Sua empresa sabe da importância do registro de ponto? E como essa ferramenta pode auxiliar o dia a dia da sua empresa? Descubra tudo isso e muito mais em nosso artigo.
Por algum tempo o registro de ponto foi considerado como algo ruim, entre tanto atualmente a maioria das empresas já identifica as vantagens em ter um controle de jornada para a gestão da sua empresa.
Dentre os principais benefícios do registro de ponto podemos citar: adequação a legislação trabalhista, redução de custos, coleta de indicadores de gestão de pessoas e muitas outras vantagens que o registro pode trazer para uma empresa, seja qual for o seu ramo ou porte.
O que é um registro de ponto?
Registro de ponto é uma forma de controlar a jornada dos colaboradores através da coleta de dados sobre seu expediente. Ao longo do dia, um funcionário faz a marcação de seus horários de entrada, almoço e saída e à essas marcações é dado o nome de registro de ponto.
Como funciona o registro de ponto?
O registro de ponto tem objetivo de acompanhar a jornada de trabalho do colaboradores.
Todos os dias eles marcam o ponto de acordo com sua jornada, e ao final do mês, todos os pontos marcados somam as horas em que o colaborador trabalhou, e dessas horas são retirados os dados para sua folha de pagamento.
Então, se o funcionário fez hora extra, se atrasou ou faltou, é por meio do registro de ponto que a empresa consegue ter essa informação, para realizar o seu pagamento da forma correta.
O que diz a lei trabalhista?
Quando falamos sobre registro de ponto, é necessário ficar atento e entender o que diz a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e as portarias do antigo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que tratam sobre os sistemas eletrônicos de ponto.
Registro de ponto na CLT
O registro de ponto aparece na CLT em seu artigo 74. De acordo com o inciso, todos os estabelecimentos com mais de 20 colaboradores devem efetuar a marcação de ponto de seus funcionários.
Até 2019, essa obrigação da marcação de ponto se estendia apenas a estabelecimentos com mais de dez funcionários, entretanto, após a Lei da Liberdade Econômica, a obrigação passou a ser para estabelecimentos com mais de 20 funcionários.
Ainda nesse artigo, podemos observar que essa marcação pode acontecer de três formas: manual, mecânica ou por meio de um ponto eletônico.
Para utilizar um controle de ponto eletrônico, a empresa deve seguir as orientações dadas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Quais os tipos de registro de ponto?
Atualmente existem três tipos de registro de ponto permitidos pela lei, são eles:
- Registro de ponto manual;
- Ponto mecânico;
- REP e Ponto Alternativo (Registro de ponto eletrônico).
Por que controlar a jornada de trabalho com registro de ponto?
Como dito anteriormente, antigamente, as empresas não identificam as vantagens em ter um controle de ponto. Mas, atualmente, isso faz com que a empresa tenha uma visão muito mais estratégica.
Um bom exemplo é quando a empresa possui uma alta taxa de absenteísmo. Se essa taxa passa do normal, é sinal de que existe algo errado na gestão de pessoas e você pode investigar para descobrir qual é a origem desse problema.
Com o registro de ponto, é possível saber se os colaboradores estão se atrasando ou faltando muito sem justificativa.
Além disso, com um controle de ponto inteligente, você consegue saber exatamente qual é a taxa de absenteísmo da sua empresa e então promover ações para contornar a situação.
Outra questão que demonstra o porquê sua empresa deve adotar um registro de ponto, é a prevenção de processos trabalhistas.
Anualmente, no ranking de passivos trabalhistas registrados no Tribunal Superior do Trabalho (TST), horas extras, intervalo intrajornada e outros temas relacionados a jornada de trabalho aparecem com o maior número de processos registrados.
Vantagens do registro de ponto
As vantagens do registro de ponto são muitas, todavia, dentre suas principais, podemos citar:
- Redução de custos;
- Prevenção contra passivo trabalhista;
- Dados e indicadores de gestão de pessoas;
- Melhora na cultura organizacional;
- Fortalecimento da relação entre funcionário e colaborador;
- Retenção de talentos.
Agora, se a sua empresa adotar um registro de ponto alternativo, a lista de vantagens aumenta pois, esse modelo trará praticidade e facilidade ao RH/DP da empresa, além de facilitar os cálculos da folha de pagamento, já que os pontos são computados no momento em que são marcados e o cálculo da jornada de trabalho é feito de forma automática.
Isso representa ao final do mês mais de 90% de redução de tempo no processo de fechamento da folha de ponto. Logo, ele também contribui para a redução de custos, já que controla a jornada e minimiza os erros no cálculo de horas.
Conheça opções digitais para registro de ponto
A MarQ. fornece algumas opções digitais para facilitar problemas rotineiros de empresas que utilizam os métodos mais antigos para o registro de ponto. Conheça alguma delas a seguir:
-
App MarQ. de controle de ponto
Nosso aplicativo permite que o colaborador faça o controle de ponto utilizando o próprio smartphone.
Por meio dele é possível diferenciar qual é o tipo de ponto que está sendo batido, diferenciando a entrada de um início de intervalo.
O aplicativo também permite enviar pedidos de ajuste de ponto – que são notificados ao supervisor na hora para aprovar ou recusar, permite fazer controle de férias e de ausências com comprovante, controle de horas extras e banco de horas com relatórios exclusivos e alertas de excesso.
