Compartilhe:

Índice

Admissão online: Por que fazer?

Índice

Admissão online

Pense como contratado e como contratante o quão maravilhoso seria poder enviar e receber documentos pelo smartphone.

A admissão online é uma forma moderna e eficiente de gerenciar o processo de recrutamento e seleção de novos funcionários em uma empresa. Com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, tornou-se uma opção cada vez mais comum entre empresas de diversos setores e portes.

Por meio da admissão online, as empresas podem automatizar muitas etapas do processo de recrutamento, desde a divulgação de vagas até a triagem de currículos e entrevistas. Isso permite que o processo de seleção seja mais rápido, preciso e eficiente, economizando tempo e recursos.

Além disso, também pode proporcionar uma experiência mais positiva para os candidatos, permitindo que eles se candidatem a vagas online, em qualquer momento e lugar, e realizem entrevistas remotamente.

Algo interessante para os candidatos a vagas de trabalho, é saber qual com quem irá fazer a sua entrevista primeiro e como agir durante essa etapa. O blog da Cia de Talentos, falou mais sobre isso, e entender as diferenças entre: Entrevista com RH x Entrevista com líder da área.

Por fim, tornar o processo de admissão organizado sempre foi um desafio para as empresas, que precisavam de vários ficheiros para organizar a papelada de cada funcionário. Mas hoje em dia, por meio de um sistema online, é possível tornar o processo de recrutar talentos bem menos burocrático.

O que é a admissão online?

A admissão online para empresas é um processo em que a empresa utiliza a tecnologia para realizar a contratação de novos funcionários. Em vez de depender de um processo manual e em papel, a admissão online permite que os candidatos a emprego se candidatem a vagas abertas pela internet e, por outro lado, as empresas gerenciem todo o processo de recrutamento e seleção de maneira remota.

O processo inclui o envio de currículos, cadastro no site da empresa e outras informações relevantes. As empresas podem então usar ferramentas de análise de currículo, como a inteligência artificial, para selecionar candidatos mais compatíveis com a vaga. As entrevistas também podem ser realizadas online, usando plataformas de videoconferência.

Além de economizar tempo e recursos, a admissão online também oferece às empresas a capacidade de avaliar os candidatos de maneira mais eficiente e objetiva, graças a recursos de triagem automatizada e análise de dados. Por fim, esse processo também pode proporcionar uma experiência melhor para os candidatos, uma vez que não precisam se deslocar até o local da entrevista e podem completar todo o processo em um ambiente mais familiar e confortável.

As empresas que adotam a admissão online, efetuam toda a contratação do funcionário por meio da internet. Ou seja, os documentos necessários são anexados por meio de um site ou aplicativo, facilitando a entrega do funcionário e o anexo do Departamento de Recursos Humanos.

Como o processo é realizado?

O processo de admissão online é muito simples. Após finalizar o processo seletivo, o recrutador deve enviar um link para o candidato escolhido poder preencher seus dados e anexar os documentos necessários para firmar o contrato.

Tudo pode ser feito pelo smartphone. A grande vantagem é que o profissional não precisa se deslocar até a empresa, nem é necessário efetuar dezenas de cópias de toda a documentação.

Qual é a importância de digitalizar o processo admissional?

O processo de admissão de novos funcionários é uma etapa importante na gestão de recursos humanos de qualquer empresa. No entanto, muitas empresas ainda realizam esse processo de maneira manual, o que pode ser lento e ineficiente. A digitalização desse processo oferece diversas vantagens, como veremos a seguir.

Redução de custos

A digitalização do processo admissional pode reduzir os custos para a empresa, ao evitar a necessidade de impressão de documentos e uso de papel, além de diminuir os custos de armazenamento e gerenciamento de documentos físicos. Além disso, a digitalização permite que a empresa reduza o tempo e o custo com o envio de documentos e comunicação com os candidatos.

Aumento da eficiência

Outra vantagem, está na empresa poder gerenciar as inscrições e candidatos de forma mais eficiente, usando recursos tecnológicos para organizar e armazenar as informações de candidatos em um único lugar. Da mesma forma, permite que a empresa avalie os candidatos de forma mais rápida e eficiente, acelerando todo o processo de seleção e admissão.

Maior precisão e consistência

Digitalizar esse processo, pode garantir maior precisão e consistência nos dados coletados, o que pode ser fundamental para a tomada de decisão na seleção de candidatos. Isso porque, quando o processo é realizado manualmente, há maior chance de erro humano e inconsistência na coleta de dados.

Acesso a informações

Com a digitalização, a empresa pode coletar informações sobre os candidatos de forma mais completa e precisa, ajudando na tomada de decisão para a seleção dos candidatos mais adequados. Além disso, a digitalização pode permitir que a empresa realize análises de dados e identifique padrões e tendências para aprimorar seu processo de admissão.

