Como fazer um planejamento estratégico de RH

Já estamos na metade do ano de 2022, e a pergunta que fazemos é será que a sua empresa realizou um planejamento estratégico adequado de RH?No artigo de hoje, nós vamos abordar todos os pontos sobre o planejamento estratégico para o setor de RH, sua importância, vantagens e como elaborar.

 

O que é o planejamento estratégico de RH?

O Mais adequado é sempre que um novo ano se inicia, a empresa crie seu planejamento estratégico, traçando metas e objetivos para diferentes setores e definindo quais passos precisarão ser dados para alcançá-los.

O planejamento estratégico de RH é muito importante, pois é ele que define as necessidades da empresa no que diz respeito ao capital humano, antecipando mudanças, tendências e trazendo novas oportunidades de ações.

Além disso, ele propõe melhorias na gestão de pessoas com base em seus principais objetivos:

É sempre bom reforçar que o planejamento estratégico não é algo que o RH deva fazer apenas uma vez e deixar de lado.

Esse tipo de ferramenta é fundamental para um acompanhamento dos processos internos e permite que a empresa cresça de forma organizada.

Por que o RH deve participar do planejamento estratégico da empresa?

É muito importante que o RH tenha, as ferramentas adequandas, para pode trazer informações relevantes para o desenvolvimento do negócio.

Pois, é através dos dados que é possível embasar a tomada de decisões de diversas áreas, otimizando processos e garantindo mais produtividade e resultados. Além disso, a presença do RH nesse processo ajuda a garantir que o olhar das ações planejadas esteja voltado para as pessoas.

É  bacana dizer que todas as decisões realizadas na companhia devem respeitar a cultura organizacional. E nesse momento, o RH atua de forma importante, garantindo que as metas e as perspectivas da empresa sejam alinhadas.

Confira algumas as vantagens de realizar o planejamento estratégico de RH?

O planejamento estratégico de RH traz vantagens em diversos aspectos da gestão de pessoas, contribuindo para o desenvolvimento e o sucesso corporativo como um todo.

Atração de Talentos

Antes de iniciar o recrutamento é muito importante que o RH realize um planejamento para conseguir desenvolver e atrai talentos para a empresa.

Além disso, o planejamento estratégico também otimiza os processos de recrutamento e seleção, tornando-os mais inteligentes.

Desse modo, o RH consegue identificar os padrões que procura e analisar todos os dados referentes a recrutamentos passados, garantindo maior assertividade na atração de talentos.

Retenção de Colaboradores

Além de impactar na atração, o planejamento estratégico também é relevante para a retenção dos profissionais, ou seja, a redução do índice de turnover.

Isso se deve ao fato de que um bom planejamento ajuda a traçar metas realistas e a garantir o desenvolvimento dos colaboradores, proporcionando sempre uma experiência positiva.

Ainda, é importante ter em mente que colaboradores engajados, motivados e felizes tendem a vestir a camisa da empresa.

Redução de Custos

O planejamento estratégico também é a ferramenta perfeita para minimizar desperdícios e prejuízos.

Isso porque todos os gastos envolvidos na gestão de pessoas serão devidamente planejados e definidos com antecedência.

Melhora na Comunicação Interna

Por fim, com um bom planejamento estratégico de RH, é possível melhorar a comunicação interna e alinhar as expectativas e objetivos da empresa e dos colaboradores, possibilitando uma gestão de pessoas mais transparente.

Sendo assim, o feedback é um processo fundamental na organização. Além disso, quando bem aplicado, tende a gerar bons resultados tanto para o profissional, quanto para a empresa.

A MarQ sempre está inovando e acaba de lançar mais uma solução para ajudar a sua empresa. O nosso sistema conta agora com uma nova funcionalidade, através dela será possível enviar Feedbacks entre colegas, de gestores para funcionários e vice-versa.

Com esse canal aberto, será possível gerar um ambiente colaborativo e consciente, além de trazer mais segurança para os profissionais.

Isso contribui para o engajamento e para a retenção dos talentos.

Quais as etapas do planejamento estratégico de RH?

Até aqui, você já entendeu que o planejamento estratégico é de extrema importância para manter a gestão de pessoas atualizada e otimizada.

Mas afinal, como desenvolver um plano de RH e colocar essa ideia em prática?

Agora, listamos algumas etapas que podem ser seguidas na hora de elaborar o planejamento. Acompanhe!

Objetivos da empresa

O primeiro passo para estruturar o planejamento estratégico de gestão de pessoas é conhecer profundamente a empresa e seus objetivos organizacionais.

Vale destacar que a finalidade do planejamento estratégico do RH é justamente desenvolver ações alinhadas com o plano estratégico da organização.

Para tanto, levante os dados necessários sobre visão, missão, valores e entenda a fundo qual é a cultura organizacional da companhia. Somente com esses dados, o RH conseguirá adotar metas que façam sentido.

