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Como criar clima organizacional?

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O mercado de trabalho está em constante mudança, e o clima organizacional já é tão importante quanto o salário. Atualmente existem diversos fatores que fazem com ocorra menos turnover, fazendo assim uma melhor retenção de talentos.

Dentre esses fatores podemos citar o clima organizacional, torna-se cada vez mais importante na hora de atrair e reter bons profissionais, além de benefícios flexíveis, já abordamos aqui no blog.

Um ambiente de trabalho adequado é essencial para otimizar as tarefas desempenhadas pela equipe, e atingir os resultados de cada área para o equilíbrio interno.

Clima organizacional

Se você quer saber como pode melhorar a percepção dos colaboradores da sua empresa, continue lendo!

O que é clima organizacional?

Em outras palavras, o clima organizacional é basicamente a junção de sentimentos e opiniões dos profissionais sobre o ambiente de trabalho. Com base nesses sentimentos, as pessoas no ambiente de trabalho, vão reagir de uma determinada maneira às ações e demandas do dia a dia que acabam tendo um impacto positivo ou negativo na produtividade da empresa.

Além disso, o setor de Recursos Humanos, assim como os líderes dos setores devem estar atentos a quaisquer desvios negativos que possam afetar o ambiente da empresa, pois é impossível agradar a todos, mas deixar os profissionais aderirem a uma boa cultura organizacional ajudará a crescer os indivíduos e a empresa em si.

Qual o Conceito de clima organizacional 

O conceito de clima organizacional é a percepção coletiva da organização, que afeta a qualidade do ambiente de trabalho e, consequentemente, a satisfação e o desempenho dos colaboradores.

Através de diferentes experiências, o colaborador cria uma impressão que pode ou não favorecer o clima do ambiente compartilhado.

Como as organizações são compostas por pessoas com diferentes interesses, estilos de vida específicos e diferentes atitudes pessoais e profissionais, é improvável que tenham a mesma interpretação e visões sobre o conceito de clima organizacional.

As dinâmicas do clima organizacional são muito mais complexas e precisam ser consistentes com os componentes da cultura organizacional.

Atualmente, as empresas que não estão comprometidas com o conceito de clima organizacional, já sofrem desvantagens competitivas e, no longo prazo, a sustentabilidade da empresa pode também ficar comprometida.

Qual a diferença entre cultura e clima organizacional?

Percebe-se que esses dois aspectos são fundamentais para qualquer negócio, independente do porte ou departamento.

A cultura é algo mais denso e difícil de mudar. Qualquer ação voltada para a mudança de cultura deve ser considerada por muito tempo, pois é muito difícil mudar os hábitos e crenças dos profissionais que já atuam na empresa. Ainda assim, é importante realizar ações cotidianas que tornem o clima mais positivo e próximo do que se deseja alcançar.

Portanto, qualquer mudança cultural deve envolver também um clima organizacional.

Se o objetivo é criar uma cultura com foco no alto desempenho, deve-se criar um clima de urgência que valorize prazos, padrões de qualidade e metas inicialmente definidas.

Por outro lado, se o objetivo é construir uma cultura que enfoque a satisfação geral do cliente, você deve primeiro considerar uma atmosfera que beneficie os funcionários. Afinal, apenas colaboradores satisfeitos podem fornecer serviços de qualidade aos clientes. Ou seja, uma coisa depende da outra.

Estabelecer uma cultura e um ambiente adequado é responsabilidade de toda a empresa, não apenas dos recursos humanos. Portanto, todos os gestores devem focar nos resultados e agir conforme as expectativas futuras da empresa, já que isso ainda requer esforços conjuntos.

Resumindo: a cultura organizacional está diretamente ligada ao propósito, às crenças e aos valores da empresa – ou a uma combinação desses fatores. Já o clima organizacional, refere-se a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho, o que pode trazer benefícios para qualquer categoria empresa em condições saudáveis.

Qual a vantagem de ter um bom clima organizacional na empresa?

Como mencionamos anteriormente, um ambiente agradável encoraja o time a sempre fazer o seu melhor, executando tarefas de forma mais proativa.

Isso resulta em uma equipe mais feliz, que possui um melhor alinhamento, além de uma empresa transparente pode conscientizar os talentos sobre objetivos, além de criar bons hábitos entre os colaboradores.

