As empresas precisam sempre ficar atentas às possibilidades de contratar bons profissionais para suas vagas. Neste sentido, um banco de talentos é uma excelente iniciativa, que facilita admissões e aumenta as chances de sucesso de um profissional dentro da corporação.
Neste conteúdo vamos falar sobre o banco de talentos. O que é isso, suas utilidades, características e benefícios, bem como dicas de como criar uma boa base de dados de candidatos. Você não pode perder!
Banco de talentos: o que é?
O banco de talentos é uma ferramenta usada por empresas e recrutadores para armazenar informações sobre profissionais em potencial para ocupar oportunidades de emprego do negócio. As informações podem incluir currículos, portfólios, habilidades, experiências profissionais e outros dados relevantes sobre os candidatos.
Os bancos de talentos podem ser internos, mantidos pela própria empresa, ou externos, fornecidos por agências de recrutamento. Eles podem ainda ser mantidos por plataformas online especializadas em conectar candidatos a empregadores.
Ou seja, eles facilitam o processo de recrutamento, permitindo que os empregadores pesquisem e filtrem candidatos com base em critérios específicos, como habilidades, experiência, formação acadêmica e localização geográfica. Outro grande ganho é a maior agilidade na hora de buscar e contratar um novo profissional.
Para que serve um banco de talentos?
Os bancos de talentos têm como principal função facilitar o processo de busca, recrutamento e admissão de profissionais para ocupar as vagas da empresa. Isso acontece principalmente em contextos nos quais a empresa não está apta a contratar um colaborador num dado momento, mas pode ter a oportunidade de admiti-lo no futuro.
Ou, ainda, quando um colaborador já está alocado no mercado de trabalho, mas ele mantém seu currículo ativo em bancos de talentos a fim de obter melhores oportunidades em outras empresas. Os bancos de talentos auxiliam na realização deste ‘matchmaking’ entre empresas e profissionais.
Em resumo, os bancos de talentos ajudam a agilizar muito o processo de contratação. Especialmente para vagas de maior grau de complexidade, cujo processo de busca e recrutamento pode ser particularmente difícil e demorado. Se há um repositório de dados prévio, com as habilidades e formações de cada candidato, o recrutador já terá uma base mais precisa de onde procurar.
Quais são os tipos de banco de talentos?
Primeiramente, dentre as possibilidades de um banco de talentos, há três principais tipos: o interno, o externo e o especializado.
O banco de talentos interno é criado e mantido pela própria empresa considerando os profissionais que já trabalham nela. Ele pode ser feito de diversas maneiras: uma planilha, uma pasta com documentos, uma base de dados automatizada, entre outras formas. Olhar para dentro de casa pode ser uma boa forma de iniciar um processo seletivo.
Já o banco de talentos externo, também é administrado pela empresa contratante, mas ele é composto por dados de profissionais que não atuam na empresa. Essas pessoas, normalmente, inserem suas informações em uma sessão de “trabalhe conosco” no site, ou são reprovados em processos seletivos anteriores.
Já o banco de dados especializado é como um banco de dados terceirizado. Ele é operado por um headhunter, por uma empresa especializada em admissão ou por bases de dados públicas voltadas ao meio profissional, como é o caso do LinkedIn, por exemplo.
Desse modo, as três abordagens, com suas diferentes características, podem ser muito úteis para a boa seleção dos colaboradores.
Principais benefícios de utilizar o banco de talentos
O uso do banco de talentos é algo extremamente comum entre as empresas. E isso é uma realidade por diversos motivos:
- Em primeiro lugar, realizar contratações mais assertivas. O banco de talentos permite que as empresas façam uma filtragem inicial de candidatos apenas com pessoas que já tiveram um contato inicial com a corporação. Isso permite um melhor fit cultural e profissional entre candidato e contratante, conforme o perfil da empresa;
- Além disso, as contratações assertivas são, em boa parte, responsáveis por uma maior retenção de talentos dentro do negócio. É o tipo de ação que reduz custos relativos a contratação e demissão, criar mais vínculos entre funcionário e empresa e proporciona ganho de performance;
- Consequentemente, reduz o índice de turnover do negócio. Além de ser um dos principais indicadores sobre os quais o RH precisa prestar contas à direção da empresa, também é um termômetro de saúde organizacional para a empresa.
Como o banco de talentos pode auxiliar no processo de recrutamento e seleção?
Há uma série de maneiras pelas quais o banco de talentos pode ser um grande aliado do processo de recrutamento e seleção da sua empresa. Ele atua tanto em termos práticos, como também no contexto estratégico do RH.
Com o banco de talentos, em geral, o processo de recrutamento fica mais ágil e fácil para o RH. Afinal de contas, a equipe responsável pelo recrutamento e a seleção de novos profissionais já tem um lugar para encontrar os novos candidatos. E, na maioria das vezes, o candidato do banco de talentos está apto a trabalhar na vaga disponível.
Nas oportunidades em que a empresa utiliza banco de dados interno e/ou reaproveita candidatos que não puderam ser contratados em uma primeira oportunidade, estimula-se um sentimento de união e engajamento da equipe.
Por fim, já sob uma ótica estratégica do RH, o pleno uso do banco de talentos permite às empresas valorizar a sua própria marca empregadora. Isso acontece porque, com o banco, desfaz-se o mito de que os currículos são ‘jogados no lixo’: a empresa aproveita os candidatos em toda oportunidade em que for possível.
Como criar um banco de talentos em sua empresa?
Primeiramente, existem diversas formas de criar o banco de talentos da sua empresa. Desde maneiras mais manuais, a até mesmo usar um sistema de gestão especializado. Veja a seguir:
É possível armazenar os currículos virtualmente. A maneira de organizar estes documentos vai variar de empresa para empresa, bem como a maneira de trabalhar de cada RH. Você é livre para separar por ordem alfabética, formação acadêmica, graus de experiência ou outros critérios.
Além disso, uma ótima forma de fazer o seu banco de talentos criar volume é armazenar os CVs de candidatos que não foram aprovados em processos seletivos anteriores. Ali pode estar a melhor oportunidade de contratação para a sua empresa.
Enfim, um software de gestão de RH, no entanto, é a melhor ferramenta para auxiliar na criação do seu banco de talentos. Soluções como a MarQ., por exemplo, possuem diversas funções que ajudam a compor este banco de talentos de maneira automatizada e padronizada, sem a necessidade do RH dedicar muito tempo a esta tarefa.
Dúvidas sobre como calcular o salário líquido? A planilha abaixo pode te ajudar!
Por que utilizar o banco de talentos no sistema MarQ.?
Como iniciamos no tópico anterior, um software de gestão de RH é a melhor maneira para engrossar o seu banco de talentos. Falaremos abaixo do exemplo da MarQ. e como ela pode ajudar no seu recrutamento.
O software possui um módulo especializado no recrutamento e admissão online dos candidatos. No portal de vagas, a empresa publica as suas oportunidades de contratação, as características relevantes da vaga e, por meio da própria plataforma, o candidato pode se inscrever no processo seletivo.
Para quem é contratado, a admissão é simplificada tanto para o funcionário, como para o empregador. O RH realiza todos os trâmites de contratação diretamente pela plataforma de maneira segura e com integridade de dados, envolvendo transferência de arquivos e coleta de documentos.
Porém, para quem não é contratado, a empresa mantém os dados da candidatura e integra em seu banco de talentos, podendo assim adiantar o processo de recrutamento e seleção em oportunidades futuras, conforme as características dos candidatos.
Tudo isso feito com pleno controle por parte da gestão de RH, com diversas funcionalidades automatizadas e uma plataforma fácil de usar. Portanto, a economia de tempo e o ganho de eficácia fazem diferença para que o novo colaborador entre da melhor forma possível em seu trabalho.
Conclusão
Como você viu ao longo deste conteúdo, o banco de talentos é uma ferramenta utilizada por milhares de empresas para facilitar, agilizar e otimizar o processo de busca e contratação de candidatos. Contudo, também é muito importante que o RH não crie este banco “de qualquer jeito”.
O cuidado no tratamento dos dados, a devida categorização das informações dos candidatos e a automatização de processos na criação e na manutenção destes bancos pode fazer a diferença para a sua empresa.
É por isso que a sua empresa deve contratar uma solução especializada não só na admissão, mas como aos diversos aspectos que o RH deve administrar: gestão de ponto, benefícios, relatórios de desempenho, indicadores dos candidatos e outros – tudo isso com segurança da informação.
Neste sentido, as soluções da MarQ. podem ser o diferencial estratégico para o RH do seu negócio. Em resumo, todos os módulos que mencionamos aqui são contemplados por nossas funcionalidades, e o investimento que a corporação precisa fazer é reduzido, tendo um excelente retorno.
Experimente as soluções da MarQ. sem custo algum por sete dias! É simples: clique aqui ou no banner abaixo para saber mais!