Registro de Ponto: Como ele ajuda a sua empresa

Sua empresa sabe da importância do registro de ponto? E como essa ferramenta pode auxiliar o dia a dia da sua empresa? Descubra tudo isso e muito mais em nosso artigo.

Registro de ponto

Por algum tempo o registro de ponto foi considerado como algo ruim, entre tanto atualmente a maioria das empresas já identifica as vantagens em ter um controle de jornada para a gestão da sua empresa.

Dentre os principais benefícios do registro de ponto podemos citar: adequação a legislação trabalhista, redução de custos, coleta de indicadores de gestão de pessoas e muitas outras vantagens que o registro pode trazer para uma empresa, seja qual for o seu ramo ou porte.

O que é um registro de ponto?

Registro de ponto é uma forma de controlar a jornada dos colaboradores através da coleta de dados sobre seu expediente. Ao longo do dia, um funcionário faz a marcação de seus horários de entrada, almoço e saída e à essas marcações é dado o nome de registro de ponto.

Como funciona o registro de ponto?

O resgistro de ponto tem objetivo de acompanhar a jornada de trabalho do colaborado,  todos os dias eles marcam o ponto de acordo com sua jornada, e ao final do mês, todos os pontos marcados somam as horas em que o colaborador trabalhou, e dessas horas são retirados os dados para sua folha de pagamento.

Então, se o funcionário fez hora extra, se atrasou ou faltou, é por meio do registro de ponto que a empresa consegue ter essa informação, para realizar o seu pagamento da forma correta.

O que diz a lei trabalhista?

Quando falamos sobre registro de ponto é necessário ficar atento e entender o que diz a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e as portarias do antigo Ministério do Trabalho e Emprego, que tratam sobre os sistemas eletrônicos de ponto.

Registro de ponto na CLT

O registro de ponto aparece na CLT em seu artigo 74. De acordo com este artigo, todos os estabelecimentos com mais de 20 colaboradores devem efetuar a marcação de ponto de seus funcionários.

Até 2019, essa obrigação da marcação de ponto se estendia apenas a estabelecimentos com mais de dez funcionários, entretanto, após a Lei da Liberdade Econômica, a obrigação passou a ser para estabelecimentos com mais de 20 funcionários.

Ainda nesse artigo, podemos observar que essa marcação pode acontecer de três formas: manual, mecânica ou por meio de um ponto eletônico.

Para utilizar um controle de ponto eletrônico, a empresa deve seguir as orientações dadas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Quais os tipos de registro de ponto?

Atualmente existem três tipos de registro de ponto permitidos pela lei, são eles:

  • Registro de ponto manual;
  • Ponto mecânico;
  • REP e Ponto Alternativo (Registro de ponto eletrônico).

Por que controlar a jornada de trabalho com registro de ponto?

Como dito anteriormente, antigamente as empresas não identificam as vantagens em ter um controle de ponto. Mas atualmente isso faz com que a empresa tenha uma visão muito mais estratégica.

Um bom exemplo é quando a empresa possui uma alta taxa de absenteísmo. Se essa taxa passa do normal, é sinal de que existe algo errado na gestão de pessoas e você pode investigar para descobrir qual é a origem desse problema.

Com o registro de ponto, é possível saber se os colaboradores estão se atrasando ou faltando muito sem justificativa, além disso, com um controle de ponto inteligente você consegue saber exatamente qual é a taxa de absenteísmo da sua empresa e então promover ações para contornar a situação.

Outra questão que demonstra o porquê sua empresa deve adotar um registro de ponto é a prevenção de passivos trabalhistas, todo ano no ranking de processos trabalhistas registrados no Tribunal Superior do Trabalho (TST), horas extras, intervalo intrajornada e outros temas relacionados a jornada de trabalho aparecem com o maior número de processos registrados.

Vantagens do registro de ponto

As vantagens do registro de ponto são muitas, todavia, dentre suas vantagens e benefícios principais podemos citar:

  • Redução de custos;
  • Prevenção contra passivo trabalhista;
  • Dados e indicadores de gestão de pessoas;
  • Melhora na cultura organizacional;
  • Fortalecimento da relação entre funcionário e colaborador;
  • Muito mais!

Agora, se a sua empresa adotar um registro de ponto alternativo, a lista de vantagens aumenta pois, esse modelo trará praticidade e facilidade ao RH/DP da empresa, além de facilitar os cálculos da folha de pagamento, já que os pontos são computados no momento em que são marcados e o cálculo da jornada de trabalho é feito de forma automática.

Isso representa ao final do mês mais de 90% de redução de tempo no processo de fechamento da folha de ponto. Logo, ele também contribui para a redução de custos, já que controla a jornada e minimiza os erros no cálculo de horas.

Economia de tempo e redução de custos para sua empresa, conheça já esse modelo de registro de ponto, faça uma demonstração gratuita!

Conheça opções digitais para registro de ponto

A MarQ fornece algumas opções digitais para facilitar problemas rotineiros de empresas que utilizam os métodos mais antios para o registro de ponto, conheça alguma delas a seguir:

  • App MarQ. de controle de ponto

Nosso aplicativo permite que o colaborador faça o controle de ponto utilizando o próprio smartphone.

Por meio dele é possível diferenciar qual é o tipo de ponto que está sendo batido, diferenciando a entrada de um início de intervalo.

O aplicativo também permite enviar pedidos de ajuste de ponto – que são notificados ao supervisor na hora para aprovar ou recusar, permite fazer controle de férias e de ausências com comprovante, controle de horas extras e banco de horas com relatórios exclusivos e alertas de excesso.

É verificada a identidade do colaborador e horário do ponto, de maneira impossível de manipular e fraudar.

E não existe a necessidade de fechamento de ponto (que demanda alto custo em dinheiro e tempo), pois todos os pontos são acompanhados e gerenciados em tempo real, sendo necessário apenas baixar os relatórios e enviar ao contador.

Modelos de registro marq

  • QR Code

Esse método também utiliza um aplicativo, mas esse deve ser utilizado para ler um código QR exclusivo de cada colaborador para autorizar o ponto.

  • Tablet

Nesse caso, o aplicativo instalado deve funcionar como um relógio eletrônico de ponto (REP).

Os colaboradores devem  inserir um código único de acesso para confirmar sua identidade e fazer o registro.

É uma excelente opção para indústrias e fábricas, que sejam que o colaborador bata ponto num local fixo, mas que buscam mais modernidade e tecnologia para essa opção.

  •  Reconhecimento facial

Um sistema de ponto por tablet ou biometria, pode contar com reconhecimento facial, onde o colaborador deve tirar uma foto ou escanear seu rosto para autorizar.

Tecnologia e Inteligência Artificial a favor do RH

Podemos concluir que o método mais eficiente, seguro, prático e econômico para fazer registro de ponto dos colaboradores da sua empresa é o Ponto Digital por meio de Aplicativo, da MarQ.

Isso porque é o método que apresenta soluções utilizando as tecnologias mais atuais do mercado, como inteligência artificial para coleta e entendimento de dados, segurança.

E principalmente a possibilidade de gestão das horas trabalhadas em tempo real, um dos maiores requisitos em todos os nichos.

Ainda assim, os outros métodos podem ser optados de acordo com o orçamento da empresa e as necessidades atuais da mesma.

Quais as Principais dúvidas sobre registro de ponto?

Como justificar ponto não registrado?

Esquecer de bater o ponto é uma das coisas bastante comuns no dia a dia de uma empresa. Determinado dia o colaborador pode estar mais desligado ou chegar tão atrasado e não se lembrar de parar para registrar o seu ponto.

E a situação fica mais confusa quando a portaria 1510 propõe que não seja possível realizar alterações ou inserir pontos na folha dos colaboradores. Por isso, é comum que o RH tenha dúvida em como justificar esse ponto.

Mas nesse caso, a sua empresa deve inserir a informação manualmente com uma justificativa do porquê fez essa alteração, dessa forma, ao fazer a extração do espelho de ponto, essa justificativa aparecerá no dia de trabalho.

Cargo de confiança precisa bater ponto?

Essa é uma das dúvidas mais comuns,  todavia, os cargos de confiança de uma empresa são dispensados da marcação de ponto.

Contudo, vale ressaltar que nesses casos, a empresa não poderá descontar do salário as faltas ou atrasos, ou pagar horas extras a esse colaborador.

Quais os prejuízos de não fazer o registro de ponto?

Existe uma série de desvantagens para as empresas que optam por não realizar o controle de jornada dos seus colaboradores. Entre as principais e mais graves podemos citar multas administrativas, caso a empresa sofra uma fiscalização e tenha em seu estabelecimento mais de 20 colaboradores e nenhuma acordo de registro de ponto por exceção.

Além disso, a empresa ainda corre o risco de sofrer com processos trabalhistas, erros operacionais, custos elevados por mal gerenciamento das jornadas e até mesmo falta de confiança entre empregador e empregado.

Por tudo que vimos nesse texto, você já deve ter percebido que não realizar o registro de ponto é uma grande desvantagem para sua empresa.

Como funciona o registro de ponto no aplicativo?

A marcação de ponto no aplicativo é bastante simples, entretanto, antes mesmo de acontecer o registro do ponto, a empresa precisa estabelecer uma jornada ao colaborador só assim o sistema conseguirá identificar quando o ponto registrado está fora da jornada do funcionário.

Então antes de tudo, é necessário estabelecer uma jornada. Após isso, quando o colaborador registrar o seu ponto ele já aparecerá na folha de ponto online de forma automática.

Isso acontece pois, o ponto alternativo funciona em nuvem e a função de registro é apenas uma das partes do sistema que envolve registro, tratamento e gestão de ponto!

Como usar registro de ponto no home office?

Com o ponto por aplicativo, é possível que sua empresa controle a jornada dos colaboradores mesmo em home office, para isso, é necessário que o RH e o DP, habilitem um meio de marcação para o colaborador que pode ser por computador ou por aplicativo de controle de ponto android ou IOS.

Mas, como falamos acima, é necessário antes estabelecer uma jornada de trabalho ao funcionário para que o sistema consiga identificar se as marcações aconteceram da forma correta.

Conheça a MarQ!

A MarQ é uma empresa que produz soluções para controle de jornada das empresas. Acreditamos que o controle de ponto não precisa ser detestado e pode ser um grande aliado do setor de Recursos Humanos e Departamento Pessoal.

Com o nosso sistema, você tem na palma de suas mãos a gestão completa da jornada dos seus colaboradores.

A MarQ é inteligente e possui o melhor custo benefício do mercado. Grandes empresas confiam na nossa solução, seja você também nosso parceiro! Agende um bate-papo com um especialista em controle de ponto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *