Você já ouviu falar sobre business partner? Esse Termo foi criado nos anos 80, a profissão surgiu da necessidade de possuir um profissional com a capacidade de fazer com que a gestão de pessoas e a área de negócios se comuniquem.
O objetivo do profissional é alinhar estratégias e atuar dentro da área de RH, por fim, potencializar os resultados da organização. Além disso, o profissional também tem o conhecimento necessário para, posicionar os trabalhadores em determinado setor, conforme sua adequação.
Por fim, iremos entender melhor sobre essa atividade tão importante!
O que é um Business partner?
Business partner é o profissional que com o papel de aproximar e alinhar a área de negócios e RH de uma organização. O termo ainda não é tão conhecido entre as empresas, costuma ser confundido com gestão de conflitos ou ainda como um desenvolvedor de competências.
Qual o papel de um business partner?
O BP de uma empresa deve trabalhar alinhado com os gestores e diretores, traçando as melhores estratégias, visando achar alternativas e soluções para pessoas dentro de negócios. No geral, é um trabalho de parceria, afinal, traduzindo o termo, significa ”parceiro de negócios”.
Esta função tem se tornado uma tendência dentro do área de recursos humanos, as organizações estão cada vez mais preocupadas com o turnover, e ter um profissional capaz de apoiar os gestores na orientação e administração de pessoas.
Um business partner deve ser um profissional completo, possuir conhecimento em diversas áreas da empresa, entre elas estão:
- Planos de mercado;
- Objetivos financeiros;
- Estratégias comerciais e de marketing;
- Quaisquer outras gestões possíveis em uma organização.
Vale ressaltar que o papel do BP, não é simplesmente facilitar a vida do gestor, executando a liderança das equipes, mas sim, aumentar a interação desses mesmo com suas equipes, assim trazendo autonomia para elas.
Está é uma função que veio para mudar a visão com a qual os antigos setores de RH trabalham, antigamente, gestores eram conhecidos apenas por atender demandas, de última hora ou não, atuavam em áreas distantes das suas, e para piorar, não participavam das estratégias do negócio da empresa em geral.
Qual a importância de um business partner?
Um business partner tem função importantíssima dentro das organizações, olhando pelo lado estratégico. O business partner é fundamental para os gestores das equipes em geral, setores como o financeiro, administrativo, marketing, comercial, entre outras.
Sabendo disso, qualquer decisão envolvendo pessoas, irá ser auxiliada pelo BP da organização, fazendo assim, o RH e a área dos negócios em geral, andarem em sintonia. Além disso, o profissional também tem conhecimento sobre o perfil de cada colaborador, e sabe qual tipo de profissional se encaixa em determinado setor, participa de processos seletivos e recrutamento, assim, evitando possíveis despesas futuras. O planejamento de treinamentos, remunerações e benefícios também fazem parte da função.
Como ser um business partner?
Inicialmente para ser um BP é importante você ser ou se tornar um profissional mais generalista. Para isso é importante saber como funciona subsistemas e com atração e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração, cultura.
Caso você não tenha conhecimento de alguma dessas áreas, estude e, acima de tudo, comece a integrar esses subsistemas e enxergá-los com mais unidade na gestão de pessoas.
Além disso, saber de outros temas como finanças, tecnologia e vendas, por exemplo, é muito importante para que esse profissional esteja antenado nas novidades.
No entanto, caso você esteja em busca de atuar como BP é possível você mostrar os benefícios dessa posição, explicando os objetivos estratégicos e os potenciais resultados.
Existe formação necessária para se tornar um business partner?
Não, normalmente eles são profissionais experientes em suas respectivas áreas de formação e atuação.
Porém, só é possível alcançar bons resultados se forem business partners eficazes, e isso exige um conjunto de habilidades técnicas e comportamentais, além de uma compreensão profunda dos negócios.
É bacana reforça que essa posição exige uma boa habilidade de comunicação. Ele precisa conseguir ser uma ponte entre a organização e seus colaboradores.
Sendo assim, é muito importante esses profissionais saber persuadir e negociar, bem como coordenar ações para promover o alinhamento de uma equipe. É necessário conseguir influenciar pessoas.
Conclusão
Por fim é bacana reforça que ser um business partner precisa ser um profissional altamente capacitado e experiente, como se trata de uma posição estratégica ele precisa saber de todo processo.
Portanto, somente assim essa pessoa será apta para trazer uma visão oligística sobre as demandas, auxiliando assim os gestores a alcançarem a mais alta desempenho, com suas equipes.