Flexibilidade e conveniência

Por fim, a digitalização permite que os candidatos se inscrevam a qualquer hora do dia ou da noite, tornando o processo de admissão mais flexível e conveniente para eles. Além disso, a digitalização permite que a empresa ofereça a possibilidade de os candidatos acompanharem o processo de seleção e admissão online, o que pode ser uma vantagem para eles.

Quais são os benefícios da admissão online?

Admissão online

Aliás, qual é a diferença de solicitar a documentação por meio online ou presencial? Parece difícil de encontrar os motivos, mas a verdade é que eles são bem claros. O fato é que a economia de tempo é real, além da facilidade de logística.

Deslocamento do funcionário

Quando a empresa escolhe fazer a admissão online, a rotina do novo colaborador não é alterada até o momento do onboarding. Sendo assim, evita-se todo o processo de ir até a empresa para levar os documentos.

Além disso, a admissão online permite que os candidatos se inscrevam a qualquer hora do dia ou da noite, tornando o processo mais flexível e conveniente.

Adeus as cópias dos documentos

Além de economizar o tempo do novo funcionário, você evita que ele precise sair para fazer a cópia dos seus documentos. Sendo assim, a chance dele esquecer um documento é nula, já que pelo método online constam os documentos pendentes.

Simplificação dos processos

Os benefícios não ficam restritos apenas ao novo colaborador, mas também servem para a empresa. Aliás, com os documentos online, o gestor economiza tempo com a organização e evita a perda dos papéis.

Primeiro contato é positivo

Não existe nada mais desanimador do que ter que lidar com a burocratização. Mostre para o funcionário que a empresa está pronto para recebê-lo, sem estresse e com total organização. Faça o primeiro contato ser totalmente positivo.

Redução de custos para a empresa e para o profissional

Um processo de admissão tradicional gera pilhas e mais pilhas de papéis, que devem ser impressos ou copiados, assinados e armazenados.

Tudo envolve custos: a impressão, o papel utilizado, os armários e o tempo do gestor.

O profissional também não precisa arcar com esses custos e se deslocar até o novo local de trabalho para isso.

Como tudo é feito online, as cópias podem ser feitas a partir do smartphone dos envolvidos no processo e ficam automaticamente guardadas na nuvem. Além de economizar tempo e dinheiro, também permanecem em segurança.

Gestão de documentos online

Depois que a documentação foi anexada pelo novo colaborador, a sua empresa manterá os documentos online. Ou seja, se você precisar de qualquer dado do funcionário, você pode fazer a consulta por meio do sistema.

Como fazer a admissão online?

É bem simples trazer o funcionário para dentro do sistema, sem precisar pegar a documentação pessoalmente. Após escolher a empresa que fará a gestão do processo, basta selecionar quais são os documentos necessários. Por isso, na hora do cadastro, você deve solicitar dos documentos mais básicos até os mais complexos:

  • Nome completo;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Estado Civil;
  • CPF;
  • Foto do rosto;
  • Data de Nascimento;
  • Nome da Mãe;
  • Dados Bancários;
  • Número e foto do RG;
  • Foto e número da Carteira de Trabalho;
  • Número e foto da CNH (opcional);
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento (opcional);
  • Comprovante de Endereço;
  • Exame Admissional.

Depois disso, o novo funcionário deverá anexar a documentação de maneira online. Quando tudo for concluído, a sua empresa receberá um aviso e você poderá fazer a conferência da documentação. Estando tudo certo, o processo de admissão pode ser concluído.

Faça a sua admissão online!

A tecnologia tem sido extremamente importante para o Departamento de Recursos Humanos. Ainda assim, é preciso cuidado para não gastar mais do que deve em sistemas. Para isso, é bom optar por aquelas empresas que oferecem mais de uma funcionalidade em um único sistema.

Se você quer fazer a admissão dos seus colaboradores pelo meio digital, faça o teste grátis do sistema da MarQ. por 7 dias. Além dessa funcionalidade, o sistema faz o registro de ponto online dos funcionários, oferece a gestão da jornada de trabalho, geração do espelho de ponto automática, assinatura digital, entre outras funcionalidades.

 

Nós ajudamos empresas a desburocratizar os processos de gestão de pessoas e tempo, e devolvemos horas para o RH usar no que realmente importa

Veja também

Viagem a trabalho: Como calcular horas extras?

26/03/2024

Conheça como funciona o novo modelo de ponto REP-P

25/03/2024

Processos trabalhistas: quais os principais e como evitá-los

21/03/2024