Compartilhe:

Índice

Autoconhecimento empresarial

Índice

Quando decidimos começar a nossa empresa, precisamos de autoconhecimento para entender nossos desejos, ambições e o nosso próprio estilo de fazer negócios.

Autoconhecimento - MarQPonto

Abrir o próprio negócio, deixar de cumprir horários formais, ser seu próprio patrão, decidir trabalhar com o que realmente ama. São coisas que, definitivamente, são capazes por si só de nos tirar rapidinho de um emprego formal tão logo nós vejamos que a possibilidade de empreender realmente se faz possível.

Dúvidas sobre controle de ponto - MarQPonto

Características que passam pelo autoconhecimento

No entanto, para além da vontade, é necessário observarmos que algumas características são essenciais para mantermos nosso negócio rentável, saudável e realmente prazeroso. Notamos que responsabilidade, autoconfiança, determinação e força de vontade estão entre elas.

Lidar com elas, desenvolvê-las em um processo contínuo, aprimorá-las e ser capaz de aplicá-las de uma forma concreta na produção da nossa maior realização faz parte de um projeto empreendedor que pode ser capaz de mudar as nossas vidas.

1 – Autoconhecimento: O empreendedor de sucesso é prático

Empreendedor - MarQPonto

E encara de frente os problemas que podem vir a surgir em sua empresa. Isso porque entende que o seu empreendimento depende apenas da sua própria responsabilidade e praticidade para ser um sucesso.

Assim, ele sempre organiza seus próximos passos e olha para todas as variáveis possíveis antes de tomar uma decisão. Dessa forma, pode minorar riscos e potencializar resultados sem que, para isso, onere em demasia seu orçamento. Mas mesmo com isso, sabe fazer também as melhores escolhas e não tem medo de investir em formas de otimizar suas rotinas, poupando tempo para gastar com o que mais importa: a construção do seu próprio sonho.

2 – O empreendedor sempre tem ao seu lado seu potencial criativo

Criatividade - MarQPonto

E é justamente por conta disso que consegue resolver suas demandas, procurando sempre uma forma cheia de sagacidade para resolver os problemas. Tenha autoconhecimento dessas atitudes inovadoras que são insumos importantes para acolher projetos sem medo de colocá-los devidamente em prática, uma vez que também sempre tem ao seu lado toda a praticidade que devem ser características do empreendedor.

Essa potencialidade também é uma pelas quais o empreendedor atrai para perto de si pessoas com as mesmas características: destemidas e capazes de observar situações por variantes mais interessantes, mais econômicas, mais práticas e, sobretudo, mais inovadoras.

3 – Autoconhecimento: O empreendedor também é um líder de observação aguçada

Autoconhecimento de liderança - MarQPonto

E por ser assim, consegue aproveitar com sabedoria e respeito, transcendendo o cargo de chefia, as observações e as potencialidades. Sobretudo, analisa as soluções apresentadas pelos seus colaboradores. Sejam eles parceiros, amigos, colegas ou a pessoa que decidiu ingressar junto dele no novo empreendimento.

Quem tem essa característica como marca de seu perfil, também se torna uma pessoa de confiança, como um referencial para estabelecer novas metas, novas formas de trabalho e, sobretudo, novas maneiras de conquistar e realizar seus próprios sonhos.

4 – Um empreendedor também sabe estabelecer bons e novos contatos

Bons contatos - MarQPonto

E o faz porque sabe que não se pode e nem se deve ser uma ilha, optando por viver em um isolacionismo que o afasta de outros empreendedores, colaboradores, contatos e novos potenciais parceiros de negócios.

O bom empreendedor também é capaz de lidar com seus sucessos e fracassos, sabendo-se e entendendo-se como aquele que pode ser útil em seus conhecimentos para toda a comunidade que se constrói ao lado dele.

Ele se entende como uma peça importante, como todas as outras, em uma engrenagem intrincada, altamente dependente do sucesso de todos aqueles que estão próximos. Juntos, eles fazem o mercado todo girar, fortalecendo economias locais, colaborativas e que, unidas, constroem um pólo de maior sucesso.

5 – Um bom empreendedor não tem medo de trabalhar

Autoconhecimento - MarQPonto

E nem tem preguiça de fazê-lo, principalmente porque entende que o seu sucesso depende somente do seu próprio trabalho. Ele é quem age de forma rápida, criativa, econômica, estudando e refletindo sobre todos os passos que deve dar e posturas que deve assumir.

Ele também entende que o trabalho é um fator determinante para o sucesso e que a paciência é uma grande virtude. Isso porque ela nos reserva a capacidade de darmos passos concisos, precisos e refletidos em busca de uma forma mais saudável de construir relações de trabalho e seguir em busca da realização dos seus objetivos.

6 – O bom empreendedor é aquele que sabe que sempre precisa mudar

Mudanças empresariais - MarQPonto

E principalmente, melhorar. Melhorar naquilo que sabe que é em si deficiente e ainda mais naquilo que sabe que é sua virtude.

Ele age dessa forma porque entende que todas as suas qualidades podem e devem ser aprimoradas para que seja ainda mais forte e persistente; para buscar olhar para aquilo que em si ainda é frágil e, ainda mais, para entender-se como verdadeiramente capaz de criar um negócio de sucesso e uma vida, por conseguinte, de sucesso.

Nós ajudamos empresas a desburocratizar os processos de gestão de pessoas e tempo, e devolvemos horas para o RH usar no que realmente importa

Veja também

Viagem a trabalho: Como calcular horas extras?

26/03/2024

Conheça como funciona o novo modelo de ponto REP-P

25/03/2024

Processos trabalhistas: quais os principais e como evitá-los

21/03/2024