Acima de tudo, é bom lembrar que o clima organizacional não é algo implantado na empresa. O cultivo dele deve ser realizado diariamente.

Um bom ambiente interno não é beneficial apenas aos profissionais e à empresa. Ele é o responsável pela saúde física e mental das pessoas, que quando valorizadas pela organização e pelos colegas, ficam motivadas e facilitam o relacionamento interpessoal.

Profissionais que trabalham em um ambiente saudável e mantêm um bom relacionamento interpessoal, são mais felizes do que pessoas que ganham altos salários, mas algumas empresas ainda não valorizam o ambiente interno e o clima organizacional, refletindo ativamente nos resultados pessoais dos funcionários e da empresa.

Organizações que investem na manutenção do clima organizacional colhem benefícios. As vantagens têm impactos no negócio e são benéficas para os recursos humanos. Nesse sentido, destacam-se:

  • aumento da produtividade;
  • maior engajamento e motivação;
  • equipes mais criativas e retenção de talentos;
  • redução nos índices de turnover;
  • menos retrabalho e conflitos internos;
  • queda do absenteísmo;
  • fortalecimento da comunicação interna;
  • qualidade de vida para os colaboradores e bom relacionamento interpessoal;
  • preservação da saúde física e mental das equipes.

Como definir o clima organizacional na sua empresa?

Como dito anteriormente, a percepção dos funcinários é o mais importante nessa situação, pois eles que vão passar para empresa o feedback. Portanto, se queremos entender como mudar o clima, precisamos entender o que é considerado ruim no ponto de vista deles, antes de tomar medidas para mudar essa situação.

Pessoas sorrindo

A melhor maneira de realizar isso é através da Pesquisa de Clima Organizacional. A pesquisa é uma ferramenta muito importante para gerenciar o clima organizacional. Com ela, você vai analisar o ambiente da organização, e medir a satisfação dos funcionários.

A principal vantagem da pesquisa de clima é aproximar dois universos, recursos humanos e empresas, alinhando expectativas. Mas para ser eficiente, a técnica deve responder algumas questões:

  • os colaboradores consideram a empresa um bom lugar para trabalhar?
  • o ambiente promove motivação ou desmotiva as equipes?
  • há incentivos para desenvolvimento de carreira?
  • os profissionais têm objetivos individuais e coletivos?
  • qual a opinião deles sobre práticas adotadas pela gestão?
  • os colaboradores estão satisfeitos com a distribuição de tarefas?
  • eles estão alinhados com os valores organizacionais?
  • os cargos de gestão estão ocupados por pessoas capacitadas?
  • a empresa defende o equilíbrio entre vida pessoal e profissional?
  • relacionamento interpessoal é saudável?
  • existe comunicação interna eficiente e transparente?

O que analisar em uma pesquisa?

A seguir, listamos algumas perguntas quais a sua organização pode fazer no momento da pesquisa, elas darão uma direção para sua empresa.

  • A empresa é considerada um bom lugar para trabalhar?
  • O que faz os funcionários se sentirem motivados ou desmotivados?
  • Você tem um objetivo comum e um senso de pertencimento?
  • As opiniões dos funcionários sobre as práticas de recursos humanos ou outros departamentos foram consideradas?
  • Os funcionários estão satisfeitos com a maneira como o gerente atribui tarefas?
  • Todos eles compartilham a missão, a visão e os valores da empresa?
  • As pessoas em cargos de gestão são elegíveis para esta posição?
  • Existe equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional?
  • Como é o relacionamento na empresa?
  • A comunicação interna é clara e todos recebem as informações mais importantes?

Um dos pontos mais importantes de sucesso, é mostrar a todos uma efetiva vontade de fazer mudanças, e de ouvir e considerar as respostas dadas na pesquisa de clima.

Principais pontos para um bom clima organizacional

No decorrer do texto já foi possível notar que o clima organizacional afeta principalmente a produtividade. Atualmente, empresas que não conseguem proporcionar aos funcionários um bom ambiente de trabalho, perderão seus talentos e não poderão se destacar.

No entanto, vários fatores contribuem muito para um bom clima organizacional. Confira alguns dos principais pontos de melhoria para aplicar o conceito de clima organizacional com êxito:

Comunicação interna

Dentre pequenas e grandes empresas, a falta de comunicação é um dos maiores problemas. Pois, eles podem gerar fofocas e boatos.

Porém, se sua empresa possui uma boa estratégia de comunicação interna para o ambiente organizacional, esses boatos não vão aparecer. E se os profissionais ouvirem algo, saberão que a organização emitirá um comunicado para desmentir ou esclarecer o assunto em questão.

Lembre-se, investir em boas políticas de comunicação pode manter as informações sob controle, evitando conflitos e mal entendidos.

Redução de absenteísmo e turnover

Quando a empresa entende o que é clima organizacional e atinge uma estrutura saudável, a diminuição de faltas e atrasos do colaborador é uma certeza, além do menor número de rotatividade de funcionários. Por isso, é inegável que a produtividade aumente por consequência.

medindo indice de turnover

O RH precisa estar ciente da influência do absenteísmo e turnover no ambiente de trabalho, identificando variações de comportamento em fases preliminares, que podem ser gerenciadas antes que os padrões sejam solidificados e absorvidos pela massa de trabalhadores.

Feedback

Um clima organizacional saudável valoriza a força de trabalho da empresa, portanto, o feedback é essencial.

Quanto mais o líder participa do processo, mais transparente ele consegue ser para sua equipe e por assim entendê-la e motivá-la por suas conquistas, fazendo com que os colaboradores tenham um sentimento de pertencimento, respeito e confiança.

Além disso, o funcionário se sentirá respeitado pelo gestor, reconhecido e, consequentemente, estará mais motivado a melhorar.

Jornada de trabalho flexível

Após a pandemia do covid-19, muitas empresas aderiram à flexibilidade no trabalho. Ela permite que os funcionários tenham maior autonomia. Desta forma, ele poderá se organizar para cumprir a tarefa solicitada, tendo ainda tempo para descansar e desfrutar da sua vida pessoal.

Um erro muito comum na falta de flexibilidade na jornada de trabalho, é que ela impede que a empresa consiga lidar de uma maneira mais leve com atrasos ou compromissos de última hora de cada funcionário.

Toda empresa precisa entender que imprevistos acontecem e, ao invés de punir o funcionário por qualquer atraso, deve criar um espaço de diálogo e entender os motivos. Por isso, a tolerância aos pequenos atrasos pode mudar muito o cenário da sua empresa.

Para isso, adotar um sistema  de banco de horas junto ao controle de jornada, dá mais flexibilidade para sua empresa e evita o desgaste das relações com os seus colaboradores.

Você deve escolher um sistema aliado, que seja um bom parceiro e não vá causar mais problemas à sua gestão. Por isso, aposte em um sistema de controle de ponto alternativo, ou ponto online.

MarQ ponto - Banner

A MarQ é um software de controle de ponto que ajuda no gerenciamentode pessoas da sua empresa.

Com a MarQ, você tem na palma das mãos a gestão completa da jornada de seus funcionários, indicadores de frequência, cálculo automático de horas, tratamento de pontos com ferramentas diversas e outras funcionalidades. Tudo isso torna a relação de confiança com o seu funcionário muito mais fácil e a jornada de trabalho flexível.

Home office

Como vimos no tópico anterior, um dos principais benefícios da tecnologia é poder acessar as pessoas de qualquer lugar. Então, porque as empresas continuam exigindo que seus funcionários batam os cartões às 8h?

Hoje, a principal tendência das organizações que buscam resultados fora da curva é apostar na adoção do home office.

Se a sua empresa não precisa ter funcionários alocados, reflita sobre essas tendências e possibilite que os funcionários se organizem, escolham seu horário de trabalho para resolver outras demandas pessoais ou até mesmo para passar mais tempo com a família, por exemplo.

Conclusão

O cultivo de um bom clima organizacional é uma das chaves para o bom funcionamento, progresso e cumprimento dos objetivos da empresa. Um bom ambiente contribui para a maior produtividade de departamentos e colaboradores, o que por sua vez afeta a satisfação e fidelização de mais clientes.

Esperamos que as ideias para melhorar o clima organizacional que apresentamos neste artigo o ajudem a alcançar todos os benefícios dessa ação.

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