Gestão de benefícios: Como ela tem ajudado o RH?

Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas você sabia que é possível que a gestão de benefícios possa ajudar a sua empresa? Afinal para gerir uma empresa é necessário considerar diversos aspectos para ser eficiente, como a contratação dos profissionais corretos, a gestão dos processos e os resultados atingidos.

O setor de RH é essencial para manter a motivação dos colaboradores, sendo que a gestão de benefícios é uma ferramenta estratégica importante nesse contexto.

Por isso, quando esse processo é feito de forma eficiente, ou seja, atendendo as necessidades dos colaboradores, é possível conseguir diversas vantagens para o negócio. Portanto, vale a pena investir nisso de uma maneira que seja possível entender as necessidades dos profissionais, oferecendo o que eles realmente precisam e desejam.

Neste artigo, vamos abordar o que é e como funciona a gestão de benefícios, mostrando como ela pode ser uma ferramenta estratégica para o RH.

Como funciona a gestão de benefícios?

Bom, a gestão de benefícios é um conjunto de ações tomadas pelas empresas para administrar as vantagens oferecidas aos colaboradores. O Objetivo dela é oferecer outras formas de remuneração aos funcionários, além do salário.

Sendo assim, a empresa pode direcionar os benefícios para satisfazer alguma necessidade ou até mesmo desejo. Por isso, é muito importante você entender qual o perfil e as necessidade que seus colaboradores possui, para assim poder ajudar a motivá-los.

Sendo assim, é muito importante realizar uma implementação eficiente, o que só acontece quando a empresa define seus pacotes de acordo com o perfil de seus funcionários e das suas atividades. Isso evita que alguém receba algo que não seja útil para a sua realidade, o que causa desconforto e desmotivação.

Os benefícios são capazes de satisfazer os objetivos individuais, econômicos e sociais dos funcionários. Assim, eles proporcionam uma vida pessoal, familiar e profissional mais tranquila e produtiva a todos.

Esse formato trás liberdade para que cada colaborador administre o que recebe, de acordo com as regras estipuladas pela organização, é provável que a satisfação aumente, assim como os resultados.

Contra partida, quando essa gestão não é realizada, costuma trazer alguns prejuízos para a organização, como falta de motivação nos profissionais, perda de força na captação de novos colaboradores, dificuldade na retenção de talentos, entre outros.

O que são incentivos fiscais?

Os incentivos fiscais, também conhecidos como benefícios fiscais, são medidas que promovem a redução ou extinção da alíquota de determinados impostos a serem pagos. Estes benefícios são comumente oferecidos sob a forma de redução ou isenção fiscal — ou seja, pela não recolhimento de certos impostos sobre as empresas.

Esses tipo de medida podem abranger tanto os impostos federais, estaduais ou municipais.  Além disso, pode-se dividir estes benefícios em dois tipos de incentivos fiscais: os regionais e os sociais.

Descubra com os benefícios ajudam a empresa a ter acesso aos incentivos fiscais?

Os incentivos fiscais são excelentes vantagens que auxiliam na otimização do fluxo de caixa, permitindo um investimento maior em outras áreas da empresa e até mesmo auxiliando na sua expansão.

Além disso, um dos principais objetivos desses benefícios é incentivar a geração de emprego. No entanto, a grande dúvida é: como solicitar esses incentivos fiscais? Veja a seguir:

  • incentivos fiscais municipais: as leis de incentivo fiscal municipal variam de acordo com as exigências de cada município. Por isso, é importante que você se dirija à prefeitura para obter informações concretas sobre os incentivos disponibilizados em sua cidade;
  • incentivos fiscais estaduais: assim como no caso anterior, os incentivos fiscais estaduais variam de acordo com as determinações de cada estado;
  • incentivos fiscais federais: o único pré-requisito nesse caso é que o regime de tributação da sua empresa seja o Lucro Real. A partir disso, você só precisa verificar as regras que normatizam cada benefício oferecido pela sua companhia.

A seguir, listamos os principais benefícios que ajudam a sua empresa a ter acesso aos incentivos fiscais. Entre os principais, podemos citar:

  • plano de saúde: proporciona melhores condições de trabalho aos colaboradores e incentiva a diminuição do absenteísmo;
  • vale-refeição: permite que o colaborador tenha uma alimentação de qualidade;
  • vale-cultura: é uma ajuda financeira que permite que o colaborador tenha acesso à cinema, teatro, revistas, jornais etc.

Como a gestão de benefícios pode ser considerada uma ferramenta estratégica de RH?

Dentro da empresa o RH acaba precisando cuidar de diversos aspectos, desde a contratação de novos funcionários até a satisfação dos colaboradores atuais.

É nesse momento que a gestão de benefícios se torna uma ferramenta estratégica, trazendo inúmeras vantagens que impactarão positivamente os resultados.  Veja a seguir alguma delas:

Valorização dos colaboradores

Quando a empresa oferece um bom pacote de benefícios, isso demonstra a valorização que a empresa tem com o profissional. O funcionário entenderá sua importância e verá que suas necessidades são colocadas como prioridade.

Colocar o bem-estar individual em evidência dentro do ambiente corporativo é uma das melhores maneiras de conquistar a confiança dos funcionários. Desse modo, eles se tornam mais produtivos, motivados e engajados com a organização.

Melhora a retenção de talentos

O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo, e reter talentos dentro da sua empresa pode ser um desafio. Sendo assim, encontrar profissionais competentes no mercado e atrai-los é um desafio.

Da mesma maneira, é imprescindível manter aqueles que já estão na organização. A retenção de talentos reduz a necessidade de gastos com contratação, treinamento e capacitação de novos profissionais, além de representar uma importante vantagem competitiva.

Proporciona um ambiente agradável

Um ambiente agradável para trabalhar é muito importante para que os colaboradores se mantenham motivados e engajados. Quando isso não acontece, é possível detectar atitudes negativas entre os profissionais, como desmotivação, falta de comunicação, entre outras.

Dentre alguns dos fatore que impedem que um clima organizacional seja saudável está a insatisfação dos empregados com o trabalho ou com a empresa, o que pode ser remediado com uma política de benefícios eficiente.

Reduz o absenteísmo e os atrasos

Quando o local de trabalho é agradável os profissionais se sentem motivados ao realizarem suas funções, os atrasos e as faltas injustificadas tendem a ser reduzidos. Os colaboradores adquirem mais preocupação e responsabilidade com a execução de suas tarefas e com a qualidade de seu trabalho. Isso evita que a organização tenha que lidar com taxas elevadas de absenteísmo de seus funcionários.

Possibilita contratações mais eficazes

Quando a organização tem uma política de benefícios flexível e atraente, ela passa a ser vista como um bom local de trabalho, sendo muito visada pelos profissionais. Desse modo, a atração de talentos é beneficiada, pois a oferta de candidatos será maior, possibilitando a escolha dos melhores do mercado.

Práticas para uma gestão de benefícios eficiente

Mapeie os custos

A primeira prática para uma boa gestão de benefícios é considerar os custos envolvidos ao implementar os benefícios. Contudo, você não deve se limitar somente aos gastos diretos, afinal a empresa pode economizar nos planos e ferramentas de aplicação, mas caso não tenha boa aceitação dos empregados, será um investimento perdido. Logo, faça um mapa que seja capaz de analisar:

  • o orçamento para implementação;
  • as despesas mensais;
  • o fluxo de caixa para sustentação do benefício;
  • os retornos e ganhos esperados (criar metas mensuráveis, objetivos claros e com prazo realista).

Considere os perfis dos profissionais

Antes mesmo da empresa fazer adesão de benefícios, é necessário que ocora o planejamento, para que a empresa não determina planos fora da realidade e interesses dos profissionais. Dependendo da idade dos empregados, se moram com pais ou sozinhos, se têm filhos e outros, os benefícios serão diferentes para atrair cada grupo.

Caso sua empresa tenha vários perfis, leve em conta os benefícios flexíveis para conseguir atender a todos e satisfazer a maioria das pessoas, mas ainda sim não dispense uma pesquisa de preferências de benefícios.

Implemente ferramentas de controle

Atualmente temos no mercado várias soluções, que ajudam o RH da sua empresa ser mais estrátegico, como a nossa solução que é a única do mercado que junta gestão e controle de ponto mais benefícios flexíveis dentro do mesmo app.

Busque soluções que facilitem a parte burocrática do RH e também dê mais liberdade para o colaborador visualizar o seu benefício. Assim, evita-se que a empresa perca o controle dos pacotes e gere problemas na organização.

Como a MarQ pode ajudar a sua empresa?

Como vimos, a gestão de benefícios é fundamental para qualquer organização e ajuda em diversos aspectos. Para otimizar esse processo, é interessante contar com uma empresa especializada.

A flexibilidade nesse processo é importante, pois permite que o profissional escolha o que vai receber de acordo com suas necessidades. É preciso buscar um sistema que ofereça essa possibilidade, por meio de um cartão de crédito ou plataforma que os colaboradores possam usar para fazer suas escolhas.

Desse modo, cada colaborador recebe um cartão de crédito que dará o controle sobre os benefícios que serão utilizados. Já na plataforma, será permitida a flexibilização, deixando o profissional gerenciar seus benefícios como preferir, de acordo com as regras e os pontos disponibilizados pela organização.

Neste artigo, vimos como a gestão de benefícios pode ser uma ferramenta estratégica no RH e melhorar o ambiente organizacional. Portanto, o investimento nessa área é importantíssimo para o sucesso da empresa e possibilita que os colaboradores estejam mais motivados e engajados com a organização.

Gostou de conhecer mais sobre esse tema? Então, aproveite para entrar em contato conosco e saiba como a MarQ Benefícios pode ajudar a sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *