Por que investir em um cartão de benefícios para funcionários?

O mercado de benefícios está em constante evolução. O principal indicativo é o uso do cartão de benefícios, que passou por atualizações e tende a trazer novas tendências para o setor de recursos humanos para apoiar as empresas na solução de dois desafios:

  1. Na retenção de talentos;
  2. Na agilidade da área de administração de pessoas.

Mas há um detalhe: oferecer os benefícios corporativos previstos pela lei já deixou de ser um diferencial competitivo há muito tempo. É isso que mostra uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half com 620 profissionais brasileiros.

Essa pesquisa indicou que 86% dos entrevistados desejam mudanças nos auxílios e vales oferecidos pelas organizações. 

Com esse cenário, há muitas coisas que devem ser consideradas ao avaliar uma empresa de benefícios para contratar. Existem coisas óbvias como serviço, tecnologia e experiência. Antes disso, é preciso entender o que é, como funciona e quais as vantagens do cartão de benefícios para o RH e os funcionários.

Estamos aqui para te contar que nem todos os cartões de benefícios para funcionários são criados da mesma forma. Ao comparar suas opções, reunimos aqui algumas coisas que você deve se atentar ao fazer a sua escolha. Continue a leitura e saiba mais!

Cartão de benefícios

O que é um cartão de benefícios?

Um cartão-benefício é um recurso disponibilizado por empresas para manter seus funcionários motivados, produtivos e, sobretudo, felizes.

Além de ser uma ótima ferramenta de retenção de talentos, os cartões-benefício são ótimas maneiras de destacar uma empresa frente aos seus concorrentes e agregar valor à cultura empresarial.

Outra grande vantagem – essa direcionada aos times de RH – é a simplicidade e flexibilidade na gestão. Muitas empresas de cartão-benefício – como a MarQ, por exemplo – oferecem plataformas de usabilidade otimizada e fácil observação de dados.

O cartão-benefício da MarQ tem ainda uma vantagem a mais. Ele concentra todas as funcionalidades em um único cartão, tornando seu uso muito mais simples para os colaboradores, além de garantir mais centralidade para a gestão de RH.

Vantagens de oferecer um cartão de benefícios para funcionários

O ponto mais interessante do cartão de benefícios é que ele gera uma espécie de círculo virtuoso para a empresa. Um bom pacote de benefícios atrai os candidatos, o que dá à organização a possibilidade de escolher aqueles que têm melhor fit cultural com a companhia e que são mais adequados à vaga.

Com isso, a empresa melhora o clima organizacional e forma uma equipe de alto nível, que vai contribuir para que a organização amplie seus resultados. Ao mesmo tempo, os benefícios ajudam a reter esses talentos, o que reduz o índice de turnover.

Isso representa uma redução de custos para a companhia, considerando que demissões são caras e geram um novo processo de recrutamento e seleção, o que também representa gastos. Depois, ainda há o treinamento do novo funcionário, sem contar o tempo em que as atividades ficam paradas nesse processo, prejudicando o andamento dos trabalhos.

Por fim, um pacote de benefícios que o colaborador valoriza o mantém engajado, uma vez que ele sente que a empresa de fato entende suas necessidades, o que facilita a identificação com a companhia e eleva a satisfação.

Vantagens exclusivas do cartão de benefícios flexível

Para que os colaboradores se sintam valorizados, é importante que a organização tenha um cuidado e esforço redobrado para proporcionar benefícios a eles. Isso traz felicidade para o funcionário, pois faz com que ele se sinta especial e, além disso, também proporciona bem-estar nas organizações.

Por isso, o cartão de benefícios flexível é uma modalidade muito interessante se você pensar na diversidade dos seus colaboradores. Além da variedade de valores e interesses, os diferentes momentos de vida também interferem nas preferências pessoais:

  • Com um único cartão, fornecer vários benefícios aos funcionários pode ajudar a reduzir a administração do time de pessoas;
  • É possível concentrar em um só lugar todos os benefícios tradicionais (vale-alimentação, refeição, transporte) e flexíveis (benefícios não previstos pela lei, convênios, vales culturais);
  • Assim, um colaborador com um bebê pequeno pode ter mais interesse em descontos em farmácias, enquanto um jovem solteiro pode valorizar mais os ingressos para atividades culturais.

Os benefícios corporativos são muito atrativos e valorizados pelos colaboradores. Ao optar por um benefício flexível, por exemplo, o colaborador tem poder de escolha de onde e como vai gastar com o seu cartão de benefícios.

Tendência: cartão de benefícios gerenciado pelo usuário 

Todo mundo tem necessidades e desejos e ama benefícios, certo? Pessoas diferentes equivalem a necessidades diferentes. Um colaborador pode preferir o vale-alimentação e o outro optar pelo vale-refeição, há ainda quem ame uma academia, um cineminha ou uma série em casa com a família.

Por isso, com o Cartão de benefícios da MarQ, o usuário é quem define suas regras. Isso acontece porque entendemos que o cartão deve ter o jeito de ser de cada pessoa.

Quais tipos de cartão-benefícios existem?

Um dos pontos fortes de um cartão-benefício está em sua flexibilidade e na ampla gama de opções que podem ser escolhidas por departamentos de RH.

Conheça alguns dos principais tipos de cartão do tipo a seguir:

Alimentação ou refeição

Apesar de não serem itens de obrigatoriedade em empresas, muitas oferecem cartões- alimentação ou refeição por conta dos benefícios que proporcionam tanto para colaboradores quanto para a própria empresa.

Os de alimentação devem ser usados em mercados, padarias e outros estabelecimentos do tipo, enquanto os de refeição podem ser utilizados na compra de itens em restaurantes e lanchonetes, por exemplo.

Cultura

Esse é um benefício concedido pela empresa para que seus funcionários tenham acesso a programas culturais, como shows, teatros, cinemas, entre outros. Eles também podem ser usados na compra de livros e revistas.

Além de promover a capacitação intelectual, um benefício como esse aumenta bastante a satisfação de um funcionário.

Saúde ou bem-estar

Esse tipo de benefício tem o objetivo de promover mais saúde aos colaboradores. Além de aumentar a satisfação com a empresa, ele diminui a possibilidade de que os funcionários fiquem doentes e precisem deixar seus postos.

Auxílio home office

Desfrutar do conforto do seu lar para trabalhar já é uma grande vantagem — diga-se de passagem. Porém, não é só desse prazer que vive um funcionário, certo? Há outros custos envolvidos, como energia elétrica, internet, materiais para escritório etc.

O auxílio home office vem para ajudar os colaboradores a custear os gastos com o trabalho a distância. Ou seja, por meio desse benefício, é possível oferecer aos profissionais melhores condições de trabalho.

Por que oferecer cartão de benefícios para funcionários?

Na hora de analisar as propostas do mercado de trabalho, é claro que os candidatos observam questões como salário e perspectivas de carreira. Outro fator que tem bastante peso na escolha é o pacote de benefícios. Em pesquisa feita pela Catho, 40% dos respondentes afirmaram que esse é um ponto que eles valorizam em uma oferta de emprego.

Assim, os benefícios são um fator importante tanto para a atração quanto para a retenção de talentos. Empresas de todos os portes e setores buscam melhorar essa fidelização do colaborador, uma vez que altos índices de turnover são prejudiciais à organização. Uma alternativa inteligente para isso é contar com o cartão de benefícios para funcionários.

Veja como o Cartão de Benefícios MarQ. funciona!

Agora você deve estar pensando: por que considerar a MarQ. como parceira da minha empresa? Será que dá para usar em todo lugar mesmo? E a configuração, é muito trabalhosa para meu time de RH?

beneflex

Logo abaixo listamos tudo que precisa saber. Venha conferir!

Quais os diferenciais da MarQ?

É fácil organizar e carregar o saldo de benefícios como vale-refeição, vale-alimentação, vale-transporte, educação e outros. Por isso existem uma série de benefícios exclusivos para todos que utilizam, confira algum deles a seguir:

  • Mais facilidade na organização dos benefícios: A empresa define previamente quais benefícios vai oferecer aos seus funcionários, de acordo com o perfil da organização e com as informações que ela tem sobre os seus próprios colaboradores;
  • Mais flexibilização para todos: o RH da empresa decide se os usuários terão ou não autonomia para flexibilizar os saldos de cada vale. Por exemplo, se sobrar vale-refeição, o colaborador poderá direcioná-lo para outro saldo, como o vale-cultura. Ou pode usar o saldo do vale-transporte na recarga do Bilhete Único e em aplicativos de caronas;
  • Mais benefícios diferenciados: Para quem busca uma solução sob medida para oferecer benefícios diferenciados aos seus colaboradores e quer ter todas as vantagens que mencionamos acima.

Lembre-se de que esses diferenciais, como flexibilidade e autonomia, também vão ao encontro de uma das principais demandas dos profissionais da atualidade.

Tudo isso caminha no mesmo sentido de outras tendências do mundo corporativo, como o no dress code e o home office.

Onde usar seu cartão de benefícios flexíveis?

O Cartão de Benefícios pode ser utilizado nos mais variados lugares que aceitam a bandeira Master à vista, desde que tenha saldo suficiente na categoria associada à maquininha daquele estabelecimento.

Sim, bandeira Master, pois o cartão de benefícios para funcionários é pré-pago, à vista. E por ser pré-pago, não há como parcelar as compras, embora seja um cartão de crédito.

É necessário configurar os benefícios flexíveis?

Cada categoria de benefícios é uma carteira virtual disponível no aplicativo, a empresa lança nelas os valores para uso conforme a destinação.

Desde que seus benefícios sejam flexíveis, poderão ser realizadas movimentações entre as carteiras, alocando os valores nas categorias em que o colaborador deseja consumir seus benefícios.

  • As categorias podem ser habilitadas ou desabilitadas. Para disponibilizar valores em uma determinada categoria no cartão de benefícios, é necessário que ela esteja habilitada;
  • Caso uma categoria seja desabilitada e ainda tenha saldo nela, a categoria ficará disponível no aplicativo até que o saldo seja consumido por inteiro;
  • Ou seja, quando uma categoria é desabilitada, ela será deletada do aplicativo somente se não tiver saldo nela, do contrário, continuará visível até que todo o saldo restante seja utilizado.

Que carteiras e categorias são essas?

As categorias compõem as carteiras virtuais dentro do aplicativo. E todas elas são disponibilizadas num só cartão de benefícios para funcionários.

Entre as categorias, temos: refeição, alimentação, mobilidade, cultura, saúde, educação e home office.

Saldo livre: o que significam?

Saldo livre é uma categoria específica que pode ser usada em qualquer compra de qualquer estabelecimento que aceite pagamentos com cartões de crédito Master, à vista. Além de pagamentos de boletos pelo aplicativo e saques em caixas do Banco24Horas.

A plataforma da MarQ foi pensada para dar essa flexibilidade e autonomia ao usuário, ao mesmo tempo em que permite que a empresa controle o que está sendo oferecido e tenha acesso a todos os dados de uso. Além disso, toda a plataforma foi trabalhosamente programada para garantir que tudo está dentro da legalidade.

Cartão de benefícios flexíveis

E é por isso que, entre tantas outras possibilidades, a sua parceria com a MarQ é especial. Somos uma empresa que quer ir além do cartão de benefícios, potencializar ainda mais o seu diferencial e oferecer o que há de melhor para as empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *