Além das habilidades técnicas para que um salão de beleza funcione perfeitamente, existem questões de gerenciamento que são essenciais para fidelizar clientes e reter os melhores profissionais do mercado.
Quais são os principais pilares da gestão do salão de beleza?
Nesse sentido, existem quatro pilares que devem ser levados em conta pelos empresários da área: o relacionamento com os clientes, uma boa gestão do Recursos Humanos, a efetividade do Marketing e a administração do financeiro.
Mas fique tranquilo, separamos duas soluções que vão tornar esses processos mais simples e efetivos, independente do tamanho do seu negócio. Preparado?
1. Relacionamento com os clientes
O primeiro fator que deve ser levado em conta na gestão do salão de beleza é o seu público-alvo. Aliás, fidelizar o seu cliente é o primeiro passo para o seu negócio crescer. Para isso, separamos algumas funcionalidades que softwares de gestão de beleza oferecem para um melhor relacionamento com o seu cliente:
- Agendamento online: A praticidade dos dias atuais exige que a gestão do salão de beleza pense em formas de facilitar o dia a dia da sua clientela. Nada melhor do que garantir que esse agendamento possa ser feito de maneira online, pelo aplicativo, site, rede social ou pelo Google Reserve.
- Lembretes de agendamento: Essa é uma das vantagens de aplicar a tecnologia aos processos do seu salão. Envie SMS, e-mail e notificações para diminuir o número de cancelamentos. E que tal lembrar o seu cliente que está na hora de retornar e aproveitar o serviço mais uma vez?
- Fidelize seus clientes: Que tal ter um sistema que cadastra as fotos dos últimos trabalhos, pontua as preferências e observações de atendimentos anteriores? Tenha o histórico completo do seu cliente, envie mensagens de aniversário e fidelize sua clientela.
2. Gestão do Recursos Humanos
Se o seu profissional está bem e motivado, vai indicar o seu salão de beleza e prestar um bom atendimento. Esse controle do clima organizacional da sua equipe passa pelo trabalho do Recursos Humanos, que muitas vezes está sobrecarregado com atividades que podem ser automatizadas. Que tal ganhar tempo com soluções?
- Controle de ponto online: Já pensou em registrar o ponto da sua equipe pelo aplicativo, site ou tablet da sua empresa? Além de economizar o tempo do seu gestor de RH, você garante uma gestão em tempo real das horas extras ou devidas pelo seu funcionário, além de possíveis atrasos.
- Gestão do espelho ponto: De uma forma intuitiva e prática é possível fazer a gestão do salão de beleza. Crie uma folha de ponto customizada, com as informações que realmente interessam na hora do fechamento. Além disso, é possível gerar para toda a empresa um espelho de ponto unificado.
- Controle do humor: Agora que o seu funcionário deixou de gastar tempo com processos burocráticos, é hora de cuidar de quem faz o seu negócio acontecer. O termômetro de humor ajuda você a evitar crises internas, identificar oportunidades e cuidar da saúde mental da sua empresa.
3. Invista no Marketing Digital
Ter um bom canal digital para comunicar possíveis promoções, novidades e lançamentos de tendências é uma ótima forma de atrair novos clientes. Estamos na era da informação, onde as pessoas buscam serviços e produtos por meio da internet. Você está fazendo um bom marketing da sua empresa?
- Crie um site: Essa é uma ótima forma de expor a sua marca, divulgando os seus serviços e produtos de uma maneira bem visual. Crie um site, insira fotos, instruções e até mesmo a sua agenda online. Além disso, invista em SEO para aumentar as chances do seu salão aparecer no Google.
- Monte campanhas: É hora de divulgar uma promoção nova, esqueça os panfletos e envie SMS ou e-mail marketing para a sua base de clientes. Assim, você garante um alcance maior, além de saber exatamente o quão efetiva essa campanha foi.
- Divulgue sua marca: É possível criar parcerias e garantir que o seu salão de beleza seja divulgado em sites e aplicativos de outras empresas. Além disso, se fizer a divulgação da maneira correta, garantirá que o seu público-alvo correto esteja recebendo a informação.
4. Administração do financeiro
É um erro pensar que apenas as competências técnicas contam para a gestão do salão de beleza. Fazer o controle financeiro da sua empresa é essencial para identificar oportunidades e fazer o seu negócio crescer. Além disso, é muito melhor trabalhar em uma empresa organizada e ser cliente de uma empresa prática.
- Gestão financeira: Já pensou em ter uma única plataforma que emite relatórios financeiros, cálculo de comissões dos seus funcionários, o fechamento do dia e um bom controle de caixa? Com a aplicação da tecnologia, isso é possível.
- Controle de estoque: Além de garantir que o preço do distribuidor está sendo justo, é essencial que você faça o controle do estoque. Deixar de fazer uma venda pelo simples descuido de não fazer um novo pedido, é um grande atraso para o seu negócio. Faça o controle correto do seu estoque!
- Fechamento do funcionário: Encontre uma plataforma que garante o cálculo de todos os vales, comissões e descontos no fechamento mensal do seu profissional. Mas atenção, não esqueça de garantir que essa empresa faz tudo de acordo com a lei do seu salão.
Plataformas que ajudam na gestão do salão de beleza
Com apenas duas plataformas, você garante toda essa gestão do salão de beleza. Se você quer começar pelo setor de Recursos Humanos, a MarQ. garante que o controle de ponto eletrônico dos seus funcionários seja efetivo e que você tenha tempo para cuidar da saúde mental da sua equipe.
O melhor de tudo é que o preço é acessível para pequenos, médios e grandes salões. Além disso, a MarQ. garante 7 dias grátis para você testar o sistema e ver se ele garante a gestão completa da jornada de trabalho dos seus funcionários.
Agora, se você quer melhorar os processos de atendimento ao cliente, gestão financeira do seu salão e alavancar as vendas por meio do Marketing, pode contar com o Trinks, que possui um sistema completo de gestão para salões, barbearias, clínicas de estética e spas!
Da mesma forma, o Trinks garante 5 dias grátis para você testar todas as funcionalidades. Além disso, potenciais clientes podem conhecer o seu negócio por meio do site da empresa. Quer conferir? Já são mais de 40,000 salões cadastrados!