As empresas de telemarketing precisam de eficiência e gestão das atividades de seus funcionários. Isso inclui o controle de ponto para telemarketing, já que este é um recurso fundamental e que afeta na produtividade de toda empresa do ramo. Por isso, é preciso investir adequadamente.
Neste conteúdo vamos falar sobre o controle de ponto para telemarketing, o que ele é, como funciona, quais os principais desafios e como utilizar esta tecnologia a favor da sua equipe. Por isso, convidamos você a acompanhar conosco e terminar a leitura!
O que é o controle de ponto para telemarketing?
De acordo com dados do IBGE, o setor de telemarketing é um dos maiores geradores de empregos no ramo dos serviços no Brasil. Vemos também que o crescimento do setor, a terceirização deste tipo de serviço, bem como o aumento do público geram a expansão pela demanda dos serviços e a necessidade de foco e melhoria na qualidade no atendimento. Tudo isso está diretamente conectado com o controle adequado do ponto.
Isso porque, como a pontualidade dos atendentes é essencial para o funcionamento do setor de telemarketing, é vital que empresas desse segmento tenham uma ferramenta rápida para registrar entradas e saídas de funcionários. Relógios de pontos costumam ser a solução mais comum, porém, controles de ponto online estão se provando como uma solução mais eficaz e moderna para este segmento.
Com controles de ponto online, as empresas podem monitorar as entradas e saídas dos colaboradores usando qualquer equipamento como computadores, tablets ou aplicativos. Isso dispensa o relógio de ponto fixo, que costuma ser caro e gerar fila para que os funcionários registrem os pontos. Além disso, controles de ponto online permite que empresas de telemarketing possam configurar pausas do tipo NR-17.
Quais os maiores desafios na gestão de equipes e ponto em empresas de telemarketing?
Quando pensamos na gestão de equipes de telemarketing, há uma série de desafios que podem surgir à tona. Para além do convencional, que é focar nas metas e resultados, quem gerencia estas equipes precisa cuidar de desafios como turnos alternados, ergonomia e produtividade.
Ou seja, ao mesmo tempo em que cuida das metas dos colaboradores, diante de uma rotina que pode ser intensa, repetitiva ou estressante, o gestor também precisa estar por dentro dos objetivos, dos padrões de qualidade e dos aspectos trabalhistas de seus subordinados.
Por isso, é de extrema importância ter uma boa gestão de escalas e horários, evitando sobrecargas e problemas com horas extras que podem resultar em passivo judicial para a sua empresa. Além disso, esta boa gestão assegura que os colaboradores possam descansar adequadamente, ter uma vida pessoal saudável e, assim, serem muito mais produtivos no trabalho – assim como exige a NR17.
Tudo isso ganha um grau a mais de complexidade quando consideramos que muitos destes profissionais, que, em sua maioria, trabalham presencialmente em prédios comerciais. Isso faz com que a gestão de ponto precise ser ainda mais rigorosa para garantir uma relação justa entre empregados e empregadores, uma vez que fazer com que esses trabalhadores tenham desconto em seus salários por conta de filas grandes é injusto para muitos.
Em resumo, para superar os desafios, é preciso considerar detalhes pessoais, trabalhistas e operacionais dos colaboradores.
Por que o controle de ponto online é tão importante para o setor de telemarketing?
Em primeiro lugar, é ele que garante a transparência e a segurança para o registro das horas trabalhadas. Assim, a empresa evita fraudes, erros ao bater ponto e também assegura que as horas de trabalho têm o cumprimento estabelecido em contrato.
Mas não é só isso. Você também tem facilidade para gerenciar as informações – o chamado People Analytics. Esta ferramenta permite às empresas acessar os relatórios completos de performance dos colaboradores, o que inclui horas de trabalho, faltas, atrasos, horas extras, banco de horas e outros dados fundamentais para planejar o RH, as decisões e o financeiro da firma. Dessa forma a empresa não ganha apenas com o controle de ponto online, mas também com organização, mais eficiência e até economia.
Por fim, é importante ressaltar que a ferramenta é totalmente regulamentada pela lei trabalhista, como você pode ver no item a seguir.
O que diz a lei sobre o ponto online?
A Portaria 373, publicada em fevereiro de 2011, regulamenta o uso do controle de ponto por exceção. Com esta portaria, a marcação de ponto por exceção entrou em vigor legalmente. Com ela, marcações extraordinárias, como atrasos, horas extras e saídas antecipadas recebem melhor controle.
Por sua vez, a Portaria 1510, de 2009, regulamentou os relógios de ponto eletrônicos. Com isso, determinou critérios técnicos para estes dispositivos operarem sob a lei, bem como sua interação com sistemas de gestão de ponto..
Em conclusão, temos a Portaria 671, de novembro de 2021, que regularizou o ponto eletrônico. Essa modalidade permite que o trabalhador faça o registro de ponto por meio de um aplicativo ou sistema online. O objetivo é facilitar o processo de controle de ponto e evitar fraudes.
Mas afinal, qual a validade dessas portarias para o setor de telemarketing? O setor de telemarketing é um dos que mais utiliza o controle de ponto por exceção e o ponto eletrônico. Isso porque muitas empresas desse ramo possuem funcionários que trabalham em regime de escala, com horários diferenciados e muitas vezes em home office.
Nesse sentido, é importante que as empresas do setor estejam atentas às portarias que regulamentam o controle de ponto. Além disso, é fundamental que os funcionários sejam orientados sobre como fazer o registro de ponto corretamente, seja por meio eletrônico ou por exceção.
Em resumo, as portarias 373, 671 e 1510 são importantes para garantir um controle eficiente e justo das horas trabalhadas pelos funcionários.
Quais as vantagens do controle de ponto online?
O controle de ponto online tem várias vantagens que você precisa se atentar:
Precisão
O controle de ponto online dá mais precisão em comparação aos métodos manuais, especialmente considerando que os dados são registrados automaticamente. Isso elimina as falhas humanas na contagem e cálculo das horas.
Automatização
O ponto online é totalmente automatizado da marcação do ponto à elaboração dos relatórios. É economia de tempo e recursos para que os gestores de RH se dediquem em tarefas mais estratégicas e menos repetitivas.
Acessibilidade
Faça a marcação de ponto a partir de qualquer lugar que tenha acesso à internet. Ou seja, utilizando qualquer dispositivo, como tablet, smartphone ou PC e de qualquer localização. É de grande utilidade para quem trabalha fora do escritório ou faz home office com frequência.
Relatórios detalhados
Por fim, você, gestor de RH, terá acesso a diversos relatórios detalhados e atualizados sobre as horas que seus funcionários trabalharam. Monitore desempenho, assiduidade, faltas, detecte gargalos e tome decisões mais assertivas.
O que é a Norma Reguladora 17?
A NR 17, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), estabelece as diretrizes para ergonomia e conforto no ambiente de trabalho. No ramo do telemarketing, trata-se de uma norma fundamental, pois ela dita as boas condições e práticas para os profissionais atuarem em centrais de atendimento, assegurando o bem-estar e a saúde dos colaboradores.
Você sabia que ela exige pausas regulares para que seus colaboradores descansem? Por isso, no telemarketing, essas pausas precisam ser respeitadas adequadamente, em especial porque estes profissionais passam horas na frente de computadores fazendo movimentos repetitivos, o que pode levar a lesões do tipo L.E.R. e outros problemas ocupacionais.
Este é mais um motivo pelo qual a sua empresa deve contratar um sistema de controle de ponto como o da MarQ. Estas pausas serão calculadas adequadamente, protegendo sua empresa de processos e protegendo seus funcionários de lesões.
Melhore a produtividade de sua equipe com a MarQ.
Imagine um mundo sem papelada, sem confusões, e sem horas intermináveis gastas em processos de controle de ponto antiquados. Bem-vindo ao futuro da gestão de ponto com MarQ. – a solução que transformará como você gerencia o ponto e o departamento pessoal no seu telemarketing.
Controle de Ponto em Tempo Real – Mais do que uma Marcação, uma Garantia de Autenticidade
Diga adeus às incertezas. Com a MarQ., você tem controle de ponto em tempo real, obtendo informações detalhadas sobre horários de entrada e saída, atrasos e faltas dos colaboradores, tudo em um único lugar. O melhor de tudo: cada marcação de ponto pode ser autenticada por fotos e geolocalização, assegurando que cada registro seja válido e confiável. Afinal, a transparência é a base de qualquer gestão eficaz.
Gestão de Pausas NR17 – Sincronização com as Necessidades do Seu Call Center
Em um ambiente dinâmico como o de telemarketing, o tempo é valioso. Com a MarQ., você pode configurar pausas de descanso que não são subtraídas da carga horária dos colaboradores, de acordo com as diretrizes da NR 17. Você tem o controle para criar diferentes tipos de pausas e definir a duração de cada uma individualmente, garantindo que a produtividade esteja sempre em sintonia com as necessidades do seu call center.
Simplificação das Solicitações e Ajustes – Deixe a Complexidade para Nós
Gerenciar ajustes, férias, folgas e atestados não precisa ser uma tarefa complicada. Com nosso sistema você terá uma maneira simples e prática de lidar com solicitações de colaboradores. Além disso, a configuração de folgas, férias e afastamentos no sistema torna o cálculo das horas trabalhadas mais preciso e eficiente, deixando você com mais tempo para o que realmente importa.
Gestão de Documentos e Assinatura Digital – Agilidade na Ponta dos Seus Dedos
A gestão de documentos e assinaturas nunca foi tão fácil. Envie o espelho ponto para assinatura e adicione documentos, como holerites, diretamente pelo aplicativo. Mantenha todos os arquivos seguros na nuvem da MarQ., garantindo a acessibilidade e a integridade dos documentos sempre que você precisar.
Fechamento Simplificado para uma Gestão sem Estresse
Imagine um processo de fechamento de ponto que é um verdadeiro passo a passo para a perfeição. Com nossa ferramenta de fechamento, você gerará o espelho ponto, corrigindo automaticamente todas as ocorrências, solicitações e quitação de saldo. E não para por aí – incluímos até mesmo as fases de horas extras e horas noturnas reduzidas no cálculo, garantindo que cada detalhe seja considerado para um resultado preciso.
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Conclusão
Em conclusão, como você viu ao longo deste artigo, o setor de telemarketing merece muita atenção no que tange à qualidade do trabalho e ao controle de ponto dos colaboradores. Com as ferramentas corretas, a sua empresa melhora a produtividade e evita passar por riscos trabalhistas.
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