Compartilhe:

Índice

Recrutamento e Seleção: como fazer sem errar!

Índice

Recrutamento e seleção

O recrutamento e seleção de pessoas, trata-se do momento da escolha e formação da sua equipe de colaboradores. Além de fundamental, a seleção de profissionais certos para cada cargo impacta diretamente no desempenho e futuro da sua empresa.

O setor responsável pelo recrutamento de novos colaboradores é o time de RH da empresa, que deve elaborar um processo para a escolha ideal das vagas disponíveis da empresa. Contudo, uma escolha ruim ou precipitada do próximo contratado de sua empresa, pode se tornar uma tremenda dor de cabeça.

É isso que veremos hoje no artigo, continue lendo para saber mais!

O que é recrutamento e seleção?

O recrutamento e seleção são duas etapas que compõe o processo de contratação de colaboradores, é um processo feito pelo setor de recursos humanos das organizações. Por isso, o principal objetivo é fazer a melhor escolha sobre o profissional que irá preencher a vaga, por isso, está etapa funciona como uma espécie de filtro, assim, facilitando a vida do recrutador.

Mas, é importante distinguir entre essas duas etapas, pois, apesar de os termos serem parecidos, se tratam de duas etapas diferentes. É muito importante que ambas sejam realizadas para a máxima eficiência em seus processos seletivos.

Por isso, vamos entender melhor sobre cada um deles.

Recrutamento

redes sociais para recrutamento

O recrutamento é a etapa onde é feito a divulgação da vaga disponível, o objetivo nesse momento é ter o máximo de candidaturas de profissionais que possuam qualificações necessárias.

Está etapa requer bastante atenção, principalmente no quesito divulgação da vaga, pois ela reflete diretamente no processo seletivo. Para começar, é necessário escolher os canais que serão escolhidos para a divulgação, que vão desde os mais tradicionais como, jornais e revistas, até os mais utilizados atualmente que são redes sociais e sites especializados.

Após isso, elaborar uma boa apresentação e descrição da vaga é importante, pois é ela quem vai definir a quantidade e qualidade dos candidatos a sua vaga. Uma descrição muito simples, pode causar um excesso de candidatos que não possuem o perfil da vaga, por isso, faça uma descrição bem elaborada, quanto mais detalhes, maiores são as chances de encontrar o candidato ideal.

Para fazer uma boa descrição, tenha em mente as seguintes questões: minha empresa é conhecida? As pessoas têm interesse em trabalhar aqui?

São questões muito relevantes, pois, dentro do mercado, existem empresas que são muito visadas e desejadas pelos profissionais. Ter visibilidade e credibilidade no mercado faz com que sua empresa se torne muito mais atrativa para potenciais candidatos.

Sendo assim, se caso sua empresa ainda não seja conhecida, foi criada recentemente, ou ainda não possui um reconhecimento no mercado, inclua na descrição da vaga um pequeno resumo. Conte mais sobre a história da empresa, os ideais e objetivos, uma empresa com pensamento visionário é muito mais atrativa para os candidatos.

Seleção

seleção de candidato

Esta etapa se trata do momento onde são escolhidos os profissionais que irão preencher as vagas, portanto, do inicio ao fim da seleção, são aplicados diversas ações que visam filtrar esses candidatos.

O principal objetivo da seleção é escolher o melhor candidato para determinada vaga, e isto é, escolher o profissional que está mais alinhado com a cultura organizacional de sua empresa.

Os critérios que serão utilizados nessa etapa irão depende do cargo e do recrutador, ou seja, são variadas conforme as características da vaga e do profissional do RH. Por fim, para ter certeza que fará a escolha correta, o profissional aplica diversas táticas e ferramentas que irão ajudá-lo a escolher o melhor candidato.

Qual a importância de fazer esses processos?

O ponto de maior relevância nesse processo é evitar o retrabalho ou a contratação de um profissional que não se encaixa na vaga. O principal desafio é garantir que, sejam selecionados os candidatos que tenham um pensamento alinhado com os valores da empresa e cultura organizacional.

Além disso, o recrutador deve considerar não somente as capacidades técnicas de cada funcionário, mas também, a personalidade e comportamento do candidato. Afinal, do que adianta ter um profissional preparado para exercer o cargo, se seu comportamento fazer o trabalho em equipe se tornar quase impossível.

Fazer um bom trabalho na seleção e recrutamento da empresa, faz com que você crie ou mantenha um bom time na organização, evita dores de cabeça, turnover, demissões inesperadas, etc.

Além de importante, o recrutamento e seleção traz consigo diversos benefícios, veja mais sobre abaixo!

Benefícios do recrutamento e seleção

Agora que sabemos o quão importante este processo, é importante saber que realizar este processo também acompanha muitos benefícios. Entre eles estão:

Fortalece a cultura organizacional da empresa

Uma das tendências que as novas gerações trouxeram é que, agora, os profissionais estão atrás de empresas que compartilham dos mesmo valores. É claro que salário, benefícios e cargo ainda são muito relevantes, mas ter um colaborador compatível com os ideais de sua empresa é fundamental para ter um bom ambiente organizacional.

Tendo isso em mente, adote avaliações e utilize ferramentas que, consigam filtrar e destacar aqueles candidatos que são mais compatíveis com a vaga.

Reduza o Turnover

Retenção de funcionário tem se tornado um desafio, afinal, as gerações mais novas não possuem a característica de continuarem nos seus cargos por muitos anos. Um fator que pode ajudar a reduzir o turnover em sua empresa, é durante a contratação.

Quando bem selecionado, o funcionário tende a se manter satisfeito a longo prazo, aumentando a chance de desenvolvimento dentro da empresa.

Estratégia do mercado 

Definir a estratégia da empresa no mercado, significa também, definir o perfil de pessoas que irão compor a estrutura organizacional de sua empresa. Assim, fazer o recrutamento e seleção de maneira correta, evita a contratação de pessoas que não possuem as características em sua empresa.

É importante ter em mente as seguintes questões durante a seleção:

  • Habilidade;
  • Fit cultural;
  • Competências técnicas;

Com isso, fazendo a composição do time de maneira correta, torna sua empresa pronta para resolver os desafios estratégicos de sua empresa.

Reduza gastos

Reduzir custos é uma tarefa complicada para a maioria das empresas, mas, é sempre  buscado pelas organizações. Por isso, possuir uma gestão inteligente de seu RH e implantar o uso do recrutamento e seleção, faz com que o setor reduza tempo e esforço para o preenchimento dessas vagas, assim, ganhando produtividade.

Além disso, demissões sempre são caras para qualquer empresa, por isso, usar essas ferramentas  ajuda a manter as contas sempre abaixo do limite e ajuda o empreendedor a investir em outras áreas que trarão retorno para o mesmo.

Por fim, ter uma gestão inteligente do RH de sua empresa traz diversas vantagens, veja mais sobre isso em nosso artigo sobre o assunto.

teste grátis

Quem faz o recrutamento e seleção?

O momento de contratação de um novo funcionário deve, ser feito por diversos profissionais da área. Cada um desses tem uma função importante no processo, por isso, não devem ser negligenciados pelas empresas.

Recrutador  e Headhunter

O recrutador é o responsável pelo momento do recrutamento, assim sendo, é responsável pela criação das vagas e ofertas de trabalho. Um das funções desse profissional é transmitir a imagem da empresa, promovendo a ideia de aquela organização é um bom lugar para se trabalhar.

Além disso, o profissional deve utilizar diversas ferramentas como rede sociais, banco de talentos, parcerias com universidades e faculdades, entre outros. O objetivo é comunicar o mercado, que a empresa em questão está com uma determinada vaga em aberto.

Enquanto isso, o headhunter tem como diferencial, a habilidade de achar profissionais para vagas mais estratégicas da empresa.  Por isso, o ”caçador de cabeças” tem em suas competências, um conhecimento mais amplo sobre a vaga em aberto, e também, um bom networking. Por fim, este profissional normalmente é responsável por encontrar pessoas para cargos de mais altos das empresas, e pode ser contratado pontualmente por empresas de consultoria ou tercerizadas.

Analista de recrutamento e seleção

Podemos entender o analista como o principal profissional envolvido em todo o processo de recrutamento e seleção. Entre suas funções, analisar e feedback de candidatos, marcar as entrevistas, dá o suporte para todos os outros envolvidos nesse momento da contratação.

Aliás, outro profissional que está presente na contratação é o business partner. Como este profissional está diretamente ligado com a parte estratégica da empresa, tem o papel de ajudar o recrutador e o analista, a definir o papel do profissional que deve preencher está vaga.

Psicólogo 

Este é um profissional que, em sua maioria, é negligenciado pelas empresas, mas, tem um papel importantíssimo na contratação. Neste momento, o psicólogo avalia as capacidades psicológicas do candidato, não visando fazer um exame clínico, mas analisar se o profissional possui as condições da vaga.

Além disso, por possuir um conhecimento muito mais técnico sobre questões neurológicas, consegue identificar se o profissional não irá se adaptar ao cargo ou outros empecilhos sobre a vaga.

Como fazer o recrutamento e seleção

Agora que sabemos o que é e quem são os profissionais envolvidos no recrutamento e seleção, vamos entender como todo o processo funciona. Para isso, vamos fazer um passo a passo com as etapas quem devem fazer parte do processo:

  1. Escolha a vaga a ser preenchida;
  2. Conheça a vaga e seus requisitos técnicos;
  3. Considere a abertura de novas vagas;
  4. Evite demandas de urgência, faça um planejamento a longo prazo;
  5. Defina as ferramentas e técnicas usadas durante o processo;
  6. Avalie o resultado da contratação e do processo em geral;
  7. Esteja atualizado quanto as novas tendências na área de RH.

Conclusão

Como vimos acima, o processo de recrutamento e seleção é longo e complexo, os problemas causado pela falta do mesmo são muitos. Desde o gasto de energia, perda de tempo e dinheiro, a falta deste processo cria um desgaste e abre falhas dentro das equipes da organização.

Para se ter equipes de alto desempenho, produtivas e lucrativas, é necessário ter uma liderança que olhe para os times da empresa sobre todos os aspectos possíveis. Como vimos, um dos profissionais que pode ajudar nessa montagem dos times, é o business partner.

Por fim, faça uma análise sobre como esse processo está sendo tratado em sua empresa, todos os passos deste processo devem ser levados a sério. Negligenciar este processo leva a muito problemas estruturais em sua equipe, além de prejuízos no quesito tempo, energia e dinheiro.

Nós ajudamos empresas a desburocratizar os processos de gestão de pessoas e tempo, e devolvemos horas para o RH usar no que realmente importa

Veja também

7 boas práticas para o RH combater o absenteísmo na empresa

11/04/2024

5 principais documentos para admissão

08/04/2024

Aplicativo de ponto eletrônico

08/04/2024