As metas definidas para a sua equipe estão alinhadas com os objetivos dos departamentos da sua empresa? E as estratégias estão alinhadas com os objetivos gerais da empresa?
Para medir isso, existem indicadores de desempenho que devem ser aplicados pelo setor de Recursos Humanos. Essas métricas de desempenho garantem decisões mais rápidas e acertadas. Conheça quais são elas neste artigo que preparamos!
Por que utilizar indicadores de desempenho?
No mercado de trabalho, existe uma pressão para cumprir metas, atingir altos níveis de desempenho e garantir que a mão de obra esteja alinhada com os objetivos da sua empresa. Pensando nisso, esses indicadores de desempenho servem para analisar como está a sua gestão de pessoas. É preciso analisar se a estratégia estabelecida está trazendo os resultados esperados.
Os indicadores de desempenho estão ligados ao esforço?
Sim e não! Aliás, se esforçar mais não garante que a sua empresa está tendo o melhor desempenho. Por isso, os indicadores de desempenho ajudam você a definir para onde a energia da sua equipe deve ser direcionada, procurando sempre melhores resultados.
Quais são os principais tipos de indicadores de desempenho?
- Indicadores de esforço: Dependem do esforço da equipe para atingir metas e resultados. Por exemplo, se a equipe precisa encaminhar um determinado número de e-mails para os clientes. Essa meta está ligada a produtividade, portanto, os resultados serão medidos por indicadores de esforço que analisaram se o objetivo foi concluído.
- Indicadores de resultado: Além disso, outros fatores precisam ser analisados para garantirem que a meta seja concluída. Por exemplo, se o objetivo dos e-mails é atrair novos clientes para a empresa. Não basta encaminhar vários e-mails, é preciso analisar se a abordagem está sendo feito da maneira correta. Assim, é utilizado indicadores de resultado.
Qual a definição para indicadores de desempenho?
Trata-se de “Key Preformance Indicator”, no português, indicador chave de desempenho. KPI’s são ferramentas de gestão largamente utilizadas por empresas do mundo todo para medir e avaliar o desempenho de seus processos e gerenciá-los da maneira mais eficaz e eficiente possível, visando à conquista das metas e objetivos previamente estipulados pelas organizações.
1º Indicador de desempenho: Retorno Sobre Investimentos (ROI)
Para esclarecer, o objetivo desse indicador de desempenho é o de avaliar se os investimentos da sua empresa estão trazendo um retorno financeiro adequado. Com base no ROI, é possível eliminar processos ineficientes ou reforçar projetos satisfatórios.
- Fórmula utilizada: ROI = (Retorno – Investimento) / Investimento
- Exemplo: A empresa fez um investimento de R$ 10 mil e obteve um retorno de R$ 60 mil. No final, o ROI foi de 5 vezes o valor investido.
ROI (x) = (Retorno – Investimento) / Investimento
x = (60 mil – 10 mil) / 10 mil
x = 50 mil / 10 mil
ROI = 5 vezes o valor investido (lucro de 500%)
2º Indicador de desempenho: Employee Net Promoter Score (eNPS)
Esse indicador de desempenho mensura o nível de satisfação e lealdade dos próprios funcionários, como resultado, você vai saber identificar se a sua equipe engajada no processo.
- Pergunta que deve ser feita a todos da equipe: Em uma escala de 0 a 10, qual a possibilidade de você recomendar esta empresa como um bom lugar de se trabalhar?
- Resultado: Você pode classificar seus funcionários como promotores, neutros ou detratores da marca. Basta seguir a seguinte tabela:
0 a 6: funcionários detratores, que não indicariam a empresa.
7 a 8: funcionários neutros, indiferentes à empresa.
9 a 10: funcionários promotores, embaixadores da marca.
3º Indicador de desempenho: Índice de absenteísmo (Bradford Factor)
O foco desse indicador de desempenho é colocar mais peso nas faltas curtas, constantes e não planejadas do que nas ausências longas. Para calcular, você deve considerar o número de casos de ausência (C) e o total de faltas (F).
- Fórmula utilizada: Bradford = C x C x F
- Exemplo 1: Um funcionário se ausentou cinco vezes, com dois dias de ausência em cada (5×2 = 10 faltas). 5 x 5 x 10 = 250.
- Exemplo 2: Um funcionário se ausentou duas vezes, com cinco dias de ausência em cada (2×5 = 10 faltas). 2 x 2 x 10 = 40.
Ambos os funcionários faltaram o mesmo número de dias, mas as ausências de um são mais frequentes do que do outro. Uma pontuação acima de 250 pontos é considerada elevada, e pode ser motivo de advertência por escrito.
4º Indicador de desempenho: Rotatividade de funcionários (Turnover)
Esse indicador de desempenho analisa se a empresa está perdendo dinheiro, tempo e pessoas, ao considerar o número de desligamentos e o número médio de funcionários em um ano. Em geral, é aconselhável que fique em torno de 5%.
- Fórmula utilizada: Turnover = Número total de desligamentos / Número médio de funcionários x 100
- Exemplo 1: A empresa possui uma média de 300 funcionários e fez 40 desligamentos em um ano.
Turnover = 40 / 300 x 100 = 13,33%. Indicador alto.
5º Indicador de desempenho: Lucro por empregado
O indicador desempenho analisa o quanto de lucro cada funcionário traz para a empresa. Assim, é possível saber se você está trabalhando com o número de funcionários ideal para a sua meta ou se eles estão sobrecarregados.
- Fórmula utilizada: Lucro por empregado = Lucro planejado no período / Número de funcionários.
- Exemplo: A empresa tem uma meta de faturamento de R$ 20.000,00.
Cada vendedor consegue um lucro de R$ 5.000. São 3 vendedores.
Lucro por empregado = R$ 20.000,00 / 3 = R$ 6.666,66.
Nesse caso, os vendedores estão sobrecarregados. O ideal seria contratar mais um funcionário para atingir a meta estabelecida.
Após aplicar os indicadores de desempenho, como alcançar as metas?
Depois de analisar essas métricas de desempenho, talvez você tenha notado que não está alcançando os objetivos esperados pela sua empresa. Ou seja, é hora de mudanças, confira algumas dicas do que fazer para chegar nas metas estabelecidas:
- Defina funções: Dessa maneira, você pode dividir a carga de trabalho e reduzir a sobrecarga dos funcionários. Assim, eles direcionarão as energias para aquilo que é necessário e terão maior produtividade.
- Dê feedbacks: Essa é uma boa oportunidade para passar orientações para aqueles funcionários que podem atingir um melhor desempenho. Além disso, você deve encorajar aqueles que estão no caminho certo.
- Utilize a tecnologia: Às vezes, a falta de comunicação efetiva na sua empresa pode estar atrapalhando o prazo de entregas ou o alcance das metas. Para isso, você pode utilizar ferramentas de workflow.
- Automatize o controle do ponto: Métricas de ausências só serão bem definidas com o controle de ponto. Dessa maneira, você saberá quem deve horas para a empresa e quem precisa ser recompensado.
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