Compartilhe:

Índice

Liderança, a chave para uma equipe de sucesso!

Índice

ilustração de liderança

O que significa ser um bom líder para você? Como conduzir um grupo ou um time? Como inspirar e coordenar seus subordinados? Estas são questões que nos levam a um assunto: o que é liderança? E quais as características de um bom líder?

A liderança é a capacidade de motivar, inspirar, influenciar e comandar um grupo de pessoas a fim de atingir um objetivo. Esta pode ser a definição mais simples do que é a lideranças, mas, o que é ser um líder e quais suas características? Por fim, esse é o tema para discussão no nosso blog hoje!

O que é a liderança?

A liderança é uma habilidade, ela está ligada diretamente as pessoas com mais influência dentro de grupos e equipes. Se trata de uma junção de capacidades como inspirar, unir, orientar, coordenar, comandar, entre outras capacidades, que no fim definem uma pessoa com liderança.

Muitas pessoas, costumam confundir liderança com líder, e apesar de serem termos parecidos, o líder podemos definir como a pessoa com a capacidade de liderar, enquanto a liderança está mais ligada a um cargo hierárquico.

Estar na liderança de uma equipe, é estar preparado a coordenar um grupo de pessoas com as mais diversas personalidades e características. Além disso, está propenso a enfrentar as mais diversas situações, de possíveis conflitos internos e externos, saber utilizar a ferramenta da linguagem correta para se comunicar com o time, mas principalmente, individualmente com cada colaborador. Afinal, cada pessoa possui sua personalidade, suas características, seu modo de se comunicar, etc. E por isso, a pessoa que estiver na liderança de uma equipe deve ter consciência que a forma que ele irá gerir sua equipe, refletirá diretamente no desempenho e resultado do time.

Além disso, existem outros termos ligados aos cargos mais altos dentro das organizações, porém estar na liderança e ser um líder são coisas diferentes. Inclusive, podem existir líderes, que não necessariamente possuem um cargo na liderança. Por fim, iremos explicar melhor as características da liderança no decorrer deste artigo.

É importante ressalta, que liderança não é um cargo, um título ou simplesmente a gestão de pessoas. Para melhor compreensão desta diferença, vamos entender melhor o que é ser um líder.

O que é ser um líder?

equipe e lider

Agora sabemos um pouco mais sobre liderança, mas você sabe a diferença de ser um líder e a liderança? É importante saber que ser um líder, não necessariamente quer dizer que você está em um cargo que envolve a gestão e liderança de uma equipe.

Ser um líder, está em sua essência relacionado a maneira de como você se posiciona e comporta perante as pessoas. Para ter essa postura, é necessário saber inspirar, incentivar os seus subordinados e colegas de trabalho, tanto para a cooperação, quanto para o incentivo individual. Em sua base, também é o primeiro a assumir a responsabilidade e direcionar um time.

Algumas pessoas tendem a achar que a habilidade da liderança é algo que nasce e não pode ser adquirida. Sim, existe a liderança natural, ou seja, são aquelas pessoas que já possuem as características de um líder, sem terem necessariamente treinado para isso. Porém, para aqueles que anseiam por um cargo mais alto dentro de suas empresas, é uma habilidade praticamente obrigatória.

Por isso, iremos mostrar mais a fundo, a essência de um verdadeiro líder e suas características:

Quais são as características de um líder?

mulher líder

Para melhor entendimento, devemos analisar as características de um líder, como ele se comporta e como ele age. Para isso, iremos listar e explicar como um líder deve se portar.

Comunicação

O primeiro ponto que um líder deve ter é uma boa comunicação com seus subordinados. Não estamos falando apenas de falar bem ou ter um tom de voz adequado, mas sim, daquele líder que também ouve o que seus subordinados estão dizendo.

Além disso, saber ser claro e objetivo em sua maneira de falar, para que sua equipe execute aquilo que foi requisitado, é fundamental. Tendo uma boa comunicação, problemas como o não cumprimento de uma atividade, procedimento ou norma, dificilmente surgirão.

Confiança

É a característica mais lembrada quando nos perguntamos: quais são as características de um líder?

Um líder confiante, é aquele que tem consciência dos rumos que pretende seguir, possuem planos e transmitem confiança e segurança para seus liderados. Além de tudo, líderes que confiam em sua equipe e não são 100% dependentes para tomar decisões rotineiras, são equipes que estão sendo bem liderados.

Empatia

Essa característica também faz parte de ser um líder comunicativo, afinal, para saber o que acontece com o funcionário, suas necessidades e problemas é necessário ouvir o que ele tem a dizer. Para ser um líder exemplar, deve-se ter consciência geral do que está acontecendo com sua equipe

Para melhorar sua equipe é necessário conhecer sua equipe, por isso, foque em saber mais sobre cada um individualmente, seja simpático e tente saber mais sobre a vida do funcionário fora da empresa.

Visionário

Ser um líder visionário é ter uma visão sobre o futuro da empresa, saber guiar sua equipe para atingir seus objetivos estratégicos, principalmente, os de longo prazo. Pessoas visionárias são muito desejadas pelas grandes empresas, pois, são pessoas que trazem grandes resultados financeiros, pois, sabem explorar tendências e brechas no mercado.

Por fim, essas são as principais atitudes de um verdadeiro líder, aqueles que possuem essas características podem ser considerados líderes. Porém, vale ressaltar que aqueles que possuem características positivas, além dessas, são aqueles que mais se destacam dentro do mercado e são normalmente tratados como referência, dentro e fora das empresas.

Atitudes de uma boa liderança

No dia a dia, cada atitude tomada pela liderança tem impacto direto em como a equipe irá enxergar seus líderes e principalmente no desempenho das empresas. Por isso, iremos ver quais são as atitudes que vão levar você a ser considerado um bom líder.

Saiba dar e receber feedbacks  

Dar a avaliação frequentemente para os componentes dentro de uma equipe é fundamental. É o momento onde é analisado o que se espera do funcionário e o que está realizado.

Saber dar um feedback construtivo é uma tarefa difícil, afinal, atualmente dentro das empresas algo recorrente são as críticas vazias, por vezes carregada com um ar negativo. O desafio de está em saber apontar para o funcionário, pontos para melhoria, possíveis erros que podem estar acontecendo e também aproveitar e elogiar as áreas que estão sendo melhoradas.

A importância de se dar um feedback negativo é importantíssimo, afinal, o colaborador deve ter consciência de onde seu desempenho está sendo baixo. Enquanto os feedbacks positivos, servem para o estímulo e incentivo do funcionário a manter atitudes corretas dentro da empresa e uma forma de manter o ânimo.

Por fim, é importante ter cabeça aberta e incentivar seus funcionários a darem feedback sobre sua liderança. A autoavaliação é muito importante, mas, nada se compara a uma visão de fora do seu desempenho, não só de seus superiores como de seus subordinados.

Você vai errar

Sim, somos humanos, e estamos suscetíveis a possíveis erros, e isso inclui os funcionários e as lideranças. Ter compreensão e admitir isto é fundamental.

Líderes que sabem que podem falhar e sabem admitir suas falhas para suas equipes é uma ferramenta alternativa para os feedbacks de seus liderados, e principalmente, a tendência é esses erros não acontecerem mais ou reduzirem sua frequência.

Aprenda a liderar e não mandar

Existe uma grande diferença entre um chefe “mandão” e um líder que sabe passar instruções da maneira correta para sua equipe. Entender que nem sempre, uma simples distribuição de tarefas é a maneira mais efetiva de se comandar uma equipe. Por isso, é importante incluir os funcionários nas tomadas de decisões, e assim, ele se sentirá parte de uma equipe e não um simples executor de tarefas.

Por fim, vamos analisar os tipos de liderança.

Tipos de liderança

Barco de papel liderando

Se você já foi funcionário em mais de uma empresa ou em mais de um setor, já deve ter percebido que existem alguns tipos de liderança. Em 1939, após estudos, os psicólogos Ralph White e Ronald Lippitt determinaram que existem 3 tipos de liderança: autocrática, democrática e liberal.

Liderança Autocrática 

O clássico patrão e mais defasado, podemos considerar como o famoso “chefe”. Normalmente encontrado nas empresas mais tradicionais e com gestões mais antigas. Se trata daquele líder que acredita que sua opinião vale mais do que a de seus subordinados. Apresenta as seguintes características:

  • Não costuma consultar seus subordinados e colegas;
  • Não costuma criar um ambiente que estimule a criatividade de seus subordinados;
  • Ele não possui o costume de elogiar;
  • Tem o habito de criticar e mostrar falhas na frente de todos;
  •  Cria um ambiente desmotivador para se trabalhar e para o crescimento na empresa.

Liderança Democrática

Podemos considerar este líder como o oposto do líder autocrático. Faz questão de ouvir a opinião de outras pessoas, além de sempre motivar seus subordinados a atingir resultados.

Não é o tipo de líder de apontar culpados quando existir falhas nos resultados da equipe, porém utiliza métodos para que esses erros não se repitam. Sempre prioriza criar um bom ambiente de trabalho no geral, além de criar flexibilidade e adaptabilidade, desta forma se moldando conforme as características de cada colaborador. Além disso, este líder possui as seguintes características:

  • Acredita que as organizações devem apostar desenvolvimento pessoal individual para o alcance de maiores resultados;
  • Proporciona melhor clima organizacional;
  • Produtividade saudável;
  • Costuma elogiar e incentivar a criatividade.

Liderança Liberal

Por fim, temos a liderança liberal, que se difere das outras duas lideranças por não se impor nas decisões, dando poder de decisão para outras pessoas da empresa. Terceiriza a divisão de tarefas para outros e possui parcela mínima nos projetos da organização.

Não tem postura de comprometimento ou responsabilidade, o grupo onde trabalha passa a enxergar o ambiente de trabalho como um ambiente de extrema liberdade.

Pela falta de uma liderança mais firme e de maiores orientações, a empresa acaba perdendo produtividade e tempo, pelo fato que, cada membro da equipe acredita que está fazendo o melhor, porém falta a coletividade e trabalho em conjunto dentro das equipes. Dificilmente este líder é respeitado dentro das empresas.

Por fim, vale lembrar que está são as três lideranças apresentadas no estudo dos psicólogos Ralph e Ronald. Porém, vale lembrar que com o tempo, surgiram mais variantes e tipos de liderança, e é o que veremos abaixo:

Outros tipos de lideranças

O que iremos analisar agora, se tratam de lideranças que surgiram com o passar dos anos, por isso, é mais fácil de se encontrar nas empresas mais jovens do mercado.

Liderança com Coaching

Antes de explicar do que se trata essa liderança, é importante explicar a definição do que é o coaching. Segundo o site Wikipédia, Coaching é uma forma de desenvolvimento na qual alguém, denominado coach, ajuda um aprendiz ou cliente a adquirir um objetivo pessoal ou profissional específico através de treinamento e orientação.

O líder coach, foca no desenvolvimento pessoal e motivação do seu time. Podemos usar como referência um técnico de uma equipe de um esporte coletivo, ele sabe que só conseguirá alcançar seus objetivos e pôr em prática suas estratégias, se possuir um grupo forte e unido.

Liderança Situacional

Em 1969, Paul Hersey e Kenneth Blanchard apresentaram sua teoria da liderança situacional. O ponto focal da teoria era apresentar um novo tipo de liderança, com a ideia de variar os tipos de liderança conforme a situação que a empresa estaria passando.

Além disso, a teoria traz a ideia que, um bom líder, tem em sua base, a capacidade de se adaptar a qualquer situação que a organização está passando. Por fim, o líder situacional consegue gerir uma equipe mesmo em crises organizacionais.

Líder carismático

Por fim, esta liderança pode ser um pouco mais complexa de se entender, afinal, o que é ser carismático para você? É uma pergunta difícil de se responder, mas o carisma se trata da capacidade de se fascinar outros seres humanos, ou seja, se trata daqueles líderes capazes de construir times eficientes e duradouros baseados em sua capacidade e habilidade social.

Líderes carismáticos possuem as seguintes características:

  • São admirados;
  • Cofiáveis;
  • Sabem se comunicar;
  • Apresentam resultados;
  • Possuem boa relação com a equipe no geral.

Conclusão

Por fim, após tudo que vimos no artigo, vale a pena você fazer uma autoavaliação da maneira ao qual você está gerenciando sua equipe. É de extrema importância que sua liderança seja a mais eficiente de acordo com sua organização, afinal, uma boa liderança é aquela capaz de apresentar os melhores resultados dentro de uma empresa, e ainda, manter um bom ambiente de trabalho.

 

 

Nós ajudamos empresas a desburocratizar os processos de gestão de pessoas e tempo, e devolvemos horas para o RH usar no que realmente importa

Veja também

Outubro Rosa e Novembro Azul: o papel do RH é essencial

28/10/2024

Como planejar a festa de fim de ano da sua empresa

21/10/2024

12 ações de fim de ano para inspirar a sua empresa

21/10/2024