5 benefícios do onboarding para funcionários

Os primeiros dias do funcionário na empresa são essenciais para uma boa adaptação. Conheça os benefícios do onboarding!

img-marqponto

No Departamento Pessoal, a palavra onboarding trata-se da adaptação, integração e capacitação dos profissionais recém-ingressados na sua empresa. Assim, é possível que o novo colaborador se adapte a cultura do seu negócio e conheça as principais normas da organização..

Esse processo é muito importante, já que as primeiras semanas são essenciais para que o funcionário tenha uma boa impressão do seu novo local de trabalho. Além disso, é importante para a marca, porque esse é o momento em que o colaborador mais vai falar sobre a sua empresa.

Diferente do que muitos imaginam, o processo de recrutamento e seleção é só o primeiro passo para uma boa contratação. Lembre-se que você passou confiança para que esse profissional tenha integrado a equipe. Durante o onboarding, amplie essa conexão e faça com que ele queira permanecer na sua empresa.

Planejamento do onboarding

Apresentação do setor - MarQPonto

Para realizar o onboarding, é preciso fazer o planejamento desse processo. Nesse momento, você pode pensar quem serão as pessoas envolvidas e que conteúdos serão apresentados ao funcionário. Essa é uma grande oportunidade para também apresentar as funções, responsabilidades e as metas do seu setor.

Conversa de boas-vindas

É o primeiro dia de trabalho e normalmente as pessoas tendem a se sentir inseguras. Por isso, recebê-lo como alguém que é importante é uma boa forma de quebrar o gelo. Durante todo o primeiro mês, o gestor de Recursos Humanos deve assegurar que o colaborador esteja tendo uma boa integração.

Nessa primeira conversa, também é hora de passar toda a orientação do que ele deve fazer ou não, quais são os horários de intervalo, entrada e saída, onde ele poderá encontrar maiores informações e quais são as pessoas de segurança. Assim, você insere o colaborador nas políticas da empresa e evita a falta de clareza.

Apresentação da empresa

Recomendo que você faça uma apresentação em power point com o conteúdo alinhado com aquilo que a organização espera dos novos colaboradores. Além disso, aproveite para falar da missão, visão e valores da empresa. Conte a história do negócio, para que o funcionário entenda como a empresa se tornou o que é hoje. 

Toda empresa possui setores diferentes e é importante que o colaborador conheça como é feita essa divisão, assim, terá mais liberdade para saber quem procurar para assuntos específicos. Além disso, apresentar os líderes de cada setor e a hierarquia da empresa, é essencial para que ele se molde a nova estrutura de trabalho.

O seu negócio tem algum tipo de plano de carreira? Cultura de feedback? Plano de desenvolvimento individual? Conversas one-on-one? Apresente isso para o novo colaborador. Aliás, ele não conhece nada sobre a empresa. Ou seja, nessa integração é hora de apresentar as principais ferramentas utilizadas.

Orientação do novo setor

Não importa o quão bom é um funcionário, se ele não conhecer o setor que vai trabalhar, dificilmente vai atingir o seu potencial máximo. Isso porque, apesar de saber exercer a função, nem sempre sabe quais ferramentas e processos a empresa utiliza. Ou seja, explique tudo para que ele ambientalize-se. 

Além disso, quando esse processo é realizado, os erros tendem a diminuir, já que a falta de conhecimento interfere na produtividade. Aqui, você consegue acelerar o desenvolvimento do colaborador, porque ao invés dele conhecer pouco a pouco o seu setor, recebe as informações de uma só vez e de forma organizada.

Aproximação com a equipe

Tudo bem, agora seu funcionário conhece a empresa, sabe as suas funções e os processos do seu setor, mas de nada adianta se ele sentir-se sozinho. Por isso, essa é uma das etapas mais importantes do onboarding, já que é hora de consolidar a equipe de trabalho.

Para que o onboarding não fique chato, não se limite apenas a explicação, mas apresente a empresa com aqueles que realmente fazem ela acontecer: os colaboradores. Nesse caso, um happy hour pode aproximar o novo funcionário. Além disso, é uma boa oportunidade da equipe se conhecer melhor.

Benefícios do onboarding

Onboarding com a equipe - MarQPonto

Você seguiu toda a etapa de planejamento e execução do onboarding? Agora posso te garantir que ele traz grandes resultados para o seu negócio. Confira alguns deles:

1. Redução de turnover

Não existe nada pior do que dedicar tempo e investimento financeiro em um colaborador que não tem a intenção de ficar na organização. Ou pior, que abandona o novo trabalho logo após alguns dias. Quando você integra o novo funcionário, cria um vínculo forte com ele, o que diminui a possibilidade de turnover.

2. Impacto na produtividade

Quando chega um novo funcionário, a produtividade da empresa cai, porque existe o período de adaptação e treinamento. Por esse motivo, as primeiras e últimas semanas de um funcionário são as de menor produtividade. Mas quando você realiza o onboarding, ele tende a se adaptar de maneira mais rápida e produtiva.

3. Fortalecimento da equipe com o onboarding

A chegada de um novo membro na equipe sempre é motivo de comemoração. Aliás, é mais um braço para colocar os planos da organização em prática. Além disso, a novidade sempre causa ânimo dentro dos setores. Nesse momento de onboarding, em que todos estão abertos, é hora de promover esse fortalecimento da equipe.

4. Fortalecimento dos valores da empresa

O novo funcionário chegou e ele está disposto a conhecer a empresa e adaptar-se aos seus valores. Se esse processo de onboarding é anulado, dificilmente o funcionário teria acesso tão claro a cultura da empresa. Ou seja, moldá-lo aquilo que é esperado, depois de já estar ambientalizado, é muito mais difícil. 

5. Redução de erros

A chegada na empresa é o momento em que o funcionário mais erra, mas que também aprende com os seus erros. Por isso, os primeiros dias dos funcionários são o de maior aprendizado. Mas você pode poupar todo esse processo, trazendo de maneira mais clara os métodos de trabalho do setor.

Sem tempo para planejar o onboarding?

Se você está sem tempo para planejar o onboarding dos seus novos funcionários, é sinal de que provavelmente está sobrecarregado. Eu costumo dizer que o recurso mais valioso de uma empresa são os colaboradores, por isso, esse deve ser o seu foco de atuação.

Para isso, identifique aquilo que tem tomado o seu tempo e automatize esses processos que são mecânicos. Uma das coisas que mais tomam tempo do gestor de Recursos Humanos é o registro e gestão de ponto. Por isso, quero te apresentar a MarQPonto, uma empresa de controle de ponto eletrônico.

Com ela, você vai reduzir em 80% o tempo de fechamento da folha de ponto. Além disso, é uma ótima ferramenta para quem está preocupado com a sobrecarga de trabalho dos colaboradores. Aproveite para testar grátis o nosso sistema e, se preferir, converse com a nossa equipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *