Gestão de RH e suas novas tecnologias

Nós da MarQ sempre falamos como as novas tecnologias impactam todas as empresas, de diferentes setores. Elas acabam passando por mudanças e precisaram se adaptar. Na área de gente e gestão, isso não foi diferente.

No entanto, para atuar de forma inteligente, é necessário fazer da tecnologia uma aliada na gestão do RH. Mas, como?

Por exemplo, o uso da tecnologia no RH permite que as ações estratégicas do departamento de RH sejam mais efetivas. Com recursos tecnológicos e digitais, sua atuação extrapola os limites físicos para facilitar o apoio aos gestores e às demais áreas de uma organização.

Neste post você vai conferir a importância do uso da tecnologia no setor de recursos humanos, seus benefícios, principais ferramentas e como implementar um RH digital. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

A tecnologia no RH

Diversas tecnologias são consideradas do futuro como softwares de controle de ponto, sistemas de análise comportamental e de competências, plataformas de recrutamento e seleção on-line, entre outros.

Tudo isso alterou o papel dos profissionais de RH. Além disso, em vez de atuarem como auxiliar, o departamento de recursos humanos tornou-se um verdadeiro agente transformador da gestão de pessoas.

O RH moderno funciona muito mais como uma central de inteligência dentro da empresa do que como o antigo departamento pessoal.

O que faz um RH mais estrátegico?

A inovação se faz presente, deixando de ser tendência para fazer parte da rotina corporativa. O trabalho do RH está voltado para ajudar a empresa a se desenvolver, alcançando novos patamares e se destacando no mercado.

Os processo inteligentes têm uma série de características que os torna diferentes dos processos tradicionais. Da mesma forma, há inúmeras vantagens e aspectos, mas vamos nos concentrar apenas nos principais:

  • automatização de tarefas repetitivas;
  • redução ou extinção do retrabalho, especialmente com o uso de novas tecnologias;
  • criação de relatórios mais sintéticos e mais úteis para outros departamentos;
  • implementação de rotinas de melhoria constante;
  • substituição de processos antiquados por processos novos necessariamente mais simples;
  • redução de custos.

Quais os benefícios e impactos da tecnologia no RH?

O uso da tecnologia no RH traz benefícios que podem ser percebidos no médio e longo prazo. Essa é uma incorporação importante e necessária para que o RH consiga acompanhar as práticas recentes da área no mercado.

Veja, a seguir os principais benefícios de utilizar a tecnologia em Recursos Humanos!

Tarefas automatizadas

As atividades manuais (em que muitas vezes ocorrem falhas e geram retrabalho) podem ser reduzidas ou eliminadas com a implementação da tecnologia nas empresas.

Como o nosso sisteda da MarQ, ele é uma solução que possibilita realizar a gestã de ponto eletrônico por meio de aplicativo, que servem para substituir as planilhas e anotações manuais.

teste grátis

Por isso, com o uso da tecnologia, é possível garantir mais segurança para as informações. Além disso, os gestores passam a ter dados em tempo real na palma da mão, basta alguns cliques para que possam conferir as informações.

Atividades simplificadas

Mesmo as tarefas mais complexas podem ser simplificadas pela tecnologia. Por meio das plataformas e softwares, o RH consegue atuar de forma sistemática, alinhando as atividades do setor com as demandas das outras áreas.

Por isso, o processo de recrutamento e seleção realizado de modo online é um bom exemplo de simplificação das atividades, e também é possível fazer por meio da nossa solução de Recrutamento.

Otimização do tempo 

Outro fator importante sobre o uso de novas tecnologias no RH é que o tempo empregado em determinadas atividades pode ser otimizado. Por exemplo, há um ganho maior de produtividade, considerando a redução de carga horária dedicada a certos processos e procedimentos

Uma boa ferramenta oferece mais liberdade de horários para se dedicar às ações estratégicas do departamento.

Melhoria da comunicação interna

Quando falamos que a nossa solução é completa é de fato porque desde do inicio ela foi pensada para o departamento pesssoal, a MarQ possui dentro da nossa plataforma a funcionalidade de feedback, que auxilia a diminuir os ruídos na comunicação e facilitam a interação entre os setores. Assim, o RH tem a chance de se comunicar com os colaboradores diretamente.

Um dos desafios mais complexos nas empresas é justamente não ter um canal oficial de comunicação. Com a tecnologia, é possível implementar uma solução que deixe clara todas as intenções e práticas da empresa que envolvam as equipes.

Conheça algumas ferramentas de tecnologia são usadas no RH

Há, soluções específicas e direcionadas ao trabalho executado pelo RH. Elas trazem funcionalidades importantes, como a previsão do potencial de performance e aderência dos profissionais à cultura da empresa.

Esse tipo de ferramenta vincula, ao mesmo tempo, agilidade e precisão, elevando a estratégia do RH, transformando o departamento em um protagonista de peso para ajudar a empresa a escrever uma história de sucesso.

Importância do Softwares e plataforma para gestão de pessoas

Os softwares e plataformas para gestão de pessoas trazem benefícios significativos, afinal, ter todos os dados integrados e consolidados em um único ambiente digital mostra o quanto a tecnologia está a favor dos negócios.

Incorporadas a esses sistemas são usadas soluções como People Analytics para desenvolver e encontrar compatibilidade entre as pessoas, lideranças e cultura organizacional.

Fazendo isso, o RH consegue filtrar, dentre os candidatos, aqueles com mais chances de se adaptarem à empresa. A compatibilidade é muito importante para validar todo o tempo dedicado ao recrutamento e seleção de talentos.

Para isso, são avaliadas características e habilidades essenciais à ocupação de cargos e o desempenho de funções, comparadas às expectativas dos candidatos. O alinhamento das necessidades dos profissionais com os objetivos da empresa pode resultar em uma excelente contratação.

Como implementar o uso da tecnologia no RH?

Antes de pensar em usar a tecnologia na sua empresa, você precisa entender quais são as necessidades e particularidades do negócio. Dessa forma, você poderá escolher aquela que poderá trazer benefícios reais para a gestão de pessoas.

Confira algumas tecnologias que facilitam a gestão de RH

Pensando em facilitar a utilização dos recursos tecnológicos, trouxemos algumas ferramentas e aplicativos que podem ser usados nas diversas atribuições do RH. Confira!

MarQ.

A MarQ é uma empresa que produz soluções para controle de jornada das empresas. Acreditamos que o controle de ponto não precisa ser detestado e pode ser um grande aliado do setor de Recursos Humanos e Departamento Pessoal.

Com o nosso sistema, você tem na palma de suas mãos a gestão completa da jornada dos seus colaboradores.

A MarQ é inteligente e possui o melhor custo benefício do mercado. Grandes empresas confiam na nossa solução, seja você também nosso parceiro! Agende um bate-papo com um especialista em controle de ponto!

Runrun.it

Runrun.it é uma solução para a gestão de projetos muito útil para a avaliação do desempenho de cada membro envolvido nos projetos. Para fazer isso, o sistema avalia o número de tarefas que foram entregues, a pontualidade, entre outros aspectos que facilitam a análise da eficiência dos processos.

Essa solução ainda disponibiliza um sistema de gamificação, de acordo com a pontuação alcançada na plataforma, para premiar os melhores profissionais. Todo o acompanhamento pode ser feito em tempo real, por meio de relatórios gerados na ferramenta.

Trello

O Trello é outra solução que contribui na gestão de projetos, facilitando o monitoramento da produtividade das equipes e de cada colaborador. Ele facilita a organização de ações, ideias, afazeres, coisas para comprar, entre outros aspectos relevantes para o ambiente de trabalho.

Ele permite a criação de boards e tarefas com as categorias necessárias para dividir as funções. Ainda possibilita a atribuição de tarefas a algum profissional específico, acrescentar comentários, solicitar modificações, acompanhar a produtividade da equipe e estabelecer prazos.

Ao gerenciar os processos por meio desse aplicativo, a empresa consegue um fluxo de trabalho natural e fluido, além de reunir dados importantes da produtividade dos colaboradores.

Neste artigo, vimos como a gestão de RH pode ser otimizada com ferramentas e apps. Não utilizar a tecnologia nesse processo pode ser muito prejudicial para os resultados do negócio, pois a capacidade de recrutamento, monitoramento e acompanhamento das atividades será limitada. Sendo assim, a empresa não utilizará os melhores recursos, perdendo competitividade e espaço no mercado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *