Registrar ponto é uma ótima forma de as empresas controlarem as entradas e saídas dos colaboradores e terem o cálculo correto das horas trabalhadas para fins de remuneração. Também ajuda as instituições a monitorar absenteísmo, performance e outros parâmetros de desempenho.
Porém, esse ainda é um assunto que pode despertar dúvidas, especialmente em profissionais do RH ou empresários. Afinal, todo colaborador precisa registrar ponto? Confira este artigo e descubra!
O que é registrar ponto?
Registrar ponto é a ação que os colaboradores fazem de registrar a hora exata em que entram e saem da jornada de trabalho, bem como inícios e finais de intervalos e pausas. Registrar ponto é algo importante, não apenas pelos fins descritos na introdução, mas também, para ajudar as empresas a estarem dentro da lei e ter relações mais justas com seus colaboradores.
Há diversas maneiras pelas quais os colaboradores podem registrar ponto: manuais, mecânicas, eletrônicas e também utilizando softwares especialmente designados para este fim. Nós falaremos mais sobre isso nos tópicos a seguir.
Por que as empresas devem registrar ponto dos colaboradores?
E por que as empresas devem registrar os pontos dos trabalhadores? Na verdade, há uma série de bons motivos para fazer isso.
A segurança jurídica da empresa é um dos principais fins. Erros em cálculo de remuneração, férias, horas extras, intervalos interjornada e intrajornada são alguns dos principais problemas causadores de processos trabalhistas que podem resultar em severos prejuízos para a sua empresa. Um bom controle de ponto já pode ajudar em tudo isso.
Além disso, registrar ponto de maneira precisa assegura que os trabalhadores irão prestar à empresa todas as horas para as quais foram contratados. Naturalmente, estar presente em todas as horas acordadas não garante desempenho, mas combinar este monitoramento com outros indicadores ajuda a ter um retrato mais fiel do desempenho dos funcionários.
Respeitar horários de descanso e outras regulamentações legais, definidas pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) é outro bom motivo para registrar ponto. Veja a seguir:
O que a CLT fala sobre registrar ponto?
A CLT trata do registro de ponto principalmente em seu Artigo 74º, estabelecendo alguns parâmetros para que as empresas façam este controle de frequência. Um dos pontos mais importantes desta regulamentação é o fato de que empresas com mais de 20 colaboradores são obrigadas a marcar o ponto dos funcionários. Anteriormente, companhias com mais de 10 colaboradores tinham essa obrigação.
Além disso, mais recentemente, a Portaria 671 do Ministério do Trabalho e Previdência também estabeleceu mudanças importantes para quem precisa registrar ponto. Ela substituiu as Portarias 373 e 1510, que deixaram de ter validade e foram unificadas em uma única normativa.
Uma das principais mudanças foi delimitar e estabelecer os diferentes tipos de Registro Eletrônico de Ponto (REP). Embora essa tecnologia já existisse antes da portaria, havia algumas indefinições técnicas e burocráticas sobre a realização deste registro. A normativa veio para sanar dúvidas e estabelecer os padrões de registros REP-C, REP-A e REP-P.
De quais maneiras a empresa pode registrar ponto?
Como mencionamos anteriormente, a Portaria 671 regulamenta diversas formas de fazer o registro de ponto. São elas:
- Ponto Manual: registrado por meio de tecnologias mais antigas e tradicionais, como a folha de ponto preenchida manualmente ou livro-ponto;
- Ponto Mecânico: registrado por meio de uma máquina que faz marcações mecânicas em uma ficha de ponto, que pode ser por meio de inscrições ou até mesmo furos que registram os horários sem intervenção manual do colaborador;
- Relógio de ponto eletrônico: similar ao ponto mecânico, mas utiliza equipamentos eletrônicos para registrar o ponto em ficha ou em algum armazenamento digital. É usado principalmente nos sistemas REP-C e REP-A;
- Marcação de ponto digital: registrar ponto por meio de um software que pode ser utilizado em qualquer dispositivo, como computadores, smartphones ou tablets (formato REP-P). Oferece segurança com geolocalização, biometria e outros recursos que asseguram a integridade e a precisão dos dados. É hoje a melhor forma de registrar ponto no mercado.
Todo funcionário precisa registrar ponto?
Registrar ponto é algo que faz parte da realidade de boa parte dos colaboradores contratados via CLT. Mas será que todo funcionário precisa mesmo registrar ponto? Na verdade, não.
Além da isenção do registro de ponto aplicado a empresas com até 20 colaboradores, gerentes, diretores e chefes de departamento geralmente ocupam cargos de confiança, e por isso, não precisam ter controle de ponto.
Isso acontece, porque é normal que estes colaboradores tenham jornadas mais flexíveis devido à complexidade e a responsabilidade de seus trabalhos. Ou ainda, que viagem a trabalho. Logo, haverá dias em que eles trabalharão mais ou menos e isso normalmente é acertado diretamente com a chefia ou a direção executiva da empresa.
No entanto, nada impede que mesmo empresas com menos de 20 funcionários ou mesmo cargos de confiança de registrar ponto. Na verdade, é até recomendável! Traz mais segurança jurídica para todos os envolvidos e auxilia no cálculo correto de salários, direitos e benefícios.
Vantagens de registrar ponto dos funcionários
Como você tem visto ao longo de nosso artigo, o registro de ponto oferece uma série de benefícios para a sua empresa.
Além da precisão no cálculo da folha de pagamento, registrar ponto ajuda as empresas a tomarem decisões mais assertivas no que diz respeito à gestão do RH. Até mesmo para momentos de escolhas estratégicas, como momentos de ampliar ou reduzir a equipe, tomam como base informações coletadas no registro de ponto.
Ademais, além dos outros benefícios já listados, a empresa também pode usar o registro de ponto como uma forma de alimentar o employer branding. Isso porque o registro correto de frequência, combinado com o justo e preciso cálculo das remunerações, auxilia as empresas a reter talentos, diminuir absenteísmo e turnover.
Ainda na linha do RH estratégico, registrar ponto é um dos aspectos que fomenta a cultura organizacional da empresa, reforçando o compromisso mútuo entre colaboradores e empregadores em uma relação justa e transparente.
Cuidados ao registrar ponto
Apesar dos benefícios, as empresas também precisam tomar certos cuidados ao registrar ponto e contratar soluções que realizem este serviço.
Em primeiro lugar, é fundamental que o seu negócio busque um parceiro confiável para fornecer este software de registro de ponto, que seja devidamente homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, de acordo com a Portaria 671. Assim, a sua empresa evita problemas de natureza jurídica.
Além disso, pensando do ponto de vista prático, é bom testar e conhecer a fundo a solução que a empresa deseja contratar. É preciso verificar se ela é confiável, além de ser intuitiva e de utilização simples. Assim, você assegura que todos os seus colaboradores terão uma boa experiência, desde quem registra ponto, até mesmo quem vai lidar com os dados na outra ponta, ou seja, o RH.
Por fim, não deixe de verificar se as funcionalidades oferecidas pela solução atendem às suas necessidades, cabem no orçamento da empresa e têm boas referências do mercado. Aqui, na MarQ., boas referências é o que não faltam.
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Marcação de ponto utilizando qualquer dispositivo, com total regulamentação legal e simplicidade de uso. Além disso, você tem a de fazer a verificação da identidade dos colaboradores utilizando métodos como senha, token, biometria facial, impressão digital e outros métodos.
Além disso, nosso sistema garante que seu colaborador está realmente trabalhando, utilizando recursos como a geolocalização e o cerco eletrônico para evitar marcações fraudulentas ou ações de má-fé que possam ser realizadas por maus colaboradores.
Com os dados registrados, tenha acesso a relatórios, indicadores e métricas que captam os insights necessários para a sua corporação tomar boas decisões tanto na área de RH, como em outras esferas.
Tenha acesso a recursos de recrutamento, seleção e admissão que facilitam a vida tanto de quem contrata, quanto de quem é contratado: portal de vagas, transferência segura de documentos padronizados e admissão online.
Ofereça ainda benefícios trabalhistas flexíveis que seus colaboradores poderão utilizar da forma que preferirem. Tudo isso fortalece a sua imagem de marca empregadora, atraindo talentos de maior qualidade e contendo indicadores negativos como absenteísmo e turnover.
Estas e outras funcionalidades podem ser acessadas pela sua empresa sem que seja necessário gastar uma fortuna e comprometer o orçamento do negócio. É eficácia e simplicidade para a sua operação.
Conclusão
Neste artigo você teve mais informações sobre a importância de registrar ponto, bem como dicas de como realizar esta ação da maneira mais estratégica possível.
Ao realizar esta simples ação, as empresas conseguem experimentar uma séries de vantagens, que vão desde a proteção jurídica até o reforço da marca empregadora.
Na leitura, você também viu que a tecnologia pode ser uma grande aliada do seu negócio no registro preciso da frequência dos colaboradores, sem precisar gastar muito.
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