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O Mercado de Trabalho e a Geração Millennials

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No blog de hoje nós vamos abordar tudo que sua empresa precisa saber sobre a geração dos millennials, e como as empresas devem apostar neles, uma vez que 50% dessa geração já estão inseridos no mercado de trabalho.

O que é uma geração e como as classificamos?

Segundo estudiosos, 25 anos é o tempo que leva para que o comportamento social de todo um grupo seja modificado. Contudo, por conta das inúmeras tecnologias novas e o sobrecarregamento de informações, esse tempo vem diminuindo e, hoje em dia, uma geração dura 10 anos.

Ou seja, a separação de gerações, não é feita de maneira desorganizada e, muito menos, sem motivo. Ao conseguir separar a sociedade em pequenos grupos, torna-se mais fácil o estudo e compreendimento dos sociólogos sobre as consequências de eventos marcantes, na política, economia e etc, de toda uma geração.

Esses eventos marcantes podem ocorrer durante o início, meio e fim de uma geração e até mesmo, nas gerações que antecederam-na.  Para essa última ocasião, veja um pequeno exemplo, para melhor compreendimento:

A “Geração Baby Boomer” (1945 e 1954) é caracterizada por ter a maioria de seus integrantes nascidos logo após o final da segunda guerra (1939-1945), uma vez que o fenômeno baby boom ocorreu com o regresso dos soldados da segunda guerra para casa.

Por conta do medo constante do estouro de uma outra grande guerra e das instabilidades que ela poderia trazer, as pessoas dessas gerações foram criadas com muita rigidez, crescendo mais focados e preocupados com a economia e atividades políticas do que as gerações anteriores.

Por sua vez, como consequência da insegurança financeira e familiar que sondava os pais desses Baby Boomers, as pessoas nascidas no pós guerra têm, como característica comum, a super preocupação e dedicação com a família e estabilidade financeira, focando no trabalho como busca de realização pessoal.

Ou seja, o evento da segunda grande guerra impactou, e muito, não somente a geração que viveu a guerra, mas também a posterior a ela.

Quem são os Millennials?

Apesar de ainda não haver consenso entre os estudiosos sobre quem, de fato, são os millennials, podemos tratá-los como o grupo de pessoas nascidas durante os anos 1980 e 1990.

Em questões de gramática, as pessoas que se enquadram como Millennials, também podem ser conhecidas como “Geração Y” e “Nativos Digitais”, sendo que o último leva o nome pela condição de que, as pessoas de 1981 a 1999, nasceram e cresceram no famoso “Boom da Internet”, cujo marco são os primeiros smartphones.

Portanto: Millennials = Geração Y = Nativos Digitais.Esses indivíduos entraram no mercado de trabalho após os anos 2000 e causaram um grande impacto justamente por sua mentalidade diferente da geração precedente.

Quais as principais características da geração millennials

Antes de falar das principais características, nós precisamos entender qual foi o evento marcante da geração Millennial, ou se existe algum evento marcante da geração anterior que fez com ela nascesse.

Como já deixado explícito neste artigo, um dos eventos mais marcantes dos Millennials é a tecnologia e smartphones. O último principalmente, uma vez que, em 1992, foi lançado o primeiro smartphone. Contudo, além da insurgência de novos meios de comunicação e tecnologia, um outro fator que marca esta geração é a luta pela igualdade.

Ponto eletrônico

Não que em outras gerações não houvesse luta pela igualdade salarial, de gênero e etc. Contudo, foi na geração Millennial, por consequência das lutas igualitárias que a antecederam, que a pauta por igualdade se tornou mais utilizada.

Propósito: algo indispensável para os Millennials

Um dos valores mais importantes para essa geração, o propósito é um misto de muitas características do senso de fazer algo maior. Há uma valorização do trabalho em equipe, da colaboração, da cultura da empresa e a busca por questões intangíveis que vão além do salário.

A chave é haver uma forte conexão entre a missão e visão da empresa com o candidato, combinando com o que sua organização está buscando.

Millennials no mercado de trabalho

Alguns Millennials conseguiram se reinventar no mercado de trabalho, reerguendo-se em meio à crise, e hoje em dia são considerados talentos para muitas empresas por conta de suas habilidades e pela sua resiliência.

Como são?

Os millennials são conhecidos por sua proatividade no trabalho e, também, por serem sedentos por inovação e informação. Eles são considerados a geração mais antenada em política e economia, uma vez que vivenciaram três grandes crises, portanto, têm maior facilidade de entender as questões sócio econômicas e políticas ao redor do mundo.

Além disso, foi observado que os Millennials têm uma atração maior pelo empreendedorismo. Para alguns estudiosos, essa atração acontece por conta da facilidade, hoje em dia, de empreender com a internet.

Também foi-se observado que os Millennials são mais empáticos com os clientes, conseguindo estabelecer relacionamentos duradouros com os compradores de seus produtos.

O que buscam?

Os que mais atrai os Millennials no mercado de trabalho são empresas que disponibilizam a possibilidade de crescimento profissional e que, também, permitem um modelo de trabalho flexível e igualitário.

É importante ressaltar que, caso a empresa não tenha os valores alinhados com a perspectiva de futuro e valores do Millennial, é muito provável que ele abandone o emprego e busque por outro. A falta de inovação também é um tópico importante para essa geração.

Isso acontece porque os Millennials são, em sua grande maioria, movidos por seus propósitos e valores. Portanto, é bem improvável que um Millennial se atraia por uma empresa que não consegue se alinhar com os propósitos e preocupações sociais pregados por eles.

Como atrair os talentos dessa geração?

Após diversos estudos sobre ela e seu comportamento no mercado de trabalho, é possível traçar algumas estratégias para garantir a contratação de millennials em sua empresa.

Abaixo, separamos algumas formas de atrair esses grupos para sua organização. Acompanhe!

Foco no bem-estar

Um artigo da Forbes sobre como tornar o local de trabalho “millennial friendly” ressaltou a importância de um ambiente corporativo saudável.

Segundo a autora, Ashira Prossack, não se trata apenas de oferecer snacks, jogos e happy hour. É necessário investir em uma cultura organizacional sólida que priorize o bem-estar dos colaboradores.

Millennials valorizam aspectos que vão muito além de um salário alto. Eles estão interessados em trabalhar em um ambiente no qual valores relevantes e um propósito motivador estejam presentes.

Atenção para soft skills

Outro fator importante na contratação de millennials é a valorização das soft skills. Muitas empresas se habituaram a olhar apenas para as competências técnicas dos candidatos, ou seja, as hard skills.

No entanto, o novo momento pede um olhar atento para as habilidades comportamentais. Elas são mais subjetivas, mas, por outro lado, têm grande impacto em um ambiente organizacional saudável.

Engajamento no processo seletivo

O engajamento de profissionais da geração millennial deve começar desde o momento de recrutamento e seleção.

Isso porque, como já falamos, o índice de abandono do processo pode ser alto caso a organização não se preocupe em garantir o envolvimento dos candidatos.

Principais motivações no trabalho

Como já dito no tópico anterior, uma das principais motivações dos Millennials são suas visões de futuro, valores e propósitos. Se a empresa na qual trabalha não tem um plano de carreira estruturado ou qualquer intenção de crescimento profissional oferecida ao trabalhador, é muito improvável que ele se mantenha por muito tempo no cargo.

Dentre os vários valores que a geração dos Millennials prezam, estão: preocupação com o meio ambiente, responsabilidade social, empoderamento feminino e igualdade de gêneros e minorias. E, será por meio desses valores que se procurará empresas para se trabalhar, mesmo que, atualmente, muitos já tenham aberto suas próprias companhias.

Quais as diferenças entre os millennials ou geração Z?

As principais diferenças entre os cringes e a Geração Z (1995- 2010), é justamente na questão tecnológica e de adaptação com novas redes sociais.

Isso porque, a Geração Z é mais adepta às novas redes sociais – como: instagram,kwai e tiktok – e já nasceram em um mundo totalmente logado na internet. Contudo, essa diferença no uso das redes sociais, não significa que os Millennials não sejam tecnológicos.

Os principais impactos da geração millennials no mercado?

Assim como tendências de roupas ou trends, é importante que o mercado de trabalho se adapte às novas gerações, afinal, serão para elas que serão vendidas a maioria de suas mercadorias e, também, serão delas que a força de trabalho virá.

Portanto, abaixo listamos quais foram as mudanças que a Geração Y ( Millennials) ocasionou, tanto como consumidora quanto como trabalhadora.

Como consumidores

Na virada dos anos 2000, a geração Millennial acabava e a maioria deles se tornavam adolescentes e, com isso, o mercado teve que se adaptar para alimentar o novo público.

Assim como as questões de valores pessoais são um atrativo na hora de conseguir um emprego, os Millennials também procuram por marcas e objetos que sigam com seus valores na hora de comprar produtos como: cosméticos, roupas, carros e etc.

O que hoje chamamos de “cancelamento” – o ato de não comprar de uma certa marca ou não comprar certo produto por violar ou ir contra o que achamos certo-, já existe desde a época dos Millennials. O ato de boicotar uma marca, era bem familiar para eles.

Portanto, as empresas se viram obrigadas a mudarem suas políticas de tratamento com o cliente e tomar cuidado com possíveis atitudes que ferissem os valores dessa juventude. Uma das mudanças claras no mercado, foi a preocupação com o meio ambiente e com a questão da pele de animais, a qual hoje em dia, quase não se vê mais.

Como trabalhadores

Como trabalhadores, eles mudaram a visão das empresas em relação ao tratamento ao cliente e aos colaboradores internos. Questões como saúde mental, clima organizacional, flexibilidade na jornada de trabalho começaram a entrar mais em pauta.

Além disso, as empresas também começaram a tomar decisões, assim como as grandes marcas vendedoras, para agradar a visão dessa geração. A empresa não pode somente vender uma ideia, para os Millennials, ela tem de pôr em prática no ambiente de trabalho e ser a ideia.

Como cativar essa geração no trabalho?

Vamos citar algumas dicas valiosas para cativar essa geração no trabalho envolve questões como: fit cultural, bem-estar no trabalho, clima organizacional, inovações constantes, plano de carreiras e salário, empreendedorismo e jornada flexível.

Esses pontos são importantes para a retenção destes talentos na empresa, por justamente abranger tudo que, para eles, é importante – tecnologia, alinhamento de propósitos, tempo para a família, bem estar e desenvolvimento pessoal.

Abaixo, separamos alguma dicas para sua empresa cativá-los:

Jornada de trabalho flexível 

Para essa geração é muito importante que o trabalho se molde ao seu estilo de vida, do que o seu estilo de vida seja moldado pelo trabalho. Empresas que fazem jornada flexível e disponibilizam, pelo menos, um dia da semana em home office cativam mais rapidamente os Millennials.

Nesse caso, o tempo com a família dele é priorizado e a possibilidade de fazer com que tenha um equilíbrio entre vida pessoal e profissional se torna possível.

Qualidade de vida 

Empresas que promovem benefícios e atividades relacionadas ao bem-estar físico e mental do trabalhador, são grandes atrativos para os Millennials e para outras gerações, também.

Isso porque, ter uma qualidade de vida no ambiente de trabalho faz com que seus colaboradores se sintam menos estressados e pressionados, e, consequentemente, desenvolvam menos doenças ocupacionais – como, por exemplo, Síndrome de Burnout.

Cultura de propósitos 

Os Millennials buscam empresas cujo os propósitos estejam alinhados com a visão de mundo deles e que tenham objetivos bem definidos. Portanto, é importante que a cultura organizacional da empresa esteja bem embasada e sólida para todos os colaboradores, além de não ferir nenhuma minoria.

É importante frisar que o emprego que eles buscam não é somente ligado ao dinheiro recebido, mas sim ao sentimento de pertencimento a uma organização que realmente segue com seus valores e coloca os seus ideais nos projetos.

Como já dito anteriormente, para essa geração, não basta a empresa somente falar que se preocupa com minorias e o meio ambiente, por exemplo, ela tem que mostrar que realmente se importa, tem de colocar essas pautas em seus projetos. Só assim, ela conquistará os Millennials.

Conclusão

Ao longo deste artigo, você entendeu o que são e quais são as características proeminentes dos Millennials, também compreendeu suas diferenças entre Geração Z,.

A geração considerada como azarada e frustrada, na verdade, foi uma juventude muito ativa politicamente e socialmente mudando a forma com que o mercado de trabalho e as grandes organizações atuam. A preocupação e mudanças atuais com o meio ambiente e igualdade são possíveis hoje porque essa geração fez um “barulho” há anos atrás.

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