No meio corporativo e no âmbito pessoal temos objetivos que buscamos alcançar, mas não é tão simples realizar uma gestão de metas de maneira adequada e criar um planejamento com prazos facilita para que as metas sejam cumpridas.
Mas imaginar como será um futuro promissor daqui a 5, 10, 20 anos podem mudar no decorrer do tempo, de acordo com acontecimentos e também imprevistos, já que ninguém contava com uma pandemia como a de Covid-19.
Porque os objetivos podem ser mantidos, mas os prazos e ações para alcançá-los podem ser adaptadas, adequadas e até mesmo trocadas. Separamos os principais assuntos para te auxiliar na gestão de metas.
O que é gestão de metas?
É um responsável pelo acompanhamento do cumprimento das metas e de todo o processo que está sendo feito pela equipe, para que sejam alcançadas dentro do prazo e orçamento predeterminado.
A meta dá forma aos objetivos, por parecem similares muitos pensam que são a mesma coisa. Mas existem diferenças, as metas dão forma e margem para que os objetivos se concretizem.
As metas são a maneira de dar quantidade aos objetivos, seja de tempo, por ordem de urgência, de quais são os principais, quais são essenciais e quais trarão um resultado mais rápido.
Por que é importante aplicar a gestão de metas?
Todas as empresas almejam o sucesso e grandes realizações, mas para conquistá-las é preciso ter definições mais concretas e claras, para que a equipe execute o processo com eficiência.
É essencial dar um direcionamento para manter um foco e não desviar do que precisa ser realizado, se a equipe ficar perdida e sem acompanhamento, as coisa pode desandar e conflitos podem começar a surgir, o que prejudica a motivação e produtividade da equipe.
- Ter foco;
- Definir estratégias;
- Ter uma comunicação clara com a equipe;
- Receber sugestões do time;
- Aumenta a motivação e produtividade;
- Desenvolvimento interno;
- Fortalece o propósito da empresa;
- Facilita na mensuração dos dados;
- Auxilia no cumprimento mais ágil das ações.
Como acompanhar as metas
Uma das características de uma boa meta é ser mensurável. Ou seja, possuir métricas de sucesso que podem ser acompanhadas ao longo do tempo para entender se o sucesso será alcançado.
Como acompanhar essas metas vai depender da estratégia traçada para alcançá-las. Se, por exemplo, o time de RH precisa, no fim de 3 meses, entregar um plano de carreira estruturado para todas as áreas do negócio é preciso desenhar um planejamento estratégico para estruturar o cumprimento da meta.
Assim, é possível prever que no mês 1 terá sido feita a análise SWOT de cada área para entender suas forças e fraquezas, com base nisso, no mês 2 será desenhado o plano de x setores e no mês 3, mais y.
Metodologias como os OKRs permitem o acompanhamento dos objetivos e atividades elencadas para realizá-los. Por meio de softwares com acesso compartilhado entre todos da empresa, é possível acompanhar o planejamento para o cumprimento das metas e sua evolução. Além disso, pode-se entender como essas ações impactam no trabalho dos outros e no negócio como um todo.
A realização de feedbacks constantes também faz parte de um framework de alto desempenho, que garante excelência na gestão. Eles permitem que o líder entenda as dificuldades dos liderados e os ajude a superá-las para alcançar a meta. Por outro lado é também um espaço de reconhecimento por um bom trabalho.
Feedbacks permitem que problemas sejam mapeados cedo. Facilitando sua resolução e sucesso da meta, por isso devem ser feitos de maneira rotineira, não apenas no fim de ciclos.
Quais falhas devem ser evitadas?
Como todos os processo, erros e falhas podem existir, mas a prevenção faz com que sejam resolvidas de maneira mais rápida, para que não se tornem um grande problema e gere conflitos na equipe. Algumas delas são:
- Falta de comunicação com a equipe;
- Não criar um cronograma de acompanhamentos;
- coletar dados para mensurar depois;
- emitir relatórios com frequência.
- Evitar feedbacks;
- Não estabelecer prioridades;
- Colocar metas e prazos fora da realidade;
- Ser pouco flexível;
- Deixar de lado a cultura organizacional da empresa
- Não ter transparência durante os processos.
Podem parecer muito óbvias de início, mas é nas etapas mais básicas que falhas começam a acontecer, para não se expandirem em outros aspectos do processo é preciso estar sempre disposto a ajudar a equipe, ouvi-la e acompanhá-la, afinal a empresa é feita de pessoas e as metas são cumpridas por pessoas também.
Tenha um time de alta performance ao definir metas
Com metas bem alinhadas, motivadoras e alcançáveis e um acompanhamento próximo da evolução da estratégia, um gestor consegue montar e manter um time de alto desempenho. Isso porque as pessoas seguem motivadas ao perceberem a evolução do seu trabalho, o reconhecimento do líder e a união do time.
Muitas empresas oferecem prêmios para quem atinge as metas, prática saudável que ajuda na motivação das equipes para alcançá-las. Porém, é essencial que o líder consiga o engajamento de seu time, para que o trabalho não vire apenas uma forma de conquistar tal premiação. É preciso definir metas que sejam reconheçam um trabalho bem feito, e a remuneração não pode ser o objetivo principal.
Para engajar um time no cumprimento das metas, o gestor deve envolvê-lo na definição das atividades, na criação da estratégia e não deixar de acompanhar de perto a evolução. Ela pode, inclusive, ser feita nas reuniões de 1on1s. Assim, os profissionais se sentirão responsáveis por essas metas e entenderam seus impactos no negócio.
Para construir um time de alta performance, portanto, a receita é: defina metas de forma conjunta com o time, que sejam desafiadoras e factíveis, claras e mensuráveis, além de fazer um acompanhamento próximo até a cumprimento da mesma.
Quais as principais vantagens?
Todos os modelos de gestão possuem vantagens ao serem implantadas em conjunto com os colaboradores, e apesar de já saber como fazer a gestão de metas, as falhas a serem evitadas e sua importância, tem mais benefícios que a empresa e a equipe podem usufruir.
Metas bem organizadas, planejamento realizado e acompanhamento sendo feito auxiliam para que nada saia dos trilhos e a equipe não se sinta abandonada pelo seu gestor. Isso acaba por criar uma conexão profissional e um vínculo pela empresa.
Quando se tem transparência, coleta de feedbacks e aceitação de sugestões, a equipe se sente mais engajada a entregar mais do que a empresa pede, por estar enxergando valor e também se sentir valorizado. O crescimento da empresa se tornará mais facilitado e produtivo.
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