O headhunter é um profissional cobiçado dentro do universo corporativo. Os ‘caçadores de cabeças’, em uma tradução do inglês, têm a atribuição de escolher os melhores profissionais para os cargos das empresas, em especial os cargos de maior relevância estratégica.
Continue neste artigo para descobrir o que é headhunter e tudo o que você precisa saber sobre este cargo dentro das corporações!
O que é um headhunter?
Em primeiro lugar, o headhunter é o profissional responsável por encontrar e contratar os profissionais mais adequados para cargos específicos das empresas. Em especial, a atuação do headhunter é voltada para a contratação de cargos de alta senioridade, ou até mesmo gestores, diretores, conselheiros e até mesmo executivos para a corporação.
Para realizar esta “caça” aos melhores profissionais, os headhunters se valem de uma série de ferramentas digitais, mas também recorrem à sua própria rede de contatos, que precisa ser grande e bem articulada. Desta forma, os headhunters podem encontrar bons candidatos entre profissionais que estão procurando colocação no mercado, mas também é comum que eles busquem cabeças que já estão em outras empresas.
Sendo assim, o headhunter também precisa não apenas encontrar o profissional adequado, mas convencê-lo do porque é mais vantajoso mudar de empresa e começar uma nova jornada de trabalho.
Por isso, os headhunters estão sempre atentos às tendências do mercado empresarial e precisam estar em constante atualização. Só assim será possível encontrar, atrair e contratar os profissionais-chave que farão a diferença para a corporação.
Qual a diferença entre um recrutador e um headhunter?
Na verdade, existem algumas diferenças importantes entre as características e rotinas de recrutadores e headhunters. Veja algumas das principais:
-
Regime de contratação:
Recrutadores de empresas em sua maioria são profissionais internos da equipe e atuam com regularidade em cargos de baixa, média ou alta senioridade dentro da corporação. Já os headhunters costumam ser contratados por demanda, ou seja, especificamente para contratar um ou mais profissionais para a empresa. Não raro, os headhunters atuam em empresas de consultoria especializada na área.
-
Busca de candidatos:
Normalmente, vagas geridas por recrutadores recebem candidaturas ativas de profissionais interessados em trabalhar na empresa. Por isso, é comum que recrutadores falem ou interajam indiretamente com uma grande quantidade de candidatos. Já os headhunters, devido a seu foco em cargos estratégicos, possuem uma postura mais ativa, indo atrás de profissionais selecionados individualmente por suas competências e experiências.
-
Ferramentas de recrutamento:
Os recrutadores usam muito plataformas internas e sites de emprego para selecionar candidatos. Os headhunters também fazem isso, mas costumam mergulhar a fundo no currículo e até mesmo em características pessoais dos candidatos para encontrar. Como são menos candidatos analisados, é possível realizar uma análise mais aprofundada sobre cada cabeça.
Quem pode ser headhunter?
Diversos profissionais podem atuar como headhunters, mas pode-se dizer que esta função não é para qualquer um. Estes profissionais costumam contar com uma combinação de hard e soft skills que os destacam no mercado e os possibilitam encontrar os melhores profissionais.
Dentre os requisitos para trabalhar como headhunter, podemos destacar algumas, tais como: grande network dentro do ramo onde se atua e no mercado de trabalho; profundo conhecimento sobre plataformas de recrutamento, redes sociais e afins; experiência profissional na área em que se busca candidatos; habilidades em comunicação e negociação; saber técnico na área de atuação, entre outras.
Desta forma, os profissionais que mais atuam como headhunters costumam ser:
-
Profissionais de RH e recrutadores experientes:
Profissionais com experiência e profundo conhecimento na área de RH, recrutamento e seleção são os headhunters mais comuns. Sua habilidade na lida com pessoas e diferentes candidatos dão a eles a capacidade de escolher bons profissionais a dedo, mesmo em diferentes empresas.
-
Executivos e ex-executivos:
Profissionais que já atuaram como C-level de grandes corporações costumam contar com a experiência e as habilidades necessárias para procurar as melhores cabeças dentro de cada área. Ao escalar a cadeia corporativa, executivos conquistam o saber necessário para se conhecer bons candidatos.
-
Especialistas técnicos:
É comum que especialistas da área a contratar sejam os escolhidos para atuar como headhunters. Naturalmente, além de conhecer muito sobre a área de atuação do candidato, este headhunter especialista também precisa ter conhecimentos e habilidades humanas. Um exemplo é usar um headhunter engenheiro civil para buscar um gestor executivo de grandes obras, ou um headhunter economista para contratar um conselheiro financeiro de um banco.
Dica: Quer contratar melhor? Tenha acesso gratuito ao nosso checklist de recrutamento e seleção.
Rotina e características de um headhunter
Veja a seguir como é, em geral, a rotina de trabalho e as características da atuação de um headhunter na contratação de um profissional de alta importância estratégica. Lembrando que neste caso estamos falando sobre um headhunter externo, contratado especialmente para encontrar o profissional adequado:
-
Alinhamento entre headhunter e cliente:
Em primeiro lugar, ao procurar um headhunter, a empresa contratante tem em mente um perfil inicial do profissional que procura. Neste momento, há o alinhamento preliminar entre o recrutador e a corporação;
-
Delineamento do perfil procurado:
Com base nas informações alinhadas no contato com o cliente, o headhunter delimita as competências, habilidades e experiências desejadas no candidato. Cria-se um perfil ideal que será buscado no mercado;
-
Pesquisa de candidatos no mercado:
Mãos à massa, o headhunter busca pelo profissional desejado nas redes sociais, nos círculos corporativos aos quais tem acesso e em outras comunidades disponíveis. Pode-se encontrar candidatos já empregados, ou que estejam buscando recolocação;
-
Abordagens e entrevistas:
Em um primeiro momento, o headhunter faz abordagens preliminares nos candidatos que mais se identificaram com o perfil inicial. Avalia cada contato e seleciona os profissionais a serem entrevistados de maneira detalhada. Nas entrevistas – que normalmente são mais de uma – se abordam todos os detalhes relativos à vaga, tanto para o cliente, como para o profissional;
-
Apresentação ao cliente:
É comum que o cliente participe de todas as fases da seleção, em especial nas últimas entrevistas. No entanto, normalmente também existe uma apresentação final ao cliente, com os dados completos do candidato selecionado.
-
Assinatura do contrato:
Com as partes devidamente acordadas, a negociação avança para a parte burocrática. Envio de documentos, assinatura de contratos e afins.
-
Acompanhamento pós-contratação:
O fluxo de atuação de um headhunter muitas vezes vai além da assinatura do contrato. O recrutador pode também acompanhar o desempenho e a atuação do contratado a fim de entender se a pessoa escolhida realmente valeu a pena.
Como se tornar um headhunter?
Se você atua no universo do RH e quer se tornar um headhunter, há alguns caminhos possíveis a se seguir.
Em primeiro lugar, uma das maneiras é atuar como headhunter, mesmo sendo um recrutador interno da sua empresa. Realize um processo de recrutamento e seleção baseado em competências e faça buscas aprofundadas sobre os candidatos que irão preencher suas vagas, em especial se forem vagas estratégicas para o negócio.
Além disso, outra dica possível é acompanhar e se aproximar de outros headhunters de sucesso. Construir o seu próprio networking, tanto com profissionais da área do RH, como outros especialistas em recrutamento e seleção que já atuam de maneira independente neste mercado;
Antes de mais nada, estude muito. Não há network ou relacionamento que substitua o conhecimento técnico. Especialmente porque ao estudar o universo dos headhunters, você pode se tornar um profissional mais versátil. Ou seja, apto a atuar nos mais diversos mercados, e não apenas em determinado segmento.
Por fim, utilize as ferramentas adequadas. Ferramentas de recrutamento e seleção, como as oferecidas pela MarQ., são grandes aliadas dos headhunters. Ou seja, ao aliar tecnologia, networking, competências humanas e saber técnico, você tem tudo para ser um grande caçador de profissionais.
Como a MarQ. ajuda os headhunters
As soluções da MarQ. entregam grande valor para headhunters, seja para headhunters. Somos especializados em gestão de ponto, benefícios flexíveis e outros serviços de gestão de RH. Veja:
-
Admissão online
O sistema de Admissão Online da MarQ. facilita muito o processo de contratação de novos colaboradores. Em primeiro lugar, esta plataforma possibilita um contato direto entre a sua empresa e o candidato escolhido. Desta forma, ele pode transferir documentos e informações direto para o sistema da empresa, sem complicação e com pouquíssimos cliques. Além disso, faça o contato diretamente com o WhatsApp do colaborador novo.
-
Portal de Vagas
O portal de vagas, por sua vez, é o local onde a sua empresa anuncia, detalha e disponibiliza os postos de trabalhos abertos na corporação. Em outras palavras, tenha um espaço oficial e próprio para possibilitar o contato inicial com os profissionais interessados, permitindo a candidatura diretamente pelo site. São horas de trabalho economizado para o headhunter.
-
Envio e Gestão de Documentos
O MarQ. também tem duas funcionalidades que auxiliam muito na rapidez dos processos de contratação de candidatos. O Envio de Documentos permite que os responsáveis enviem documentos para vários candidatos em poucos cliques. Já o Gestão de Documentos permite o armazenamento com segurança dos documentos daqueles que foram contratados ou até mesmo dos que não foram, mas aceitaram ficar no Banco de Talentos da empresa.
-
Assinatura Online
Esta ferramenta também agiliza a rotina do RH, permitindo que contratados e contratantes assinem a documentação necessária em poucos toques e até mesmo usando uma foto para confirmar a veracidade do documento.
- MarQFlex
Um dos diferenciais da MarQ. é o cartão de benefícios flexíveis MarQFlex. Com ele, a sua empresa pode pagar até oito categorias diferentes de benefícios trabalhistas em um mesmo lugar. Em síntese, é o tipo de vantagem que chama a atenção de candidatos e é vista como um diferencial para um bom profissional preferir a sua empresa, e não outras.
Desde já, é mais facilidade, controle e economia para sua empresa. Ao passo que traz mais praticidade, liberdade e segurança para o seu colaborador. Desta forma, é um trunfo nas mãos de um bom headhunter.
Conclusão
Os headhunters são profissionais muito visados nas grandes corporações do mercado. Portanto, sua atuação é fundamental para empresas que querem sempre selecionar as melhores cabeças e otimizar sua performance por meio de uma equipe de qualidade. Sobretudo você, que trabalha com RH ou em outras áreas, também pode fazer parte deste segmento.