Todas as empresas de sucesso passam por esses três passos

Não existe fórmula de sucesso e todos os empresários devem ter isso em mente, mas existem passos que certamente foram seguidos pelas empresas de sucesso

Empresas de sucesso - MarQPonto

Quando abrimos uma empresa sempre buscamos superação e sucesso. Investimos nosso tempo, nossos recursos financeiros e o preço do nosso trabalho, da nossa dedicação. É a busca incessante pelo retorno de tudo aquilo que esperamos ao mover nossos recursos pessoais e nossa motivação para concretizar essa ideia, esse sonho.

O planejamento, reforçamos, deve ser sempre o primeiro passo para que seu investimento tenha o retorno que você deseja. Depois, não tem jeito: é colocar a mão mesmo na massa, acompanhar de perto todos os movimentos da sua empresa e trabalhar, trabalhar muito.

Unindo a força desse primeiro passo com esses três seguintes, sua empresa caminhará por terreno mais seguro e em direção ao sucesso.

Saúde financeira - MarQPonto

Não é possível ignorar a saúde financeira da sua empresa

Pensar, planejar e cuidar da saúde da sua empresa pode ser um dos passos mais complexos e mais difíceis de dar, até porque, no começo, a tramitação burocrática, o entendimento dos processos legais e aspectos tributários podem tomar tempo, consumir energia e muita atenção, sobretudo de quem faz frente à empresa.

Ante toda a responsabilidade que envolve cuidar das finanças de uma empresa, é importante que no começo haja acompanhamento de perto, principalmente com relação à organização das suas planilhas e dos seus relatórios financeiros, que devem estar sempre em dia.

Deixar isso tudo documentado e sempre muito acessível, pode facilitar conferências fiscais e, sobretudo, organizar os próximos passos da empresa, como replanejar gastos, entender como se gasta água, luz, telefone e internet ao longo da trajetória do seu negócio e ainda conseguir entender como maximizar seus ganhos e diminuir as suas despesas.

Dúvidas sobre controle de ponto - MarQPonto

Alguns nomes devem ser comuns à sua organização, como fluxo de caixa, capital de giro, contas a receber e contas a pagar, movimentação de entrada de mercadorias e verificação de estoque. Ter isso planejado e especificado em números, garante não só sucesso, mas continuidade da saúde do seu negócio.

Quando você notar que as coisas não estão indo bem nas finanças da sua empresa, é importante dar um passo para trás e buscar ajuda, seja de um auditor fiscal, seja a do seu escritório de contabilidade para verificar o que deu de errado. Esses percalços só servem mesmo para que a equipe se reorganizar e é parte do processo de crescimento de cada empresa.

Empresas de sucesso - Planejamento - MarQPonto

Existem erros comuns à todas as empresas: conheça-os para não cometê-los

Não opere ilegalmente, de nenhuma forma. Subestimar o valor da legalidade pode custar caro para a sua empresa: multas, processos e o risco de fechamento são coisas que podem incorrer a quem não confere suas contas, a quem não paga seus impostos e a quem não regulariza a documentação que habilita para o funcionamento.

E quando a empresa já se consolidou, não é desculpa para deixar de observar com rigidez todos os processos legais e tributários. É necessário fazer com que todos os registros de movimentação financeira confiram e sempre estejam atualizados e à disposição de fiscais que possam buscar a conferência da sua empresa.

Existem também documentos que devem ser sempre renovados, como o caso do alvará – que é o que permite a emissão de notas fiscais e o funcionamento da sua empresa -, guias de cadastramento fiscal e ainda, claro, as suas declarações de rendimentos para a Receita Federal.

Empresas atenção - MarQPonto

Esteja sempre atento às inovações que podem realmente ser úteis para as empresas de sucesso

As empresas de sucesso sempre ficam antenadas às inovações que podem simplificar suas rotinas, melhorar a gestão do clima e de recursos humanos, facilitar a rotina do trabalho e ainda fazer sobrar tempo para o que realmente importa: gerar valor. Aquelas que não buscam desenvolver-se nesse sentido, acabam ficando obsoletas, perdidas e travadas em seu próprio tempo.

É preciso estar atento às inovações que o próprio mercado desenvolve, sobretudo naquilo que diz respeito ao que você gera, seja produto, seja serviço. Não acompanhar essa movimentação tão natural, é a mesma coisa que perder clientes potenciais por sua própria vontade, e não pela deles.

No entanto, é preciso observar que existe uma espécie de maturidade dos nossos produtos e serviços. É importante não deixar seus investimentos se tornarem obsoletos e explorar ao máximo a sua vitalidade. Reconhecer, portanto, o momento certeiro de inová-los, é a melhor forma de evitar perdas de recursos importantes.

Para isso, é importante entender como anda o seu nicho de mercado. E aí, não tem jeito: é preciso estudar muito, ler muito e estar sempre muito atento aos movimentos do seu público. Ouça, leia e busque a comunicação com seus clientes e entenda do que realmente eles necessitam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *