Sistema de ponto eletrônico: Como escolher o melhor?

Para escolher o melhor sistema de ponto eletrônico, analise as necessidades da sua empresa

Quando você finalmente está decidido a aderir um sistema de ponto eletrônico, surgem muitas dúvidas sobre qual software é o melhor e o mais conhecido no mercado. Mas será que essa é a melhor estratégia na hora de escolher?

Na verdade, no momento dessa decisão, é importante que você considere as necessidades da sua empresa. Afinal, talvez seja necessária uma funcionalidade específica para fazer o seu Departamento de Recursos Humanos decolar.

img-marqponto

Quais são as vantagens do sistema de ponto eletrônico? 

O sistema de ponto eletrônico é muito útil para otimizar o tempo do Recursos Humanos da sua empresa. Com ele, você vai controlar melhor as escalas de trabalho dos seus funcionários, acompanhar aqueles que atuam em atividades externas e gerar automaticamente um espelho de ponto personalizado.

Além disso, os melhores sistemas de ponto eletrônico oferecem funcionalidades que automatizam também o Departamento Pessoal da sua empresa. Sendo assim, a sua empresa ganha mais tempo, pagando menos. Conheça algumas das funcionalidades que ajudam esse departamento:

  • Controle da marcação de ponto;
  • Gerenciamento da folha de pagamento;
  • Programação de férias e feriados;
  • Métricas gerenciais;
  • Gestão de documentos;
  • Gestão de atividades.

O que considerar na hora de escolher o sistema de ponto eletrônico?

Você só vai encontrar o melhor sistema de ponto eletrônico se considerar alguns aspectos importantes para uma experiência final satisfatória. Dentre eles, estão:

Como escolher o melhor sistema de ponto eletrônico

1. Atendimento 

Uma das principais funções do sistema de ponto eletrônico é otimizar o tempo do RH da sua empresa. Mas e se ele precisar gastar todo esse tempo quando for tirar uma dúvida ou resolver um problema do sistema? Nessa hora, pesa a importância de um bom atendimento ao cliente.

Nesse caso, analise o atendimento desde a parte de vendas até o treinamento com o suporte, isso diz muito sobre como a empresa vai se comportar quando você for um efetivo cliente. Se preferir, também pense nas formas que ela oferece o suporte: por e-mail, por telefone ou por chat? Qual facilita o trabalho da sua equipe?

2. Interface intuitiva

Quando fizer o teste grátis de cada um dos sistemas, pense em qual é o mais intuitivo de usar. Assim, você economiza tempo com o suporte da empresa. Se isso não acontecer, você terá dificuldades para simplificar as operações do seu negócio. Por isso, tire todas as suas dúvidas antes mesmo da contratação.

Analise se é rápido para baixar a folha de ponto personalizada, se é fácil acrescentar ou desligar um funcionário do sistema, se os ajustes e solicitações são feitos de maneira rápida. Nesse caso, preze pela visualização fácil das jornadas de trabalho da sua equipe e outros aspectos para tomar decisões importantes.

3. Funcionalidades

Como você leu no começo deste artigo, é importante pensar nas funcionalidades que não podem faltar no seu sistema. Aqui, entra a parte do produto da empresa que você pretende contratar. Lógico que se ela oferece mais funcionalidades, tende a atender às suas necessidades, mas a decisão vai além disso.

Por exemplo, se você possui funcionários externos, é interessante escolher um sistema que tenha o aplicativo de ponto eletrônico. Mais que isso, será que esse software permite o registro de ponto offline? Será que possui geolocalização para determinar um perímetro para o registro? Pense em todas as possibilidades.

img-marqponto

4. Segurança

Garanta que o sistema de ponto eletrônico esteja adequado à Portaria 373 do Ministério do Trabalho e Emprego. Afinal, só assim você vai garantir a segurança jurídica para a sua empresa. Apenas com essa adequação, esse sistema terá validade para reunir provas na hora de se defender de uma ação trabalhista.

Escolha um sistema que proteja os dados dos seus funcionários e que pense em funcionalidades que evitem fraudes na hora do registro de ponto, como o uso da foto selfie. Ainda que o funcionário não esteja presente na empresa, essa é uma forma extremamente segura para garantir que é ele quem está marcando o ponto.

Ferramenta ajuda a escolher o sistema de ponto eletrônico

A MarQPonto reuniu dados das principais empresas do mercado para criar uma ferramenta que aponta quais funcionalidades cada uma delas oferece. Assim, você consegue descobrir que empresa atende às suas necessidades. Para conferir, acesse a ferramenta gratuita

Comparativo de sistemas de ponto eletrônico

Conheça a MarQPonto

A MarQPonto é uma empresa de sistema de controle de ponto eletrônico que permite o registro e a gestão da jornada de trabalho dos seus funcionários por meio do aplicativo para Android, iOS, tablet e interface web.

Com sua adequação à Portaria 373 do Ministério do Trabalho e Emprego, gerenciar e fechar a sua folha de ponto torna-se mais seguro e pelo menos 80% mais ágil e produtivo. Teste grátis o sistema ou converse com a nossa equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *