Não são raros os casos de empreiteiras que precisam buscar espaços próximos à obra para fazer a instalação do relógio para o controle de ponto dos seus colaboradores, mas isso gera despesas que oneram ainda mais seus já altos orçamentos.
Em outros casos, ocorre o deslocamento contínuo de um membro do time de Recursos Humanos, que desfalca a equipe e gera sobrecargas de trabalho entre o grupo.
Ou seja, além de gerar mais custos, os processos de apuração do tempo trabalhado ainda são os mesmos: geram pilhas de papéis que necessitam de arquivamento adequado.
No entanto, outras soluções que a tecnologia apresenta são especialmente adequadas a essa realidade: plataformas que podem solucionar com bastante eficácia até mesmo o trabalho do setor de RH. O controle de ponto ajuda na emissão de relatórios super completos e totalmente personalizáveis à realidade, especificidade e nicho de cada negócio
Além disso, hoje existem ferramentas como a catraca virtual. Esse recurso visa o controle dos acessos ao canteiro, ao mesmo tempo que monitora os EPIs e treinamentos.
Dessa forma, além de soluções absolutamente completas e sempre atualizadas com a legislação trabalhista vigente, temos não só a mobilidade do registro de ponto garantida, mas, sobretudo, confiabilidade e segurança na geração de relatórios e nas condições de trabalho desses profissionais.
O que você precisa saber a respeito das soluções tecnológicas voltadas à construção civil?
Cada negócio tem a sua especificidade. Isso fica ainda mais visível na construção civil, pois estes ambientes possuem características próprias, e que merecem toda a atenção.
Justamente por conta disso, é fundamental conhecer qual a melhor forma de controlar a jornada dos seus funcionários.
Sendo assim, listamos algumas situações que você deve levar em consideração. Confira:
Controle de ponto na obra auditável
Dada a forma de trabalho, a coleta de dados biométricos para o registro de ponto nem sempre é fácil. Assim, para tornar o registro de ponto seguro, confiável e auditável, ele pode ser coletado a partir de uma foto.
Investimento e durabilidade dos equipamentos
Outro fator importante para quem precisa controlar o ponto em diferentes postos de trabalho é a durabilidade dos equipamentos de coleta que são utilizados.
Desse modo, tanto a folha de ponto pode ser perdida, como o sensor do relógio biométrico pode danificar por conta da poeira e do deslocamento diário (quando estão fixados no ônibus de transporte, por exemplo).
Ao invés de comprar equipamentos de mais de R$ 1000 ou depender de uma folha de papel, nós recomendamos o uso da MarQTab, que funciona em tablets de R$300 e está em conformidade com a Portaria 373.
Conectamos o RH à obra
Boa parte das construtoras ainda dependem da coleta manual da informação, seja por meio de um pendrive ou do recolhimento dos cartões e folhas de ponto. O supervisor da obra acaba perdendo tempo ao realizar esse procedimento, que pode gerar informações imprecisas.
Ademais, a instalação do MarQTab te poupa preocupações com a armazenagem dos pontos coletados, já que mesmo sem internet o aplicativo funciona e armazena toda a informação.
Funcionalidades
O MarQBoard e é a nossa plataforma web em que nossos serviços estão centralizados. Lá, você pode:
- Acompanhar em tempo real toda a movimentação de entrada e saída dos funcionários, horas extras e faltas;
- Fazer o relatório de fechamento de ponto com poucos cliques, em menos de 10 minutos, exportá-lo em formato AFD ou AFDT ou ainda imprimi-lo;
- Auditar por meio dos dados de geolocalização a jornada de trabalho dos seus colaboradores e do registro de ponto por meio de selfie;
- Assegurar a integridade das informações, uma vez que são dispensados os cartões de ponto ou folhas de registro;
- Analisar a aderência, produtividade e resultados de todas as equipes de trabalho;
- Gerenciar e criar estratégias para a maximização do aproveitamento do trabalho através dos relatórios gerados e índices de desempenho dos colaboradores;
- Ajustar jornadas evitando horas extras desnecessárias com qualquer tipo de jornada: cíclica, semanal ou jornada 12×36.
Quer saber como funciona o MarQTab?
O MarQTab é utilizado para a marcação de ponto de vários colaboradores em um mesmo aparelho.
Neste caso, um login único de administrador realiza o acesso ao teclado, onde a marcação de ponto na modalidade escolhida pela empresa deve ser realizada.
Além disso, outra vantagem proporcionada pelo MarQTab são as 4 formas de marcar ponto: QR-Code, Reconhecimento facial, crachá e PIN.
Para realizar o registro de ponto do funcionário, bastam poucos cliques. Por fim, confira no vídeo abaixo como funciona a marcação via reconhecimento facial no MarQTab:
Teste grátis
Gerencie e feche a sua folha de ponto de uma forma segura e com pelo menos 80% de agilidade. Largue o trabalho manual, ganhe tempo e utilize um ótimo sistema com valores bem acessíveis.
Ficou interessado? Venha tirar suas dúvidas com a nossa equipe e encontre a melhor solução para o seu negócio. Se preferir, teste o nosso sistema gratuitamente.