Benefícios Flexíveis

O que são benefícios flexíveis?

Benefícios flexíveis são um pacote de benefícios que a empresa oferece aos colaboradores conforme a preferência de cada um.

Isto é, assim como o home office dá mais flexibilidade para definir horários de trabalho, os benefícios flexíveis entregam autonomia para o profissional montar seu próprio pacote.

Trata-se portanto de uma cartela de soluções e vantagens que são oferecidas ao trabalhador e que permitem que ele selecione aquelas que são mais interessantes para suas necessidades e estilo de vida. 

Dessa forma, o colaborador torna-se o ponto central desta oferta, pois pode personalizar seu pacote de benefícios.

Levando em consideração os itens mais interessantes para suas necessidades, o que faz com que o trabalhador seja o principal decisor.

Na prática, o processo ocorre a partir de uma regra de distribuição e um inventário de vantagens. Vamos explicar um pouco mais sobre essas duas situações nos tópicos a seguir:

Regra de distribuição 

A regra de distribuição é um cálculo baseado no peso financeiro dos benefícios flexíveis. A ideia é que, ao final, os pacotes personalizados tenham, mais ou menos, o mesmo impacto para a organização, e o projeto seja economicamente viável.

O modelo mais utilizado é o sistema de pontos. Nele, cada benefício requer uma certa quantidade para ser adquirido, e o colaborador usa os pontos como se as vantagens oferecidas fossem produtos na prateleira de um supermercado.

Inventário de benefícios  

Já o inventário, é a lista com as opções disponíveis para o colaborador. Aqui, o grande desafio é aumentar a variedade de benefícios flexíveis. Os exemplos do que pode ser incluído no catálogo da empresa são os mais diversos:

  • auxílio-alimentação;
  • auxílio-creche;
  • auxílio-combustível;
  • auxílio-cultural;
  • cartão de viagem;
  • atividades de lazer;
  • custeio de academia, dança, artes marciais e outras atividades físicas;
  • educação;
  • descontos em produtos e serviços;
  • plano de saúde;
  • plano odontológico;
  • seguro de vida.

Geralmente, a escolha dos benefícios ocorre com alguma periodicidade, dentro da qual o colaborador tem restrições para mudar o pacote.

Afinal, a organização precisa se planejar para contratar os serviços escolhidos, de acordo com as escolhas dos colaboradores.

Algumas empresas optam pela terceirização desse planejamento. O ponto positivo dessa medida geralmente é pagar um valor unitário pelo serviço, enquanto a desvantagem é ficar limitado às opções oferecidas pela fornecedora.

O que diz a lei sobre os benefícios flexíveis?

Há uma série de dúvidas a respeito do que diz a legislação quando pensamos em benefícios flexíveis. 

A CLT não estabelece nenhum impedimento para a oferta de benefícios flexíveis desde que haja consentimento do colaborador em relação à nova política de benefícios e que ele não seja prejudicado de nenhuma forma mediante a adoção do novo plano.

Mas há um desafio quando pensamos em benefícios flexíveis! Mesmo que cada trabalhador tenha liberdade para escolher seus benefícios, todos os pacotes ofertados devem ter o mesmo valor, pois um funcionário não pode ganhar mais benefícios do que outro.

Por isso é muito importante ter cuidado na escolha dos pacotes e soluções que serão oferecidas.

Quais são as vantagens dos benefícios flexíveis para a empresa? 

Os benefícios flexíveis trazem mais aderência entre as necessidades e desejos dos colaboradores e a oferta da empresa. Além disso, temos os ganhos relacionados à experiência do funcionário, como escutar os funcionários, incentivar a autonomia e promover a participação das pessoas nas decisões.

Promover a satisfação dos colaboradores  

O primeiro benefício que podemos mencionar, é o aumento da satisfação e do bem-estar do colaborador, já que ele tem acesso aos benefícios que realmente fazem sentido para sua realidade. Consequentemente, você eleva alguns índices importantes para os resultados organizacionais: motivação da equipe, produtividade, engajamento e performance.

Atração e retenção de talentos 

A oferta de benefícios flexíveis também pode ser um diferencial competitivo para a empresa como um lugar para trabalhar, aumentando a competitividade para manter os melhores profissionais. Assim, você consegue atrair e reter profissionais valiosos para o negócio justamente por atender à demanda de cada um.

Reduzir o turnover 

A permanência de talentos tem reflexos no turnover. Quanto mais pessoas quiserem trabalhar na empresa e maior a competitividade da proposta para o colaborador, menor será a necessidade de mexer nos quadros da organização para suprir a saída de profissionais.

Demonstrar o respeito às diferenças  

Outra vantagem é a personalização dos pacotes de benefícios. Na prática, os benefícios flexíveis funcionam como um elemento externo da cultura organizacional que demonstra preocupação da gerência com as diferenças entre as pessoas.

Incentivar a produtividade  

Também existem bons incentivos para que as pessoas sejam mais produtivas. Aqueles que utilizam os benefícios flexíveis para resolver suas necessidades pessoais e profissionais deixam de ter uma série de preocupações e podem focar no trabalho e entregar melhores resultados.

