As companhias de telefonia e internet crescem cada dia mais e, por esse motivo, o controle de ponto para empresas de telecomunicação é um tremendo desafio. Como existem muitos colaboradores dentro do mesmo lugar, a diversidade de escalas é grande e trabalhosa. Além disso, existem funcionários que atuam em home office.
Ou seja, decidir qual é a melhor maneira de controlar o ponto é importante. Por exemplo, o relógio de ponto não atende as necessidades dessas empresas, porque fica em um local fixo e que não pode ser acessado de forma online. Portanto, você deve perguntar-se: como achar um controle de ponto efetivo para esses casos?
Obrigatoriedade do controle de ponto para empresas de telecomunicação
Uma característica forte das empresas de Telecom é o grande números de funcionário dentro do mesmo local de trabalho, que passa pelo departamento de vendas até o suporte. Ainda assim, alguns gestores podem ter a seguinte dúvida: A minha empresa é obrigada a ter controle de ponto?
No geral, no caso das empresas de telecomunicação, sim. Já que, segundo o Artigo 74 § 2 da CLT, se o seu estabelecimento possui mais de vinte funcionários, o controle de ponto é obrigatório. Por isso, as empresas de telecomunicação só estão respaldadas juridicamente com um sistema de ponto efetivo.
Alternativa de controle de ponto para empresas de telecomunicação
Como as empresas de telecomunicação já estão acostumadas a lidar com tecnologia, fica mais fácil a compreensão de que existem ferramentas que conseguem auxiliar em todos os processos do negócio. Inclusive, esse é o caso do setor de Recursos Humanos.
Com um bom sistema de ponto eletrônico, você pode programar diversas escalas de trabalho, de acordo com a necessidade da sua empresa. No Telecom é bem comum que um funcionário possa trabalhar em horários diferentes dentro da mesma semana. Ou seja, poder adaptar as escalas é essencial para o RH.
Controle de ponto para empresas de telecomunicação em home office
Se você possui colaboradores em home office, saiba que esse sistema também te auxilia nesses casos. Isso porque o funcionário pode marcar o ponto em qualquer lugar, basta que o aplicativo de ponto eletrônico esteja instalado no seu celular. Ou seja, não existe a necessidade dele estar presente na empresa.
Além do gestor receber informações em tempo real sobre o registro de ponto, ainda pode configurar outras funcionalidades. É o caso da geolocalização, que indica o local onde o funcionário está marcando o ponto. E também o cerco eletrônico, em que o gestor delimita onde o colaborador pode fazer o registro.
MarQ. atende empresas de telecomunicação
Na hora de escolher o seu controle de ponto, leve em conta as empresas que já trabalham com esse nicho de mercado. É o caso da MarQ., que atende uma série de empresas de telefonia e internet, que construíram com a nossa equipe o sistema que temos hoje.
O nosso sistema permite que você indique a escala que o seu funcionário fará no mês ou semana, pontuando quais serão os dias de folga e quantas horas serão feitas em cada dia. Além disso, você pode receber avisos de quando o colaborador está ultrapassando as horas ou se está devendo horas de um determinado dia.
Há mais de um ano, atendemos a empresa Youtility, que possui mais de 3000 colaboradores com diferentes escalas de trabalho. Se você quer conhecer as nossas funcionalidades, entre em contato. Se preferir, teste grátis o sistema e veja se ele atende as necessidades da sua empresa de telecomunicação.