O reconhecimento facial é uma tecnologia cada vez mais utilizada dentro das empresas, especialmente no RH e outras áreas que se beneficiam com a capacidade de reconhecer cada colaborador pela sua face. Isso é possível com o avanço de hardwares e softwares que atuam no reconhecimento dos traços das pessoas.
Porém, nem toda empresa já descobriu o verdadeiro potencial desta tecnologia para seus negócios. Por isso, o artigo a seguir será muito útil para você, que acompanha conosco. Confira!
O que é o reconhecimento facial?
O reconhecimento facial é uma tecnologia que usa inteligência artificial e algoritmos para identificar as pessoas a partir das características de suas faces. Ela compara e analisa os traços biométricos, como o formato do nariz, a posição dos olhos, a distância entre boca, queixo e outros detalhes únicos de cada indivíduo.
Tem um artigo no blog da NUBE sobre inteligência artificial e como ela pode afetar o futuro das empresas. Convidamos você a conferir também.
Você poderá entender em tópicos seguintes como funciona a tecnologia de reconhecimento facial. Porém, em geral, ela se inicia na captura da imagem em foto ou vídeo da pessoa reconhecida. Esta então é comparada com a base de dados que o sistema ou empresa já tem daquele indivíduo.
Um algoritmo então realiza a análise das duas imagens para identificar as correspondências e certificar que se trata da pessoa identificada. Esta tecnologia tem diversos usos para empresas, estados e sistemas, mas ela também é tema de debates sobre segurança e privacidade, por coletar dados individuais das pessoas.
Como funciona o reconhecimento facial?
O reconhecimento facial funciona a partir de etapas que acontecem no momento em que o usuário tem contato com a tecnologia de captura, análise e reconhecimento da face. Veja mais detalhes nos itens a seguir:
- Captura da imagem: o rosto da pessoa tem sua imagem capturada pela câmera em foto ou vídeo. Pode ser uma câmera dedicada para este fim, uma webcam, ou até mesmo a câmera de um computador ou celular;
- Pré-processamento: é comum que as tecnologias de reconhecimento facial realizem um pré-processamento da imagem para remover possíveis distorções, cores mal processadas e ruídos que prejudiquem o reconhecimento;
- Detecção do rosto: algoritmos de detecção ajudam a localizar o rosto do usuário dentro da imagem;
- Extração das características: o software vai analisar a imagem para capturar as características individuais das pessoas, como posição de queixo, boca e nariz, distância e tamanho dos olhos, cores de pele, entre outros detalhes;
- Comparação: o algoritmo então faz a comparação das características da face coletada com os detalhes da imagem que está registrada no banco de dados. As correspondências são detectadas a partir da inteligência artificial;
- Decisão: uma vez realizada a comparação, o sistema ‘decide’ se o reconhecimento facial foi bem sucedido. Em caso positivo, a pessoa recebe a mensagem de sucesso e realiza a ação, que pode ser uma marcação de ponto, uma liberação ou outra. Em caso negativo, normalmente, pode-se tentar novamente.
De quais formas as empresas podem usar o reconhecimento facial?
Existe uma série de usos possíveis para o reconhecimento facial dentro das empresas. Veja as maneiras mais comuns a seguir:
Controle de acesso
O reconhecimento facial é muito utilizado para automatizar o controle de acesso do colaborador a determinadas instalações da empresa. Também pode ser usado para fazer o desbloqueio de dispositivos e maquinários.
Segurança
O reconhecimento facial também é aplicado nas empresas para monitorar as edificações, escritórios e outras áreas de interesse dos empreendimentos. Com ela, é possível identificar possíveis pessoas suspeitas ou ameaças relacionadas à integridade dos colaboradores.
Identificação dos clientes
O reconhecimento facial na identificação dos clientes pode ajudar a dar uma experiência mais prática e automatizada para os colaboradores, em locais como lojas, hotéis ou prestadoras de serviços em geral.
Autenticar transações
A autenticação de transações também é um uso muito comum e eficaz para o reconhecimento facial dentro das empresas. Ele dá mais segurança para transações financeiras ou de outros ativos, reduzindo o risco de fraudes.
Controle de ponto
Um dos mais eficazes usos para o reconhecimento facial é a realização do controle de ponto dos colaboradores. Não precisa cartão, senha ou interação demorada. Basta uma foto e o software reconhece os colaboradores. Assim, sua empresa evita fraudes e realiza um controle de ponto muito mais assertivo.
Marketing
O marketing também é muito beneficiado pelo reconhecimento facial. A partir da coleta não apenas da presença dos usuários, mas até mesmo suas reações a ver certas imagens e produtos, as empresas coletam feedbacks úteis para campanhas cada vez mais eficientes.
Análise de dados
É o reconhecimento facial utilizado pela ciência. Várias áreas e empresas usam a tecnologia na realização de pesquisas de mercado, estudos de comportamento e análises de tendências de mercado.
O que a lei diz sobre o reconhecimento facial?
Na legislação brasileira ainda não há normas específicas para regulamentar o uso do reconhecimento facial. Porém, outras leis e códigos se aplicam por se relacionar diretamente com esta tecnologia.
