O aplicativo de ponto hoje é uma realidade para milhares de empresas em todo o Brasil e também no exterior. A ferramenta tornou-se cada vez mais popular durante a pandemia, em um contexto no qual boa parte das empresas tiveram que migrar suas operações para o trabalho remoto, o tal home office.
Porém, a pandemia passou e o aplicativo de ponto continuou crescendo dentro da realidade das corporações por sua praticidade, baixos custos, eficiência e possibilidade de integração com outras soluções, apenas para mencionar alguns benefícios.
Neste artigo, você saberá sobre as cinco principais vantagens de utilizar um aplicativo de ponto na sua empresa. Acompanhe conosco!
O que é o aplicativo de ponto?
O aplicativo de ponto é uma ferramenta utilizada para registrar as entradas e saídas dos colaboradores na jornada de trabalho.
Hoje, no Brasil, os aplicativos de ponto funcionam totalmente dentro da legislação, de maneira regulamentada, e apresentam uma opção de redução de custos para as empresas, independentemente de seu modelo de negócio.
O aplicativo de ponto é uma solução extremamente versátil, que permite que os colaboradores marquem sua jornada de trabalho utilizando apenas um dispositivo móvel, como tablet, notebook ou smartphone.
Esta é uma funcionalidade particularmente interessante em um país como o Brasil, que é um dos países com o maior número de smartphones no mundo, conforme a revista Exame. Estamos apenas atrás de China, Índia, Indonésia e Estados Unidos. Ou seja, aqui é bem provável que todos os seus colaboradores, sem exceção, estarão aptos a utilizar um aplicativo de ponto.
Como funciona o aplicativo de ponto?
Embora seja uma solução complexa de desenvolver, devido ao seu alto grau de precisão, segurança de dados e robustez de software, os aplicativos de ponto são apps simples de operar, tanto por parte da empresa, do time de RH e, principalmente, para os colaboradores.
Em resumo, os colaboradores podem registrar seus horários por meio de um aplicativo instalado no celular ou em outro dispositivo conectado à internet. Isso permite aos trabalhadores ter acesso instantâneo às informações da jornada de trabalho, além de fazer solicitações e ajustes de forma prática.
A solução também tem uma série de funcionalidades que ajudam a combater fraudes e assegurar que o colaborador, ao fazer a marcação de ponto, tem a identidade confirmada, comprovando que realmente está trabalhando. É o caso de features como o cerco eletrônico, a geolocalização e a validação do ponto por biometria, por exemplo.
O que a CLT fala sobre o aplicativo de ponto?
O aplicativo de ponto possui todo o respaldo legal necessário, atribuído pela legislação brasileira.
Um dos subsídios legais mais recentes para o aplicativo de ponto é a Lei da Liberdade Econômica, que entrou em vigor em 2019. Esta legislação modificou a obrigatoriedade do registro de ponto para todas as empresas.
Antes dela, empreendimentos com mais de 10 colaboradores eram obrigados a fazer controle de ponto. Agora, essa necessidade se aplica apenas a empreendimentos com mais de 20 colaboradores.
O registro de ponto está descrito na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) em seu artigo nº 74. Ele permite três formas para marcar o ponto: manual, mecânica e eletrônica. Hoje, as marcações de ponto manual e mecânica já são obsoletas e pouco eficazes.
O que a Portaria 671 diz sobre o aplicativo de ponto?
E se a CLT deu plena legitimidade para o ponto eletrônico, a Portaria 671 do Ministério do Trabalho e Emprego deu validade legal para o aplicativo de ponto.
Com ela, ficaram regulamentados os tipos de registro eletrônico de Ponto (REP):
- REP-C: realizado a partir de relógios eletrônicos de ponto fixados nas empresas;
- REP-A: solução que permite relógios e softwares de ponto, mas com obrigatoriedade de convenção coletiva e padronização no tratamento de dados;
- REP-P: aplicativos de ponto que não precisam de convenção coletiva e podem ser utilizados pelas empresas em qualquer tipo de dispositivo (é o que a MarQ. oferece).
Principais vantagens de utilizar um aplicativo de ponto?
Enfim, vamos tratar sobre o que diz este artigo: as cinco principais vantagens de utilizar um aplicativo de ponto em sua empresa. Veja:
Aumento da produtividade
A empresa pode experimentar um ganho considerável de produtividade ao utilizar um aplicativo de ponto. Isto porque, com estas soluções, a sua empresa tende a fazer um controle mais assertivo das horas trabalhadas. A empresa passa por uma redução do absenteísmo, que aumenta o período trabalhado, combatendo faltas evitáveis e fraudes.
Mais segurança jurídica
A sua empresa poderá contar com mais segurança jurídica ao longo de suas operações. Hoje, um dos maiores causadores de litígios envolvendo empregados e empresas são divergências no pagamento de horas trabalhadas, horas extras, férias e outros descontos.
