Sistema de Ponto Offline

Você sabia que um aplicativo de controle de ponto consegue registrar as informações de jornada, mesmo em ambientes externos onde não há conexão de internet? 

Portanto, os aplicativos de ponto offline são a solução para registrar a jornada de trabalho em empresas de todos os portes, onde quer que seus colaboradores estejam.

Da mesma forma, aqui na MarQ. Com o nosso sistema, seu colaborador pode fazer o registro de ponto mesmo quando não há conexão com a internet.

Nossa tecnologia conta com várias funcionalidades que contribuem para a gestão de pessoas e ainda cumpre com todos os requisitos do Ministério do Trabalho.

Tornando sua empresa mais produtiva e menos focada em processos burocráticos.

Que tal conhecer melhor essa solução? Confira o artigo abaixo!

Como funciona 

Primeiramente, é importante falarmos se marcar ponto de uma maneira offline é algo legal ou não.  A resposta para essa pergunta é sim, essa atividade é perfeitamente legal e pode ser implantada na sua empresa sem problemas.

Isso é permitido graças à Portaria 373 do MTE que permite a criação de novas formas de gerir o ponto dos funcionários. E, dentre essas formas, está a marcação de ponto via aplicativo. 

Agora, vamos falar um pouco mais sobre como o sistema de marcação se ponto via aplicativo funciona. 

Para que seu funcionário possa utilizar o sistema de ponto digital em seu celular, é necessário que você autorize o registro do smartphone dele. Após essa permissão inicial, o colaborador recebe uma senha, que deve digitar no app ao chegar no local de trabalho. O sistema documenta entradas e saídas com uma foto do funcionário e identifica o local de onde ele está marcando o ponto, a fim de evitar fraudes.

O controle de ponto via aplicativo é uma maneira segura de controlar a jornada de trabalho dos seus funcionários, sendo inclusive aceito em processos judiciais.

Esse sistema consegue funcionar através de um armazenamento na nuvem em qualquer dispositivo móvel. Ou seja, ele pode ser instalado em smartphones, tablets ou laptops, enviando os dados diretamente ao seu setor de RH e podendo também, posteriormente, ser consultado pelo próprio funcionário.

Uma das grandes vantagens em se utilizar o ponto eletrônico é a diminuição de fraudes ou adulterações nos registros realizados pelos colaboradores, garantindo assim uma maior transparência e diminuindo o retrabalho do seu RH em juntar as informações ao final do mês.

Ajuda muito para quem trabalha com construção civil e agronegócio 

Desde as alterações apresentadas pela Portaria 1510 do Ministério do Trabalho (MTE), que decretou regras mais rígidas para o controle de ponto, muitos gestores de trabalhadores rurais  e da construção civil passaram a buscar alternativas de adequação às novas exigências, mas que se adequassem às suas realidades.

Para os gestores do agronegócio, por exemplo, surge o desafio da acessibilidade à internet, já que muitos de seus funcionários trabalham em campo. 

Já com os gestores da construção civil, há dificuldade em encontrar espaços próximos à obra para fazer a instalação do relógio para o controle de ponto. Sem contar os aumentos de custos como a locação de um espaço e a contratação de um profissional para gerenciar e fiscalizar a utilização do relógio de ponto

Para a sorte desses dois tipos de gestores, os softwares de controle de ponto evoluíram e trouxeram soluções eficientes para cada caso. Confira um pouco mais sobre isso.

Não há necessidade de internet 

Como falado anteriormente, a falta de internet é uma grande preocupação dos gestores das empresas de agronegócio. Agora, é possível registrar o ponto offline, sem sinal de internet. Assim, quando o celular for conectado ao wi-fi, sincronizará as informações com o sistema.

Controle de ponto na obra auditável 

Seja no agronegócio ou na construção civil, a coleta de dados biométricos para o registro de ponto nem sempre é fácil. Devido às condições de trabalho,  a impressão digital pode ser comprometida com o passar do tempo dificultando a biometria. Assim, para tornar o registro de ponto seguro, confiável e auditável, ele pode ser coletado a partir de uma foto.

Infraestrutura afastada passa a não ser um problema 

No geral, os funcionários agropecuários e da construção civil trabalham afastados do escritório. Ou seja, o controle de ponto na sede da empresa torna-se inviável. O sistema de ponto eletrônico quebrou essa barreira, permitindo que o trabalhador registre o ponto da onde ele estiver e o gestor consegue identificar onde seu colaborador está através da geolocalização.

Facilidade do espelho ponto 

Com um aplicativo de ponto eletrônico, é possível gerar o espelho de ponto com apenas três cliques. Além disso, você pode acompanhar todos os horários e os saldos dos seus funcionários em tempo real, independente da distância geográfica entre vocês. 

Qual importância do ponto funcionar offline? 

Já mencionamos previamente neste artigo que o aplicativo de ponto não necessita de uma conexão de internet para que o registro seja computado.

Os empregados podem marcar o ponto normalmente, mesmo quando não houver sinal, que o sistema armazenará os dados e eles serão registrados assim que uma conexão for estabelecida.

Sua diferenciação, vem com o fato que seu funcionamento é essencial para as empresas que contam com colaboradores externos. Na verdade, o aplicativo de ponto é a única forma de funcionários que trabalham externamente registrarem seus horários sem a possibilidade de fraudes.

Foi com o objetivo de evitar fraudes que o sistema de GPS, que indica o local onde o colaborador estava no momento do registro, foi incluído nos aplicativos. 

Os aplicativos de ponto offline são a melhor solução para organizações que possuem motoristas, entregadores e representantes de vendas, por exemplo, em seu quadro de pessoal.

Benefícios do relógio de ponto como aplicativo offline 

Já falamos muitos sobre como um aplicativo de controle de ponto que consegue realizar os registros de horas offline é um grande aliado das empresas. 

Principalmente daquelas que possuem funcionários externos sem acesso a internet de forma integral. Que tal conhecer mais alguns benefícios que os aplicativos de ponto offline podem trazer para sua empresa? 

Mobilidade 

Com a funcionalidade de GPS presente nos aplicativos de ponto via aplicativo, é possível monitorar seus funcionários e registrar os locais e momentos em que eles registram suas entradas ou saídas.

Além disso, essa mobilidade pode também ser usada para acompanhar rotas comerciais e de entregas, por exemplo. 

Para organizações que possuem funcionários em home office, essa opção também é benéfica. Elas conseguem monitorar a jornada de trabalho desses colaboradores sem grande custo e ao mesmo tempo ficam dentro da lei.

Segurança 

Ao registrar o ponto offline, o sistema armazena as informações em seu banco de dados, ao qual o funcionário não tem acesso. 

Quando o app é conectado à internet, todas as informações do ponto eletrônico via celular são transferidas para o servidor online, que pode ser consultado a qualquer momento pela empresa.

Não existe nenhuma maneira de alterar ou excluir os registros feitos pelo funcionário no aplicativo de ponto eletrônico, o que o torna imune às fraudes. 

Esse sistema é autorizado pelo Ministério do Trabalho e fornece provas para quaisquer processos judiciais relacionados à jornada de empregados.

Fácil implantação

A empresa não precisa investir em nenhum equipamento para usar um aplicativo de ponto: Basta que cada colaborador faça o download do aplicativo em seu próprio smartphone, cadastre-se e comece a usar!

Além de ser uma forma de economizar recursos com máquinas, a implantação também é rápida e fácil. 

Envio de mensagens para os funcionários 

O sistema de ponto via aplicativo permite que a empresa envie mensagens para seus colaboradores de maneira individual, para grupos ou para todos os funcionários. É um canal eficiente de comunicação, que não gera nenhum custo adicional para a companhia.

Além disso, o aplicativo ainda ajuda os colaboradores a não esquecer de bater o ponto, por meio de lembretes nos horários programados. 

Otimização da gestão de pessoas 

Por meio de um aplicativo de relógio de ponto, sua organização consegue fazer com que o departamento de Recursos Humanos seja mais eficiente.

Não há mais a necessidade de controles mecânicos, revisão de pontos e dezenas de planilhas. Além disso, o sistema ainda gera relatórios detalhados de horas, ajustes, ausências, etc

Mais que uma obrigação a cumprir, o controle de ponto é uma maneira de proteger a empresa de ações judiciais, estando dentro da lei. Ao optar por um aplicativo offline, o empregador tem acesso a várias funcionalidades, que mudam sua organização para melhor.

Quer ter mais agilidade e confiança na hora de fechar o ponto dos seus colaboradores? Conheça a MarQPonto.

Gestão de equipes externas 

Sua empresa tem profissionais que frequentemente participam de reuniões, viajam ou exercem suas atividades fora da sede, o aplicativo de ponto é o ideal.

Nesse tipo de situação, o deslocamento até a empresa somente para bater ponto se torna inviável. Portanto, o aplicativo de ponto pode ser implementado para diminuir os gastos corporativos com transporte e não ocupar o tempo do colaborador que poderia ser aproveitado com outras atividades.

Conclusão 

Nesse texto vimos os principais benefícios de um aplicativo de ponto offline. Com esse tipo de tecnologia, as empresas podem garantir que os horários marcados por seus colaboradores são auditaveis e não fraudados, sem que o colaborador precise ter acesso a internet. 

Os setores da construção civil e do agronegócio podem ser extremamente beneficiados desse tipo de tecnologia, visto certas características da sua atuação: os colaboradores podem utilizar uma foto para bater o ponto, não há necessidade de investimento e infraestrutura ou equipes para fazer o controle dos pontos e, a principal, não há necessidade de internet para marcar o ponto. 

Além disso,  a MarQ te poupa preocupações com a armazenagem dos pontos coletados, já que mesmo sem internet o aplicativo funciona e armazena toda a informação.

Ficou interessado no aplicativo de ponto digital para empresas? É possível cadastrar-se para um teste gratuito de 7 dias, no qual você tem a chance de avaliar todos os recursos do sistema. Entre em contato conosco e comece a usar o ponto digital hoje mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *