Como o controle de ponto eletrônico pode beneficiar a sua empresa

A importância dos recursos da sua empresa está diretamente ligada com o controle de ponto. Entenda!

Controle de Ponto - MarQPonto

O controle de ponto eletrônico é uma ferramenta que vai ajudar a sua empresa a dedicar o tempo para as atividades que são realmente importantes. Mesmo sabendo que cada estabelecimento tem as suas peculiaridades, podemos assegurar os benefícios de um controle de ponto. Isso porque todos os negócios possuem coisas coisas em comum, é o caso dos recursos que formam uma empresa

Quais são os recursos que formam uma empresa?

Confira quais são as semelhanças entre todas as empresas. Conheça os recursos:

    • Materiais: São os recursos físicos de uma empresa. Pode ser o local do escritório, mas também as ferramentas e os equipamentos utilizados nele. Como por exemplo, máquinas e computadores.
    • Financeiros: São os recursos monetários do seu negócio. Nesse caso, podemos utilizar como exemplo o capital de uma empresa, o dinheiro em caixa ou em bancos, os créditos e os investimentos.
    • Humanos: São as pessoas que trabalham na empresa. Esse é um recurso essencial, porque essas são as peças mais inteligentes do negócio. Aqui, considere todos os níveis hierárquicos, desde a direção até o operacional. 
    • Mercadológicos: São os recursos comerciais da empresa. Por meio dele, é possível fazer as vendas, promoções, propagandas, análise de concorrentes, tabela de preços e buscar estar entre os melhores do mercado. 
    • Administrativos: São os recursos gerenciais de um negócio. Aqui é preciso considerar as atividades de planejamento, organização, direção e controle das decisões tomadas dentro e fora da empresa.

Qual a relação entre os recursos e o controle de ponto?

Depois de analisar todos os pontos apresentados, concluímos que dentre os recursos de uma empresa, o Recursos Humanos é um dos mais importantes. Isso porque as pessoas são as responsáveis por fazer com que os outros recursos gerarem valor. Por exemplo, são os funcionários que estão operando a máquina, falando com os clientes e entregando os produtos ou serviços da sua empresa.

E o que todas essas pessoas têm em igual? O tempo dedicado a sua organização. Portanto, gerenciar o tempo do Recursos Humanos da sua empresa é fundamental. Só assim você vai saber se os seus funcionários estão investindo o tempo nas tarefas que são importantes. Caso o contrário, ele pode gastar a carga horária de trabalho inteira em atividades que não agregam valor aos objetivos do seu negócio.

Da mesma forma, é importante saber os horários que ele está começando e que está parando. Só assim você vai saber se o funcionário está comprometido com a carga horário que lhe foi atribuída, mas também vai saber se ele está sobrecarregado de serviço. Aliás, esse é um cuidado que o Recursos Humanos precisa ter, já que a sobrecarga pode diminuir a produtividade da sua equipe.

Recursos Humanos - MarQPonto

Cenários onde fazer o controle de ponto é fundamental

O gerenciamento de tempo é claro em alguns cenários empresariais. Conheça alguns desses, com exemplos práticos de como o controle de ponto pode te ajudar:

Controle das escalas de trabalho

Saber o horário que um funcionário entrou e saiu tem relação direta com a produtividade de algum lugar que tenha escalas de trabalho. É o caso da Youtility, uma empresa de call center que registra o ponto de mais de 2.200 funcionários.

Com um fluxo dinâmico de alteração de horários e sem uma folga padrão, a empresa possui 300 turnos diferentes. Com o controle de ponto, eles conseguem trocar essas escalas subindo o arquivo do planejamento feito mensalmente.

Funcionários com atividades externas

O seu negócio possui uma equipe de vendas que precisa fazer visitas externas e nem sempre está na empresa? Com o cerco eletrônico do controle de ponto, é possível saber quanto tempo esse funcionário ficou dentro e fora do escritório.

Temos como exemplo o caso ainda mais diferenciado da Supply Marine, uma empresa que possui cercos eletrônicos no oceano. Com essa funcionalidade, ela sabe se os seus funcionários estão trabalhando no local que foi designado.

Espelho de ponto automatizado

Essa é a chance de otimizar o tempo do seu Recursos Humanos para ele investir nas atividades certas para ele, como uma ação de integração da equipe e em planos de desenvolvimento individual dos funcionários. 

Certamente, não é atividade certa do RH gastar horas em uma folha de ponto, sendo que ela pode ser feita de forma automatizada. Nesse cenário, a empresa Impact Hub, após aderir o controle de ponto, passou a economizar cerca de seis dias que eram gastos apenas com ajustes da marcação de ponto manual. 

Conheça o controle de ponto da MarQPonto

A MarQPonto oferece uma série de funcionalidades que podem ajudar a sua empresa a ganhar tempo e, por consequência, crescer dentro do mercado que você atua. Todos os exemplos de ferramentas utilizados neste artigo, estão disponíveis para a sua empresa na nossa plataforma.

O nosso sistema de ponto eletrônico online permite o registro e a gestão da jornada de trabalho dos seus funcionários por meio de aplicativo para Android, IOS e interface web. Assim, você pode gerenciar o horário de trabalho dos seus colaboradores e também fechar a sua folha de ponto de uma forma segura e com pelo menos 80% de agilidade do que se fizesse isso de forma manual.

Ficou interessado? Venha tirar suas dúvidas com a nossa equipe e encontre o melhor plano para você, entre em contato pelo: (41) 99252-4089. Se preferir, você pode testar gratuitamente a nossa plataforma por 7 dias. Conheça mais sobre o nosso sistema:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *