Você está pronto para ser digital?

Empresas constituídas antes do surgimento da internet enfrentam um grande desafio: se atualizar para com as novas regras do mundo digital em relação ao progresso dos negócios na era pré-digital.

A boa notícia para essas empresas é que a mudança é possível através da transformação digital. Essa, está principalmente relacionada à inserção de ferramentas digitais na rotina de uma empresa, mas não se trata apenas disso. Ela é ainda mais ampla e está baseada em três pilares fundamentais: tecnologia, pessoas e processos. 

Esses três pilares em conjunto transformam uma empresa e fazem com que ela busque a eficiência máxima de dentro para fora, ou seja, impactando seus colaboradores e seu público externo.

A transformação digital é uma mudança estrutural que modifica os processos operacionais, a cultura e as práticas de uma empresa.

Benefícios da transformação digital nas empresas 

A transformação digital agrega diversos benefícios em uma organização. Vejamos alguns deles:

Redução de custos 

Quando se fala em redução de custos e transformação digital podemos até ficar com dúvidas, já que a inserção de tecnologia geralmente representa um investimento. 

Contudo, podemos dizer que esse custo se paga sozinho pois, ao passo que sua empresa se torna mais moderna ela se torna mais eficiente, então ela pode começar a ver redução de custo nos gastos com processos ineficientes, e até mesmo na ocorrência de erros. 

Processos mais ágeis e eficientes 

A transformação digital promove uma troca de informações e processos mais ágeis dentro da sua empresa. Ela também promove uma forma de trabalho mais acelerada, o que torna tudo mais ágil e o processo mais eficiente. 

Para usar um exemplo, vamos pensar no cálculo de horas trabalhadas. Em algumas empresas esse cálculo é feito por meio de planilhas, já em outras esse cálculo é feito por meio de um sistema de ponto automatizado como a MarQPonto, o que elimina essa tarefa do fechamento de ponto e consequentemente torna-o 90% mais ágil!

Menos processos manuais 

Algumas das soluções disponíveis no mercado, como o sistema de gestão, auxiliam as empresas a automatizar seus processos. Portanto, atividades que costumavam ser manuais, como o preenchimento de planilhas e a compilação de dados, são facilitadas.

As informações ficam salvas digitalmente e podem ser acessadas de qualquer lugar e a qualquer hora.

Satisfação do cliente 

Cada vez mais as pessoas usam a internet para fazer suas compras devido à sua facilidade e diversidade de opções. Portanto, quando a empresa atende às novas demandas do cliente, a possibilidade de aumento da satisfação é maior.

Mais segurança  

As transformações digitais também diminuem os riscos de erros e de perdas de dados. Isso devido a mecanismos como a criptografia, certificados digitais e assinaturas digitais, que são oferecidos pelas empresas de tecnologia. Eles garantem a integridade e confidencialidade dos dados, protegendo o negócio e os clientes.

Aumento da produtividade 

Para atingir metas, é preciso que os colaboradores tenham tempo para se dedicar aos processos que geram mais valor agregado para a organização. A automatização de processos é uma excelente saída, tendo em vista que os processos burocráticos podem ser eliminados da rotina.

Há ainda outro ganho: todos terão mais disponibilidade para pensar também em outras inovações para o ambiente de trabalho e para o negócio, o que aumenta consideravelmente a produtividade empresarial do seu negócio.

Novas oportunidades para o negócio

Por fim, lembre-se que a transformação digital é uma propulsora de novos modelos de negócio. Em outras palavras, é possível encontrar na gestão digital novas oportunidades de negócios e de faturar.

Como adotar a transformação digital na empresa? 

Existem diversas maneiras de começar uma transformação digital na sua empresa, para esse texto separamos cinco  pontos que marcam um início positivo para ela, são eles:

Conheça os problemas do seu negócio  

O primeiro passo é entender mais sobre a realidade da empresa conversando com os colaboradores e com os clientes. Desse modo, é possível saber quais são as principais burocracias e gargalos enfrentados, desde o primeiro contato até o resultado final.

Além disso, também é possível descobrir o que pode ser otimizado com a ajuda da tecnologia. Os resultados continuarão sendo cobrados a todo tempo e, por isso, é fundamental que as inovações atendam a necessidades reais.

Mudança de cultura  

Como vimos previamente, a mudança cultural é um dos principais impactos de uma empresa digital. Portanto, se a sua empresa tem uma cultura engessada baseada em hierarquias e muitos níveis a serem consultados antes de tomar uma decisão, é melhor repensar a decisão de transformá-la. 

A colaboração e adaptação às novas ferramentas e modelos de gestão são cruciais para a mudança de cultura e consequentemente para a transformação digital, a empresa precisa implementar práticas que vão de encontro à tecnologia e os novos processos. 

Invista em comunicação 

A comunicação em toda empresa deve ser clara e alinhada para acolher esse momento de mudanças e formalizar a adoção de novas tecnologias.

A cultura de inovação dentro das organizações é construída com mais facilidade se os seus colaboradores se sentirem à vontade para expor as suas ideias. A partir desses levantamentos, você terá informações básicas para iniciar uma pesquisa sobre quais são as soluções disponíveis no mercado, fazer orçamentos e planejar os próximos passos da estratégia.

O importante é que o gestor comece a criar diferenciais que gerem valor para o cliente e preparem o negócio para estar à frente da concorrência.

Defensores da ideia 

A adesão à transformação digital também depende de pessoas dispostas a defenderem essa ideia, e geralmente líderes e gestores precisam ser os maiores defensores da transformação digital. Ter pessoas na gestão alinhadas e empenhadas na transformação acelera o processo, derruba barreiras e passa mais confiança aos demais colaboradores.

Invista em tecnologias que façam sentido 

Por fim, as ferramentas digitais que você decidir agregar nesse processo precisam fazer sentido com a estratégia. Por exemplo, vamos imaginar que o seu setor de RH sofra todo mês com o controle de jornada dos colaboradores, todo mês o setor dedica um esforço de horas a fio para esse processo, e com certeza se tivessem uma ferramenta melhor de controle de ponto eletrônico, como a MarQ. que produz relatório e métricas acerca dos horários e faltas dos trabalhadores, conseguiriam reduzir em mais da metade o tempo gasto com isso. 

Mas, na tentativa de agregar qualquer ferramenta e “digitalizar o RH”,  a empresa decidiu investir em uma plataforma voltada para avaliação de desempenho. Faz sentido ter uma plataforma voltada para isso, entretanto, o problema da empresa era outro. Se a empresa investisse em um software de ponto moderno, como mencionado previamente, conseguiria melhorar o trabalho do RH e de quebra ainda estaria dando seus primeiros passos rumo à transformação digital. 

Entendeu como as ferramentas que você agregar precisam fazer sentido e serem aplicadas no momento certo? A transformação digital diz respeito à melhoria contínua de processos e cultura em uma empresa apoiando-se na tecnologia. 

Portanto, é importante primeiro resolver um gargalo e depois pensar em outra tecnologia que vem para agregar mais valor. 

RH 4.0 

O RH 4.0 tem como principal objetivo tornar o setor de Recursos Humanos uma peça estratégica dentro da empresa. Isso acontece por meio de uma revolução tecnológica no setor de Recursos Humanos, que aplica tecnologia avançada na gestão de pessoas, no Recrutamento e Seleção, na atração de talentos e em todas as outras áreas do setor. 

Um setor de RH que utiliza de mudanças estruturais na sua forma de funcionamento, influência a empresa toda a ter uma postura mais disruptiva que não tem medo em testar coisas novas. Isso também impacta a gestão estratégica de pessoas aplicada pelos gestores de negócios. 

Por muito tempo o RH era encarado como burocrático e atrasado, não condizente com o restante da empresa. Para mudar esse cenário, novas tecnologias são inseridas no setor com o intuito de evoluí-lo.

Mas, como aplicar essas tecnologias no cotidiano do RH? Através de softwares integrados de ponta a ponta, com uma alta geração e análise de dados, estratégico e com pouco operacional. Também é possível, por meio da inteligência artificial que diminui o tempo gasto com os processos de recrutamento e seleção, ao fazer uma peneira nos candidatos colocando em evidência aqueles que têm mais a ver com a organização. 

O que a indústria 4.0 traz é a possibilidade de trabalharmos com a criatividade, de forma mais estratégica e humanizada.

Conclusão 

Como vimos anteriormente, a transformação digital se trata de digitalizar os processos de toda sua empresa Nesse sentido, migrá-la para o ambiente digital e, ali, reorganizar sua infraestrutura e desenvolver novas soluções para os seus consumidores.

Além disso, aprendemos sobre os principais benefícios da transformação digital nas empresas. Podemos citar alguns aqui, como, redução de custos, processos mais ágeis, mais segurança e satisfação do cliente. Posteriormente, separamos cinco pontos chaves para iniciar a implementação da transformação digital na sua empresa. 

Por fim, aprendemos sobre a revolução tecnológica e o RH 4.0, objetivando transformar os Recursos Humanos em uma estratégica das empresas. E é aí que as ferramentas e recursos digitais entram, como potencializadores desta transformação: Coletando dados, integrando setores e automatizando processos para que sua produtividade aumente, seus custos reduzam e sua empresa se destaque da concorrência.

A MaQ. é uma ferramenta de controle de ponto online que tem modificado o dia a dia de diversas empresas e auxiliado em sua trajetória rumo à transformação digital. Ele representa a ruptura com ferramentas ineficientes do passado e toda a burocracia relacionada ao controle de jornada. 

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