Alinhamento com os gestores

Após levantar os principais objetivos, o próximo passo é conversar com os gestores de todos os setores.

Esse alinhamento é de extrema importância para garantir que todos estejam atuando para um mesmo propósito.

Além disso, a reunião com os gestores é um canal interessante para levantar novos insights e ideias, além de oferecer treinamento e orientações para que as lideranças estejam dentro da dinâmica estabelecida.

Análise do clima organizacional

clima organizacional funciona como um termômetro para medir as percepções dos profissionais e entender como está o bem-estar geral da empresa.

Por isso, medir esse indicador é extremamente importante para guiar a tomada de decisões e as metas que serão traçadas.

Para exemplificar, pense que você determinou que o principal objetivo do RH é melhorar os processos de recrutamento e seleção.

Contudo, a pesquisa de clima apontou que os colaboradores estão desmotivados e sem perspectivas de crescimento na empresa.

Nesse caso, é mais prioritário criar metas em torno desse problema, buscando estratégias de engajamento e valorização dos colaboradores, do que gastar tempo e recursos em ações secundárias.

Análise SWOT

A análise de SWOT já é uma ferramenta muito utilizada por profissionais da área de Marketing, mas de forma geral ela trata-se de uma ferramenta que auxilia as empresas a indenticar as forças e fraquezas da empresa.

Nesse sentido, ela pode ser utilizada como auxiliar para entender as necessidades e embasar a definição de metas.

A matriz SWOT funciona baseada em 4 conceitos:

  • forças;
  • fraquezas;
  • oportunidades;
  • ameaças.

Dessa forma, o RH deve identificar todos esses pontos na gestão para que eles orientem as ações que serão tomadas em seguida. Esses dados são importantes para garantir a aplicação prática de tudo o que foi posto no papel até então.

Definição de metas

Chegou um momento muito importante do planejamento empresarial, a definição de metas.

É  muito importante estabelecer os objetivos de curto, médio e longo prazo.

As metas vão representar o norte a ser seguido no plano de ação e devem estar ligadas intimamente aos objetivos da empresa e do RH.

Lembre-se de estabelecer metas que sejam alcançáveis e mensuráveis, para que você possa acompanhá-las e realizar adaptações, caso seja necessário.

Planos de ação

Com as metas definidas, é o momento de construir o plano de ação, que vai permitir que o planejamento estratégico saia do papel e se torne realidade.

Assim, pense em tudo o que foi discutido até então e em como os objetivos podem ser transformados em ações práticas.

Para isso, é importante identificar as soluções para os problemas alcançados e as métricas que precisam ser monitoradas para acompanhar os resultados.

Ainda, é fundamental que o RH tenha em vista o orçamento para a implementação e manutenção das estratégias desenvolvidas.

Por fim, o plano de ação deve ser apresentado às lideranças, garantindo que os gestores estejam alinhados e que consigam transmitir as ideias propostas para as equipes.

Vale ressaltar que o engajamento das lideranças nesse momento é muito valioso para assegurar um time comprometido.

Como a tecnologia pode ser aliada no planejamento estratégico do RH?

O uso de softwares de gestão e outras ferramentas de RH podem transformar por completo a vida dos gestores e garantir muito mais eficiência na hora de elaborar e executar as ações do planejamento estratégico.

Isso porque essas soluções permitem que o setor tenha acesso a um grande volume de informações de qualidade que podem ajudar a compreender o cenário atual e até mesmo realizar projeções futuras.

Com esses dados, é possível embasar a tomada de decisões, mensurar a percepção dos colaboradores e acompanhar as métricas e indicadores para compreender se o plano de ação desenvolvido está gerando os resultados esperados.

O software da MarQ foi pensada para dar suporte ao Recursos Humanos, desde do momento da contração do funcionário, folha ponto e pagamento de beneficios no acompanhamento profissional e muito mais.

O software é completo e funcional, passando por todos os pilares do setor. Da atração de talentos, à gestão administrativa, desenvolvimento, engajamento até a retenção de colaboradores.

Com tudo que o RH precisa em um só lugar, a MarQ ajuda as empresas brasileiras a serem mais ágeis, estratégicas e efetivas, o que impacta a organização positivamente, inclusive, na redução de custos.

Conclusão

Como vimos, o planejamento estratégico de RH é uma ferramenta importante para a definição de metas e objetivos do setor, garantindo uma atuação mais objetiva, eficiente e estratégica, reduzindo custos desnecessários.

Ainda, para realizá-lo, você deve fazer um levantamento das principais necessidades da empresa e montar um plano de ação com base nas decisões tomadas.

Mas é importante que o RH defina indicadores e métricas, além de monitorar as ações planejadas para entender se elas estão ou não trazendo resultados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *