Conflitos no trabalho podem acontecer em toda empresa e são parte natural do convívio entre pessoas. Porém, quem é do RH precisa encontrar uma resolução com cautela para que estes desentendimentos não tenham prejuízos ou consequências mais drásticas para a sua empresa.
Neste conteúdo vamos falar sobre os conflitos no trabalho, como eles costumam acontecer, suas principais causas e dicas para controlar este problema dentro do seu negócio. Convidamos você a acompanhar conosco!
O que são conflitos no trabalho?
Os conflitos no trabalho são brigas, desentendimentos ou discussões que acontecem entre colegas trabalhando juntos. Esses conflitos no ambiente de trabalho acontecem principalmente quando os colaboradores têm ideias diferentes, não concordam ou até mesmo criam animosidade entre si.
Esses desentendimentos, podem acontecer por muitas razões diferentes e nem sempre são ruins. Há casos, inclusive, que eles ajudam a equipe a se desenvolver e encontrar melhores soluções. Porém, em outras vezes, os conflitos podem sair de controle e deixarem de ser discordâncias do âmbito profissional e passarem para discussões pessoais. Por isso, é importante aprender a lidar com esses conflitos para que todos possam trabalhar juntos de forma feliz e eficiente.
Outro ponto é que a origem desses problemas vem de diferentes formas, por isso, é importante estar atento aos tipos de conflitos e como eles surgem.
O que pode dar início a um conflito no trabalho?
As relações entre pessoas são complexas e, por isso, muitas coisas podem ser motivo para iniciar um conflito no trabalho. Veja alguns dos motivos mais comuns a seguir:
Falta de Comunicação
A comunicação entre a equipe, quando realizada de maneira insuficiente ou inadequada, costuma ser uma das maiores fontes de conflitos de trabalho. Os gestores devem estimular uma comunicação eficaz entre os trabalhadores para evitar ruídos.
Veja o exemplo a seguir: em um novo projeto, as atribuições de cada membro da equipe não foram comunicadas de forma clara. Assim, o trabalho dos colaboradores acabou gerando esforços duplicados e desentendimentos entre os envolvidos. Note que, em um caso como esse, o problema nasce já na liderança.
Concorrência por Reconhecimento e Recompensas
É muito comum que empresas tenham políticas internas de meritocracia, recompensas e premiações por desempenho. Porém, se as políticas não forem aplicadas de maneira justa, ou se os colaboradores se tornarem muito competitivos entre si, pode nascer conflitos no trabalho.
Aqui, a falta de clareza sobre os critérios de seleção e a percepção de favoritismo podem levar a tensões. Por isso, como gestor, estabelecer critérios transparentes para promoções e reconhecer publicamente os esforços individuais pode atenuar essa causa de conflitos.
Veja outros exemplos de conflitos no trabalho e como eles surgem:
- Personalidades distintas: além das divergências de opiniões e formas de ver um problema, a própria personalidade dos membros da equipe pode ser um fator de conflito. Trabalhar o bom-senso é fundamental, a capacidade de ceder e compreender diferentes personalidades. Além disso, cuidar no recrutamento e seleção para levar estes aspectos em conta também pode ajudar.
- Objetivos Divergentes: uma equipe precisa ter sinergia para trabalhar bem, isso inclui os objetivos dos membros do projeto a nível profissional e até mesmo pessoal. Um conflito pode acontecer, por exemplo, se um colaborador focar na agilidade para o projeto, enquanto o outro trabalhar com foco na qualidade. Alinhamentos constantes são fundamentais.
- Mal-entendidos Culturais: além da sinergia de personalidade, desentendimentos relacionados a cultura, seja ela regional ou corporativa, também podem causar conflitos. Mais um aspecto que precisa ser trabalhado diariamente pelo RH.
- Liderança Problemática: uma liderança problemática pode ser responsável por criar conflitos entre líder x subordinado, ou até mesmo entre pares do mesmo time. Isso acontece por falhas na comunicação, má-fé do líder, intrigas e similares.
Quais os impactos dos conflitos no trabalho nas equipes?
Os impactos negativos dos conflitos no trabalho sobre as equipes podem ser diversos. Veja os principais:
- Prejuízos ao clima organizacional: o clima organizacional ajuda a manter a sua equipe produtiva e engajada. Conflitos repetitivos e mal resolvidos minam este clima.
- Desmotivação: como resultado disso, os colaboradores envolvidos e até mesmo quem convive com estes colegas também trabalha de forma mais desmotivada.
- Perda de resultados: com desmotivação e baixo clima organizacional, a produtividade da equipe também é impactada.
- Absenteísmo: todos estes ingredientes contribuem profundamente para mais faltas e atrasos no trabalho
- Turnover: com o tempo, colaboradores tendem a ser demitidos, pedir demissão ou procurar novas oportunidades no mercado. A empresa ganha turnover.
- Doenças do trabalho: na pior das hipóteses, além de tudo o que mencionamos, ainda existe o risco do colaborador desenvolver doenças do trabalho, como o burnout.
Qual o papel do RH e como fazer uma boa gestão de conflitos?
Hoje, gestores de RH têm uma função muito mais complexa e estratégica do que apenas cuidar das burocracias do colaborador na empresa. Ele também atua para o desenvolvimento e a produtividade dos colaboradores, o que passa diretamente pela resolução de conflitos.
A mediação de conflitos entre colaboradores pode ser uma atribuição complexa e desafiadora, mas a gestão de pessoal precisa estar preparada para agir com razoabilidade, justiça e transparência neste momento, levando em consideração os interesses dos colaboradores, bem como da empresa.
Conflitos são parte da rotina corporativa. Eles acontecem pela diferença entre os objetivos da organização e os interesses pessoais dos colaboradores. É importante destacar que o conflito não é necessariamente algo negativo. Contudo, ele pode ser uma oportunidade para a equipe aprender a lidar com diferenças e encontrar soluções criativas para problemas.
Cabe ao gestor primar pelo bom convívio das pessoas na organização, bem como dar vez e voz a todos que fazem parte dessa grande equipe de colaboradores, imprimindo assim uma gestão cada vez mais democrática e participativa.
Cabe também ao gestor primar pelo bom convívio das pessoas na organização, imprimindo assim uma gestão cada vez mais democrática e participativa.
Estratégias para resolver conflitos no trabalho e aumentar a produtividade
Diversas estratégias podem ser úteis para prevenir e solucionar os conflitos no trabalho:
Comunicação Clara e Aberta:
O diálogo aberto é uma das formas de manter o incentivo às comunicações claras, abertas, transparentes e assertivas entre os colaboradores. Por isso, separe momentos de capacitação para uma comunicação não-violenta, eficaz e que estimule nos colaboradores a cultura da transparência. Momentos de diálogos frequentes com a equipe também podem ajudar.
Definição de Papéis e Responsabilidades:
Deixar claro para os colaboradores quais os seus papéis, limitações e o que se espera deles também é útil para evitar momentos de conflito entre partes dentro do trabalho. Aqui, entramos novamente na questão da transparência como a melhor forma de gerir os relacionamentos entre os colaboradores.
Treinamento em Habilidades de Comunicação:
Workshops de Comunicação: Ofereça treinamentos em comunicação eficaz para os colaboradores, incluindo habilidades de escuta ativa e feedback construtivo.
Mediação Profissional:
Você não precisa encarar os conflitos na empresa de maneira isolada. Existem diversos profissionais externos que podem ajudar a empresa a resolver estas situações, desde mediadores profissionais de conflitos e a consultores externos de RH com soluções sistêmicas para o negócio.
Cultura de Feedback Positivo:
Elogiar publicamente, corrigir de maneira reservada. Esta é uma das maneiras de estimular a cultura de feedback positivo entre os funcionários. Sempre que for necessário dar um feedback corretivo, é necessário fazê-lo de forma respeitosa. E, quando o profissional merecer, não deixar de fornecer um retorno positivo.
Foco em Soluções e Não em Culpa:
Resolução Colaborativa: Incentive as partes envolvidas em um conflito a focar na resolução do problema em vez de procurar culpados.
Estabeleça Objetivos Comuns:
Metas Compartilhadas: Certifique-se de que todos compreendam os objetivos da equipe e como o sucesso coletivo beneficia a todos.
Entender Causas Externas:
Infelizmente, muitas vezes são tribulações externas que tomam conta de nossa mente e nos fazem entrar em conflitos com outros. Ter um bate-papo individual pode ajudar na identificação dessas causas e, quem sabe, em um aconselhamento do que fazer para solucioná-las.
Advertências e, em Último Caso, Desligamentos:
Em algumas ocasiões, mesmo depois de muito diálogo e tentativa de acordo, as soluções para resolução vão ficando mais escassas e o conflito mais acentuado. Nesses casos, infelizmente, advertências e desligamentos são alternativas que devem ser consideradas em prol do bem-estar da empresa.
Potencialize a produtividade com o controle de ponto online da MarQ.
A MarQ. oferece não apenas soluções de ponto, mas uma plataforma completa para sua empresa!
Aumente o Controle no Clima Organizacional
Com o Módulo de Produtividade, você pode enviar e receber feedbacks valiosos de colegas e gestores. Portanto, personalize quem pode enviar feedback, solicite avaliações específicas e crie competências personalizadas para a sua empresa. Isso ajuda a manter todos na mesma página, focados em objetivos comuns e proporciona um ambiente de trabalho mais colaborativo.
Simplifique o Controle de Trabalhos Externos
Além do registro de ponto, o Módulo de Produtividade permite que os funcionários registrem sua localização ao realizar trabalhos externos. Isto é, você pode definir os locais a serem marcados para check-ins, acompanhar quanto tempo seus funcionários permanecem em cada local e até mesmo permitir o registro em locais não definidos. Isso é especialmente útil para equipes que trabalham em campo.
Mantenha um Ambiente Saudável com o Termômetro de Humor
O bem-estar dos seus funcionários é essencial. Com nosso Termômetro de Humor, você obtém feedback diário sobre o estado emocional dos seus colaboradores. Com cinco níveis de humor, do muito triste ao muito feliz, os funcionários podem fornecer informações simples ao registrar o ponto. Isso permite que você identifique oportunidades para criar um ambiente mais saudável e acolhedor na sua empresa, onde todos se sintam valorizados e engajados.
Conclusão
Em conclusão, conflitos no trabalho são uma parte comum dentro de qualquer ambiente com seres humanos em convivência. Porém, no trabalho, eles precisam ser bem geridos para que produzam resultados positivos ou não se tornem um problema para a equipe. A gestão de RH, neste contexto, é fundamental.
Portanto, com o uso de ferramentas de gestão de pessoas, certamente ficará mais fácil administrar e mitigar os efeitos dos conflitos no trabalho. Teste a nossa solução por sete dias sem custo! Clique aqui e saiba mais!