É verificada a identidade do colaborador e horário do ponto, de maneira impossível de manipular e fraudar.
Ademais, não existe a necessidade de fechamento de ponto (que demanda alto custo em dinheiro e tempo), pois todos os pontos são acompanhados e gerenciados em tempo real, sendo necessário apenas baixar os relatórios e enviar ao contador.
-
QR Code
Esse método também utiliza um aplicativo, mas esse deve ser utilizado para ler um código QR exclusivo de cada colaborador para autorizar o ponto.
-
Tablet
Nesse caso, o aplicativo instalado deve funcionar como um relógio eletrônico de ponto (REP).
Os colaboradores devem inserir um código único de acesso para confirmar sua identidade e fazer o registro.
É uma excelente opção para indústrias e fábricas, que sejam que o colaborador bata ponto num local fixo, mas que buscam mais modernidade e tecnologia para essa opção.
-
Reconhecimento facial
Um sistema de ponto por tablet ou biometria, pode contar com reconhecimento facial, onde o colaborador deve tirar uma foto ou escanear seu rosto para autorizar.
Tecnologia e Inteligência Artificial a favor do RH
Podemos concluir que o método mais eficiente, seguro, prático e econômico para fazer registro de ponto dos colaboradores da sua empresa é o Ponto Digital por meio de aplicativo da MarQ.
Isso, porque, é o método que apresenta soluções utilizando as tecnologias mais atuais do mercado, como inteligência artificial para coleta e entendimento de dados com segurança.
E principalmente a possibilidade de gestão das horas trabalhadas em tempo real, um dos maiores requisitos em todos os nichos.
Ainda assim, os outros métodos podem ser optados de acordo com o orçamento da empresa e as necessidades atuais da mesma.
Quais as principais dúvidas sobre registro de ponto?
Como justificar ponto não registrado?
Esquecer de bater o ponto é uma das coisas bastante comuns no dia a dia de uma empresa. Determinado dia o colaborador pode estar mais desligado ou chegar tão atrasado e não se lembrar de parar para registrar o seu ponto.
E a situação fica mais confusa quando a portaria 1510 propõe que não seja possível realizar alterações ou inserir pontos na folha dos colaboradores. Por isso, é comum que o RH tenha dúvida em como justificar esse ponto.
Mas nesse caso, a sua empresa deve inserir a informação manualmente com uma justificativa do porquê fez essa alteração, dessa forma, ao fazer a extração do espelho de ponto, essa justificativa aparecerá no dia de trabalho.
Cargo de confiança precisa bater ponto?
Essa é uma das dúvidas mais comuns, todavia, os cargos de confiança de uma empresa são dispensados da marcação de ponto.
Contudo, vale ressaltar que nesses casos, a empresa não poderá descontar do salário as faltas ou atrasos, ou pagar horas extras a esse colaborador.
Quais os prejuízos de não fazer o registro de ponto?
Existe uma série de desvantagens para as empresas que optam por não realizar o controle de jornada dos seus colaboradores.
Entre as principais e mais graves, podemos citar multas administrativas, caso a empresa sofra uma fiscalização e tenha em seu estabelecimento mais de 20 colaboradores e nenhuma acordo de registro de ponto por exceção.
Além disso, a empresa ainda corre o risco de sofrer com processos trabalhistas, erros operacionais, custos elevados por mal gerenciamento das jornadas e até mesmo falta de confiança entre empregador e empregado.
Por tudo que vimos nesse texto, você já deve ter percebido que não realizar o registro de ponto é uma grande desvantagem para sua empresa.
Como funciona o registro de ponto no aplicativo?
A marcação de ponto no aplicativo é bastante simples, entretanto, antes mesmo de acontecer o registro do ponto, a empresa precisa estabelecer uma jornada ao colaborador só assim o sistema conseguirá identificar quando o ponto registrado está fora da jornada do funcionário.
Após isso, quando o colaborador registrar o seu ponto ele já aparecerá na folha de ponto online de forma automática.
Isso acontece pois, o ponto alternativo funciona em nuvem e a função de registro é apenas uma das partes do sistema que envolve registro, tratamento e gestão de ponto!
Como usar registro de ponto no home office?
Com o ponto por aplicativo, é possível que sua empresa controle a jornada dos colaboradores mesmo em home office.
Contudo, para isso, é necessário que o RH e o DP, habilitem um meio de marcação para o colaborador que pode ser por computador ou por aplicativo de controle de ponto android ou IOS.
Mas, como falamos acima, é necessário antes estabelecer uma jornada de trabalho ao funcionário para que o sistema consiga identificar se as marcações aconteceram da forma correta.
Conheça a MarQ!
A MarQ. é uma empresa que produz soluções para controle de jornada das empresas.
Acreditamos que o controle de ponto não precisa ser detestado e pode ser um grande aliado do setor de Recursos Humanos e Departamento Pessoal.
Com o nosso sistema, você tem na palma de suas mãos a gestão completa da jornada dos seus colaboradores. Nossas soluções são inteligentes e possuem o melhor custo benefício do mercado.
Grandes empresas confiam na nossa solução, seja você também nosso parceiro! Clique aqui ou no banner abaixo, solicite seu teste grátis de 7 dias e revolucione o RH da sua empresa!