6 Passos Para Melhorar Os Processos Seletivos

Criar processos seletivos exige conhecimento e cuidado por parte da empresa. Isso porque ele envolve um dos ativos mais importantes de uma companhia: o seu capital humano. Logo, é fundamental estruturar um processo que atraia os talentos certos. A seguir confira 6 passos para melhorar os processos seletivos.

Processos Seletivos

O objetivo do artigo de hoje é justamente ajudá-lo nessa empreitada de recrutamento e seleção. A seguir, você aprenderá como fazer um processo seletivo de sucesso, preparar a sua empresa para recrutar os melhores profissionais e, ainda, garantir a otimização para o setor de RH.

Atualmente, as organizações estão constantemente buscando processos e táticas para fazer uma melhor gestão de tempo. Nesse sentido, questões como reduzir esforço e aumentar eficiência do recrutamento se tornam essenciais.

O desafio maior está em como implementar essa otimização e ainda garantir qualidade e precisão na contratação. Em um estudo realizado recentemente pelo site CareerBuilder, 74% dos empregadores relataram que se sentem afetados por contratações mal feitas. Entre os problemas, eles têm que lidar com não alcance dos resultados, custos de treinamento que não retornam o investimento e turnover.

Com o avanço da tecnologia, as metodologias em empresas do mundo todo tiveram de se adaptar à nova realidade. Por isso, neste post, vamos mostrar como ter um recrutamento eficiente a fim de evitar o excesso de trabalho.

Invista em processos seletivos online

Com o objetivo de ser mais ágil, o recrutamento online começou a ganhar espaço nos processos seletivos, assim como a criação de novas ferramentas possibilitou economia de tempo e redução de custos.

Aqui na MarQ, nós temos o módulo recrutamento é uma funcionalidades para auxiliar em todo o processo de contratação da sua empresa, desde a criação de uma nova vaga até a coleta de documentos durante o processo de admissão.

Defina todos os atributos necessários para a vaga

Você pode estar se perguntando: mas isso é óbvio para iniciar o processo seletivo, não?

No entanto, muitas empresas cometem erros já nessa fase inicial, pois não têm clareza sobre as atribuições do cargo — o que pode dar ainda mais trabalho na hora de selecionar o candidato.

Logo, antes de anunciar a vaga, é fundamental que você faça uma pesquisa com os profissionais da área para conhecer as funções desempenhadas por eles, desafios do cargo e ferramentas utilizadas.

Inclua na descrição os atributos pessoais do candidato. Isso é fundamental para não cometer o erro de contratar pelas competências técnicas e ter que demitir pelo comportamento.

Quer saber quais são as competências profissionais mais requisitadas pelo mercado de trabalho? clique aqui.

Anuncie e divulgue a vaga corretamente

Estipular claramente o que espera da contratação e cuidar para que o anúncio seja feito da forma mais eficaz pode ser um grande diferencial. Para que isso ocorra, antes de divulgar a vaga, é preciso ter faixa salarial, tipo de contrato, membros envolvidos no processo de recrutamento e características e responsabilidades exigidas para o novo colaborador bem definidos.

Tenha cuidado e respeito com o candidato

Coisas básicas como pontualidade, transparência e um lugar para realizar o processo não podem ser negligenciadas. Isso mostra o cuidado e a atenção da empresa e do RH com os candidatos, ajudando a fortalecer a imagem da marca perante o público.

Hoje, com o acesso à internet, todos fazem questão de procurar informações sobre a empresa antes da candidatura. Por esse motivo, ter respeito é fundamental para cativar excelentes profissionais para o seu quadro de funcionários.

Nunca deixe de oferecer feedback 

feedback processos seletivos

Suponhamos uma situação em que a primeira entrevista correu muito bem para o candidato, inclusive você, recrutador, transmitiu-lhe isso mesmo, mas a partir desse momento não oferece mais nenhuma informação sobre a sobre uma eventual segunda fase de entrevista, ou demora muito tempo a fazê-lo. Os candidatos querem informações sobre o processo. Alinhe os detalhes de cada etapa ao máximo, seja ele presencial ou online.

Contrate uma solução completa

A mais completa solução de gestão de ponto e RH para a sua empresa. Otimize em até 90% o fechamento de ponto da sua empresa. Faça o registro e controle de ponto dos seus colaboradores totalmente online e em tempo real!

Nosso sistema online faz verificação com foto e localização para que o registro seja feito da forma correta e o nosso sistema está adequado às Portarias 373 1510 do Ministério do Trabalho. Tudo isso em um só sistema.

Chega de depender de diversos sistemas  e licenças diferentes. Conheça a MarQPonto!

Descubra nossa funcionalidades recrutamento

O módulo de Recrutamento te auxilia em todo o processo de contratação da sua empresa, desde a criação de uma nova vaga até a coleta de documentos durante o processo de admissão.

É possível criar um portal de vagas personalizado para as novas oportunidades e captar novos talentos, além de fazer todo o seu processo seletivo dentro da ferramenta.

Por último, nosso software disponibiliza diversos relatórios completos e personalizados para uma visão holística da sua gestão de pessoas, incluindo  mais de 15 tipos de relatórios personalizados de controle de ponto – horas, ajustes, ausências, etc.- que podem ser feitos em gráfico ou não.  Você pode visualizar como preferir: em tela ou exportar para Excel ou PDF.

Excelência dos resultados

Devido à certeza da captação de grandes talentos, evitar a preocupação de organizar tempo e energia entre as demandas, fazer um investimento correto e ter um resultado positivo é muito vantajoso.

Viu que aumentar eficiência do recrutamento não é tão difícil quanto parece? Existem diversas alternativas que podem oferecer ótimos resultados na contratação de novos profissionais e contribuir para reduzir o excesso de trabalho, tornando o ambiente laboral mais agradável, produtivo e com colaboradores motivados e alinhados ao propósito do negócio. Basta saber escolher os recursos apropriados e que melhor se adequam às necessidades da empresa.

Este texto foi útil para você? Então, compartilhe-o agora mesmo nas suas redes sociais e ajude seus amigos e colegas de profissão a também entenderem mais sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *