Como controlar o ponto de colaboradores externos

Com a popularização do home office percebemos um aumento em colaboradores externos dentro das empresas. Todavia,  não é de hoje que as empresas estão investindo nesse tipo de colaboradores. 

Isso acontece devido ao fato de que existem diversas atividades que exigem a locomoção dos colaboradores. Podemos citar como exemplo o caso de pessoas que trabalham com produtos e serviços que são entregues em domicílio ou empresa. Ou seja, motoristas, vendedores externos, prestadores de serviços, entre outros.

controle de pontoEntretanto, independente de onde esses colaboradores estejam fisicamente as organizações precisam manter o controle da jornada desse pessoal. Mas como fazer isso? 

Para suprir essa necessidade muitos gestores de Recursos Humanos passaram a olhar para a tecnologia. Através de novos recursos ficou possível controlar o horário dos funcionários externos se tornou simples.  

Nesse texto vamos falar sobre o check-in para funcionários externos, o que a legislação diz sobre isso e tudo que sua empresa precisa saber sobre este assunto.  Vamos lá!

O que é trabalho externo 

O trabalho externo se trata de qualquer atividade que é feita fora da empresa. E como dito anteriormente, há uma diversidade de atividades que podem se enquadrar nesse conceito, algumas que podemos citar são:  vendedores externos, representantes de marcas, entregadores, técnicos de operadoras, entre outros. 

Vale ressaltar que esta modalidade de trabalho é muito antiga no mercado brasileiro e que não surgiu apenas com a  popularização do home office. Na verdade, esses dois tipos de modelo de trabalho são diferentes.

De acordo com a CLT, para uma atividade se caracterizar como teletrabalho ela necessita que algumas ferramentas sejam essenciais para o colaborador realizar a sua jornada de trabalho diretamente de casa. Todavia, isso não impossibilita que o colaborador também realizasse suas tarefas nas dependências da empresa. 

Já o trabalho externo é necessariamente feito fora do escritório. Por exemplo, um técnico de internet precisa ir até a casa do cliente para resolver um problema de conexão.

Portanto, o trabalho remoto se trata das atividades que não possuem um ponto fixo e que se locomovem de um lado para o outro diariamente.  Por isso, não se deve confundir as duas modalidades. 

Controle de ponto para colaboradores externos

Agora já entendemos do que se trata a modalidade de trabalho externa, vamos entender um pouco mais sobre o controle de ponto dos colaboradores nessa situação.

Primeiramente, devemos dizer que o controle da jornada desse tipo de funcionário é muito importante e vai além de apenas mostrar para a empresa os horários diários dos colaboradores ou estar protegido em caso de um processo trabalhista. 

O controle da jornada dos colaboradores traz transparência para as relações de trabalho e protege ambas as partes de possíveis descumprimentos da jornada acordada.

MarQ ponto

Além disso, nos casos de funcionários externos, é mais fácil enviar as informações para a folha de pagamento, sem que sejam cometidas divergências, através do controle de ponto. 

Outra questão importante sobre o controle de ponto é que, para muitas empresas, essa atividade é vista como simples, não tão relevante e que demanda muito tempo. Mas, na verdade, ela é muito relevante e pode custar milhares de reais por ano a um negócio se não levada a sério.

Quando os funcionários documentam indevidamente suas horas, intencionalmente ou não, isso pode levar a problemas de folha de pagamento e relatórios fiscais, e pode até causar problemas legais para sua empresa.

Mas como fazer esse controle?

Como falado previamente, uma das principais maneiras de controlar os dados de jornada dos seus colaboradores externos é com o auxílio de tecnologia. 

Por meio de um controle de ponto online é possível eliminar diversos processos manuais, o que gera uma economia de tempo no seu departamento pessoal e diminui as chances de erros.

Outra vantagem relevante, é que os sistemas de ponto online são acessíveis para a maior parte das empresas e se integram aos sistemas de folha de pagamento. 

Além disso, seu custo de manutenção é baixo e são constantemente atualizados em busca de oferecer as mais variadas funcionalidades para sua empresa.

Seu departamento de RH está cansado de decifrar anotações manuscritas? Coloque um software para controlar o horário de funcionários externos na sua empresa.

O que a lei diz sobre 

leis do trabalho

 

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não possui um capítulo que fala sobre colaboradores externos – diferentemente do teletrabalho. Todavia, a CLT é bem clara quanto às determinações sobre a jornada de trabalho dos colaboradores. 

Primeiramente, ela determina que a responsabilidade pelo controle da jornada de trabalho é do empregador. A única exceção se dá quando o funcionário tem uma jornada de trabalho externa. Confira:

Art. 62 — Não são abrangidos pelo regime previsto neste capítulo: (Redação dada pela Lei nº 8.966, de 27.12.1994)

I — os empregados que exercem atividade externa incompatível com a fixação de horário de trabalho, devendo tal condição ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdência Social e no registro de empregados (Incluído pela Lei nº 8.966, de 27.12.1994).

Esse extrato foi um adendo feito à CLT em 1994. Ele completa o artigo da legislação de 1943 que não contemplava a possibilidade de outras formas não-presenciais de monitorar a jornada de trabalho.

Todavia, hoje, com o avanço da tecnologia é possível controlar a jornada de um funcionário externo. Na verdade, muitas empresas já sofreram processos trabalhistas ao considerar que, por conta deste artigo da CLT, os colaboradores não têm direito a horas extras, por exemplo. 

Portanto, o controle de jornada dos seus colaboradores externos não é só possível, mas é essencial.

Conheça a MarQ 

Muito mais que um Controle de Ponto Online, a MarQ proporciona a possibilidade de gerenciar a jornada de trabalho dos colaboradores externos de qualquer lugar através de um computador ou aplicativo.

Se sua empresa possui colaboradores espalhados por diversos estabelecimentos, ou nas modalidades de teletrabalho e trabalho remoto, a MarQ é a solução para que você consiga realizar o controle de jornada deles com eficiência! 

Com o nosso sistema é possível que seu colaborador realize o registo de ponto de qualquer lugar e que você realize o controle. Além disso, nossos clientes economizam até 90% do tempo gasto com gestão de controle de ponto, nosso sistema online faz verificação com foto e localização para que o registro seja feito da forma correta e o nosso sistema está adequado às Portarias 373 e 1510 do Ministério do Trabalho. Tudo isso em um só sistema.

Chega de depender de diversos sistemas  e licenças diferentes. Conheça a MarQPonto!

Descubra nossa funcionalidades 

Nosso sistema está separado em cinco funcionalidades principais: 

  • Departamento pessoal
  • Gestão de Ponto
  • Recrutamento
  • Produtividade 
  • Relatórios

Departamento pessoal

Este módulo é repleto de funcionalidades para  agilizar e digitalizar os processos do seu Departamento pessoal.

Com a gestão de documentos é possível arquivar e organizar a documentação dos seus funcionários de forma online. Com isso, você tem acesso 24h aos documentos armazenados na nuvem e também pode solicitar documentos aos funcionários através do App.

colaboradores externos

Outra ótima utilidade é a assinatura digital. Com ela você envia documentos para serem assinados digitalmente pelo funcionário via App, garantindo mais agilidade e legalidade aos seus processos. 

Seu funcionário também pode fazer solicitações de reembolso via app e você, gestor, as aprova ou não em tempo real. 

Por fim, com a Marq você pode personalizar seu sistema e relatórios com a identidade visual da sua empresa e unificar sua comunicação com o funcionário em apenas um lugar através do nosso chat

Gestão de Ponto 

Agora, no módulo de Gestão de Ponto, você pode acompanhar os registros da jornada de seus funcionários em tempo real e ter acesso a relatórios personalizados. 

Através do dashboard do administrador você pode visualizar em tempo real o status dos seus funcionários e as tarefas pendentes. Além disso, também é possível ajustar pontos marcados incorretamente e aceitar ou reprovar solicitações de ajustes feitas pelos funcionários.

Ao mesmo tempo, seus funcionários podem fazer o registro do ponto através de um QR Code usando o MarQApp e com o reconhecimento facial eles registram o ponto sem necessidade de usar senhas. 

O calendário de eventos permite acompanhar eventos relacionados a seus funcionários no calendário semanal da Dashboard e é possível configurar pausas de descanso onde este período não é subtraído da carga horária prevista para o colaborador de call center.

Recrutamento 

O módulo de Recrutamento te auxilia em todo o processo de contratação da sua empresa, desde a criação de uma nova vaga até a coleta de documentos durante o processo de admissão.

É possível criar um portal de vagas personalizado para as novas oportunidades e captar novos talentos, além de fazer todo o seu processo seletivo dentro da ferramenta.

Produtividade

Aqui é possível ter mais controle no clima organizacional e a produtividade dos funcionários da sua empresa.

Com o nosso termômetro de humor, você pode ter feedbacks diários do humor dos seus funcionários para identificar oportunidades de criar um ambiente saudável e acolhedor na sua empresa. 

Indo mais a fundo, o funcionário pode registrar sua localização para controle de trabalhos externos por meio do check-in. Assim, é possível registrar o ponto em locais não definidos e saber quanto tempo seu funcionário ficou em cada local.

Relatórios

Por último, nosso software disponibiliza diversos relatórios completos e personalizados para uma visão holística da sua gestão de pessoas, incluindo  mais de 15 tipos de relatórios personalizados de controle de ponto – horas, ajustes, ausências, etc.- que podem ser feitos em gráfico ou não.  Você pode visualizar como preferir: em tela ou exportar para Excel ou PDF.

Benefícios da MarQ para funcionários externos

Com o sistema MarQ sua empresa poderá garantir que a jornada dos colaboradores seja devidamente anotada mesmo à distância e os seus funcionários contarão com a praticidade de realizar a marcação utilizando um simples celular ou tablet. 

Dessa forma informações como: horas extras, atrasos e dispensas serão anotadas garantindo a maior transparência entre empresa e colaborador. E sua organização terá o melhor gerenciamento de jornada do mercado. 

Mais acima eu te disse que a MarQ era muito mais que um controle de ponto online. Nosso sistema procura facilitar a vida do Departamento Pessoal da sua empresa e pensando nesses casos, desenvolvemos um sistema que automatiza o processo de check-in dos funcionários externos.

É bem simples, ao acessar o sistema, o gestor deve cadastrar quais são os locais em que os colaboradores podem realizar o check-in. Quando o funcionário chegar até lá, poderá registrar o seu horário de entrada e saída. 

Depois disso, o gestor consegue gerar um relatório com todos os registros, além da duração média do local de atendimento. Para evitar registros malfeitos, com a localização do aparelho, o sistema indica a distância do local do check-in. 

Conclusão

Você está cansado de não saber o que fazer para controlar o ponto dos seus colaboradores externos? Ou você até tem esse controle, mas ele vive gerando erros e problemas ao fechar sua folha de pagamento?

 Faça o teste grátis do sistema de ponto eletrônico da MarQ. Com ele, você terá relatórios simplificados e que automatizam os processos da sua empresa.

Não perca mais tempo,  fale com um de nossos consultores e agende uma demonstração do sistema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *