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Reduzir turnover: o desafio da retenção!

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Reduzir o turnover é um desafio complicado para as pequenas e grandes empresas, levando algumas até mesmo à falência. O Turnover ou rotatividade de pessoal, é o nome dado a um evento que ocorre nas empresas, quando há um alto índice de entrada e saída de funcionários.

Muitas empresas costumam medir a taxa de turnover, com a finalidade de avaliar quais funções precisam ser preenchidas, os motivos para as saídas e principalmente para entender como resolver este problema. Esta medição pode ser mensal, semestral, ou anual, irá depender de qual gestor está comandando a pesquisa.

Por isso, apesar de difícil, reduzir a taxa de turnover é uma tarefa importantíssima, falaremos mais no artigo de hoje!

O que é Turnover?

Primeiramente, devemos entender todo o conceito de turnover, que nada mais é do que a taxa de rotatividade de funcionários, ou seja, quantos funcionários saíram e entraram na empresa. Um dos fatores que a taxa de turnover indica, é uma kpi baixo (Indicador-chave de desempenho), ou seja, perdendo bons funcionários, incluindo para empresas concorrentes.

Inclusive, vale ressaltar que toda empresa possuí uma taxa de rotatividade, por tanto, nem sempre isso significa algo ruim, tudo depende de qual valor dessa taxa. É importante avaliar qual mecanismo de pesquisa será usado para calcular essa taxa.

Mas, a taxa de turnover alta, nem sempre significa que a empresa tem um ambiente ruim, ou ainda, não está com um salário competitivo para determinada área. Afinal, existem mais de um tipo de turnover, como veremos na sequência.

O que significa uma taxa alta de turnover?

O termo turnover, traduzido, significa renovação, mas como vimos acima, é utilizado para definir a rotatividade de funcionários. Sendo assim, uma alta taxa de turnover significa que a organização está trocando ou perdendo muitos funcionários em um determinado período. E se isso for algo, inesperado pela gestão, torna-se um problema.

Mas, nem sempre significa que sua organização está com um ambiente ruim. Podem, inclusive, muitos funcionários estarem mudando de carreira, se aposentando, mudando de cidade, etc. Nesses casos, foge do controle da gestão e não há muito o que se fazer para mudar isso.

Porém, se não é o caso, e a organização está perdendo seus funcionários, principalmente para concorrentes, significa que sua empresa não está sendo valorizada, e isso tem uma origem. Avalie o clima organizacional da empresa, a faixa salarial dos setores afetados comparados ao mercado, possíveis caso de burnout, níveis altos de insatisfação, entre outros.

O grande problema da alta rotatividade de funcionários, é o custo para a reposição de um novo funcionário, desde a demissão, até a contratação e treinamento de um novo colaborador, tudo isso, é muito caro.

O que causa o alto turnover?

Existem várias causas para o alto índice de turnover, variam de empresa para empresa, por isso, iremos analisar alguns casos.

Burnout

O burnout é um termo que vem sendo mais discutidos e popularizados por profissionais, também conhecido como síndrome do burnout ou síndrome do esgotamento profissional. Trata-se de um distúrbio emocional que possui as seguintes características:

  • Exaustão extrema;
  • Estresse;
  • Esgotamento físico;
  • Dor de cabeça constante;
  • Insônia;
  • Negatividade;
  • Dificuldade de concentração.

Existe todo um universo de motivos que levam a esse quadro, mas, um dos principais motivos que levam a esse quadro é a sobrecarga de trabalho. Novos funcionários, inclusive, costumam pedir por mais demanda do que o requisitado pelo cargo. Mas, a longo prazo se torna muito difícil se ter uma qualidade de vida com toda essa demanda.

Outros motivos, podemos citar também a falta de flexibilidade de horário e falta de reconhecimento por parte da empresa, que podem não levar ao burnout, mas podem levar a um pedido de demissão.

O burnout é um dos principais desafios para a redução do turnover.

Desalinho com a cultura da empresa

Não existem funcionário perfeito, todos possuem algum defeito, falha, e principalmente alguma diferença com o fit cultural da empresa. Mas, forçar um pensamento cultural em um colaborador que claramente não possui o perfil da empresa, só irá trazer desgaste para os envolvidos. Uma das formas de evitar esse caso, é o período de experiência, previsto na CLT e que possuí o limite máximo de 90 dias.

Porém, nem sempre é o caso, apesar da falta de alinhamento com o fit da empresa ficar evidente com os recém-contratados, existe a possibilidade da adaptação, apesar de ser mais complicada. Mas, geralmente, essa pessoa, no fim, irá pedir para ser mandado embora ou irá pedir demissão.

Assim sendo, ter uma boa gestão de recursos humanos, fazer um bom recrutamento e seleção, faz com que a empresa evite contratar pessoas que não possuem o perfil da organização. Uma dica simples, mas que ajuda, é não recrutar pessoas que não possuem o perfil da empresa, pois dificilmente o mesmo conseguirá se adaptar.

Falta de integração

Quando um funcionário é contratado, é necessário haver um bom onbording ou integração, com o cargo que irá ser exercido, como também, com toda a organização no geral. Porém, quando essa integração é realizada de qualquer maneira, ou seja, negligenciada, a chance desse colaborador ficar perdido e desamparado será enorme.

Com um funcionário perdido com o novo cargo, a chance do mesmo se desiludir com a empresa, repensar sobre seu futuro na organização, e principalmente, considerar a troca de emprego. Afinal, nesse caso, dificilmente esse colaborador irá conseguir desenvolver e evoluir na empresa.

A melhor forma de evitar isso e reduzir o turnover, é fazer um onbording completo, fazer um acompanhamento nos primeiro meses, fazer a apresentação completa das pessoas, do processo, ambiente e documentos, além de incluir esse mesmo nas reuniões da organização.

Falta de transparência

Um dos maiores erros dos gestores e recrutadores das empresas, atualmente, é a falta de transparência, principalmente por oferecerem coisas além da realidade. Quando a pessoa entra na empresa, vê que a realidade é bem diferente, e aí ocorre a desilusão.

Nesses casos, na hora da entrevista, os recrutadores escondem, maquiam ou até mesmo mentem sobre a realidade da empresa, em questões como estrutura do negócio, o cargo e salário, questões culturais e todos as falhas da empresa no geral. E isso é algo muito errado,

A melhor forma de reduzir o turnover, começa desde a contratação do colaborador, sendo honesto com todas as questões da entrevista, desde o cargo em questão, até toda a realidade da organização. Isso irá ser benéfico para a empresa e para o funcionário.

Falta de engajamento

A realidade para a retenção de funcionário, vária de cada empresa, para se reduzir o turnover, é necessário criar-se técnicas de retenção de funcionários. Negligenciar o pensamento do colaborador quanto a organização e seu engajamento, é esperar o  seu pedido de demissão.

Pequenas organizações não possuem a mesma capacidade de fornecer grandes salários e muitos benefícios, por isso, as estratégias têm que estar voltadas a se ter um bom ambiente organizacional e demonstrar isso para o mesmo. Existe uma boa quantidade de profissionais, que valorizam muito mais, um bom ambiente organizacional, do que um salário maior ou alguns benefícios.

Técnicas de engajamento de equipes são focadas, principalmente, em novos colaboradores, para que os esses mesmo tenham vontade de continuar na organização.

Falta ou inexistência de feedbacks

Receber um feedback, é a confirmação para o funcionário de sua atual situação, assim, entendemos com um retorno da liderança sobre seu trabalho.

Mesmo que este profissional esteja situado com a área exercida, os novos processos e normas demandam tempo até a total adaptação, por isso, o feedback é tão importante. Caso contrário, a falta desse retorno causa esses profissionais a ficarem perdidos e a solução que muitos acham, é a procura de outro organização para se trabalhar.

Por fim, dar o feedback para o funcionário, é dar o retorno de todo o trabalho do colaborador, os pontos positivos e pontos de melhoria, assim, o colaborador se sentirá valorizado, parte da equipe e poderá evoluir profissionalmente.

Estratégias para a redução de turnover

Estratégias para reduzir o turnover

Agora que entendemos mais sobre as origens desse problema, é necessário traçar estratégias  para fazer a redução do turnover. A taxa definida e considerada mais aceitável quanto ao turnover seria entre 5 a 10% ao ano, acima disso, os problemas financeiros começam a aparecer, e para algumas empresas, se torna um grande problema.

Por isso, fizemos uma lista com estratégia para a redução de turnover, são elas:

Melhore a seleção e recrutamento

A primeiro estratégia, para reduzir o turnover, é fazer o recrutamento e seleção de maneira correta. Sabendo disso, aprimorar o processo seletivo da sua empresa é algo essencial para se prevenir da contratação de funcionário sem o perfil da organização.

Existem ferramentas que ajudam as empresas a automatizar esse processo, como, por exemplo, à análise de perfil comportamental. Outra solução que pode ajudar é tercerizar este processo por meio de empresa de RH.

Invista em planos de carreira

Plano de carreira podemos entender como a jornada profissional dentro de uma organização, com as competências necessárias para cada cargo, o tempo que leva para se alcançar determinado cargo e os objetivos de cada colaborador.

Além de reduzir o turnover, estabelecer um plano de carreira, aumenta a transparência entre o funcionário e a empresa.

Por fim, o plano de carreira faz o funcionário sentir que ele possui um valor dentro da empresa, e que não está apenas cumprindo uma função. O resulta disso é que, além de motivado, o funcionário também apresentará melhores resultados dentro da organização.

Pratique o endomarketing

Endomarketing é uma estratégia de marketing, utilizado para melhorar o ambiente organizacional da empresa. Para se fazer o endomarketing é preciso fazer um planejamento com o time de RH, voltado para ações e campanhas que tenham o público interno da empresa como foco.

Investir em benefícios, como, por exemplo, um cartão beneflex, valoriza sua organização, tanto para os funcionários, quanto para o mercado de trabalho no geral.

beneflex

Existem diversas estratégias voltadas para o endomarketing, com elas, é possível reduzir o turnover. Temos um artigo falando sobre endomarketing, vale a pena conferir.

Conclusão

Como pudemos conferir, reduzir o turnover não é uma tarefa simples, é preciso realizar muitas pesquisas internas para decidir a melhor estratégia para a redução. As origens desse problema podem estar em todos os setores da organização, por isso, a análise desse problema deve ser minuciosa.

Para a resolução desse problema, é preciso planejamento e estratégia para melhorar o ambiente organizacional, e com isso, reduzir a quantidade de colaboradores que decidem sair da organização. Negligenciar este problema, leva não só ao aumento dessa taxa de rotatividade, como também a sérios problemas financeiros.

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