É o caso da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que foi promulgada em 2020. Ela estabelece diversas regras para coletar, armazenar, tratar e compartilhar dados pessoais e individuais dos cidadãos.
Por isso, ela também inclui a imagem da face das pessoas. Em termos gerais, ela estabelece que o uso dos dados precisa acontecer de forma transparente, com consentimento do titular dos dados. As empresas também são responsáveis por assegurar a integridade e segurança das informações.
Há também outros casos em que se aplicam os artigos do Marco Civil da Internet ou até mesmo do Código de Defesa do Consumidor (CDC), códigos que também tratam dos direitos da privacidade e da proteção do consumidor.
Desde 2021, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) é a agência reguladora que fiscaliza o cumprimento da legislação quanto ao uso de dados e proteção da privacidade.
Há questões relativas à segurança que podem levantar debates. Como, por exemplo, o risco de ataques cibernéticos, reconhecimento facial com má-fé, uso de IA para fraudes, entre outros. Porém, a tecnologia está sempre avançando, proporcionando cada vez maior segurança de dados.
Como funciona o reconhecimento facial no controle de ponto?
O reconhecimento facial no controle de ponto acontece por meio de um sistema ou aplicativo instalado nos dispositivos que o colaborador usa para fazer seus registros de entrada e saída. Isso pode ser um aparelho dedicado especialmente para este fim, ou um dispositivo individual do colaborador, como um computador, tablet ou smartphone.
O colaborador registra o ponto com sua face, o que evita o uso fraudulento do registro de presença. Também auxilia na dinâmica da empresa, pois evita filas e permite aos colaboradores fazer o registro de ponto de maneira mais rápida.
Além disso, ele torna o trabalho da equipe do RH mais dinâmico, pois as informações ficam no sistema de maneira automatizada, evitando trabalho repetitivo que toma tempo do departamento de pessoal.
Como o reconhecimento facial no controle de ponto otimiza a gestão do RH?
A inteligência artificial e os algoritmos relacionados ao reconhecimento facial se integram com o software de gestão de ponto de sua empresa, que faz o registro automático das informações de entrada, saída e horas trabalhadas na tabela de pontos dos funcionários. Isto é, além de horários, até mesmo a fotografia captada na hora do registro fica no sistema para possibilitar verificação posterior.
Isso permite, inclusive, o acompanhamento em tempo real da frequência dos colaboradores por parte do departamento de pessoal ou da gestão responsável pelo funcionário. Desta forma, tudo isso impacta diretamente para um ganho geral de produtividade dentro da empresa.
Portanto, essa tecnologia beneficia a gestão de RH ao reduzir erros e fraudes na marcação de ponto, simplificando registro de horas trabalhadas. Além de tudo isso, o reconhecimento facial é até mesmo mais higiênico para os colaboradores, uma vez que não utiliza um equipamento que precisa do contato de todos os funcionários.
A isso tudo acrescentamos a modernização que o reconhecimento facial implementa na realidade da empresa, possibilitando ganho de reputação, maior bem-estar dos funcionários e melhora nos índices de retenção de talentos.
A MarQ. oferece a tecnologia do reconhecimento facial!
Em primeiro lugar, usando o sistema MarQ. o colaborador pode efetuar seu registro de ponto de forma ágil e simples. Sendo assim, as maiores vantagens de se utilizar controle de ponto com reconhecimento facial incluem:
- Redução de erros e fraudes: é possível garantir a identidade do funcionário no momento em que ele registra sua entrada e saída. Isso também diminui as chances de fraudes e erros no controle de ponto;
- Simplificação do processo de registro: em geral, usar reconhecimento facial simplifica o registro de ponto, pois reduz os esforços tanto dos trabalhadores, como do RH;
- Maior precisão no cálculo de horas de trabalho: a precisão no cálculo das horas de serviço é fundamental para evitar gastos desnecessários e processos trabalhistas. O reconhecimento facial proporciona esta precisão, inclusive para bancos de horas ou horas extras;
- Melhoria na gestão de pessoas: o uso de um sistema de ponto com reconhecimento facial traz melhorias gerais na gestão de pessoas, especialmente porque não atende apenas o controle de ponto. A MarQ. tem soluções para tudo o que se refere à gestão de pessoal;
- Segurança dos dados: especialmente após a LGPD, nenhuma empresa deve negligenciar a segurança dos dados. Por isso, utilize o sistema de gestão da MarQ., que tem homologação junto às portarias do Ministério do Trabalho e opera com robustez de dados, protegendo informações da empresa e dos colaboradores.
Isso garante ainda mais segurança e precisão no registro das horas trabalhadas. Além disso, o sistema da MarQ. é focado em controle de ponto online, sendo a solução completa para o RH de sua empresa.
Conclusão
Em conclusão, o reconhecimento facial é hoje uma tecnologia indispensável para as empresas que querem ter dinamismo e melhores resultados em seus negócios. Isso se aplica diretamente ao RH e ao controle de ponto, que ganham muito ao utilizar esta tecnologia ao seu favor.
Por fim, com a MarQ., você tem acesso a esta tecnologia e muito mais. Você pode testar todas as nossas soluções por sete dias sem nenhum custo! Clique aqui ou no banner abaixo para saber mais!