Compartilhe:

Índice

O que é Turnaround?

Índice

No contexto corporativo, o turnaround algo como “reviravolta”, em português — é um processo de reformulação de uma empresa que está vivenciando dificuldades.

Grandes empresas brasileiras já viveram períodos de crise e se recuperaram após um turnaround.

turnaround

O que é turnaround?

Turnaround corresponde à mudança de desempenho de uma empresa, que a tira do declínio e a coloca em crescimento.Neste sentido, para que se efetue um processo de Turnaround com eficiência, uma empresa deve reconhecer e identificar seus problemas, considerar mudanças na gestão, além de desenvolver e implementar uma estratégia de resolução de seus desafios operacionais.

O processo de turnaround é iniciado quando uma empresa começa a apresentar sinais graves de crise, como prejuízos recorrentes ou escândalos envolvendo sua administração. Isto pode acontecer, por exemplo, quando o negócio cresce mais rápido que o esperado e começa a ter dificuldades para gerir as operações e manter a qualidade dos serviços.

Outro exemplo ocorre quando a empresa percebe uma queda recorrente de receita por algum motivo, como redução das vendas, e acaba não conseguindo diminuir os custos e despesas.

Neste caso, são registrados prejuízos constantes, que vão castigando a capacidade financeira da companhia.

A partir daí, o conselho executivo da companhia traça um plano de reestruturação interna e externa para reduzir os danos, corrigir as falhas e voltar a crescer.

Apesar de ser um forte sinal de alerta para os investidores, o turnaround também indica que os gestores estão cientes dos problemas e comprometidos em evitar um desastre total.

Uma estratégia de retomada

O turnaround pode ser considerado um método que visa elevar uma empresa a um patamar de crescimento sustentável. Requer um alto engajamento no sentido de movimentar esforços para sua reinvenção.

Em média, os turnarounds levam mais de dois anos para surtirem efeitos relevantes, se comparados à situação inicial da empresa, no entanto, requerem lideranças ativas e processos estruturados desde o começo da operação do modelo.

Também pode ser compreendido como algo mais amplo que a inovação sistêmica, e não há um padrão a ser replicado entre empresas, cada qual traz consigo seus referenciais e o grande desafio é seguir o modelo estrutural com a personalização do contexto de cada negócio.

Quando aplicar o turnaround?

As empresas, principalmente do Brasil, vão até o último minuto tentando salvar o negócio antes de buscar fazer uma virada de forma mais profissional, digamos assim. Mas a demora em buscar ajuda pode ser fatal.

Pode ter certeza de que, para aplicar o turnaround da melhor maneira possível, é indispensável contar com uma empresa que preste esse tipo de serviço. Sim, existem consultorias especializadas em turnaround, que podem ajudá-lo a mudar os trilhos do negócio. Por que isso é importante?

Porque, muitas vezes, o próprio empresário pode estar viciado na sua forma de agir, o que consequentemente não ajuda na recuperação. Por outro lado, a consultoria pode ajudá-lo com um olhar neutro da empresa.

Especialistas em turnaround

Estes consultores, então, farão um levantamento de todo o quadro da empresa, incluindo os balanços financeiros, folha de pagamento, clientes, processos de gestão e outros fatores.

Daí, juntamente com o conselho executivo, os consultores irão identificar as áreas mais problemáticas e desenhar um planejamento para reformular e reerguer a empresa.

As medidas adotadas podem incluir:

  • Redução do quadro de funcionários;
  • Renegociação de dívidas;
  • Auditoria fiscal;
  • Investimentos em produtividade;
  • Liquidação de ativos.

Em casos mais extremos, é possível até mesmo que a empresa decida extinguir alguns setores que dão prejuízo para focar em atividades que gerem mais retorno.

Um exemplo, é na folha de pagamento que consta o real valor pago aos profissionais, incluindo horas extras e benefícios ou prêmios. Ele mede a concordância do pagamento real com a remuneração estimada pela empresa.

Essa métrica é muito importante, pois caso haja algum erro no valor pago aos colaboradores, isso pode resultar em processos trabalhistas. Para evitar esse tipo de problemas, conte com a MarQ. Nosso software de gestão de ponto permite integração com a folha de pagamento para evitar que qualquer tipo de erro.

Outro resultado possível do turnaround é a renovação dos gestores da companhia, caso seja comprovado que a fonte dos problemas é a má administração dos negócios.

Gerenciar todas essas métricas não é tarefa simples, mas com um software inteligente, feito para facilitar as demandas do seu RH, isso fica mais fácil!

Como ele funciona?

Para terminar de responder à nossa pergunta sobre o que é turnaround, é importante falarmos sobre como ele funciona. Basicamente, a ideia é rever tudo o que é feito na empresa. Sim, tudo! Estamos falando desde os processos internos, ou seja, a forma como as tarefas diárias são feitas até a maneira como a sua marca se posiciona no mercado.

Você vai avaliar cada um desses pontos e definir como será a nova empresa. É um processo de revitalização completa do negócio.

Se você precisa de uma ferramenta para gerenciar suas métricas de uma forma simples, rápida e eficaz nós temos a solução, com a MarQ. Além de ganhar tempo e produtividade, você também ganha um maior grau de controle com seus dados.

Realize o teste grátis por sete dias e entenda como nossa tecnologia pode ajudar o seu negócio!

Nós ajudamos empresas a desburocratizar os processos de gestão de pessoas e tempo, e devolvemos horas para o RH usar no que realmente importa

Veja também

Coleta de dados: o que o RH precisa levar em consideração

28/03/2024

Viagem a trabalho: Como calcular horas extras?

26/03/2024

Conheça como funciona o novo modelo de ponto REP-P

25/03/2024