Compartilhe:

Índice

Como consolidar uma equipe de trabalho?

Índice

A sua empresa enfrenta dificuldades para manter os profissionais que exercem trabalho com produtividade e qualidade? O seu setor de Recursos Humanos dedica muito tempo em processos burocráticos e não consegue pensar em soluções para manter os maiores talentos da sua equipe? Tudo isso pode ser repensado e solucionado por meio de um RH Inteligente.

Todos sabemos que, com o avanço da tecnologia, tudo se transforma muito rápido e as oportunidades estão se multiplicando. Por isso, é importante que o seu RH esteja atento às mudanças e disposto a se adaptar. Caso contrário, a sua empresa tende a ficar para trás e perder em termos de competitividade com outras empresas. Não queremos isso, certo?

O que é um RH Inteligente?

Um RH Inteligente trabalha na gestão estratégica de pessoas, com o foco na liderança do mercado e nos profissionais da empresa. Em primeiro lugar, isso só é possível com o auxílio de ferramentas de automação, que economizam tempo do profissional de RH, e também com softwares de análise comportamental, que identificam o que move os colaboradores da empresa. A partir disso, é possível montar uma boa estratégia para aplicar melhores condições de trabalho aos seus colaboradores.

O RH Inteligente é um novo tipo de posicionamento do RH, totalmente diferente das gestões passadas. Isso porque, nos tempos atuais, esses profissionais não devem estar restritos a processos burocráticos da empresa, mas devem concentrar o seu tempo na análise comportamental da sua equipe. Hoje, mais do que nunca, é importante investir no capital humano. Para isso, a empresa deve pensar em benefícios que convençam o colaborador a permanecer ali.

Analise o perfil dos colaboradores

Antes de definir quais benefícios devem ser priorizados pela sua empresa, é preciso entender o perfil dos seus colaboradores. Lembrando que isso não vai garantir a permanência dos profissionais na empresa, mas certamente vai elevar a motivação deles e, por consequência, o engajamento e a produtividade de cada um. Lembre-se: uma boa experiência no ambiente de trabalho é essencial para preservar os seus principais talentos.

Mas como definir o perfil dos colaboradores e ofertar os benefícios ideais para ele? É simples, você pode unir o plano de vida pessoal com o profissional. Por exemplo, se o colaborador é casado e possui filhos, a tendência é que ele prefira benefícios que estejam ligados ao cuidado e manutenção da sua família. Agora, se o colaborador é jovem, ele tende a estar preocupado com o desenvolvimento da sua carreira e da sua própria capacitação.

Quais benefícios um RH Inteligente oferece?

  • Plano de saúde e odontológico;
  • Auxílio-medicamento;
  • Seguro de vida;
  • Vale-refeição ou alimentação;
  • Vale-transporte;
  • Transporte fretado;
  • Vale-combustível;
  • Estacionamento;
  • Auxílio-creche;
  • Bolsas de estudo;
  • Celular;
  • Planos de previdência privada;
  • Clube ou atividades recreativas;
  • Reembolso para cursos e educação;
  • Parcerias comerciais;
  • Participação nos lucros;
  • Horários flexíveis.

RH Inteligente - MarQPonto

Use o People Analytics para coleta de dados

People Analytics é uma ferramenta de coleta, organização e análise de dados. Por meio de relatórios da própria empresa e também de fontes externas, como é o caso das redes sociais, você consegue pensar em alternativas que aumentem a produtividade e a felicidade no trabalho.

Da mesma forma, com a análise e interpretação do software, você investiga padrões de relacionamentos e atritos profissionais. As fontes se tornam ótimas para discutir hábitos, comportamentos e padrões, além de auxiliar na mediação de conflitos entre profissionais e estratégias de integração entre eles.

O RH Inteligente conhece a jornada dos trabalhadores

É preciso que o profissional de RH não fique restrito a gestão de pessoas, mas conheça os processos que ocorrem dentro da empresa. Se ele conhece a jornada do colaborador, consegue medir o tempo necessário para a execução das tarefas e cria experiências positivas dentro do ambiente de trabalho.

Além disso, é possível pensar em jornadas de trabalho favoráveis para ambos. Como é o caso do home office, que oferece uma flexibilidade na rotina de trabalho. Como resultado, com o fluxo de trabalho desenhado, o profissional conhece suas responsabilidades e prazos e o empregador sabe onde pode cobrar.

O RH Inteligente se comunica com os trabalhadores

Comunicação empresarial - MarQPonto

comunicação direta entre empregador e funcionário é essencial para o desenvolvimento de uma empresa. Por isso, faça pesquisas de clima organizacional, conheça as frustrações, medos, objetivos e necessidades do seu profissional. Além disso, os funcionários querem se sentir parte das tomadas de decisões, compartilhe os objetivos da empresa, realize reuniões frequentes. O uso de algumas ferramentas podem se tornar soluções efetivas, como por exemplo:

  • Redes sociais internas;
  • Aplicativos de mensagens instantâneas;
  • E-mail Marketing interno.

Benefícios de um RH Inteligente

  • Economia de recursos financeiros: Com a consolidação de uma boa equipe de trabalho, você deixa de gastar com indenizações e com treinamentos para os novos funcionários. Além disso, você ganha em produtividade, levando em conta que não será necessário um novo período de adaptação;
  • Produtividade: Quando você reconhece as funções alinhadas ao perfil de cada trabalhador, faz com que ele se torne mais produtivo, engajado com o propósito da empresa e trabalhe motivado;
  • Fim dos ruídos: Lembre-se que você está acumulando dados de pessoas reais. Portanto, a comunicação eficiente e transparente com o colaborador será sempre o melhor caminho para compor um clima organizacional.

RH Inteligente diminui a burocracia

Pilhas de papeis e acúmulo de processos desnecessários atrapalham na construção de um RH Inteligente. Por exemplo, quanto tempo você leva para fechar as folhas de pagamento da sua empresa? Muito? A MarQ. é uma ótima solução para isso. Lembre-se: O RH deve estar focado na estratégia, para tarefas repetitivas existem automações.

A MarQ. desenvolveu um sistema de controle de ponto eletrônico online que permite o registro e a gestão da jornada de trabalho dos seus funcionários por meio de aplicativo para Android, IOS e interface web. Gerencie e feche a sua folha de ponto de uma forma segura e com pelo menos 80% de agilidade do que se fizesse isso de forma manual.

Ficou interessado e quer diminuir a burocracia na hora de controlar o ponto dos seus funcionários? Teste o nosso sistema gratuitamente. Tenha em mente que é melhor você investir hoje na construção de futuros talentos, do que ficar refém de um mercado que muda o tempo inteiro. Trabalhe com menos achismo e mais certeza de como gerir uma boa equipe.

Nós ajudamos empresas a desburocratizar os processos de gestão de pessoas e tempo, e devolvemos horas para o RH usar no que realmente importa

Veja também

Como fazer uma boa gestão de restaurante?

15/03/2024

Marcação de ponto: entenda o que diz a lei trabalhista

15/03/2024

Como fazer um controle de férias eficiente?

13/03/2024