Até não muito tempo atrás, era comum que as empresas não tivessem no radar um RH Estratégico. Para estas companhias, as únicas atribuições da área de recursos humanos era contratar pessoas, gerenciar férias e direitos trabalhistas e realizar os trâmites de desligamentos. Ou seja, um papel meramente burocrático.
Felizmente, os tempos mudaram. Hoje, o RH Estratégico é uma realidade e a sua adoção por parte das empresas é praticamente uma regra, e não a exceção. Neste conteúdo vamos falar sobre RH Estratégico, o que é e como contar com ele no seu empreendimento. Acompanhe conosco!
O que é RH Estratégico?
Em primeiro lugar, quando falamos de RH Estratégico, estamos nos referindo a uma abordagem de gestão de pessoal que une as práticas dos recursos humanos com os objetivos estratégicos da organização em um nível mais amplo.
Ou seja, em vez de tratar o RH apenas como uma área administrativa ou operacional da corporação, o RH estratégico realiza a gestão de pessoal de forma a contribuir significativamente para o sucesso geral da empresa, também a nível comercial, financeiro, corporativo e na expansão dos negócios.
Além disso, o RH estratégico atua em diferentes frentes, em total sintonia com a alta direção da empresa. A colaboração com a gestão executiva é fundamental para entender as necessidades de talentos da corporação e desenvolver estratégias eficazes para atrair, desenvolver e reter as melhores cabeças.
O RH estratégico também se baseia no desenvolvimento contínuo das competências necessárias para atingir os objetivos da organização. Isso acontece no recrutamento voltado a competências, como você já viu em nosso blog, mas também ao longo de toda a jornada do colaborador.
Naturalmente, para atingir estes objetivos, o RH Estratégico se baseia na análise de dados e métricas reais e precisas. Isso permite à gestão avaliar o impacto das práticas de RH nas metas organizacionais. Com isso, decisões informadas e a adaptação contínua das estratégias passam a fazer parte da corporação.
Outra característica da gestão do RH Estratégico é ter uma postura proativa na o desenvolvimento e na retenção dos talentos. Ao invés de apenas receber demandas do público interno e resolver problemas, o RH estratégico está em busca de melhorias constantes na experiência dos funcionários. Tudo isso também é associado ao desenvolvimento e o cultivo de uma cultura organizacional que promova a inovação, a colaboração e o engajamento dos funcionários.
Quais as diferenças entre RH Estratégico e RH Operacional ou Tradicional?
Primeiramente, a principal diferença está na forma de enxergar a gestão de pessoas. O RH Operacional, como o nome supõe, apenas cumpre tarefas: a ideia é gerir os colaboradores, suas entradas e saídas, direitos e benefícios, fazendo tudo o que for possível para não atrapalhar o bom andamento dos negócios. Nesta forma tradicionalista de se gerir RH, há pouca preocupação com cultura organizacional ou desenvolvimento dos colaboradores.
Logo, podemos dizer que o RH Estratégico faz tudo o que o RH Tradicional faz, afinal, as atividades operacionais também são de fundamental importância, mas também acrescenta os aspectos táticos e estratégicos para alinhar os recursos humanos com os objetivos diretos do negócio. É uma visão mais ampla sobre as pessoas, que são vistas aqui como o principal ativo da empresa.
Qual o perfil de um funcionário de RH Estratégico?
Dadas todas as atribuições que se espera da equipe de RH Estratégico, os profissionais que atuam diretamente nesta área precisam também ter algumas competências específicas. Além da visão de negócio, ele também precisa ter sensibilidade pessoal e visão para além do óbvio. Vamos detalhar um pouco mais essas ideias a seguir:
Sensibilidade e humanização
O profissional de RH Estratégico precisa, em primeiro lugar, ter sensibilidade. Ele precisa saber se colocar no lugar das pessoas, independentemente do grau de hierarquia que elas exerçam e das situações pelas quais estejam passando. Com isso, o profissional de RH consegue ter mais empatia, além de observar a empresa pelo olhar do próprio colaborador, o que permitirá implementar as melhorias necessárias.
Nesse contexto, o profissional de RH estratégico é o porta-voz da cultura da empresa perante os colaboradores, mas ele também deve ser o advogado dos funcionários diante da corporação, a fim de proporcionar uma boa experiência para os trabalhadores e impulsionar os resultados do negócio.
Perfil sempre proativo
O profissional do RH Estratégico não pode ter um perfil passivo e reativo, apenas reagindo aos estímulos dos externos. O gestor precisa estar sempre alerta, observando de maneira estratégica a rotina dos colaboradores, analisando a realidade da cultura organizacional e sempre pensando em como trazer melhorias para o time, bem como seus impactos na empresa.
Caberá ao profissional do RH Estratégico negociar com os cargos mais altos das empresas tais melhorias ou então defender mudanças na gestão dos colaboradores – ambos desafios extremamente complicados. É por isso que a proatividade, o conhecimento aprofundado e a presença na empresa ajudam o gestor de pessoas a atingir seus objetivos, junto às metas da corporação e dos trabalhadores.
Visionário e planejador
Gestores e analistas que atuam com o RH Estratégico precisam estar sempre atentos ao que acontece debaixo de seus olhos. Porém, eles também precisam vislumbrar de forma estratégica o futuro do empreendimento a curto, médio e longo prazo.
O livre trânsito com a chefia da empresa permite ao RH saber onde a empresa deseja chegar, ao passo que o convívio com os colaboradores mostra o retrato atual do negócio. Isso, somado a busca por tendências de mercado, análise de dados e pesquisas, ajuda na construção de ambientes que são de alta produtividade e que ao mesmo tempo levam o bem-estar do colaborador em conta.
Fora isso, olhares atentos ao centros de custos e investimentos, desenvolvimento de competências dos colaboradores com PDIs, criação de líderes, benefícios corporativos inovadores, além de contratações bem feitas, são ações essenciais para um RH estratégico que quer um futuro promissor para a companhia em que trabalha.
Visão analítica
O profissional de RH Estratégico trabalha com pessoas, mas também deve lidar diariamente com dados. Essa visão analítica (muitas vezes chamada de People Analytics) é fundamental para se atingir os resultados desejados pela empresa, bem como compreender onde podem estar os gargalos e potenciais de melhoria da empresa em que trabalha.
Portanto, é preciso que ele tenha, além da visão, também o domínio das ferramentas utilizadas para acompanhar e mensurar o desempenho dos seus colaboradores.
Focado em resultados
Embora tudo o que dissemos aqui sobre RH Estratégico traga uma experiência melhorada para os colaboradores, o foco disso tudo está no resultado da empresa. O gestor do RH Estratégico sempre tem os objetivos da corporação em seu horizonte, mantendo diálogo direto com a diretoria executiva da empresa para corrigir os rumos.
Desta forma, ele precisa agir de maneira pragmática: estabelecer objetivos e metas, determinar prazos, cumprir parâmetros e trabalhar sempre visando a performance, acompanhando o desempenho dos colaboradores.
Ferramentas essenciais para um RH Estratégico:
Diversas ferramentas digitais podem ser de grande importância e auxílio para um RH estratégico. Veja algumas delas que separamos a seguir:
Niduu
O Niduu é uma plataforma de educação corporativa que associa o desenvolvimento profissional dos colaboradores à gamificação, ou seja, instrução por meio de jogos. Recentemente, o Gupy comprou o Niduu e passou a incorporar suas operações à plataforma.
Miro
O Miro é uma plataforma de colaboração online que oferece uma tela infinita para equipes trabalharem juntas de forma remota. Muito utilizada no RH, ela é projetada para facilitar a criação de diagramas, mapas mentais, workflows, e outros tipos de colaboração visual.
Os usuários podem colaborar em tempo real adicionando notas, comentários e elementos visuais à tela. Portanto, é muito útil para brainstorm, organização à distância, organogramas, cronogramas e afins.
Trello
O Trello é uma ferramenta muito conhecida para organização de equipes e gestão de tarefas. Ele pode ser utilizado coletivamente por grupos que, em um quadro, poderão ter diversas trilhas, que podem servir como etapas. Nessas trilhas são adicionadas as etiquetas, que representam uma ação específica.
Esta é apenas uma forma dentre tantas de se usar o Trello, que é muito versátil. Facilita a vida de quem trabalha remotamente ou precisa compartilhar os fluxos de trabalho com os colegas . Muito útil para RHs que querem controlar etapas de contratação, por exemplo.
ImpulseUp
A plataforma ImpulseUp é voltada principalmente para a gestão de desempenho das equipes empresariais. Ela ajuda a promover o crescimento dos colaboradores e impactar os resultados da organização por meio de avaliação de desempenho, feedback, PDI, reuniões, metas e OKRs, além de pesquisas em uma plataforma flexível e intuitiva.
MarQ.
A MarQ. oferece uma série de soluções que ajudam a desburocratizar a rotina do RH. Desta forma, a área pode ter uma atuação muito mais estratégica do que operacional. A plataforma tem funcionalidades que evitam atividades repetitivas e manuais para o gestor e os analistas de RH, bem como atuam diretamente em diferentes etapas da jornada do colaborador.
Isto é, facilita o trabalho do RH desde os procedimentos de recrutamento e seleção, anúncio da vaga, envio e armazenamento de documentos, gestão do ponto e fornecimento de benefícios flexíveis.
Por fim, a MarQ. também tem soluções que proporcionam para o RH relatórios, indicadores e gráficos que ajudam a equipe a realizar avaliações de desempenho mais assertivas, precisas e com resultados reais.
Quer ter isso e muito mais na gestão de RH estratégico do seu negócio? Você pode experimentar a nossa plataforma hoje mesmo sem custo e descobrir que nós temos tudo para ajudar o seu negócio!