Por aumentar a satisfação dos funcionários com a empresa, a oferta de benefícios flexíveis também costuma aumentar o engajamento das equipes. 

Imagem positiva para a empresa 

Ainda mais, oferecer benefícios flexíveis mostra o cuidado da empresa com as necessidades e com a satisfação dos colaboradores, além de ser uma forma de valorizá-los individualmente. Isso tudo, ajuda a empresa a construir uma imagem mais positiva como empregadora.

Ajudar a construir o sentimento de justiça 

Os benefícios flexíveis ajudam, sobretudo, com o sentimento de justiça no ambiente de trabalho. Imagine, por exemplo, dois colaboradores com entregas similares para a empresa. Se apenas um deles for atendido pelos pacotes da empresa, o outro não se sentirá recompensado pelo trabalho e tende a perder desempenho, não é mesmo?

Destaque perante os concorrentes 

As empresas, especialmente as pequenas, precisam encontrar uma maneira de se destacar para funcionários em potencial com o objetivo de incentivá-los a se candidatarem às suas vagas. Os benefícios flexíveis tendem a ser algo atrativo neste quesito, pois dão autonomia para escolher o que é mais necessário em suas vidas. Deste modo, pode ser uma forma de empregadores se destacarem em meio à guerra da aquisição de talentos.

Poder de escolha de como usar o benefício 

Por fim, ressaltamos uma vantagem mais específica para o colaborador: ao ter mais autonomia no momento de aderir aos programas de benefícios, os funcionários passam a ter satisfação com a empresa

Quando os colaboradores podem selecionar os benefícios que mais fazem sentido para seu estilo de vida, a tendência é que eles sejam assistidos de acordo com suas necessidades particulares. Muitas vezes, isso ajuda na solução de problemas e melhora toda a experiência do colaborador.

Atender a diferentes necessidades não só aumenta, como abraça e incentiva a diversidade de pessoas no ambiente de trabalho.

Tipos de benefícios flexíveis para oferecer 

Depois de compreender as vantagens de implementar essa estratégia de gestão de pessoas, confira alguns dos principais benefícios flexíveis que você pode oferecer aos colaboradores da sua empresa: 

Plano de saúde

O plano de saúde costuma ser um dos benefícios concedidos por empresas, sobretudo porque custam caro e pesam no orçamento. Também é uma forma de aumentar a saúde dos funcionários, reduzindo índices de absenteísmo.

Plano odontológico 

Assim como o plano de saúde, planos odontológicos e procedimentos na área costumam ter custo elevado. Mas pode ser um recurso que não é prioridade para todos os colaboradores. Então, faz todo o sentido oferecê-lo como flexibilidade.

Auxílio-creche

Funcionários que têm filhos, o auxílio-creche pode ser um diferencial relevante. Nesse caso, permite ao colaborador uma economia no orçamento mensal e, de quebra, faz com que ele se sinta mais motivado a permanecer na empresa.

Vale-combustível e estacionamento

O vale-combustível e o vale-estacionamento também são benefícios interessantes para quem usa o carro para trabalhar. Sobretudo se você tem funcionários que trabalham em outras cidades, vale a pena oferecer esses benefícios.

Vale-cultura

Outro benefício flexível é o vale-cultura. Trata-se de um valor extra que o colaborador pode destinar a atividades culturais, como teatro, cinema e shows, sem sentir um peso no bolso.

Bolsas de estudo 

Oferecer bolsas de estudo também é uma excelente maneira de fisgar os profissionais com vontade de crescer e se qualificar. Nesse caso, a bolsa tem o valor específico definido pela empresa e pode servir para custear gastos com cursos on-line, aulas de idiomas, cursos de graduação e participação em eventos e workshops na área.

Conclusão 

Há muitas vantagens em ofertar esses tipos de opções, dentre algumas podemos citar: menos rotatividade, aumento da motivação dos colaboradores, melhora da imagem empresarial, atração e retenção de colaboradores, etc. 

Como você pode ver, o leque de benefícios flexíveis é grande. E conforme mencionado previamente, quanto mais diversificado for esse conjunto de itens, maior será a sua capacidade de atender às expectativas e necessidades dos colaboradores.

Para estabelecer esse modelo em sua empresa, é necessário muito planejamento e organização da sua equipe de Recursos Humanos. Sem o devido acompanhamento, a empresa fica suscetível a riscos e pode acontecer alguma contestação legal sobre a validade do pacote de benefícios oferecido aos funcionários.

Para evitar esse tipo de situação, conte com um software de ponto online que ajudará a não sobrecarregar sua equipe: O sistema da MarQPonto otimiza em até 90% o fechamento de ponto da sua empresa e permite que o registro seja 100% online e em tempo real.

Além disso, a MarQ ainda oferece integralização com a folha de pagamento e gera relatório e gráficos completos sobre todas as métricas de departamento pessoal da sua empresa.

Entre em contato e realize seu teste grátis por uma semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *