolvemos horas para o RH usar no que realmente importa

Veja também

Viagem a trabalho: Como calcular horas extras?

26/03/2024

Conheça como funciona o novo modelo de ponto REP-P

25/03/2024

Processos trabalhistas: quais os principais e como evitá-los

21/03/2024