Chefe ou líder? Entenda o perfil de cada um

Você sabe se é um chefe ou líder? As diferenças existem e mudam a forma de trabalho, entenda qual é o melhor método para criar um clima mais igualitário.

Chefe ou líder - MarQPonto

Por mais que sejam entendidos como sinônimos, podemos perceber a grandeza da diferença abissal que separam as duas categorias a partir da prática.

Se o chefe é aquele que cobra, comanda e trata resultados como obrigações e não como decorrentes de um processo, o líder é o seu completo oposto. Ele tem uma visão, por definição, muito mais orgânica e igualitária dos processos de trabalho e sempre busca extrair, orientar, aperfeiçoar e trabalhar com o que há de melhor de cada um dos seus colaboradores.

Dúvidas sobre controle de ponto - MarQPonto

O primeiro enxerga uma empresa como um ambiente em que algo é feito para um determinado fim e mais nada. O segundo enxerga a empresa como um campo aberto para poder inovar, buscar, aprofundar e aumentar os campos de ação de cada um dos seus colaboradores, formando um grande time para melhor viverem e trabalharem.

Tim tim por tim tim: quem é chefe ou líder?

Equipe - MarQPonto

Vamos traçar um perfil de cada um, tanto do chefe quanto do líder. Acompanhe conosco e decida: quem é você na sua equipe de trabalho?

Quem é o chefe?

Chefe - MarQPonto

Se você já teve um emprego, qualquer emprego, sabe melhor do que ninguém quem é o chefe. Ele é aquele que dá ordens, cobra seu cumprimento e resultados. Isso independente do quanto você se esforce para criar um ambiente em que isso tudo possa ser realmente alcançado em conjunto.

Ele é aquele que trata seus colaboradores como subordinados e que não estabelece uma relação de companheirismo e de possibilidade de aprendizado. É por isso que sempre se sente muito à vontade para tomar decisões sozinho, sem que haja qualquer preocupação em consultar as pessoas que estão ali envolvidas, que disponibilizam seu tempo e suas vidas para a empresa.

Como o chefe está sempre mais focado nos resultados do que nos processos de trabalho, é comum que ele cobre de cada um dos seus empregados o cumprimento estrito das tarefas que lhes são designadas. Além disso, monopoliza as decisões e aprovações, já que também requisita que tudo passe por ele antes de ser tomado como concluído.

A falta de diálogo é característica de um chefe

O chefe também é aquela figura que raramente está aberto para conversar, dialogar, deliberar ou discutir sobre seu trabalho. É por isso que o ambiente de trabalho, quando está sob a tutela de um chefe, se torna um lugar muito imobilizante em termos de hierarquia, já que nada ali é conquistado por meio de resultados e sim em razão de crédito concedido por parte do chefe.

Sem essa abertura, os processos de trabalho também se tornam imobilizantes. Eles são tratados como ordens e devem ser feitos conforme se entende como a forma mais produtiva, pela ótica do chefe. Ele é também aquele que busca manter as tradições de sua empresa e não busca grandes inovações e reluta em adotar transformações. Por fim, como busca cumprimento de suas ordens, dos prazos que ele mesmo estabelece, acaba se interessando mais pelo trabalhador do que pela pessoa que há ali ao lado dele todos os dias.

Quem é o líder?

Líder - MarQPonto

O líder é aquele que destoa da figura do chefe, porque sua postura transcende hierarquias e busca, sobretudo, motivar seus colaboradores.

O líder é aquele que não busca apenas resultados, mas foca no caminho que será percorrido pela sua equipe até o destino. É por isso que ele elege como o caminho mais importante para conquistar esse objetivo o diálogo com os seus colaboradores e, através dessa construção, alcançar os reais objetivos que toda a equipe também concorda e se anima em buscar.

Quando há alguma falha ou obstáculo no caminho, o líder é aquele que divide responsabilidades com seus colaboradores ao invés de buscar culpados. Já que é dessa forma que ele consegue neutralizar os problemas a fim de buscar soluções para eles. Assim, ele também procura sempre priorizar o desenvolvimento de cada um dos integrantes do seu time, superando com eles as dificuldades que passam a ser de um grupo todo e não de uma só pessoa.

É por isso que o líder é aquele que sempre promove e estimula a coliderança do seu grupo, a sua autonomia e sobretudo a iniciativa e criatividade de todo o seu time, porque é desse jeito que valoriza e busca sempre canais de comunicação e de desenvolvimento coletivo, sem se ater às regras rígidas, fixas e rigorosas que espelham a hierarquia.

Aliás, quem é você? Chefe ou líder?

Quem é você? - MarQPonto

E, por fim, fazemos a pergunta: como é que você se identifica entre esses dois personagens típicos do mundo empresarial?

Qual a sua posição e quais os processos de transformação que você deseja criar em seu grupo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *