Compartilhe:

Índice

Produtividade do RH: 5 passos para aumentar

Índice

Chega de perder tempo com processos burocráticos, aumente a produtividade do seu RH em cinco passos.

Produtividade do RH - MarQPonto

Esqueça aquele profissional que ficava limitado a fazer a admissão, demissão e separação dos benefícios dos funcionários. Hoje em dia, o Recursos Humanos de uma empresa realiza muito mais do que isso, de forma bem menos estressante.

É o que chamamos de RH Moderno, menos burocrático e mais decisivo no sucesso da sua empresa. Quer saber como é esse profissional? Vamos explicar e listar cinco passos para você aumentar a produtividade do RH da sua empresa.

O que é um RH Moderno?

Tecnologia para RH - MarQPonto

É o profissional de Recursos Humanos que deixa de ser apenas operacional, mas pensa de forma estratégica. Além disso, automatiza boa parte dos processos com ferramentas tecnológicas. Ele também consegue transformar os seus dados em conhecimento, que é utilizado de forma benéfica para a sua empresa.

5 passos para aumentar a produtividade do RH

Quer um Recursos Humanos que tem tempo para reter talentos, aplicar a cultura organizacional da empresa e fazer um bom processo de recrutamento e seleção? Chegou esse momento. Vamos ensinar como o seu RH pode ser mais produtivo, inspirando o restante da sua equipe de trabalho.

1. Invista em tecnologia

Você precisa liberar tempo na agenda do seu Recursos Humanos, só assim ele vai ser mais produtivo. Por isso, é importante que você evite o acúmulo de atividades e de planilhas desnecessárias. Para isso, invista em tecnologias que vão automatizar os processos repetitivos, evitando inclusive falhas. Saiba onde você pode investir em:

2. Padronização de processos

É importante que o RH tenha os seus processos e os do restante da equipe bem padronizados. Essa é uma forma de manter os atuais colaboradores engajados, de forma que saibam exatamente quais são as suas atribuições. Além disso, na troca de algum funcionário, existe um processo a ser seguido pelo novo profissional. 

3. Defina metas possíveis de serem alcançadas

Metas são importantes para saber aonde a sua empresa quer chegar, mas é preciso cuidado para ser pés no chão e não colocar a motivação da sua equipe em jogo. No setor de RH, não é diferente. Crie metas possíveis utilizando o conceito SMART, que considera 5 atributos: específico, mensurável, atingível, relevante e temporal. 

4. Utilize indicadores de desempenho

Indicadores de Desempenho - MarQPonto

Essa é uma ótima forma de saber se os processos utilizados estão surgindo efeito e quais áreas demandam mais atenção. Confira alguns exemplos de indicadores de desempenho do Departamento de RH: Índice de turnover, investimentos com treinamento e desligamento, tempo médio das contratações, entre outros.

5. Treinamentos para o RH

Assim como todos os departamentos de uma empresa, é importante que o profissional de Recursos Humanos seja cada vez mais capacitado. Isso porque ele estará antenado das novas tecnologias, dos novos métodos de gestão e aprenderá a ser mais assertivo, diminuindo cada vez mais os seus erros. 

Por onde começar a aumentar a produtividade do RH?

Lembra do primeiro passo para ter um RH produtivo? Pois então, infelizmente muitos profissionais realizam os cálculos da folha de ponto de forma manual, sendo propensos a erros e gastando boa parte do tempo. Hoje em dia, esse processo pode ser feito de forma totalmente automatizada, com o sistema de ponto eletrônico.

Nós, da MarQPonto, calculamos todas as horas dos seus funcionários e fechamos a folha de ponto. É bem simples e você tem total controle em tempo real. Além disso, a cada mês estamos lançando novas funcionalidades que auxiliam o RH da sua empresa. Quer testar? É grátis, preencha o formulário agora e conheça o sistema!

Nós ajudamos empresas a desburocratizar os processos de gestão de pessoas e tempo, e devolvemos horas para o RH usar no que realmente importa

Veja também

Viagem a trabalho: Como calcular horas extras?

26/03/2024

Conheça como funciona o novo modelo de ponto REP-P

25/03/2024

Processos trabalhistas: quais os principais e como evitá-los

21/03/2024