O endomarketing é utilizado por diversas empresas para engajar, motivar e informar os colaboradores. Muitas vezes, esta estratégia pode até mesmo ser útil para se criar um clima organizacional mais favorável entre os colaboradores. Mas de que forma utilizar o endomarketing a seu favor?
Neste conteúdo, vamos falar sobre endomarketing, de que forma ele funciona, suas diferenças para comunicação interna, além de dicas para colocar em prática no seu negócio. Por isso, convidamos você a ler este artigo e a descobrir mais conosco. Então, bora lá?
O que é endomarketing?
Um dos principais erros das empresas atualmente é focar apenas no mercado e nos consumidores da empresa e esquecem que quem faz a empresa funcionar são os colaboradores. O grande problema disso é que se impossibilita fazer um bom ”customer experience” sem uma equipe motivada e satisfeita, por isso o endomarketing é tão importante para as empresas.
Podemos entender o endomarketing como uma estratégia de marketing, utilizado para melhorar o ambiente organizacional da empresa. Para isso, os gestores da empresa devem promover uma série de ações, treinamentos para colaboradores, premiações, benefícios, capacitações e eventos internos.
Qual a diferença entre endomarketing e comunicação interna?
Apesar de possuírem as mesmas pessoas como foco, no caso, o público interno da organização, possuem algumas diferenças.
Para começar, a comunicação interna se trata da ação de comunicar a um time ou a empresa. Em órgãos públicos e em empresas de grande porte é comum que a equipe responsável por esse objetivo receba este nome ou que responda apenas como sendo o setor de “Comunicação”.
Por outro lado, o endomarketing se trata da aproximação entre a empresa e os funcionários, e tem como diferencial ter efeitos a longo prazo. Ou seja, ações como festa de fim de ano, palestras e ações como pet day, por exemplo, fazem parte do endomarketing, pois tem como foco humanizar a empresa e fomentar a cultura organizacional.
É importante que a organização aplique e tenha ambas as estratégias, mas, acima de tudo, é necessário entender que são diferentes.
Por que fazer endomarketing?
O endomarketing pode ter impactos muito positivos nas rotinas da empresa, bem como em seus resultados. Afinal, a empresa promove um aumento do sentimento de pertencimento da equipe, bem como a motivação dos colaboradores. Ajuda também a alinhar os funcionários e os objetivos do negócio, reduzir a rotatividade e criar um ambiente mais agradável.
Há ganhos diretos para a cultura organizacional da empresa, além da possibilidade de transformar os seus funcionários em “embaixadores da empresa”. Isso ajuda, inclusive, a atrair os melhores talentos para o negócio e a positividade do ambiente organizacional acaba sendo transmitido dos colaboradores inclusive para parceiros e clientes. É mais reputação e employer branding para o negócio.
Como fazer endomarketing?
O primeiro passo para realizar o endomarketing é, fazer um planejamento completo. Por isso, alinhe com o time de RH e Marketing da empresa, discuta os principais problemas internos da empresa, desenvolva as ações e por fim crie as estratégias. Vamos entender melhor isso.
Conheça o público
Da mesma forma que uma empresa precisa conhecer o seu público consumidor no marketing, ela também deve conhecer a fundo seus colaboradores para orientar as campanhas de endomarketing. Para isso, além de utilizar os dados cadastrais dos colaboradores através de People Analytics, usar ferramentas de feedback e de pesquisas de clima ajudam a descobrir o que pensam, sentem e gostam os funcionários.
Entenda as necessidades e desejos
Outro ponto fundamental na aplicação do endomarketing, é criar um diálogo e comunicação com os funcionários da empresa, assim entendendo qual as necessidades e o que eles desejam. Por isso, uma atividade que pode ser exercida nesse momento são as pesquisas internas, mas principalmente, estimular os diálogos com as equipes e individualmente. Compreender isso é a chave para o sucesso de seu planejamento.
Defina seus objetivos e metas
Para fazer funcionar, mas principalmente, saber os resultados do endomarketing, é importante definir qual os objetivos e metas desse planejamento. Lembrando que você deve fazer uma análise geral sobre os problemas internos de sua empresa, após isso ficará simples de definir quais serão os resultados esperados de sua estratégia de endomarketing.
Utilize a ferramenta de indicadores
Utilizar indicadores tem a finalidade de fazer o acompanhamento diário dos seus resultados, assim, saberá se sua estratégia está surtindo efeito ou não. Entre os indicadores estão:
- Produtividade da equipe e dos colaboradores individualmente;
- Taxa de absenteísmo;
- Pesquisas de satisfação;
- Canal de reclamação;
Pratique a comunicação interna
O principal problema, atualmente, das organizações é a falta de comunicação interna. Não se trata apenas de transmitir informação, como em boletins informativos ou diálogos diários. Também é importante ouvir o que a equipe tem a dizer, tanto sobre a gestão, quanto a empresa em geral.
Assim, praticar a comunicação interna e o endomarketing são a chave para ter o melhor ambiente organizacional de trabalho.
Organize-se e coloque em prática
Após tudo isso, defina um cronograma, trace suas metas e objetivos, e por fim, coloque em prática. Antes de tudo, é necessário criar um calendário de ações para realizá-las ao longo do ano. Por isso, mapeie datas comerciais (como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, etc), acrescente datas internas (como aniversário da empresa, datas importantes para o segmento da sua empresa, etc) e pense em ações para cada uma delas.
Além disso, é preciso entender que existe uma fase de testes, ou seja, é possível que nem tudo saia como o planejado. Esteja aberto a alterações e ajustes durante o caminho.
Calcule os resultados
Por fim, para ter o máximo de eficiência no processo de endomarketing é necessário calcular quais foram os resultados das ações tomadas. Tome notas, ajuste e mude o que não estiver dando certo e principalmente, faça pesquisas de satisfação com os funcionários, afinal, eles são os principais afetados pelas estratégias.
Quais ações de endomarketing posso usar na minha empresa?
Agora que sabemos como aplicar o endomarketing, devemos entender qual é a melhor ação a se tomar dentro das estratégias de marketing interno. O primeiro ponto a levar em consideração é que para cada empresa será um caso, afinal, pessoas possuem diferentes personalidades, gostos e desejos. Por isso, é necessário entender que, o que funciona para uma organização, pode não funcionar para a sua organização.
Eventos internos
Uma ação que pode fazer muita diferença para o endomarketing são os eventos internos da empresa. Além de incentivarem os funcionários, os eventos aumentam as trocas entre times, melhoram o ambiente organizacional e o senso de pertencimento.
Utilizar datas comemorativas ou criar eventos mensais para sua organização (como sorteios, gincanas e all-hands), é uma estratégia muito útil para empresas que estão sofrendo com um ambiente organizacional ruim e melhoram a imagem da sua empresa para o mercado.
Reconheça seus talentos
Inclua também um ou mais tipos de reconhecimento para seus bons funcionários. Entenda que não se trata apenas de elogios recorrentes, mas também, através de bonificações, prêmios, incentivos, brindes, entre outros.
É importante analisar a situação de cada colaborador, reconhecer aqueles que vem se destacando mais, se esforçando, e principalmente melhorar seus pontos fracos.
Capacite seus colaboradores
Capacitar seus funcionários é uma grande ação de endomarketing, pois demonstra que sua empresa apoia a educação continuada de funcionários. Além disso, sua empresa será beneficiada, pois contará com pessoas cada vez mais preparadas e capacitadas.
Para isso, é importante investir em capacitações que façam sentido para determinado funcionário, isso pode ser investido pela empresa ou pode ser feito por parcerias entre escolas capacitadoras oferecendo bolsas e descontos.
Invista em comunicação
Normalmente a comunicação interna é usada apenas para divulgar normas e regras internas ou missão, visão e valores, o que acaba vinculando a comunicação interna a cobrança ou a protocolos. Porém, comunicação também pode ser usada para valorizar colaboradores e aproximar a empresa dos funcionários.
Comemorar na intranet a chegada do novo colaborador, anunciar o aniversário de empresa ou de nascimento de um colaborador, divulgar notícias boas e resultados atingidos e até mesmo publicar feedbacks positivos de clientes é uma ótima forma de usar a comunicação como estratégia de endomarketing para fomentar a cultura.
Invista num bom ambiente organizacional
É fundamental para o endomarketing é importantíssimo para as empresas ter um ambiente adequado para o trabalho do funcionário. Mais importante que parecer uma empresa boa para se trabalhar, é ter funcionários felizes com o ambiente da empresa.
Refeitório digno, paredes decoradas e com os valores da empresa, sala de descanso, cabines exclusivas e antirruídos para vídeo-chamadas, salas de reunião confortáveis e até mesmo a famigerada mesa de ping-pong pode ajudar a construir um ambiente que combina com a sua empresa e alegra o funcionário.
Invista em benefícios
Por fim, uma ação chave para um bom endomarketing, além de melhorar o ambiente organizacional, é possuir um cartão beneflex para seus funcionários na empresa. A empresa melhora o clima organizacional e forma uma equipe de alto nível, que vai contribuir para que a organização amplie seus resultados. Ao mesmo tempo, os benefícios ajudam a reter esses talentos, reduzindo o índice de turnover.
Por isso, a Marq traz diversos diferenciais no cartão beneflex, entre eles estão: mais facilidade na organização dos benefícios, mais flexibilização para todos, benefícios diferenciados, entre outros.
Exemplos de ações de endomarketing
Agora que você já sabe o que é, bem como a importância do endomarketing, vamos dar alguns exemplos de ações que o seu negócio pode realizar neste sentido. Acompanhe:
- Eventos: eventos voltados especialmente para contemplar os colaboradores são ótimas maneiras de estimular os funcionários e até mesmo promover alinhamento entre gestão e funcionários. Avalie a viabilidade conforme o orçamento disponível, mas entenda que este tipo de evento pode trazer resultados muito positivos;
- Premiação de funcionário do mês: uma ação singela, mas que também pode se revelar muito recompensadora. Selecionar, com critérios justos e transparentes, um funcionário do mês e bonificá-lo. Seja com um day off, prêmio em dinheiro ou outra recompensa.
- Palestras, treinamentos e capacitações: apesar de servirem como momentos de aperfeiçoamento profissional, estes eventos também integram o rol de estratégias de endomarketing. Além de agregar valor para a formação do colaborador, esse tipo de momento também gera conexão entre empregador e empregado.
- Pesquisa de satisfação: é preciso sempre ouvir as demandas que vem dos colaboradores. Por isso, utilize ferramentas para realizar pesquisas periódicas de satisfação dentro de sua empresa. Nestas ferramentas, lembre–se de reiterar o compromisso da corporação com os colaboradores e seu desenvolvimento.
Conclusão
Como você viu ao longo deste texto, é possível trabalhar o endomarketing da sua empresa com custos reduzidos e excelentes resultados. Um software com diversas funcionalidades para acompanhar seu RH, como o da MarQ., é uma excelente escolha. Por isso, você pode testar as nossas soluções por sete dias sem custo algum. Clique aqui para saber mais!