Missão, Visão e Valores: O que é?

Neste conteúdo, exploraremos a missão, visão e valores da ferramenta de gestão organizacional, que formam um dos elementos mais importantes na definição de uma estratégia de negócios, seja ela micro, pequena, média ou grande.

Junte-se a nós enquanto examinamos os principais conceitos e aspectos da missão, visão e valores, exemplos de organizações que constroem seus alicerces estruturais, a partir de ferramentas e questões-chave sobre temas que fazem parte do dia a dia de qualquer empresa que queira ser bem-sucedida.

O que é Missão, Visão e Valores?

Missão, visão e valores são componentes de uma das ferramentas de gestão mais importantes que uma empresa pode utilizar para definir sua estratégia de negócios. É a partir do MVV que as empresas ajustam seus objetivos e promovem a reflexão sobre o presente e o futuro do negócio.

Qual a importância da Missão, Visão e Valores?

Missão, visão e valores são a base de qualquer cultura organizacional. Com o tempo, esses conceitos foram incorporados ao dia a dia de organizações de todos os portes, e hoje são fatores decisivos no engajamento de funcionários e líderes, no planejamento estratégico e no ajuste de atitudes do dia a dia e na tomada de decisões.

O que é Missão?

A missão de uma empresa é aquilo que ela determina como a razão de ser do seu negócio, a sua entrega ao cliente. O principal papel da missão é inspirar e engajar a equipe, conectando todos os colaboradores e guiando-os em direção ao sucesso da organização. Quando a equipe sabe que há objetivos maiores por trás de cada decisão, leva a missão em consideração em suas atividades diárias e contribui para o crescimento da empresa naturalmente.

Dessa forma, podemos dizer que seu principal objetivo é servir como forma de inspiração e motivação para as equipes, fazendo com que todos os colaboradores trabalhem em conjunto em prol da organização e das metas desejadas. Nesse contexto, além de ser importante comunicar a missão efetivamente por toda a empresa, é necessário redigi-la de maneira clara e compreensível por qualquer pessoa, afinal, se a sua missão estiver escondida em uma gaveta ou for difícil de entender, terá sido um desperdício construí-la.

Como definir a missão?

Do ponto de vista inspiracional, uma boa missão deve propor desafios a todos da organização e alimentar o engajamento à empresa. Líderes focados, empregados e parceiros engajados nas entregas aos clientes são o primeiro passo para uma empresa de sucesso.

  • Saiba o que é missão

Missão é, basicamente, definir e detalhar qual a razão de ser de uma empresa. Ou seja, esse tópico explica por que a sua empresa existe. Assim, ao escrever a missão da empresa é importante definir o segmento em que o seu negócio está, como espera que a sua empresa seja vista pelos seus clientes e fornecedores. É um direcionamento sobre o que é o negócio e o que se pretende com esse trabalho.

  • Leve a sério

Muitos empresários têm uma visão simplória sobre a missão da empresa e, dessa forma, acabam dedicando pouco tempo à análise e elaboração desse item do seu planejamento. E isso está errado. Como relatei no tópico anterior, a missão é uma definição importante sobre o negócio, logo, é necessário dedicar tempo, análise e avaliação para entender a vocação da sua empresa e definir isso no formato da missão.

  • Saiba que ajustes são permitidos

Não se desespere, pois não quero colocar pressão e sim mostrar a importância de elaborar bem a missão da sua empresa. Portanto, esse tópico do seu planejamento não é fechado e pode ser ajustado ao longo do tempo ou à medida em que se percebe que há mudanças na vocação empresarial. É normal que, com o passar do tempo, as coisas mudem e o modelo gerencial também, então é permitido fazer ajustes na missão. Mas somente ajustes e nada de desviar do seu caminho.

  • Tenha atenção estratégica

A missão – assim como os outros pilares empresariais: visão e valores – tem um potencial estratégico grande. Ao elaborar com cuidado e eficiência esses pilares, o empresário está dando um direcionamento para o negócio e também definindo o seu posicionamento de mercado. Da mesma forma, tudo isso vai influenciar nas suas estratégias e em como a sua empresa se portará com os clientes, fornecedores e concorrentes.

Exemplos de missões inspiradoras

Outra maneira de criar unidade na empresa e inspirar os seus colaboradores por meio da missão é utilizando a linguagem adequada para redigi-la.

1. Google

A missão da Google é “Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”.

2. Microsoft

“Na Microsoft, a nossa função é ajudar as pessoas e empresas em todo o mundo a concretizarem todo o seu potencial. Esta é a nossa missão. Tudo o que fazemos reflete-se nesta missão e nos valores que a tornam possível.”

3. McDonald’s

“Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável”.

4. Avon

“Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto-realização das mulheres no mundo todo”.

5. Fiat

“Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio”

O que é Visão?

Visão é como a Organização se vê no futuro. A visão é a Organização aspirando a algo (o que será alcançado?) e inspirando stakeholders (por que esse algo merece ser alcançado?).

A visão de uma Organização traduz um conjunto de intenções e aspirações para o futuro, mas não detalha o modo de alcançá-las (isso será feito nas etapas seguintes do Planejamento Estratégico). Assim, da mesma forma, a visão procura servir de modelo para todos os integrantes e participantes na vida da empresa, com o objetivo de atingir a excelência profissional, melhorando as capacidades individuais.

Visão

Como definir a visão?

Assim como a missão, a visão é sustentada por um ecossistema em constante mudança que deve ser abordado conforme necessário. Alguns casos, dependendo da dinâmica do mercado, as visões se tornam obsoletas em um curto período de tempo devido a novas tecnologias ou processos. Em outros casos, a visão não pode ser realizada dentro do prazo especificado no plano, o que pode frustrar os empresários e seus funcionários.

Em conclusão a visão está relacionada à parte do planejamento estratégico que trata de metas e objetivos. Isso porque uma visão é um “sonho” ou “cenário” que a Organização deseja alcançar. Se as partes interessadas mais importantes da organização compartilharem sua visão, a organização terá mais públicos em busca de seus objetivos.

  1. Defina os principais benefícios que sua empresa oferece aos clientes
  2. Defina qual é a diferença competitiva que o diferencia de seus concorrentes.
  3. Decida se há algo especial sobre a missão.
  4. Elabore uma frase curta que representa os aspectos definidos de maneira clara e objetiva.
  5. Apresente e valide com todos os participantes e interessados. Ela tem que fazer sentido para eles.
  6. Divulgue e tenha sempre em mente que a missão deve ser viva e ser usada em todos os momentos de tomada de decisão e ações do dia a dia.

Exemplos de visões inspiradoras

Ainda mais claro que no caso da missão, cada empresa tem a sua visão. negócios diferentes, metas e objetivos diferentes, levam a visões diferentes. Conheça algumas visões importantes que podem te inspirar, mas foque na sua visão, de acordo com o seu sonho e possibilidades reais de atingimento.

1. Apple

“Mudar o mundo através da tecnologia”.

2. Cacau Show

“Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade socioambiental”.

3. Nike

“Ser uma referência em artigos esportivos mantendo assim um vínculo com qualidade de vida e de pessoas”.

4. Samsung

“Manter a 1ª posição no mundo na mesma linha de negócios”.

5. Nubank

“Resolver a vida financeira das pessoas com transparência, segurança e simplicidade”.

O que são os Valores?

Por fim, os valores também são conhecidos por serem os princípios da organização, suas crenças, que ditarão a maneira na qual ela irá se comportar para cumprir com as metas.

Esses valores também servem como um guia interno, definindo a conduta que será exigida dos colaboradores por meio de um conjunto de regras que deve ser compartilhado com todos os funcionários. Seu objetivo é identificar se os trabalhadores estão de acordo com as normas comportamentais exigidas para o dia a dia.

valores da empresa

Como definir os valores?

Como mencionado acima, os valores compõem o DNA de uma organização. Esses são os comportamentos e atitudes associados a todos os aspectos e relacionamentos e, uma vez estabelecidos, todos na empresa devem seguir. Muitas vezes, as pessoas entram em uma organização com valores alinhados e os usam como guia para decisões grandes e pequenas. Por serem fundamentais para o alinhamento interno e externo, os valores servem como parâmetros desde o processo de seleção até as definições que envolvem questões rotineiras ou éticas.

Em conclusão, é fundamental para a reputação de uma empresa e para o sucesso subsequente que líderes, funcionários, parceiros e fornecedores se unam e compartilhem os valores da organização. A médio e longo prazo, essa consistência proporciona aos clientes uma sensação de segurança e ajuda a construir o relacionamento de confiança que todos os negócios precisam.

Exemplos de valores

Aqui não vamos citar empresas, mas sim redações de valores que podem te ajudar na identificação daqueles que fazem sentido para sua empresa. Como no caso da missão e visão, são apenas exemplos para se inspirar. Lembre-se que cada caso é um caso e cada DNA é um DNA.

  • Transparência
  • Criatividade
  • Equilíbrio
  • Sustentabilidade
  • Inovação
  • O cliente no controle
  • Ética
  • Responsabilidade social
  • Democratização da informação
  • Personalização

Missão, visão e valores da MarQ.

Conheça a história da MarQ! Assim como vocês, o nosso CEO e Fundador, Marco Macedo, era gestor de uma empresa que tinha muitos problemas com controle de ponto. Para resolver isso, ele testou vários sistemas de ponto eletrônico, mas não achou nenhum que a usabilidade fosse realmente fácil. Para sanar o problema, inicialmente, fizemos uma ferramenta para usar dentro da própria empresa, depois decidimos melhorar o sistema para lançar a MarQ. Nessa criação, o principal objetivo era criar uma ferramenta que realmente fosse fácil do gestor usar.

Hoje, a MarQ. é muito mais do que uma startup de ponto eletrônico, mas é referência para quem busca uma ferramenta completa para o Departamento Pessoal.

Missão, visão, valores

1. Nossa Missão

Nossa missão é oferecer aos profissionais de recursos humanos e gestores um serviço de gestão completo, simples e eficaz com indicadores que auxiliam a tomada de decisões e gestão de equipe, potencializando o negócio do cliente parceiro.

2. Nossa visão

Um serviço completo que vai muito além do controle de ponto, acreditamos e trabalhamos muito para descomplicar a gestão da sua empresa queremos ser e referência no mercado para a gestão de pessoas dentro das empresas. Além de sermos uma opção prática, transparente e acessível com atendimento personalizado para a sua empresa.

3. Nossos valores

  • Agimos com propósito
  • Entregamos resultados com excelência
  • Construímos juntos
  • Trabalhamos com simplicidade
  • Estamos 1% melhores todos os dias
  • Somos verdadeiros

Como aplicar na sua empresa?

Muitas empresas se baseiam não só nos valores, mas também na visão e missão de outras organizações no momento de definir a sua. O problema aqui é que muitas vezes, estes conceitos acabam não ficando muito claro, ou não representam de fato a essência da contratante.

Por isso, a primeira dica para aplicar estes conceitos é focar na essência da sua empresa. Estes termos devem estar de acordo com o que sua organização deseja transmitir para seus clientes, colaboradores e concorrentes.

Para isso, é fundamental ter clareza sobre as características de cada um destes termos e o que representam, e a partir disso, analisar o propósito e objetivos do seu negócio, para garantir uma maior assertividade e eficiência nestes conceitos.

É um processo trabalhoso, e que deve ser feito com extremo cuidado para que não prejudique o funcionamento do seu negócio. Para isso, esta tarefa deve ser de responsabilidade do departamento de recursos humanos, contudo, a MarQ. está a disposição para facilitar o processamento de seu RH com os nossos serviços.

https://marqponto.com.br/?utm_source=Blog&utm_medium=Banner#testegratis

Como o ponto digital otimiza as rotinas do RH?

Depois de descobrir as maiores vantagens do ponto digital, você deve estar se perguntando como de fato esse sistema otimiza as rotinas do RH.

Vamos falar sobre isso a seguir:

Sistema único

Como já comentamos nesse texto, o ponto digital é um sistema único. Isso facilita muito a rotina, já que você consegue consultar ou inserir informações a qualquer hora, basta abrir o sistema.

Não precisa puxar informações do relógio, nem esperar até o final do dia. Acima de tudo, as informações estão ao seu alcance em poucos cliques.

Cálculo de horas automático

Conforme os registros vão acontecendo, o sistema vai calculando as horas diárias dos colaboradores e separando-as de acordo com a jornada pré-cadastrada.

Quantas horas o colaborador fez de adicional noturno? Ou de hora extra? O sistema te mostra todas essas horas consolidadas e separadas. Ou seja, acaba com aquela planilha de cálculo de horas ou com o cálculo à mão.

Isso também evita a ocorrência de erros humanos, que podem trazer problemas para as empresas.

Gestão de banco de horas

Toda empresa tem as suas particularidades em relação ao banco de horas. Algumas possuem um cálculo de banco de horas simples, já outras apresentam regras de cálculo mais complexas.

O sistema precisa se adequar à sua necessidade, e oferecer uma gestão de banco completa.

Isso vai desde o armazenamento das horas, até a transformação dessas horas em relação à sua regra de cálculo, à baixa do banco e à manutenção dele.

E essa é uma das tarefas que o ponto digital pode auxiliar a sua empresa, o que torna o processo de gestão de banco mais rápido e menos complicado.

Mas, e se o funcionário quiser burlar o sistema de ponto?

Bom, essa será uma tentativa fracassada. No sistema MarQ, os colaboradores possuem acesso limitado a correções simples, e qualquer alteração que ele fizer ficará gravada no sistema.

Além disso, o travamento é feito em duas etapas. Primeiro, o funcionário faz a gestão da folha. Depois, o gestor confere todas as alterações e trava a folha. Uma vez que ela é travada, o funcionário não consegue alterar mais nenhuma informação.

Além disso, imagine o tempo que o seu RH pode economizar no tratamento de ponto se a folha chegar já toda organizada e completa. Porém, se a sua empresa não quiser fazer o tratamento dessa forma, também é possível que só o RH faça ou que o tratamento ocorra entre gestor e RH.

O melhor é encontrar uma maneira que funcione para sua empresa e, para isso, o ponto digital possui todas essas facilidades.

Fechamento de ponto

Depois de todo o tratamento do ponto, chegou a hora de fechar a folha e enviar as informações para o sistema de folha de pagamento.

Com todas as etapas que passamos antes, com certeza você terá uma economia enorme do tempo gasto nesse processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *