Compartilhe:

Índice

Motivação no Trabalho: o combustível da performance!

Índice

Motivação podemos entender como um impulso que faz com que, uma pessoa ou um grupo consiga atingir um determinado objetivo. Dentro das organizações, a motivação do trabalho é a determinação e empenho que um funcionário tem em atingir os objetivos da organização e o quanto ele deseja permanecer na empresa.

Por outro lado, a desmotivação pode ser percebida pelo desânimo desse mesmo, atraso no trabalho, produtividade baixa, resultados abaixo do esperado, etc. O desanimo muitas vezes é evidente, e pode ser percebido pela postura e pelas atitudes do funcionário, mas, há casos onde esse desânimo, não é perceptível a distância.

No artigo de hoje, iremos entender o que é esse impulso e como ele pode ajudar a melhorar a produtividade de sua empresa.

O que é motivação no trabalho?

A motivação no trabalho pode ser utilizado como uma ferramenta para alcançar melhores resultados, independente do objetivo, a motivação é um fator que pode ser utilizado tanto por um ser individual, quanto por grupo.

Apesar de não ser tão utilizados pela maioria das grandes organizações, as estratégias de incentivo e motivação podem otimizar trabalho em grupo, podendo trazer grandes resultados para as organizações.

Uma boa estratégia para a motivação do grupo de funcionários, são as conversas em grupo. Sabendo a necessidades, questionamentos ou até mesmo novas ideias, ajudam as lideranças da empresa a fazer um melhor direcionamento e melhor escolha das estratégias de motivação da equipe.

Após isso, fazer conversas individuais e dar feedbacks, ajudam o gestor a ter um melhor conhecimento sobre os resultados das estratégias escolhidas.

Homem motivado

Por que desenvolver um ambiente motivador

O primeiro ponto importante para o desenvolvimento de um bom ambiente organizacional, é saber qual setor ou área da empresa está tendo os melhores resultados. Após isso, comece recompensando esse setor, ou seja, irá reconhece o setor através de incentivos.

É importante ressaltar que conversar com os colaboradores da sua empresa individualmente também, evitando que bons profissionais passem despercebido.

A maneira pela qual esse reconhecimento é feito, varia de gestor e empresa. Dentre elas estão:

  • E-mail de reconhecimento;
  • Cartas de incentivo;
  • Premiações simbólicas ou bônus financeiros;

Vamos analisar as maiores vantagens de se ter um ambiente organizador:

Reduza turnover e talentos

O resultado de se ter um ambiente motivador na organização, é se ter um ambiente onde os profissionais, dificilmente, irão desejar sair da empresa. A redução de turnover é essencial para a redução dos gastos da empresa.

Afinal, contratar novos funcionários e colaboradores, além de caro, é necessário  que o time de RH perca muito tempo durante todo esse processo.

Manter um ambiente de trabalho motivador, garante estabilidade para sua equipe de trabalho.

Além disso, ter um ambiente de trabalho motivador, faz com que os talentos de sua empresa fiquem na organização. Um ambiente motivador, facilita no desenvolvimento e crescimento desses colaboradores mais talentosos, esses mesmo que se sentem mais confortáveis num ambiente de trabalho motivador.

Os talentos de sua empresa são essenciais para grandes resultados e ter um clima organizacional saudável, ajuda esses mesmos a permanecerem na empresa. Por outro lado, o oposto disso, afasta esses talentos da empresa.

Aumente sua produtividade

Se você fez uma boa análise do ambiente organizacional de sua empresa, você pode perceber que mesmo empresas que possuem um bom salário e benefícios, mas não estão alcançando os resultados esperados. Esse problema, muitas vezes, é somente pela falta de motivação.

Porém, nem sempre isso é uma tarefa simples, é necessário ter o conhecimento do conceito de RH estratégico, que utiliza pessoas como peças principais para o funcionamento da empresa. Aumentar a produtividade da empresa é a chave para grandes resultados.

Entender isso como algo primordial para empresa e não como um gasto, é o primeiro passo para o sucesso da sua empresa.

Otimize o tempo 

Trabalhadores motivados, possuem algumas semelhanças, e entre elas,  a mais evidente é a redução de tempo para a realização de cada. Podemos, entender que produtividade, tempo para a execução e motivação, são essenciais, e em suma, se completam.

No mundo das organizações, tempo é dinheiro, por tanto, as organizações que conseguem otimizar seu tempo de produção, consequentemente são aquelas que possuem o maior lucro e fluxo de caixa. Ter isso em mente, possibilita que a empresa consiga crescer e atender demandas crescentes.

Crescimento profissional

Desenvolver uma relação de confiança e motivação para o colaborador de sua empresa, faz com que ele deseje se aprimorar cada vez mais, ou seja, se desenvolva pessoalmente. É interessante que sua organização incentive ou até mesmo capacite esse profissional.

Crescer como profissional e ter o crescimento pessoal, são ótimas estratégias de endomarketing, afinal, para o público externo, sua empresa passará a imagem de uma organização que se importa com o futuro de seus profissionais. Por fim, se o colaborador entrar nesse ciclo de crescimento, a empresa e principalmente ele mesmo, serão beneficiados.

Melhore a cooperação

Trabalho em equipe é essencial para qualquer organização, e a motivação serve como um grande estimulador para essa cooperação. Além disso, melhora o relacionamento de seus colaboradores, engaja e faz com que sua empresa no geral esteja numa mesma harmonia.

Por fim, agora que sabemos os benefícios de se ter um ambiente motivador, vamos analisar como se identifica um colaborador desmotivado.

Como identificar um colaborador com falta de motivação?

Colaborador desmotivado

Identificar um colaborador insatisfeito com a organização, nem sempre é uma tarefa simples. Existem detalhes, atitudes e sinais no geral que ajudam na identificação desse trabalhador insatisfeito.

Dependendo do quão desmotivado esse colaborador está, é possível que até mesmo outros colaboradores sejam afetados. Por isso, é importante identificar esse colaborador quanto antes, para evitar futuros prejuízos para sua organização. Vamos entender melhor como são esses sinais:

Queda na produtividade

Queda na produtividade é normalmente o primeiro sinal que costuma aparecer. Apesar de se parecer simples, a queda de produtividade nem sempre é devido à falta de motivação. Por isso, é importante analisar todos os detalhes que esse colaborador apresenta, para saber se isso se trata de um problema profissional ou pessoal, tenha uma conversa com o colaborador e procure entender melhor o que está acontecendo.

Problemas na equipe

Outro resultado da falta de motivação, é o relacionamento ruim que este funcionário pode ter com a equipe. Problemas com a equipe são difíceis de se resolver, e muitas vezes são causados por conflitos entre funcionários motivados e desmotivados.

Estresse e ansiedade

Nesse caso, se trata de sintomas que o colaborador desmotivado costuma apresentar. O colaborador com falta de incentivo demonstra níveis elevados de estresse e ansiedade, e isso pode levar a problemas sérios de saúde, tanto fisicamente (alergia emocional), quanto mentalmente (Síndrome de Burnout).

Atrasos e faltas

O termo mais utilizado para atrasos e faltas no trabalho é o absenteísmo, e um dos fatores que leva a esse problema, normalmente é a falta de motivação. Nesse caso, é importante perceber a frequência que isto está ocorrendo, pois, uma alta taxa pode significar que este colaborador está cansado.

Imagine a situação, um colaborador insatisfeito com a corporação, acorda cedo todos os dias daquela semana, pegando 2 ou 3 ônibus, já começando sua jornada de trabalho cansado e sabendo que amanha será a mesma coisa. É um cenário ruim, mas que é a realidade de muitos, isso não só leva a desmotivação, quanto pode levar a um eventual burnout.

Temos um artigo em nosso blog falando sobre pontualidade no trabalho, vale a pena conferir.

Como motivar minha equipe?

lider motivando equipe

Existem muitas estratégias para elevar a motivação das equipes de trabalho, é necessário saber quais são elas e fazer um planejamento para elevar a motivação de seu grupo. Uma das grandes vantagens de se motivar a equipe, é que evita problemas internos, como as famigeradas “panelinhas” prejudiciais para a harmonia do grupo. Um time motivado será aqueles que conseguirá entregar os resultados esperados e principalmente acima do esperado.

Por isso, é importante que o gestor tenha em mente as seguintes estratégias:

  • Compartilhe as metas da empresa;
  • Fortaleça sua equipe;
  • Estimule o reconhecimento interno.
  • Descubra o que é importante para seus funcionários.
  • Evidencie a importância da equipe;
  • Faça reuniões regulares;
  • Conceda o controle de seu ambiente de trabalho;
  • Ofereça um trabalho flexível;

É claro que todas essas estratégicas requerem um estudo, principalmente de como aplicar isso na organização.

Analise quais serão utilizadas, pois existem casos onde a motivação pode vir de uma simples conversa com a equipe. Porém, também pode ser um problema muito mais profundo e enraizado.

Conclusão

Como pudemos analisar, ter colaboradores motivados em sua organização é fundamental para o sucesso, não só da equipe, como da empresa no geral. Analisamos que a tarefa de identificar os colaboradores desmotivados, não é uma tarefa simples.

Por isso, reforçamos que o gestor da equipe faça uma análise criteriosa quanto aos funcionários que aparentam estar mais infelizes na organização.

Para se alcançar uma posição de destaque no mercado, é necessário bons resultados, e como podemos ver, só são alcançados com colaboradores engajados e motivados.

Por fim, a motivação também pode revelar muitos talentos em sua organização, e isso pode ser algo muito positivo para empresa e organização. É fundamental que pessoas talentosas sejam valorizadas e reconhecidas, pois, são justamente eles que dão o diferencial para sua organização.

Nós ajudamos empresas a desburocratizar os processos de gestão de pessoas e tempo, e devolvemos horas para o RH usar no que realmente importa

Veja também

Tire todas as suas dúvidas sobre o salário-família!

14/06/2024

5 estratégias para organizar um turno de trabalho eficiente

13/06/2024

Tudo o que você precisa saber sobre a estabilidade gestante!

12/06/2024