Em todas as áreas de uma corporação, dados ajudam as empresas a tomarem decisões mais assertivas. No People Analytics, isso não é diferente. Especialmente em um país como o Brasil, que possui em média o maior índice de turnover do mundo, este assunto precisa ser levado muito a sério.
Neste conteúdo vamos falar sobre People Analytics: o que é isso, de que maneira o conceito surgiu, como funciona, para que é aplicado e de que forma você pode utilizar isso no RH da sua empresa. Você não pode perder!
O que é o People Analytics?
People Analytics é uma abordagem de análise de dados que se baseia em informações geradas a partir dos colaboradores. Esses dados trazem insights que são úteis para que a empresa tome decisões com maior fundamento e, desta forma, possa ter um posicionamento mais assertivo.
Você ainda ouvirá falar nos conceitos de HR Analytics ou Talent Analytics, são a mesma coisa. São abordagens que combinam informações, tecnologia e metodologias estatísticas para gerar padrões, prever tendências e permitir à empresa tomar decisões baseadas em dados, sem intuição ou achismo.
Dentre os dados coletados pelas empresas, há uma série de informações que a sua corporação pode obter, tratar, analisar e usar: dados demográficos, histórico dentro da empresa e passado da carreira, feedbacks fornecidos e recebidos, entre outros.
Aliás, em nosso blog você poderá encontrar um artigo especificamente sobre coleta de dados. Não deixe de conferir!
Como surgiu o conceito de People Analytics?
A ideia de se analisar dados de colaboradores é algo relativamente recente na história das empresas, tendo seu início registrado ainda no Século XX. Na primeira metade do século, as empresas começaram a ter uma abordagem mais analítica, baseada em dados, para fazer a gestão de seus colaboradores.
Antes disso, as relações eram mais baseadas na confiança e em percepções pessoais de líderes, gestores e patrões. Porém, por volta dos anos 50 e 60, empresas começaram a coletar informações como taxa de rotatividade/turnover, quantidade de faltas dos colaboradores, indicadores de desempenho, entre outros. Porém, tudo ainda era bastante analógico.
A análise de dados como conhecemos hoje foi ganhando corpo no fim dos anos 80 e 90, com a popularização de computadores em cada vez mais empresas. O uso digital dos dados passou a ser imprescindível. Nos anos 2000, com o crescimento da internet, a coleta dos dados de pessoas e funcionários ficou ainda mais preponderante.
Hoje, o RH já lida com o que chamamos de big data. Ou seja, a gestão da empresa já pode contar com um imenso volume de informações dos usuários, também de clientes, e analisá-las sem ter que mergulhar em detalhes individuais de cada um.
Como funciona o People Analytics?
Como o nome sugere, People Analytics funciona a partir da análise de dados dos colaboradores. Porém, não é tão simples assim. Há pelo menos cinco etapas pelas quais as informações passam ao longo do processo:
- Coleta: o primeiro passo é a coleta. A empresa usa diversos métodos para coletar as informações dos colaboradores, desde informações da entrevista até dados coletados durante a rotina de trabalho dos profissionais;
- Armazenamento: o armazenamento das informações deve ser feito levando em conta a segurança de dados, a integridade e inviolabilidade das informações, mas, principalmente, a legislação. A Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD) é bastante rígida e severa no que diz respeito ao tratamento dos dados por parte das empresas;
- Cálculo: quando se fala em People Analytics, o tratamento se refere principalmente a análises quantitativas. Desta forma, elas obedecem cálculos, formas e outras equações matemáticas para estabelecer as relações e informações desejadas pela empresa;
- Monitoramento: uma vez coletadas, armazenadas as informações e definida a metodologia de cálculo, a empresa ainda pode definir um período de monitoramento para encorpar a análise e torná-la mais precisa;
- Análise e modelagem: com os dados coletados e calculados, a empresa pode usar softwares para fazer a análise da maneira desejada. Além disso, para fins de apresentação e uso por parte dos públicos interessados, também pode-se fazer uma modelagem que explicite os destaques positivos e pontos de melhorias dos colaboradores.
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Quais dados o RH deve se atentar?
O RH pode coletar e trabalhar com quaisquer dados que julgar convenientes para sua atuação e a operação da empresa. Porém, existem algumas informações que já são geralmente utilizadas como indicadores na gestão de pessoas.
Alguns casos são o absenteísmo (índice de faltas), engajamento dos colaboradores (via pesquisas de clima), desempenho individual e coletivo, inclusão e outros indicadores que possam ser relevantes para fins de ESG, custo por contratação, treinamento/desenvolvimento, taxa de rotatividade, turnover, entre outros.
Quais as vantagens de utilizar o People Analytics?
A sua empresa pode ter diversos benefícios ao utilizar técnicas de People Analytics para tratar os dados dos colaboradores.
Talvez um dos efeitos mais fáceis de sentir seja a desburocratização do RH, como um todo. A gestão de pessoas terá mais facilidade para otimizar os pagamentos da folha salarial e realizar um correto controle de ponto dos colaboradores.
Além disso, é possível estruturar uma melhor cultura organizacional a partir dos dados coletados e analisados em feedbacks e outras pesquisas de clima organizacional – naturalmente, com ações preventivas e corretivas da gestão de RH para trazer bem-estar, ambiente acolhedor/desafiador e incentivos ao trabalho.
Pode-se ainda criar um melhor plano de carreiras e salários, aprimorar as competências dos funcionários, desenvolver novos líderes, reduzir custos com contratações, melhorar os processos de recrutamento, aumentar a produtividade e reter talentos, dentre outras possibilidades. Tudo isso com os insights possibilitados pelos dados.
Ou seja, no final do dia, a utilização de People Analytics por parte da sua corporação é uma questão estratégica.
Como implantar o People Analytics em sua empresa?
Para implantar o People Analytics na sua empresa, além da tecnologia, é preciso definir algumas questões que estão para além das ferramentas de tratamento das informações e dados.
Em primeiro lugar, é preciso definir quais são os objetivos da análise. Sem isso, os dados serão tratados de forma vazia e terão seu potencial desperdiçado. São vários os objetivos possíveis para uma abordagem de People Analytics. Uma delas pode ser a redução do turnover, ou a diminuição dos custos por contratação, com base no desempenho dos profissionais.
Além disso, como mencionamos nas etapas do People Analytics, também é importante definir quais ferramentas a utilizar e quais dados a coletar. Quais indicadores e métricas a empresa deve analisar.
Por fim, com tudo isso em mente, deve-se criar um plano de ação que vai contemplar todos estes aspectos e possibilitar a efetivação da análise de dados dos profissionais.
Como a MarQ. pode ajudar na aplicação do People Analytics?
A MarQ. é uma plataforma completa para os profissionais de RH. Quando se trata de People Analytics, o software pode ser um dos principais aliados do departamento de pessoal na análise, tratamento e modelagem de dados.
Neste sentido, uma das principais funcionalidades que contemplará a sua empresa é a possibilidade de criar dashboards de maneira automática, usando os dados dos quais o seu negócio já dispõe. É a forma mais simples e precisa de ter, com poucos cliques, People Analytics de qualidade em sua empresa, sem a necessidade de grandes investimentos.
Como os dados coletados dos colaboradores de maneira padronizada e automática já alimentam a plataforma em uma base diária, basta definir na plataforma como a empresa deseja calcular, exibir e utilizar as informações. Seu negócio pode utilizar todos estes dashboards para fazer uma gestão estratégica.
E esta não é a única forma pela qual a sua empresa pode se beneficiar das soluções MarQ. Você pode contar com uma sofisticada plataforma de gestão de ponto REP-P, que permite marcação de ponto online a partir de qualquer dispositivo e de qualquer lugar. É a solução perfeita tanto para trabalho presencial, híbrido ou remoto.
Sistema fácil de usar, que também conta com módulo de admissão online, portal do candidato, cálculo de salários e horas extras, dentre outras funcionalidades. Até mesmo uma solução de benefícios flexíveis está no portfólio de serviços MarQ. para o seu negócio. Tudo o que a sua empresa precisa para fazer uma gestão de RH com excelência.
Conclusão
Para finalizar, você viu ao longo deste artigo que empresas devem sempre levar muito a sério o People Analytics. Independentemente do modelo de negócio, do porte, ou se a empresa é mais tradicional ou disruptiva, analisar dados de colaboradores é uma boa forma de ter vantagens estratégicas, prever crises e tomar decisões bem fundamentadas.
Você viu também que a tecnologia é indispensável para um bom processo de People Analytics. É por isso que sua empresa não deve deixar de conhecer as soluções da MarQ. que apresentamos aqui. O retorno sobre o seu investimento é totalmente garantido.
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