5 motivos para cuidar da saúde mental da sua empresa

Reter talentos, manter a produtividade esperada e atingir as metas estão entre os benefícios de cuidar da saúde mental dos seus funcionários

Saúde Mental - MarQPonto

A saúde mental da sua empresa é essencial na tentativa de reter bons talentos, manter a produtividade esperada e atingir as metas do seu negócio. Acontece que, para isso, é importante que o departamento de Recursos Humanos esteja atento às mudanças do mercado de trabalho e as necessidades dos seus colaboradores.

1. Retenção de talentos

Não é novidade que, nos últimos anos, o mercado cobra profissionais mais capacitados e que consigam administrar uma demanda de trabalho considerável. Por outro lado, algumas empresas já se preocupam em garantir benefícios para os colaboradores e cuidar do bem-estar dos seus funcionários. Convenhamos, essas administrações são exceções à regra.

Não à toa, em 2018, o Instituto Locomotiva lançou uma pesquisa que aponta que 56% dos trabalhadores gostariam de mudar de emprego. Uma observação importante é que, possivelmente, os gestores dessas pessoas não possuem conhecimento disso e, portanto, pouco podem fazer a respeito. É nesse momento que o seu negócio pode deixar escapar um talento.

É por isso que o Recursos Humanos precisa estar atento, já que boa parte dos pedidos de demissões podem ser evitados por ele. Segundo a Robert Half, no Brasil, os principais motivos pelos quais os funcionários saem da empresa são:

  • 46% pela má administração da companhia;
  • 37% pela falta de processo de integração adequado;
  • 27% pela incompatibilidade com a cultura corporativa;
  • 51% pela rotina de trabalho diferente da anunciada na entrevista;
  • 31% por outra oferta de emprego.

2. Custo de rotatividade

Quando uma empresa perde um colaborador, o feito por si só já impacta na rotina do ambiente de trabalho e também na saúde mental dos demais funcionários. Mas, além disso, existem os custos para receber um novo profissional. De acordo com a SHRM, 6 a 9 meses de salário é o custo de substituição de um colaborador.

Antes de chegar a esse ponto, é importante que a empresa invista em ferramentas de gestão de RH. Assim, a tecnologia pode ser estratégica na comunicação interna, na análise comportamental, na saúde mental e, por consequência, no cuidado com o faturamento do seu negócio.

3. Aumento de produtividade

Você sabia que tanto o bom quanto o mau humor afetam a produtividade de um funcionário? Pois é, mas a novidade está na pesquisa realizada por Nancy Rothbard, professora de Administração da Wharton, e Steffanie Wilk, professora da Fisher School of Business da Universidade Estadual de Ohio, que aponta que o bom humor tem efeito mais poderoso.

Aliás, esse humor não está necessariamente relacionado aos fatores que ocorrem dentro da empresa, mas também fora dela. É o caso de quando o funcionário chega estressado após uma discussão em casa ou, em tempos de Covid-19, a forma como ele pode não estar sabendo lidar com o home office.

Agora, já pensou se nesses dias você exigir mais do que o emocional dele está disposto a oferecer? O relacionamento entre a empresa e funcionário certamente será abalado. O bem estar dos colaboradores impacta diretamente no resultado do seu trabalho, colaboradores engajados são mais propensos a ter ideias melhores.

4. Cuidado com a nova geração

A Consultoria KPMG lançou um estudo que aponta que a tecnologia é uma grande aliada no engajamento dos jovens talentos da Geração Y, que buscam ambientes corporativos inovadores.

Além disso, dentro dos próximos dois anos, a The Vaya Group acredita que cerca de 71% dos jovens planejam deixar a empresa que trabalham hoje. Isso porque estão descontentes com a preparação para posições de liderança.

5. Sua marca mais atrativa

Segundo a Sodexo, empresas que se preocupam com a qualidade de vida dos colaboradores são cerca de 76% mais atraentes. Hoje em dia, os profissionais do mercado de trabalho analisam mais do que o salário ou a carga horária trabalhada.

Empresas que apostam em uma comunicação interna mais afetiva e que se preocupam em buscar benefícios para os funcionários estão um passo à frente.

Qual é o papel do RH na saúde mental da sua empresa?

Acompanhar a rotatividade de colaboradores é determinante na hora de indicar como está a saúde mental da sua empresa. Se o índice está alto, existe algo que pode ser feito para reverter esse cenário. Mas atenção, esse acompanhamento deve ser constante para evitar atitudes radicais que possam prejudicar o clima organizacional da sua equipe.

Fique tranquilo, a tecnologia tem sido muito útil para um RH Inteligente. Com novas ferramentas é possível medir a felicidade dos colaboradores e identificar o nível de satisfação da sua equipe. Assim, é possível identificar os pontos positivos e negativos que possam estar impactando na rotina da sua empresa.

Pensando nisso, a MarQPonto desenvolveu o Termômetro de Humor dentro da sua plataforma. Com ele, você pode cuidar melhor da sua equipe, analisar o clima dos departamentos da sua empresa e evitar possíveis crises. Seja a diferença dentro do mercado de trabalho. Lembre-se: Pessoas mais felizes, trabalham melhor e quem ganha é a sua empresa! Teste o nosso sistema gratuitamente.

Sentimento do Dia - Saúde Mental - MarQPonto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *