O ponto eletrônico online é uma ferramenta que vem se popularizando na rotina corporativa das empresas brasileiras, que vêm aderindo cada vez mais à tecnologia.
Em mundo no qual a evolução digital é cada vez mais constante, essa solução se mostra como a alternativa ideal para garantir mais agilidade, precisão, eficiência e segurança na gestão de pessoas.
Neste sentido, otimizar as rotinas de trabalho dos profissionais de RH não é mais um diferencial, mas sim, uma necessidade contemporânea, pois somente assim, é possível realizar uma gestão mais estratégica.
Apesar disso, ainda é comum algumas empresas e gestores enxergarem essas mudanças com um olhar de desconfiança, o que é natural diante de novidades que podem trazer desconfortos.
Contudo, com um número cada vez maior de instituições se abraçando à tecnologia no controle de ponto, fica evidente que essa mudança não é apenas uma tendência passageira.
Sendo assim, o ponto eletrônico online se apresenta como uma ótima estratégia para transformar a gestão do RH. Quer saber como isso é possível?
Então, te convidamos a seguir a leitura deste artigo e descobrir todos os diferenciais e vantagens que essa ferramenta oferece!
O que é o ponto eletrônico online?
O ponto eletrônico online é uma forma moderna e prática de realizar a gestão da jornada de trabalho dos colaboradores.
Ele é um software e por isso, pode ser acessado pela internet ou instalado em vários dispositivos, como celulares, tablets e notebooks, tornando o registro de ponto muito mais dinâmico.
Graças à tecnologia embarcada nesta ferramenta, ela consegue substituir métodos tradicionais de marcação de ponto, como o livro de ponto físico e o tradicional relógio de ponto.
Além disso, esse recurso digital possibilita uma forma muito mais confiável para as empresas monitorarem a presença dos funcionários e, consequentemente, suas jornadas e trabalho.
Ademais, o ponto eletrônico online também simplifica diversas atividades administrativas, como gestão de faltas, horas extras e cálculos da folha de pagamento.
Desse modo, os gestores de RH conseguem realizar seu trabalho de forma muito mais estratégica, contribuindo para uma gestão de pessoas mais eficaz e um crescimento organizacional mais efetivo.
Como funciona o ponto eletrônico online?
O ponto eletrônico online funciona de forma bastante simples, justamente para cumprir com seu intuito de otimizar a gestão da jornada de trabalho.
De forma geral, para poder bater ponto, basta que os colaboradores acessem o aplicativo em seus dispositivos móveis e efetuem suas marcações de entradas, saídas, pausas, intervalos e demais eventos que compõem o dia a dia do trabalho.
Para que o registro de ponto seja efetuado, basta apenas utilizar recursos simples, como nome de usuário e senha. Contudo, já existem soluções ainda mais modernas, que tornam elevam essa experiência.
Neste sentido, o ponto eletrônico online também pode utilizar recursos biométricos, como impressões digitais; ou reconhecimento facial, por meio da captura de foto, garantindo ainda mais segurança no processo.
Além disso, como os dados ficam armazenados no sistema em nuvem, tanto os gestores quanto os colaboradores, podem acessar, em tempo real, as informações da jornada de trabalho, de forma rápida e segura.
Logo, os gestores de RH conseguem ter uma visão mais ampla de como anda a rotina de trabalho dos funcionários. Assim, fica muito mais fácil acompanhar métricas e índices que são essenciais para tomadas de decisões mais estratégicas.
Breve histórico da evolução dos sistemas de registro de ponto
Antes de entendermos melhor quais são as principais vantagens proporcionadas pelo ponto eletrônico online, é interessante você conhecer a história dessa ferramenta e de como ela evoluiu até chegar nessa solução completa para gestão de pessoas.
O ato de bater ponto remonta a antiguidade, quando as empresas destinavam um profissional que ficava responsável por preencher a folha de ponto dos colaboradores.
Contudo, esses métodos manuais de registro de ponto eram extremamente frágeis e fáceis de serem fraudados. Todavia, essa vulnerabilidade dificultava a contabilização exata das horas trabalhadas.
Felizmente, o avanço da tecnologia possibilitou que esse problema fosse minimizado, especialmente quando o registro eletrônico foi desenvolvido, entre as décadas de 1970 e 1980.
Neste cenário, equipamentos como os relógios de ponto mecânicos, também conhecidos como cartográficos, passaram a se popularizar. Nele, os colaboradores inseriam um cartão no dispositivo, que realizava a marcação do ponto.
O desenvolvimento dessas ferramentas foi importante para automatizar a gestão da jornada de trabalho, porém, ainda assim, haviam limitações.
Isso ocorria pois não era possível garantir, de forma efetiva, que os colaboradores cumpriam seus expedientes de trabalho ou apenas davam os cartões para outro colega preencher.
Sendo assim, a virada do milênio e o início da década de 2000, popularizaram a utilização dos relógios de ponto eletrônicos.
Esses equipamentos utilizavam recursos como senhas numéricas e cartões magnéticos, entretanto, também eram passíveis de fraudes.
Por fim, o verdadeiro avanço veio com o ponto eletrônico online, que permite às empresas a possibilidade do registro ocorrer via web, pela internet.
Assim, ficou muito mais fácil garantir uma gestão efetiva e transparente da jornada de trabalho, dando aos gestores de RH, a oportunidade de realizar suas tarefas principais de forma estratégica.
O que diz a lei sobre o ponto eletrônico online?
Conforme você observou ao longo da leitura, o ponto eletrônico online é uma ótima ferramenta para otimizar a rotina de trabalho do RH.
Apesar disso, a utilização dessa ferramenta não é apenas uma ação estratégica. Ela também está em sintonia com as regulamentações trabalhistas.
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é a responsável por estabelecer as diretrizes relacionadas à gestão da jornada de trabalho.
Neste sentido, a lei trabalhista define que toda empresa que tenha mais de 20 funcionários em seu quadro profissional, deve registrar o ponto dos colaboradores.
Ao longo da história, outras legislações também foram responsáveis por reger as regras relacionadas ao ponto eletrônico, conforme veremos abaixo:
Portaria 1510: Ponto eletrônico e segurança dos registros
Publicada em 2009, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTW), a Portaria 1510 representou significativamente a evolução dos sistemas de ponto eletrônico. Isso ocorreu pois ela foi a primeira legislação a estabelecer requisitos técnicos para a utilização do Registrador Eletrônico de Ponto (REP).
Assim, a Portaria 1510 foi responsável por garantir mais segurança e integridade nos registros de ponto, além de estabelecer alguns padrões fundamentais e que influenciaram no desenvolvimento do ponto eletrônico online.
Portaria 373: Flexibilidade e controle na jornada de trabalho
Apesar de ter inovado a gestão de ponto, a Portaria 1510 ficou apenas dois anos em vigência, sendo substituída em 2011 pela Portaria 373, também desenvolvida pelo MTE. Essa nova legislação flexibilizou algumas situações no que diz respeito ao controle da jornada de trabalho.
Os registradores eletrônicos de ponto precisavam atender certos critérios, como a autenticidade do registro, a inviolabilidade das informações, a garantia do acesso aos dados pelos funcionários e a emissão dos comprovantes de ponto para os colaboradores.
Ademais, a Portaria 373 também permitiu que a gestão da jornada ocorresse por meio de Acordos Individuais ou Coletivos de trabalho, flexibilizando e desburocratizando a relação trabalhista.
Portaria 671: Trabalho remoto e novos paradigmas
Entretanto, tanto a Portaria 1510 quanto a 373, foram substituídas em novembro de 2021 pela Portaria 671. Essa nova legislação modificou uma série de situações abordadas nas outras leis, incluindo questões relacionadas à Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
No entanto, a principal alteração trazida pela Portaria 671 foi nas regras para o registro de ponto na jornada de trabalho. Por conta disso, a a legislação ficou conhecida como “Lei do Ponto Eletrônico”.
A Portaria 671 reclassificou os pontos eletrônicos em três categorias: Registrador Eletrônico de Ponto Convencional (REP-C), Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo (REP-A) e Registrador Eletrônico de Ponto via Programa (REP-P).
Essa última categoria é quem valida a utilização do ponto eletrônico online. Porém, é preciso que a ferramenta siga algumas regras, como:
- Permitir a identificação do empregado e do empregador;
- Possibilitar o extrato das marcações realizadas pelo colaborador;
- Não permitir restrições à marcação de ponto;
- Não permitir a alteração ou eliminação dos dados registrados pelo funcionário.
Ao seguir esses requisitos, o ponto eletrônico online consegue cumprir com maestria o seu papel, possibilitando que os gestores tenham uma gestão mais eficiente das horas trabalhadas pelos colaboradores.
Vantagens do ponto eletrônico online
Se você chegou até aqui na leitura, pôde conferir como o ponto eletrônico online é uma excelente ferramenta para o gerenciamento da jornada de trabalho.
Além da segurança na gestão da jornada de trabalho, a tecnologia do ponto eletrônico online traz diversos benefícios às empresas. Abaixo, listamos as 4 principais. Confira:
1. Acessibilidade e flexibilidade
O ponto eletrônico online é uma ótima ferramenta de gestão, seja para a empresa ou para o colaborador. Isso é possível graças à sua acessibilidade.
Pelo lado dos funcionários, é viável marcar a carga horária a qualquer hora ou lugar, seja no escritório ou no home office. Assim, o colaborador não precisa ir ate à empresa para bater o ponto no relógio, que por sua vez, também poderá ser descartado pela empresa.
Essa praticidade também é importante para reduzir os erros relacionados às marcações de ponto, pois o registro eletrônico online evita falhas na gestão da jornada de trabalho.
2. Redução de erros e fraudes
O ponto eletrônico online minimiza drasticamente a possibilidade de erros e fraudes relacionados ao registro de ponto, pois o sistema captura as informações do próprio colaborador.
Recursos como a identificação biométrica e reconhecimento facial ajudam a garantir que as marcações sejam realizadas pelos próprios colaboradores.
Com isso, os gestores de RH conseguem ter mais segurança para visualizar o histórico dos funcionários, o que é essencial para um melhor controle de faltas, atrasos e horas extras, além de eliminar qualquer probabilidade de marcações falsas.
A assertividade no mundo corporativo é algo essencial, e deve ser um dos pilares de toda empresa.
3. Monitoramento em tempo real da jornada de trabalho
Outra vantagem importante que o ponto eletrônico online oferece é o monitoramento em tempo real da jornada de trabalho.
Ao ter acesso instantâneo às informações, os gestores conseguem monitorar continuamente o desempenho individual de cada profissional.
Essas métricas são essenciais para identificação de padrões de comportamento, como turnover ou absenteísmo. Desse modo, ao ter esses dados em mãos, fica muito mais fácil para o RH aplicar ações efetivas, e que visem o desenvolvimento individual e coletivo.
4. Geração automatizada de relatórios e análises
Ademais, a geração de relatórios e análises é simplificada e agilizada pelo ponto eletrônico online, pois o sistema coleta automaticamente os dados da jornada de trabalho.
Por não precisar compilar manualmente as informações, essa ferramenta traz um ótimo custo-benefício para a empresa, pois evita a necessidade do investimento em equipamentos como o relógio de ponto, visto que os registros ficam armazenados no próprio aplicativo.
Assim, é possível investir tempo e recursos em ações que visem crescimento e proporcionem mais bem-estar aos colaboradores. Além disso, todos esses relatórios oferecem métricas fundamentais, que contribuem para uma melhor eficiência operacional.
Por que utilizar a MarQ. como ponto eletrônico online?
Como você observou ao longo da leitura, a utilização de uma ferramenta como o ponto eletrônico online, é fundamental para o sucesso organizacional de qualquer empresa.
Neste sentido, a MarQ. aparece como a melhor solução para toda instituição que deseja otimizar e proporcionar uma melhor gestão ao seu setor de RH.
A MarQ. apresenta uma gama de funcionalidades projetadas para atender às diversas demandas das organizações modernas. Veja:
Dashboard do administrador
O poderoso dashboard da MarQ. coloca nas mãos dos gestores informações em tempo real sobre o registro de ponto dos colaboradores. Assim, dados sobre faltas, atrasos e horas extras são apresentados de maneira clara e organizada, facilitando a tomada de decisões embasadas em insights valiosos.
Calendário de eventos
O módulo de ponto eletrônico online da MarQ. também conta com um calendário intuitivo. Assim, os gestores conseguem organizar de forma eficiente eventos corporativos, treinamentos, feriados e férias coletivas. Isso é importante para uma melhor otimização da agenda de tarefas e a construção de um ambiente harmonioso de trabalho.
Solicitações e ajustes, férias e afastamentos
Com o ponto eletrônico online da MarQ. nunca foi tão fácil gerenciar solicitações nos ajustes de ponto, afastamentos e férias. Os próprios colaboradores podem solicitar suas demandas, dentro do próprio aplicativo, tornando o processo extremamente eficiente.
Escala e gestão de turnos
Na plataforma da MarQ. os gestores também conseguem criar e gerenciar facilmente turnos e escalas de trabalho. Assim, é possível garantir que a produtividade empresarial não seja prejudicada.
Ponto por QR Code
Uma das características mais inovadoras da MarQ. é o sistema de registro de ponto por QR Code. Esse recurso ágil e prático elimina a necessidade de equipamentos complexos, como relógios de ponto, ao mesmo tempo em que simplifica a gestão do controle de ponto.
Cercos eletrônicos
A MarQ. oferece a capacidade de definir cercos eletrônicos, permitindo o controle rigoroso da entrada e saída de colaboradores em áreas específicas da empresa. Essa funcionalidade contribui para a segurança dos funcionários e dos ativos da organização.
Reconhecimento facial
Com a opção de registro de ponto por reconhecimento facial, a MarQ. reforça a segurança e a precisão do processo de registro de ponto. Essa tecnologia moderna e eficaz agrega confiabilidade à gestão do tempo de trabalho.
Gestão de pausas NR17 para Call Centers
Para as empresas que operam com centrais de atendimento, a MarQ. oferece uma gestão automatizada de pausas e intervalos, assegurando a conformidade com as exigências da NR17. Isso minimiza o risco de multas e processos trabalhistas.
Prático para o RH e o colaborador
A plataforma da MarQ. foi projetada para ser intuitiva e eficiente tanto para os profissionais de RH quanto para os colaboradores. A adesão e a utilização são simplificadas, promovendo a adoção plena da plataforma.
Relatórios automáticos
Por fim, a MarQ. oferece a conveniência de relatórios automáticos, fornecendo aos gestores insights valiosos sobre horas extras, faltas e atrasos. Essa funcionalidade simplifica a análise e contribui para uma gestão mais eficaz do tempo de trabalho.
Conclusão
Em suma, o ponto eletrônico online se apresenta como a ferramenta ideal para os profissionais de RH superarem os desafios impostos pela gestão de pessoas.
Além de tornar mais prático, ágil e eficiente o gerenciamento da jornada de trabalho, essa tecnologia é ideal para impedir erros e fraudes de gestão operacional.
Ademais, a automatização dos processos ajuda as empresas a maximizarem todo o seu potencial, o que é fundamental para otimizar recursos, facilitar a tomada de decisões e possibilitar que os profissionais de RH concentrem esforços em ações que contribuam para uma melhor gestão de pessoas.
Por fim, a adoção do ponto eletrônico online transcende as fronteiras tradicionais da gestão de tempo e presença. É uma jornada em direção à eficiência, precisão e conformidade, capacitando as empresas a enfrentar os desafios do futuro com confiança. Com o ponto eletrônico online, o futuro da gestão de Recurso Humanos está aqui e agora!
E se você deseja ter essa ferramenta à sua disposição, pode contar com o auxílio da MarQ. Nossa ferramenta se destaca como uma solução para empresas de todos os portes. Desde o dashboard do administrador até a gestão de pausas NR17, a nossa solução demonstra o poder transformador do ponto eletrônico online.
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