Com um registro preciso feito pelo aplicativo de ponto, a sua empresa reduz a possibilidade de indefinições, divergências e falhas que acabam levando o trabalhador a entrar na Justiça.
Redução de custos com manutenções e com erros nos cálculos da folha de pagamento
Sem um aplicativo de ponto, o RH pode cometer erros nos cálculos da folha de pagamento sem perceber. Se paga a mais, a empresa leva prejuízo. Se paga a menos, pode acabar parando na Justiça do Trabalho.
O aplicativo de ponto padroniza os dados e facilita o acesso a eles por parte do RH, que tem as informações devidamente tabeladas de acordo com as políticas de remuneração da empresa. Assim, os custos dos erros são reduzidos consideravelmente ou totalmente eliminados.
Efetividade no trabalho à distância, remoto e home office
Quando a pandemia começou, o mundo se voltou para o home office: como assegurar que os trabalhadores estavam, de fato, cumprindo todas as horas que deveriam? O aplicativo de ponto se solidificou e conseguiu trazer efetividade no trabalho remoto, algo que nunca foi possível com o relógio de ponto.
Mesmo hoje, após a pandemia, muitos profissionais continuam trabalhando fora dos limites físicos da empresa. Seja no esquema de home office, mas também profissionais que precisam trabalhar viajando ou atuam em mais de um escritório.
Fortalecimento da cultura organizacional, proporcionando mais autonomia aos funcionários
Hoje, entre os colaboradores, empresas que utilizam aplicativos de ponto são muito mais bem vistas. Existe uma noção geral de que isso fortalece a cultura organizacional, justamente por proporcionar mais autonomia aos funcionários e evitar alguns contratempos existentes com os relógios de ponto. É uma forma de o RH atuar de maneira estratégica dentro da empresa.
Quais cuidados ter ao utilizar o aplicativo de ponto?
Hoje, no mercado, há uma grande oferta de soluções de aplicativo de ponto para empresas. No entanto, para escolher a que melhor atenda à sua empresa, é preciso tomar alguns cuidados:
- Em primeiro lugar, tenha certeza que a solução oferece tudo o que a sua empresa precisa. Muitos aplicativos podem ser simples demais ou não ter a estrutura de dados robusta o suficiente para compreender todos os seus colaboradores;
- É preciso também escolher uma solução que seja intuitiva e fácil de usar para todos os usuários. Ou seja: gestores, equipe de gestão de pessoas e, é claro, os colaboradores. Lembre-se que em sua empresa pode haver pessoas com pouca familiaridade com a tecnologia. Quanto mais intuitivo, melhor;
- Mesmo de forma intuitiva, não é bom estar sozinho. Por isso, prefira utilizar um app cujo fornecedor também proporcione treinamentos para os funcionários poderem utilizar as funcionalidades da solução da melhor maneira possível;
- A sua empresa também ganha quando utiliza um aplicativo de ponto que, além da gestão de frequência, também oferece dashboards, relatórios e indicadores que facilitam a tomada de decisões por parte das equipes responsáveis. Ou seja: ir além do ponto;
- Por fim, tenha o cuidado com o custo. A solução mais barata nem sempre é a melhor, mesmo assim, você também não pode gastar uma fortuna pelo controle de ponto. Vale a pena escolher a opção que tenha o melhor retorno sobre o investimento.
Qual é o melhor aplicativo de ponto?
Em resumo, a melhor opção, que possui todas as funcionalidades mencionadas neste artigo, é a MarQ.
No registro de ponto, você tem toda a precisão necessária do trabalhador por meio de cerco geográfico e geolocalização. Outra das principais soluções que contemplará a sua empresa são os dashboards automáticos, usando os dados dos do aplicativo de ponto. É a forma mais simples e precisa de ter, com poucos cliques, People Analytics de qualidade.
Além disso, você pode contar com uma sofisticada plataforma de gestão de ponto (REP-P), que permite marcação de ponto online a partir de qualquer dispositivo e de qualquer lugar. É a solução perfeita tanto para trabalho presencial, híbrido ou remoto no seu negócio.
Com um sistema fácil de usar, tenha ainda módulo de admissão online, portal do candidato, cálculo de salários e horas extras, dentre outras funcionalidades. Até mesmo benefícios flexíveis estão à disposição do seu negócio.
Conclusão
Como você viu neste artigo, o aplicativo de ponto hoje é a melhor forma da qual as empresas dispõem para fazer um bom controle de entradas e saídas, além de contar com uma infinidade de outras soluções.
Com a MarQ., tudo o que a sua empresa faz em termos de RH pode ser consideravelmente potencializado. Quer saber como? Você pode testar a nossa solução sem custo por sete para conhecer melhor. Clique aqui ou no banner abaixo e aproveite!